sábado, 6 de abril de 2019

Um tabloide com Bidu

Compartilho um tabloide em que o Bidu contratou um guarda-costas pra não ter risco de se machucar. Foi publicado em 'Mônica Nº 132' (Ed. Abril, 1981) e depois republicado em 'Coleção Um Tema Só Nº 3 - Cebolinha - Planos Infalíveis' (Ed. Globo, 1993).

Começa com o Duque cumprimentando o Bidu com um tapa nas costas, mas o Bidu estava à beira de um precipício e acaba rolando e se machucando todo ao cair do precipício. Depois, Bidu com corpo todo engessado e imóvel, contrata um guarda-costas para ficar sempre ao seu lado e deixar os seus amigos  longe de distância e não ter risco de se machucar. Porém, uma mosca posa no nariz do Bidu, aí o segurança dá um tapa forte nele para tirar a mosca e acaba o Bidu com a cabeça engessada, inclusive a boca, e o segurança se contentando que o emprego está garantido até o Bidu conseguir falar. 

Muito engraçado esse tabloide, o Bidu com medo de se machucar por causa dos seus amigos contrata um guarda-costas, mas não contava que o próprio guarda-costas iria ser atrapalhado e deixar ficar todo engessado. Os traços muito bons do início dos anos 80, bem parecidos com o que ficou consagrado ao longo da década. Bem interessante que o Bidu não falou nada nessa história e ainda ficou engraçado demais. Os grandes personagens conseguem fazer graça até sem falar nada. Geralmente histórias de 1 página do Bidu eram assim da sua versão agindo como um cachorro mesmo.

Os 2 primeiros quadrinhos achei hilário, já formaria uma tirinha boa isso do Bidu caindo e o Duque lerdo ainda chamá-lo de sem-educação por não ter respondido o cumprimento. E o resto do tabloide foi muito divertido também. Hoje em dia, histórias assim não são publicadas por conta de que não pode ter sofrimento dos personagens. A seguir mostro a história completa. 


16 comentários:

  1. L.marcos,por que você não fala dos livros da turma da mônica no mclanche feliz?seria muito legal.taí uma sugestão.e legal,pela primeira vez,sou o primeiro a comentar em um post seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho esses livros do MC Lanche Feliz e aí fica difícil falar. Se caso encontrar um dia, quem sabe eu poste.

      Excluir
    2. L.marcos,esse ano eles lançaram oitra coleção desses livros
      Bem que você poderia falar deles.

      Excluir
    3. L.aliás sairam mas duas tirnhas daquelas:uma com o clarêncio e uma com mundo de greg.egreg.e no facebook do cartoon,tem uma tirinha com o titio avô.vê lá.

      Excluir
    4. Se der eu falo desses livros. Vi as tirinhas, achei mais ou menos.

      Excluir
    5. L.marcos,saiu mais uma tirinha.dessa vez,com as meninas superpoderosas.eu gostei,e você?

      Excluir
  2. Caramba, acho que eu tô lembrado desse tabloide. Se eu não estiver enganado, a história foi republicada no Um Tema Só nº 3, de 1993, que foi o 1º volume sobre planos infalíveis do Cebolinha, e mais algumas histórias de secundários (Chico Bento, Bidu, Penadinho, etc...), que não tinham nada a ver com o tema da edição, assim como eram nos primeiros almanaques temáticos da Globo.

    Porém, a versão que eu tinha dessa edição foi de uma coleção de relançamentos do almanaque, lançadas entre 2003 e 2005, que vinham diversas edições com capa cartonada, como se fosse um livro ou um daqueles manuais da turma mesmo.

    Um coisa bacana nesses relançamentos é que eles relançavam vários temas das edições anteriores (inclusive das primeiras) do almanaque original, como Mônica - Superaventuras (nº 1, 1992), Chico Bento - Natureza (nº 2, 1993), Magali, a Comilona/Gulosa (nº 10, 1995), Cebolinha e o Louco (nº 11, 1995), Cascão e o Capitão Feio (nº 12, 1995), entre outros.

    O chato é que eles não reproduziam as propagandas da época de cada edição, só republicavam as histórias, do começo ao fim e sem interrupções. Mas até aí tudo bem, pois caso fizessem isso, acho que só colocariam propagandas relacionadas à Turma da Mônica (inclusive, até mesmo, as famosas Cenas Impossíveis). Eu só não queria que elas ficassem pequenas e miudinhas, como acontecia na Coleção Histórica.

    Enfim, caso você não conheça essa 2ª versão, vou deixar um link do site Guia dos Quadrinhos, pra você conferir e comparar as capas dessa com a versão original: http://www.guiadosquadrinhos.com/capas/colecao-um-tema-so-(capa-cartonada)/co005101

    E obrigado por postar essa história. Foi mesmo muito engraçada, e o final foi mais hilário ainda. Que pena que não se fazem mais histórias assim como antigamente...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os primeiros "Coleção Um Tema Só" da Globo tinham histórias nada a ver com o tema principal, alguns por não ter histórias suficientes do tema pra preencher o almanaque ou colocavam outras histórias só por colocar.

      Esse do Cebolinha algumas foram até de planos infalíveis, só que não feitos pelo Cebolinha. Essa do Bidu até que pelo menos ainda tem um ar de plano infalível, No caso, ele fez um plano de contratar o segurança pra se proteger dos seus amigos e se deu mal no final. Outra desse Um Tema Só do Cebolinha que lembra plano infalível é uma da Thuga com uma flauta pra conquistar o Piteco. Já outras nada a ver com planos infalíveis mesmo. Eu até sou a favor que fizessem "Temáticos" de planos infalíveis feitos por outros personagens sem ser o Cebolinha, seria muito bom.

      Sobre esses livros de 2003 a 2005 não tinham propagandas justamente por serem livros, já era de se imaginar. Pelo menos o material dos livros eram bons parecidos com os Manuais da época. Hoje tem uma coleção semelhante com livros dos Almanaques Temáticos reunindo 2 livros com temas iguais ou parecidos em cada exemplar, sendo bem caros, custando uns 43 reais cada.

      Valeu por ter gostado, também acho muito engraçada e podiam ter mais histórias assim. Abraços

      Excluir
  3. Coitado do Bidu não está a salvo com ninguém nem com o segurança que é fã, que acabou o machucando sem querer.

    ResponderExcluir
  4. Como é interessante ver como as histórias antigas eram engraçadas mesmo com um roteiro bem simples. Excelente postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles caprichavam em tudo na época. As mais simples de antigamente dão de 10 a 0 nas longas e até mesmo nas simples de hoje. Valeu por ter gostado.

      Excluir
  5. De fato muitos políticos aí hoje no poder falsos, só no interesse deles e o povo que se dane. Apesar dessa história do Bidu ter essa interpretação também, mas até que acho que não teve intenção política nela, nem sei se foi Mauricio que escreveu. Mas que encaixa direito nisso, encaixa, ainda mais que na época estava na Ditadura ainda.

    ResponderExcluir
  6. Quem comentava pelo Google Plus, crie uma conta no Blogger pra poder comentar, pois o Google Plus acabou.

    ResponderExcluir