quinta-feira, 18 de abril de 2019

Magali Nº 48 - Panini - 2019


Nas bancas a revista 'Magali Nº 48', da Editora Panini. Comprei essa edição e nessa postagem mostro uma resenha dela.

Lançada em abril de 2019, custando R$ 6,00, com formato canoa e 68 páginas e com 7 histórias no total, incluindo a tirinha final. A distribuição dos gibis até que está sendo mais rápida, desde março chegando na primeira semana do mês, os gibis mensais  desse mês chegaram no dia 3 de abril de 2019.

Esse gibi da Magali começa com a história "Os tios doidinhos da Magali", com 23 páginas no total, em que Magali e Cascão viajam para o litoral com os pais dela para visitar uns tios distantes da Magali, sendo que ao distanciar dos pais, Magali e Cascão se encontram com os tios sozinhos e percebem que eles não são normais e os tios chegam a confundir o Cascão como o escolhido da Cabra Suprema.

Trecho da HQ "Os tios doidinhos da Magali"

Achei uma história normal e como um todo não foi ruim. Podia ter um gás a mais, mas está valendo. Parece que agora eles vão investir em histórias da Magali junto com o Cascão, com eles viajando em algum lugar diferente e o Cascão se dando mal. Um novo estilo de histórias para os gibis da Magali, já que haviam feito uma assim em 'Magali Nº 40' de agosto de 2018.

A revista apresenta um grande erro na capa, onde o tio da Magali foi desenhado igual ao Piteco. Ao abrir a revista, ele é desenhado completamente diferente com cabelo e barba grandes e castanhos. Uma grande falta de atenção deles, a gente até pensa que o tio seria o Piteco ou algum descendente dele e quando ver a história não tem nada a ver. E para piorar que, nesse mesmo mês de abril, o gibi do Chico Bento também teve erro de capa colocando o primo Zeca na capa e ao folhear o gibi é o Zé da Roça que parece na história, e não o Zeca. Ou seja, 2 erros no mesmo mês que chamam bastante atenção. Abaixo, como aparece os tios da Magali durante a história:

Trecho da HQ "Os tios doidinhos da Magali"

Já o resto do gibi segue o estilo padrão dos gibis, traços e letras de PC. Histórias de secundários foram com Anjinho, Mingau e Pipa com Tina. Dessa vez não tiveram histórias de 1 ou 2 páginas, a menor foi com 3 páginas. De destaques, a história "Os mistérios dos ovos",com 6 páginas, em que a Magali compra ingredientes para fazer um bolo e os ovos se chocam e saem pintinhos sem a Magali ver e ela pensa que foi o Mingau que comeu os ovos. 

Trecho da HQ "O mistério dos ovos"

Tem também  a história "Textão", com 4 páginas, em que a Pipa escreve um texto enorme no "Feice" (Facebook) e demora pra responder os comentários, atrasando a Tina em seus compromissos. História voltada aos dias atuais envolvendo o cotidiano das redes sociais. Dá pra notar que os traços andam cada vez mais digitais, como pode ver principalmente no cabelo da Tina.

Trecho da HQ "Textão"

Termina com a história "Gato barulhento em noite tranquila" com 7 páginas , em que o Mingau atrapalha o sono da Magali. Toda vez que ela encosta o travesseiro ele apronta alguma coisa, impedindo Magali dormir. Típico de histórias atuais com Mingau junto com Magali, os traços no geral aceitáveis, porém tem momentos cm caretas exageradas sem necessidade, como vem saindo atualmente.

Trecho da HQ "Gato barulhento em noite tranquila"

Como podem ver, um gibi normal para a atualidade. Não foi ruim, mas também não tem aquele atrativo de antigamente. Segue o normal dos gibis da Magali, com poucas histórias envolvendo comida, são mais um plano de fundo para começar a desenrolar as histórias ou só comer rapidamente em algum momento sem aqueles absurdos das histórias antigas. Percebemos que teve 3 histórias do Mingau nesse gibi, que poderiam ter colocado alguma história da Magali exclusiva de comida em algumas dessas.  Os outros gibis do mês não vi nada de mais e não comprei nenhum, só esse mesmo. Aí fica dica de compra.

32 comentários:

  1. O cabelo da Tina não é mais um cabelo de Mônica comprido,mas ela continua gata,hein?
    E o corpo está ótimo também!De mulher!Já viu a cagada que fizeram na She-Ra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixaram um cabelo mais real na Tina, bem parecido como fazem com a Mônica Jovem, só que assim descaracteriza a personagem, pois sempre teve cabelo de banana parecido com a Mônica. Se mudassem que deixassem estilo de quadrinhos mesmo e não digital como ficou.

      Sobre She-Ra eu vi e descaracterizaram também, Horrível. Eles tentam renovar e aí acabam estragando.

      Excluir
    2. No entanto o enredo e animação dessa nova She-Ra compensam, eu gostei da história da série

      Excluir
    3. Fabiano Caldeira,"jamais" o quê?

