quinta-feira, 26 de maio de 2016

Álbuns de figurinhas da Turma da Mônica (Parte 2)

Continuando a falar dos principais álbuns de figurinhas da Turma da Mônica, nessa postagem mostro os álbuns a partir de 1994 até os dias atuais. Lembrando que não tenho nenhum álbum de figurinhas e e então todas as imagens foram tiradas na internet, mais especificamente do site "Mercado Livre" que estão sendo vendidos atualmente lá.

Vários álbuns foram produzidos pelos chicletes "Sonric's". As figurinhas que vinham nos chicletes eram temáticas e formavam um álbum de figurinhas, que conseguia em lojas especializadas para poder colar as figurinhas. Não foram comercializados em bancas, apenas quem comprava os chicletes conseguia as figurinhas.

Capa do álbum "Uma loucura de chicle"

O primeiro álbum da "Sonric's" foi "Uma loucura de chicle". Com 24 figurinhas, formava uma historinha com o Cebolinha e a Mônica às voltas com a loucura do Louco, sendo cada figurinha representando um quadrinho da história. No álbum aparecia só os desenhos sem o texto e quando colava as figurinhas dava pra saber como foi a história. Curiosamente, anos mais tarde, essa historinha foi republicada em 'Cebolinha Nº 146', de 1998, e depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 45 - Cebolinha e o Louco IV', de 2005, exatamente como foram nas figurinhas, com roteiro e desenhos iguais.

Um trecho do álbum "Uma loucura de chicle" (1994)
Outro álbum semelhante com parceria dos chicletes "Sonric's" foi "A maior bola" em 1995. Nessa teve uma história com a turma contracenando com um gênio da lâmpada. 

Capa do álbum "A maior bola" (1995)

Segue o mesmo estilo do álbum anterior, com o mesmo formato e 24 figurinhas também. Essa história não creio que republicaram em almanaques convencionais depois.

Figurinhas avulsas do álbum "A maior bola" (1995)

Em 2001 teve o "Falando Gírias" que mostrava gírias típicas de cada estado do Brasil, ilustradas com a Turma da Mônica. Eles procuraram colocar ilustrações dos personagens que tinham a ver com cada gíria.

Capa do álbum "Falando gíria" (2001)

Em cada figurinha mostrava uma gíria ilustrada com a situação a ver com ela e no rodapé mostrava o significado e qual estado a gíria era típica. Tipo, gírias como "Belê?", que tinha no rodapé que significa "Tudo bem?" e é do estado de São Paulo.

Um trecho do álbum "Falando gíria" (2001)

Fora esses tiveram outros álbuns. Quando acabava o período da coleção, faziam um novo álbum logo depois, então sempre estavam renovando e tiveram vários álbuns desse estilo. Destaquei 3 que consegui encontrar pela internet.

Agora álbuns tradicionais vendidos em bancas, após o da "Amazônia" de 1990, só voltou a ter o "Mônica na internet" em 1998, com 216 cromos no total.

Capa do álbum "Mônica na internet" (1998)

Na época, a internet estava começando a se popularizar no Brasil, mais gente estava com computadores em casa e com acesso a internet, que ainda era discada e bem lenta. Então resolveram fazer esse álbum, mostrando o que era a internet, o que podia fazer nela, além de mostrar curiosidades de alguns países, como se os personagens estivessem fazendo pesquisa na internet. Tudo ilustrado, logicamente, com os personagens da turminha.

Trecho do álbum "Mônica na internet" (1998)

Em 2004 teve o álbum "No mundo da Turma da Mônica". Com 204 cromos no total, mostrou situações do cotidiano da Turma da Mônica.

Capa do álbum "No mundo da Turma da Mônica" (2004)

Foi comum então a gente ver os planos infalíveis do Cebolinha, os casais da turma, eles fantasiados de super-heróis, praticando esportes, etc.

Trecho do álbum "No mundo da Turma da Mônica" (2004)

"São Paulo 450 anos" foi lançado em 2004 como comemoração ao aniversário da cidade. Mostrou principais pontos turísticos de São Paulo, como a praça da República e o estádio do Pacaembu, entre outros, mostrando todas as curiosidades.

Capa do álbum "São Paulo 450 Anos" (2004)

Foi bem simples com poucas figurinhas por página e no total. Esse álbum provavelmente deve ter sido setorizado apenas para São Paulo em homenagem à cidade.

Trecho do álbum "São Paulo 450 Anos" (2004)

Em 2005 lançaram "A volta do Capitão Feio". Mostrou uma história de aventura com a turma toda enfrentando o capitão Feio. Assim como as figurinhas da "Sonric's" dos anos 90, cada figurinha representava um quadrinho da história e quando completasse o álbum teria uma história completa.

Capa do álbum "A volta do Capitão Feio" (2005)

Algumas figurinhas eram do tipo transfex, que tinham só as imagens dos personagens e colava no lugar indicado. Nesses casos os quadrinhos já vinham prontos no álbum só deixando o espaço reservado para o personagem. Depois, lançaram uma revista em quadrinhos especial mostrando essa história na íntegra exatamente como saíram nas figurinhas.

Trecho do álbum "A volta do Capitão Feio" (2005)

Em 2006, com a Copa do mundo da Alemanha fizeram o álbum "Turma da Mônica e Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo 2006".

Capa do álbum "Turma da Mônica e Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo 2006"

Marcou a estreia do Ronaldinho Gaúcho como personagem da MSP e o álbum, sendo ele o grande astro do álbum. Mostrava o Ronaldinho junto com a turma em situações de futebol e explicando as regras, além de falar da Copa do Mundo. Foi o último álbum lançado pela Editora Globo.

