quinta-feira, 27 de junho de 2019

Cebolinha: HQ "O dia em que a Terra se partiu"

Compartilho uma história em que a Mônica conseguiu rachar a terra ao tentar bater no Cebolinha. Com 11 páginas, foi publicada em 'Cebolinha Nº 164' (Ed. Abril, 1986).

Capa de 'Cebolinha Nº 164' (Ed. Abril, 1986)

Nela, Mônica está prestes a bater no Cebolinha depois de ele ter aprontado mais uma, quando ela acerta o Sansão no chão formando uma rachadura de tão forte que foi a coelhada. Antes nem é mostrada uma rachadura, apenas a Mônica caindo e só depois que veem que era uma rachadura.


Cascão e Xaveco veem  a cena e tem uma ideia de um plano infalível. Enquanto Cebolinha comenta que foi o Sansão que causou a rachadura e Mônica discorda, surge o Cascão desesperado, gritando que todos estão perdidos. Mônica comenta que a casa dele é logo ali perto e Cascão diz que não por muito tempo porque o noticiário falou que a Terra está se partindo ao meio.


Mônica acha que é uma piada e dá gargalhada , mas ao ver o Cascão sério ela passa a acreditar. Ele dá um rádio para a Mônica ouvir a notícia e como não fala nada, ele taca uma pedra na cabeça do Xaveco para ele acordar atrás da moita e começar a falar. Xaveco anuncia que o mundo está se partindo ao meio e que os cientistas não sabem como isso começou e acabam de ver que está localizada em uma cidade do interior do Brasil, mas precisamente em um campinho entre uma menina dentuça e um menino de cabelo espetado. Mônica estranha e pergunta para o rádio como um computador vai saber esses detalhes e Xaveco responde que tem um satélite bem em cima deles e complementa que a rachadura foi feita por um coelho de pelúcia.


Cascão reclama que a culpa foi da Mônica, que se defende que foi o Cebolinha que desviou e ele, por sua vez, diz que não desviasse iria virar pó de cebola. Cascão pergunta o que vai ser da terra e pior que a casa dele está no outro lado da rachadura. Mônica também lembra que o Reinaldinho, o garoto mais fofo do bairro, também mora do outro lado da rachadura. Mônica fica apavorada em ficar longe do Reinaldinho e pergunta para o Cebolinha e Cascão que eles tem que fazer alguma coisa, que se ficar sem ver Reinaldinho, logo emenda sem visitar os meninos, não iria conseguir viver.


Cascão fala que eles não podem fazer nada e logo olham para ela, dando a entender que só ela pode salvar a Terra. Mônica pergunta por que não chamam o "Super-Homão" ou "Ri-Man". Cebolinha responde que porque eles são de outro gibi e que foi que ela que rachou a Terra. Os meninos levam a Mônica até a rachadura faz com que ela fique segurando e fazendo força para que a cratera volte à posição normal. E aproveitam para tirar o "coelho encardido" dela, alegando que é para ela ter mais movimento e estar atrapalhando. 


Mônica sai da posição querendo saber aonde os meninos vão com o Sansão. O rádio começa a falar que a Terra está se partindo de novo e a Mônica tem que voltar  ase deitar  naquela posição e não sair de lá para não destruir o mundo e para esquecer o coelho e pergunta se é mais importante o mundo ou o coelho. Mônica comenta que por uns segundos não ia fazer diferença e o rádio pergunta se ela está duvidando do que está falando, enquanto Cebolinha e Cascão estão dando socos e pontapés no Sansão.


Mônica diz que duvida sim e nem sabe com quem está falando e não pode confiar em um estranho. Xaveco sai atrás da moita com raiva e e fala que desde quando ele é estranho para ela, é o Xaveco e avisa que vai voltar atrás do mato para continuar a enganando. Ele acha uma ousadia duvidar dele e, já atrás da moita, ele continua avisando para ela continuar lá senão o mundo vai acabar e vai ficar com peso na consciência, quando a Mônica puxa o fio do rádio. Ela bate neles e faz com que eles tapem a rachadura formada e Xaveco fala que pelo menos não é cabeça deles que estão rachadas, enquanto Cebolinha fala para ficar quieto e continuarem tampando, terminando assim.


