sexta-feira, 20 de julho de 2018

Cascão e Cebolinha: HQ "Amizade"


Dia de 20 de julho é o Dia da Amizade, então compartilho uma história muito bonita com Cascão e Cebolinha mostrando a importância da amizade. Com 6 páginas no  total, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 305' (Ed. Globo, 1998).

Capa de 'Cascão Nº 305' (Ed. Globo, 1998)

A história é toda contada por um narrador-observador, explicando sobre a amizade verdadeira, uma espécie de poesia do amigo que você possa contar para vida toda para tudo que vier. E sempre ilustrada com algum momento entre a amizade do Cascão e Cebolinha. Tudo mostrado pelo narrador, mostra uma situação engraçada ou triste referente ao que está sendo narrado. 


Então, começa apresentando os personagens e que falando eles são amigos inseparáveis e isso desde que eles ainda eram bebês já sabiam que seriam grandes amigos. Com isso, mostra o valor da amizade, como compartilhar momentos, dar força um ao outro, que estão sempre lado a lado, seja nas conquistas e derrotas, nas horas boas e difíceis, ser um irmão que não mora na mesma casa. Além de discordar algumas vezes um do outro e aceitar as diferenças, compartilhar segredos, emoções, compreender, se divertir, contar sempre que precisar.


Chegou a mostrar que podem ter algo em comum, nada em comum, nada em comum mesmo nas brigas e horas que coisa mais em comum do que se imagina ao saber perdoar as brigas. Também o amigo sentir saudade quando um viaja e querer dar um tempo quando volta e contar as novidades da viagem sem parar. Dar preferência aos presentes, sente ciúme quando o outro namora e fica sendo deixado de lado.


Ainda assim a amizade nunca acaba, mesmo quando crescem e conheçam outras pessoas no caminho ao longo da vida, se case, porque amizade não se explica, ela simplesmente existe, mostrando Cascão e Cebolinha já adultos dormindo em suas casas, mas lembrando de como eles jogavam futebol quando crianças.


Em todos os momentos deu para perceber que tinha uma situação bem humorada entre o Cascão e o Cebolinha bem a ver ao universo deles para não deixar piegas demais, mas que se encaixa na vida real. Tipo, ao falar que amigo está no lado nas horas boas, mostra Cascão rindo do Cebolinha ter rasgado a bermuda e nas horas difíceis mostra o Cascão ter tirado a camisa na frente do Cebolinha e deixando cheiro insuportável no ar, ou quando amigo compreende o outro, mostra o Cascão ter contado que tinha mijado na cama e ao falar diversão, foi Cebolinha zombar por ter mijado e por aí vai. Essa parte, inclusive, considerada incorreta atualmente porque atualmente eles não ficam ridicularizando os amigos por terem mijado na cama para não dar trauma.


Uma história filosófica muito bonita, o roteirista  conseguiu encaixar muito bem a sua mensagem do valor da amizade com as características dos personagens e que vale para a amizade de qualquer um de nós de ter uma amizade sincera desde a infância até o resto da vida. Legal ver os personagens adolescentes e adultos mostrando essa passagem de tempo, acabando com Cebolinha se casando com a Mônica, e Cascão com Cascuda e os meninos ainda amigos.


A mensagem é muito linda, definiu o que é amizade, procurando mostrar que além de fazer companhia, amigo que é amigo se ajudam, aconselham, tem lealdade, fortalecem e consolam uns aos outros e podem contar sempre em todos os momentos, sejam nos momentos alegres quanto nos tristes. Enfim, ele quis mostrar que por ter uma amizade verdadeira e eterna, é bom sempre valorizar essa amizade e as pessoas que se importam com você. Os traços também ficaram muito bons e caprichados, o que deu mais valor à história.

Feliz Dia do Amigo!!!

22 comentários:

  1. Nossa que história legal, eu tenho essa revista do cascão e e uma excelente revista, engraçado nessa época era difícil ver uma revista ruim kkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa história. Até os anos 90 os gibis eram bons, depois começou a desandar e ficar a desejar.

      Excluir
  2. História legal essa, uma das últimas dessa boa fase da MSP ;-; Mais ou menos desde o fim de 1998 em diante, as histórias ficaram tudo sem graça , era raro ver boas histórias, hoje em dia então, nem se fala... Estragaram meus personagens favoritos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, até 1998 tava bom, aí começou a decair aos poucos até ficar desanimador como anda hoje.

      Excluir
  3. Ah, e feliz dia do amigo! Eu era uma leitora fantasma do blog, mas agora eu tô acompanhando e talvez comente mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Dia do Amigo. Fique à vontade para ler e comentar no blog.

      Excluir
  4. Tenho essa edição, muito boa, Feliz dia do amigo(Vc faz parte da minha amizade, mais verdadeira, e longa da net)! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Feliz Dia do Amigo, Xandro. Verdade, já conhecemos há muito tempo.

      Excluir
  5. Puxa! Fui ver o que tinha de novo no blog e me deparo com essa publicação. A história é replicada à exaustão na internet afora, mas ninguém fala onde a história foi publicada originalmente.
    Você foi o primeiro. Valeu!

    Queria muito saber, para fazer uma box pros gibis correspondentes à época, mas perderia muito tempo procurando entre centenas de Cascões da minha coleção. Rs

    O"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é porque eles tiram as imagens do antigo portal da Turma da Mônica e aí não informava em qual gibi era. Já vi alguns com data de 2004 , que foi quando eles colocaram no portal, mas ela é de 1998 mesmo.

      Excluir
  6. Acho linda esss história! Me emociona!

    ResponderExcluir
  7. A história é emocionante, mostra como amigos verdadeiros são raros. E quanto ao desfecho da história, interessante ver o Cebolinha adulto se casando com a Mônica. Era por isso que o Cebolinha quando criança provocava tanto a Mônica, na verdade era amor enrustido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi interessante Cebolinha ter se casado com a Mônica. Dá ideia de que ele aprontava pra chamar a atenção e no fundo gostava dela.

      Excluir
  8. Curiosamente neste mês de julho a revista do Cebolinha também abre com uma HQ que fala da importancia da amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto viram que é comemorado o dia da amizade em julho e aí resolveram criar uma história em homenagem.

      Excluir
  9. Eu queria muito ter crescido com meus amigos de infância.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito da amizade do Cebolinha e do Cascão. Eu tinha um amigo de infância que durou até a adolescência, mas depois que terminamos o ensino médio, passamos a nos ver poucas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. muito bonita a amizade deles. Que tenham outras assim na vida real.

      Excluir
  11. Essa fisionomia adulta deles será a que eu sempre considerarei a TMJ, a estilo mangá eu n consigo gostar n tem jeito rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca gostei do estilo mangá TMJ e nem gosto quando retratam eles adolescentes ou adultos em forma da TMJ nos gibis atuais.

      Excluir