Trecho do álbum "Turma da Mônica e Ronaldinho Gaúcho na Copa do Mundo 2006"

Assim que entraram na Panini, foi lançado o álbum "Uma aventura no tempo", em 2007. Com base no filme recém lançado nos cinemas, mostrava imagens dele e principais momentos dele.

Capa do álbum "Turma da Mônica Uma Aventura no Tempo" (2007)

Tinha sinopse do filme, contando as passagens retratadas e algumas figurinhas eram brilhosas, mostrando só imagens comuns da Turma da Mônica, que serviam também para decorar cadernos e pastas com as repetidas.

Trecho do álbum "Turma da Mônica Uma Aventura no Tempo" (2007)

"Princesas e Contos de fadas Turma da Mônica" foi lançado em 2008 e como o nome diz mostra a turma encenando contos de fadas famosos. 

Capa do álbum "Princesas e Contos de fadas" (2008)

Mostrava as histórias de contos de fadas clássicos, como Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho entre outros e eram ilustrados com os personagens as passagens principais de cada conto, que ocupavam cerca de 2 páginas cada um.

Trecho do álbum "Princesas e Contos de fadas" (2008)

Em 2011 a Turma da Mônica virou gogo's, bonecos em miniaturas. O pontapé inicial foi em uma revista promocional que veio de brindes em gibis de 2011 e depois o mistério foi resolvido.

Capa do álbum "Turma da Mônica Gogo's" (2011)

Foram 60 gogo's diferentes dos personagens para colecionar e ainda teve um álbum de figurinhas com 72 cromos no total, mostrando imagens e informações de cada um deles.

Trecho do álbum "Turma da Mônica Gogo's" (2011)

Como podem ver foram álbuns muito legais e muitos até foram bem informativos que até ajudavam as crianças aprenderem se divertindo. Cada geração teve o seu prazer de colecionar e hoje tem a sua nostalgia.

Para conferir álbuns de figurinhas da Turma da mõnica entre 1979 e 1990 entre aqui:


14 comentários:

  1. Só uma correção: essa hq "Uma loucura de chiclé" foi publicada num gibi pela primeira vez no Cebolinha 146 da Globo, em dezembro de 1998

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah legal. Não sabia. Bem que era estranho ter saido em um almanaque sem ter sido publicada antes. Fiz a correção no texto. Valeu!

      Excluir
  2. Dois desses álbuns tem valor nostálgico para mim: o "Uma loucura de chiclê", pois um amigo meu o teve quando criança, sendo que foi a partir dai que eu conheci o Louco; e o "A volta do Capitão Feio", pois a minha irmã teve ele na época e eu lia muito a história. Foi nesse que eu conheci a Dorinha e o Bloguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que esses foram nostálgicos pra vc. Cada um tem o seu preferido. :D

      Excluir
  3. Bateu uma saudade de quando os álbuns de figurinha eram febre. Nos anos 90 eu colecionava bastante, sobretudo as coleções de chiclete. Inclusive eu tenho o álbum "Uma Loucura de Chicle" guardado até hoje (Pena que ficou faltando algumas figurinhas). E se a memória não estiver me enganando tenho quase certeza que ele saiu em 1995. Ganhei quando eu comprei um punhado de chicletes, nem lembro mais quantos.
    Tempo bom aquele de bafo e trocas de figurinhas no recreio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, bons tempos. Quando as crianças faziam coisas de criança. Legal que vc teve esse álbum. A data é por aí mesmo 1994/ 95, não consegui encontrar a data certa.

      Excluir
  4. Olá, Marcos.
    Primeiramente, desculpe por utilizar o espaço para um comentário diferente do que foi abordado no post. Sabe me dizer alguma informação referente a uma historinha publicada na revista Mônica (Editora Globo), em que a Mônica fica inconformada com seus cabelos e resolve variar os penteados: ela faz xuquinhas (como as da Xuxa), faz rabo de cavalo (até que Magali puxa achando que é um cacho de bananas), enfim, faz de tudo pra variar... Queria saber qual edição é essa. Complicado, né?
    De qualquer forma, independente de saber ou não, já registro meus parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa que faz. É incrível poder reviver essas memórias, o que só é possível com sua boa vontade e dedicação.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leandro, que bom que gosta do Blog. Valeu mesmo. Sobre essa história aí da Mônica assim ficou vago, tiveram várias histórias sobre cabelo. No momento não lembro, se eu encontrar te aviso aqui.

      Abraço

      Excluir
  5. Nossa! Mais uma curiosidade, da história ter saído em um outro gibi, além da Coleção um Tema só! Eu tinha o álbum de Uma Loucura de Bola, mas sumiu, recuperei a história apenas no gibi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia que havia saido no Cebolinha Nº 146. Achei bem interessante. Podiam ter colocado em gibis a do álbum "A maior bola" com o gênio da lâmpada também. Bom pra quem não teve ou perdeu o álbum para saber como foi a história.

      Excluir
  6. Pois é! Esse álbum infelizmente eu não cheguei a ter! Adoraria ter lido essa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece ser uma história bacana. :)

      Excluir
  7. Eu lembro também de uma coleção que chamava volta ao mundo. Eram chicletes que vinham com figurinhas da turma em vários países do mundo trazendo alguma curiosidade. Consegui achar uma foto no mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778362090-10-figurinhas-de-chiclete-volta-ao-mundo-turma-da-mnica-_JM

    Não sei se você irá se lembrar dessa coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar, mas não acompanhei essa coleção. Bem interessante essa.

      Excluir