Muito engraçada essa história com a Mônica pensando que realmente a Terra se partiu ao dar uma coelhada no chão. Já foi absurdo ter um rachamento com uma simples coelhada, mas não seria a ponto do mundo se partir por causa disso. A maioria dos planos eram planejados pelos meninos, mas às vezes os planos surgiam de repente ao verem uma situação e que podiam se aproveitar da situação para derrotar a Mônica. Nas histórias antigas de plano infalíveis a Mônica acreditava em tudo que os meninos falavam, adorava a Mônica se passando por boba até descobrir o plano deles. 


Interessante que nem foi o Cebolinha que bolou o plano infalível dessa vez, a ideia não foi dele, mas seguiu adiante quando o Cascão deu toque que era um plano. Outra coisa diferente foi que quem estragou o plano foi o Xaveco e não o Cascão como de costume, dando um destaque, então, para o Xaveco na história. Ele era um personagem exclusivamente secundário, só fazia pontas nas histórias, só a parir dos anos 2000 que o personagem já teve uma outra visão pela MSP e passou a ter mais participação e até histórias solo e até brincadeiras que ele era um personagem secundário.


Engraçado a Mônica falar com o rádio e ele responder normalmente. Se fosse uma transmissão real não teria como ter essa interação. Legal também o Xaveco levando uma pedrada do Cascão e a Mônica preocupada que não veria o Reinaldinho, o garoto fofo da rua. Era só eles irem para o lado que eles queriam antes de aumentar rachadura. Aliás, Reinaldinho era referência ao roteirista Reinaldo Waismann. Na Editora Abril ele era praticamente o oficial dos garotos fofos que as meninas admiravam. Na Editora Globo, com a sua saída da MSP, passou a ter outros meninos, como Fabinho, Ronaldinho,Robertinho, etc, mas ainda assim de vez em quando ainda tinham referência a Reinaldinho de garoto mais fofo.


Muito legal a a referência ao He-Man, ele estava muito em alta na época e até chegou a ter histórias com ele ou participando junto com outros super-heróis famosos, chegando, assim, no mesmo nível a super-heróis da Marvel e DC. Os traços excelentes da fase de ouro dos personagens. E mais uma vez teve propagandas inseridas em finais de páginas, coisa muito comum na época. Assim, a história era para ter 10 páginas, mas somando os quadros de cada propaganda, ocupou mais 1 página no gibi. Dessa vez os anúncios foram do chocolate Lolo e dos gibis do Mickey, Luluzinha e Bolinha, todos da Editora Abril, fora o anúncio do lápis Labra na lateral direita na primeira página que não influenciou nos quadros das histórias.


Foi republicada depois no 'Almanaque do Cebolinha Nº 33' (Ed. Globo, 1996), naturalmente sem as propagandas inseridas e ocupando as 10 páginas normais. Abaixo, deixo a capa desse almanaque.

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 33' (Ed. Globo, 1996)

32 comentários:

  1. Quem diria,hein marcos?se o xaveco não fosse tão boca aberta,teria dado certo.aliás,uma pergunta:essa hHQ seria aceita hj em dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xaveco estragou tudo, muito bom. Acho que essa história não seria aprovada hoje, o constrangimento que a Mônica passou iam implicar, fora que não gostam muito de explorar mais a superforça dela. Se fosse publicada, com certeza iam tirar a parte da pedrada que o Xaveco levou por ser muito violento.

      Excluir
  2. Eu gostei da participação do xaveco nesta história. Eu gosto deste personagem, só acho que o excesso de metalinguagem com ele atualmente as vezes cansa, é legal ele querendo sucesso, sendo bobo, mas toda hora lembrar que é um personagem de história em quadrinhos fica chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei, era bem raro ele aparecer na Editora Abril com todo esse destaque como foi aí. Hoje eles gostam de frisar nas aparições dele que é personagem secundário e desejo de ser principal como outros, fica chato mesmo. Emerson é um que gosta de colocar isso.

      Excluir
  3. Marcos não sei se você já viu isto.

    https://www.omelete.com.br/turma-da-monica/turma-da-monica-geracao-12-primeiro-manga-da-turminha-chega-em-julho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tinha visto a capa, mas não essa matéria com detalhes assim.