      Pederix,enredo e animação compensarem traços horrendos e com tom cômico numa série séria?

      Excluir
  2. 6 reais??? gezuiz... eu fiquei sabendo da crise editorial que afundou várias editoras, mas esse preço é meio sem noção pra uma revista pequena e feita com material simples.
    ou então as revistas não estão mais vendendo tanto assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei de algumas bancas inclusive, que nem vendem mais gibis, porque não estavam tendo saída. A maioria das vendas de gibis se concentra hoje nas assinaturas. As vendagens, de fato, cairam bastante nos últimos anos.

      Excluir
    2. Tá um absurdo esse preço. Sem contar Mônica e almanaques por 7 Reais. Aí infelizmente cada vez menos gente ler gibis, não só pelo conteúdo a desejar, mas também por não ter condições de comprar, de ter outras prioridades. Gibi vai ser só para elite.

      Excluir
  3. A assinatura que faço para meu filho vai vencer daqui a dois meses e não pretendo renovar. O excesso de politicamente correto, os traços e expressões exageradas e os roteiros fracos não me convencem. O erro nas capas das revistinhas da Magali e do Chico Bento foram grotescas. Faltou revisão. Mas, o que tem mais me irritado nas revistinhas novas são os roteiros do Emerson Abreu. Histórias longas e cansativas, que forçam a barra para dar um ar de aventura as histórias, expressões e traços horrorosos, em que os personagens ficam parecendo monstros, são características das histórias do Emerson. Ele tira a essência dos personagens da Turma da Mônica, descaracteriza tudo... Pra minha tristeza, as histórias de abertura das revistinhas da Mônica e do Cascao deste mês foram roteiros do Emerson Abreu, e mais uma vez, foram terríveis. Ele poderia usar de suas ideias mirabolantes para criar seus próprios personagens, montar o seu estudio. Está nitidamente trabalhando no lugar errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tudo isso estraga nos gibis novos, por isso é raro eu comprar algum. Os erros nas capas foram vacilo, tinham que ter revisado, parece tudo feito às pressas e não deu tempo de revisar.

      O Emerson foi um grande responsável pelas mudanças nos estilos das histórias. Tanto nas personalidades dos personagens quanto nas caretas, ficam bem descaracterizados mesmo. Há os que gostam, outros não. Eu também não gostei da Mônica e cascão, traços e caretas horríveis e sem necessidade.

      Excluir
  4. Por que a Magali não convidou o Quinzinho pra viajar com ela?Acho que a MSP deveria investir mais nesse casal.

    André Simas parece gostar mesmo da Turma da Tina eu mesmo tenho algumas histórias do Rolo que são dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que querem investir agora em histórias da Magali com Cascão seguindo esse estilo. E nessa teve parte envolvendo água que nao se encaixaria com o Quinzinho. Concordo que Quinzinho devia aparecer mais nos gibis, anda meio sumido, ele nem foi citado pela Magali como possíveis convidados pra viajar.

      O André Simas faz a maioria das histórias da turma da Tina ultimamente. Quase todas são dele.

      Excluir
  5. esses gibis de hoje estão muito fracos e os almanaques quase não estão publicando histórias dos gibis da globo do final dos anos 80 e início de 90 e também quase não tem histórias do Horácio e do cebolinha e cascao fazendo planos terríveis para derrotar a monica ou pegar o sansao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fracos mesmo, o politicamente correto estragou. Raro ter histórias de planos infalíveis e quando tem é tudo bobinho, antigamente os meninos eram bem perversos com a Mônica.

      Sobre não ter mais histórias nos anos 80 nos almanaques, tá uma tendência isso na mídia em geral de agora ignorar anos 80. Só querem coisas recentes, no máximo anos 90 de coisas antigas e olhe lá. Um exemplo prático disso é o Canal Viva que antes passavam bastante coisas dos anos 80 e agora só passa novelas e programas dos anos 2000 e o que passa dos anos 90 já foi reprisado milhões de vezes. Nos quadrinhos também tá seguindo esse caminho.

      Excluir
    2. Fabiano, nem perco tempo assistindo a essas coisas recentes. foge da proposta do canal.

      Excluir
  6. L.marcos,porque você e os seus amigos blogueiros gostam tanto de humilhar quem gosta da fase panini,como eu?(acho que depois disso nunca mais você irá me responder)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode ver, é porque na fase Panini os personagens estão descaracterizados com o politicamente correto e os traços são feios. Aí não tem como não falar mal, o ideal mesmo seria ignorar, por isso quase não mostro coisas da Panini aqui. De qualquer forma respeito quem gosta de histórias assim da Panini.