      Excluir
  4. marcos vai ter analise do filme Turma da Mônica: Laços que estreou hoje?? ainda não cheguei a ver mas pelo que andam falando o filme é uma bela homenagem a todos os fãs da turma da mônica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo indica que não porque não devo assistir nos cinemas. Se caso eu assistir, aí sim teria.

      Excluir
  5. Sensacional história, as revistinhas da Editora Abril pra mim são as melhores. Apesar de eu não ter esta revista, tenho quase certeza de que eu já tinha lido essa história em minha infância. Eu ainda pretendo comprar mais revistinhas da Editora Abril, quem sabe encontro essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram muito boas as histórias da Ed. Abril ,eram mais soltas, cheias de absurdos, assim que era legal em ler gibis. Vc pode ter lido no Almanaque de 1996 ou então pode ter lido gibi de algum amigo ou lugar que visitou, tipo cheguei a ler gibis em clínicas médicas de pediatria. É uma boa procurar gibis da Ed. Abril, pena que em sebos tá cada vez mais raro encontrar. Quem sabe encontra essa.

      Excluir
  6. CEBOLINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir
  7. Mesmo se o impacto do coelho realmente tivesse rachado a terra no meio,não seria tão absurdo quanto um episódio do desenho dos Superamigos,em que em meio à total falta de noção de dimensões por parte dos roteiristas e animadores,fizeram o Superman empurrar,literalmente,o planeta Terra em pleno espaço!

    É algo óbvio de tão tosco,pois nem seria preciso usar alguma fórmula matemática para perceber a escala gigantesca de tamanho de um ser-humano em relação a este planeta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, absurdos nos quadrinhos e desenhos animados sempre são bem vindos, o mais tosco que seja é divertido. Seja qual for o absurdo.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Adoro essa. Muito divertida. Legal que você tem esse almanaque, muito bom também.

      Excluir
  9. Bem bolado esse plano,mas ainda bem que a Mônica já entendeu que era tudo enganação,imagina Marcos rachar a terra por causa de uma coelhada.

    ResponderExcluir
  10. Quando eu vi essa capa, imaginava uma história totalmente diferente, e no fim era mais um plano contra a Mônica! Muito engraçado! Ver os garotos se dando mal no fim da história sempre me diverte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muitas vezes na Editora Abril colocavam capas com alusão à história de grande impacto, uma grande aventura e quando vai ver é coisa completamente diferente e bem simples. Na Panini até que eles têm cuidado de ter capas com elementos do que acontece nas histórias. Sem dúvida as historias de planos infalíveis eram sensacionais.

      Excluir
  11. O mais curioso dessa historinha é o Xaveco falar que o foco da rachadura ocorreu "no interior do Brasil", dando a entender que eles estão numa cidade do interior e não no bairro do Limoeiro, que é supostamente na capital paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles nunca informaram localização real do Bairro do Limoeiro, só que é no estado de São Paulo. Aí pode não ser necessariamente na cidade de São Paulo, pode ser cidade pequena, não roça como do Chico Bento, mas não a cidade grande de capital. Tanto que o lugar tem muitas gramas, quase não tem prédios, só casas. Bem interessante isso, aí assim só confirma que não é São Paulo capital.

      Excluir
    2. Talvez seja em Alphaville,Marcos,pois só tem grama e casas baixas e rios limpos. :v
      E o Alphaville paulista fica em Barueri.

      Excluir
    3. Julio Cesar, pode ser. Infelizmente nunca revelaram, o mais próximo que vi foi isso de interior de São Paulo

      Excluir
  12. Sempre tem que terminar no "SOC,TUM,POF..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eles aprontavam com a Mônica, era surra na certa. Muito bom.

      Excluir
    2. Sim,em onomatopeia,que o Batman levou ao live action da TV e cinemas!

      Excluir
  13. Era muito divertido essas histórias de plano, adora ver os meninos perversos e a Mônica caindo nas lábias deles. Bom que você teve esse gibi, tomara que consiga de novo um dia.

    ResponderExcluir