      Excluir
    2. L.aLiás,descobri 2 coisas: 1:a um tempo atrás,em uma entrevista,o mauricio disse que o contrato com a panini vai até dezembro de 2020. 2:segundo a MSP,a mônica não é mais tão violenta porque há uns anos atrás,uma criança de brasília mandou uma cartinha dizendo que se a mônica continuasse assim, ela(ou ele,sei lá)nunca mais compraria a revista.aquilo tocou o estúdio inteiro(mas eu acho que eles inventaram essa essa história para ver se os fãs mais revoltados ficariam um pouco mais calmos).e você,sr.marcos,sabia de alguma dessas coisas que falei?que deus abençoe você,sua família e que você tenha uma feliz Páscoa.até o proximo comentario ou post.tchau!

      Excluir
    3. L.e parece que atualmente andam diminuindo essa paranóia do politicamente correto.

      Excluir
    4. Sobre contrato de Panini não sabia disso, mas sempre estão renovando, não creio que saem da Panini após essa data. Sobre essa carta da criança eu sabia e a MSP faz isso de atender pedido ods pais e leitores a favor do politicamente correto. Pelo que vejo, hoje segue o mesmo estilo de politicamente correto dos últimos anos. Valeu! Feliz Páscoa pra vc e sua família também.

      Excluir
  7. Você já viu que estão colocando a Milena nas capas dos almanaques da turma? Eu não entendo a razão, já que obviamente ela não está em nenhuma das histórias de dentro, por serem antigas. E esse mês saiu o Almanaque Temático Do Contra, eu gosto do Do Contra, espero que nesse tenha histórias legais e não repetidas do Turma da Mônica Extra do Do Contra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles colocam a Milena pra divulgar a personagem. Sempre colocaram personagens nas capas sem necessariamente ter histórias dentro do almanaque. Da Milena até agora foram mais histórias com ela fazendo figuração do que ter uma própria história. Vamos aguardar pra ver se continua assim.

      Sobre Almanaque Temático do Do Contra provavelmente deve ter quase todas as histórias que saíram na Turma da Mônica Extra dele e mais outras.

      Excluir
    2. Parece que querem a todo custo dar divulgação pra Milena. Engraçado que até mais que Bloguinho, Dorinha e Luca na época do lançamento deles. Ou Tikara e Keika... Milena tem aparecido em várias capas e só fazendo pontas no canto de alguns quadrinhos. Enfim. Nada de espetacular ou especial.

      Excluir
    3. Sim, isso é mais pra dizer que tem personagens negros na Turma da Mônica. Agora ter suas próprias tramas, personalidades não estão mostrando.

      Excluir
  8. Não sabiam que tinham voltado com o visual normal da Pipa, eu não gostava nada daquele visual Barbie dos olhos em estilo mangá, bom saber (É que eu não acompanho as mensais há anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudaram isso a partir de 2009 quando a Tina teve gibi próprio. Apesar da Pipa estar com traços melhores e mais parecidos do que da fase Barbie, ela ainda anda mais magra do que era desenhada no seu auge.

      Excluir
  9. Já teve erros parecidos de capa como esse que você falou, tem uma revista da Panini do Cebolinha da primeira série que é eles tentando montar uma árvore de Natal e tem a Magali na capa, mas ela não aparece na história. E na capa se "Veneno Virtual" da TMJ aparece o Do Contra mas ele também não está na história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro desse erro da Magali no cebolinha de Natal. Sempre um vacilo quando fazem isso, tinham que revisar antes.

      Excluir
    2. Acho que era pra ser a maria cebolinha no lugar da magali .

      Excluir
    3. Com certeza seria a Maria Cebolinha naquela capa.

      Excluir
  10. Sim, anda muito diferente os gibis da Magali. Sem fome exagerada, sem Quinzinho, sobra mesmo Mingau e contos de fadas, ficando um tédio. De fato, não vi mais histórias com os personagens namorando, bem raro.

    Nessa edição só teve Tina e Anjinho como secundários, não teve Bidu e Penadinho. Traços e comportamento da Tina tão um pouco melhor do que tava sendo, mas ainda pode melhorar. Raro eu comprar também gibis novos, principalmente agora com esses preços absurdos. Abraço

    ResponderExcluir
  11. Marcos realmente esse erro da capa foi tenso demais. Confesso que pela capa cheguei a pensar que a história envolvia alguma viagem no tempo e parentesco da Magali com o Piteco. Eu também acho a fase Panini super fraca, comparada com as anteriores, mas ainda assim eu gosto dela. Sinto falta das histórias com menos situações do politicamente correto, sinto falta dos gibis com propagandas variadas (sei que isso é outra história), sinto falta de uma maior elaboração nas edições e não algo apenas para cumprir a meta do mês e vender. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, olhando a capa a gente pensa que tem algo a ver com Piteco. Se as revistas viessem plastificadas quando ia ver, ia ter uma decepção grande. Se fosse crossover com Piteco seria bem mais interessante. No geral, poucas coisas salvam na fase atual, tem isso também de fazerem gibis por fazer, só por obrigação.

      Excluir