quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Propagandas alimentícias (Parte 4)

Nessa postagem, relembro propagandas de alimentos da Turma da Mônica que saíram nos gibis em 1995 e 1996. A partir dessa época, foram criados muitos produtos com a Turma da Mônica. É que com os personagens em evidência, passou a vender tudo deles, alguns produtos que você nunca imaginou que fariam. Em muitas, em vez de criarem uma ilustração dos personagens, junto com o produto, só a imagem do produto formava a propaganda.

Em 1995, foram lançadas as caixas com doces e miniaturas da Turma da Mônica da marca "Sonric's". Em cada caixa, vinham 10 doces variados, como pirulitos, balas, chicletes, entre outros, e de brinde uma miniatura dos personagens. Tinha miniatura da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Bidu, vindo um em cada pacote. Hoje essas miniaturas são raras de encontrar e custando bem caras na internet. E cada um desses doces também foram vendidos separadamente, só que nem todos tiveram propagandas.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 99' (Ed. Globo, 1995)

O iogurte Turma da Mônica da "Danone" mudou de embalagem em 1995, dessa vez com um tema oriental, com os personagens no Japão. A versão anterior teve tema de esportes olímpicos. Para mostrar a novidade, fizeram essa propaganda abaixo, falando que com o iogurte da Turma da Mônica ficar forte vira uma brincadeira deliciosa. Foi ilustrada apenas com a embalagem do iogurte. De tão bonita a imagem, não precisava de mais nada mesmo. 

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 49' (Ed. Globo, 1995)

Em 1996, circulou a propaganda dos pirulitos da "Sonric's", que vinham também nas caixas de doces com miniaturas. Esses pirulitos tinham duas versões: um tradicional e outro com recheio de chiclete. Em ambas versões, podia escolher nos sabores de morango, cereja e uva. Mais uma propaganda que também só foram mostrados os pirulitos, sem fazer ilustração dos personagens ao fundo.

Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 44' (Ed. Globo, 1996)

As maçãs da Turma da Mônica da "Portobello Pomelle" tiveram propaganda a partir de 1996, mostrando que as maçãs eram pré-lavadas, embaladas sem contato manual e eram do tamanho ideal para as crianças. E aproveitaram para anunciar que a "Portobello" ganhou um prêmio "Top de Marketing do ano" por causa do lançamento das maçãs da Turma da Mônica. Bonita a ilustração da Mônica com um troféu de maçã. O bom disso é que incentiva as crianças a comerem maçãs.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 194' (Ed. Globo, 1996)

Os cornflakes da Turma da Mônica, cereais matinais vitaminados da "Nutrifoods" foram lançados em 1996. Vinham em 3 sabores diferentes: tradicional, açúcar e chocolate, sendo cada embalagem com uma ilustração dos personagens diferentes.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 57' (Ed. Globo, 1996)

Os refrescos em pó da Turma da Mônica, da "Allegro" saíram também em 1996. Tiveram 7 sabores diferentes e em cada um vinha um personagem diferente. Cascão, Anjinho, Cebolinha, Chico Bento, Mônica, Magali e Louco ilustravam as embalagens nos sabores de limão, uva, tangerina, laranja, abacaxi, morango e maracujá, respectivamente. Dessa vez incluíram o Chico Bento em um produto industrializado, coisa que não era muito comum. Legal foi a ilustração de todos os personagens tomando o refresco juntos.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 120' (Ed. Globo, 1996)

Ainda em 1996, anunciaram os refrigerantes da Turma da Mônica nessa propaganda. Tinham 4 versões, com cada personagem estampado nas latas. O refrigerante da Mônica era guaraná; do Cebolinha, de limão, representando Sprite; do Cascão, Frapette ou de uva, representando Fanta Uva; e da Magali, de laranja, representando Fanta Laranja. Só não teve com o Chico Bento porque não combina com o mundo rural dele.

Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 50' (Ed. Globo, 1997)

O catchup da Turma da Mônica, da "Cica" foi lançado em 1996, com uma embalagem menor que a versão tradicional e com sabor diferenciado para o paladar das crianças, afinal era preparado com mais produtos naturais como tomate, açúcar, vinagre, sal, especiarias e cebola, como diz na embalagem. Nessa propaganda foi só mostrada a embalagem, com a Mônica e Cebolinha falando que o catchup era radical e do tamanho certo para as crianças.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 207' (Ed. Globo, 1997)

Para constar, as propagandas de 1996 que mostro nessa postagem também circularam bastante nos gibis de 1997, ou seja, ficaram bastante tempo nos gibis. Em breve, posto mais propagandas alimentícias.

25 comentários:

  1. Lembro das maçãs e dos pirulitos da turma e lembro bem das propagandas também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal André, eu nunca comi os produtos q postei aqui, só conheço pelas propagandas e alguns vendo nos supermercados na época, como os refrigerantes.

      Excluir
    2. Acho que as maçãs da Mônica tem até hoje, mas de outra marca, e por incrível que pareça não sei porque mas são melhores que maçãs comuns... rsrs

      Excluir
    3. Parece q tem sim. A gente até estranha existir maçã da Turma da Mônica porque maçã é algo natural e tudo igual. A diferença no sabor pode ser q não tenha agrotóxico, ou por serem pequenas são tiradas antes do tempo e deve ficar melhor.

      Excluir
  2. Marcos sei que foge ao tema da postagem mas gostaria de perguntar se você sabe algo sobre a coleção histórica que deveria ter saído em janeiro. Atrasa demais pra chegar às bancas não? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não chegou por aqui o volume 45. No aguardo tbm. Devia chegar sim em janeiro e até agora nada. Por mim, chegaria no final de janeiro, no máximo, mas não é o q acontece. O jeito é esperar.

      Excluir
  3. Oi, Marcos! Eu me lembro das maçãs que, aliás, ainda hoje são vendidas. Só acho que mudaram de empresa. Há também as gelatinas. De vez em quando eu as compro. Mas creio que não haja propaganda delas no gibi.
    Um abraço! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, mudaram a empresa das maçãs, mas nem sei qual é. Quanto as gelatinas, primeiro elas foram da empresa "Sol", q até mostrei a propaganda aqui:

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2014/12/propagandas-alimenticias-parte-2.html

      Atualmente, as gelatinas são da marca "camp" e teve propaganda delas nos gibis. Foram nos primeiros da Panini.

      Tudo de bom. Abraços

      Excluir
  4. De todos esses eu só vi as maçãs aqui nos supermercados da cidade (Curitiba), acho que os pirulitos também, não lembro. Apesar de eu não gostar de "porcarias" (bala, chicletes, etc) eu compraria as miniaturas da turma se tivessem vindo para cá. Abraços! Mais um post muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom q gostou Eugenio. Acho q muita gente compraria o pacote de doces só pra ter as miniaturas. Não sei na embalagem a miniatura vinha no lado de fora ou se avisava qual miniatura vinha dentro, se não podia levar alguma q já tinha.

      Abraços

      Excluir
  5. As maçãs Pomelle agora são da Fischer se eu não me engano, desde 1998, vende essas maçãs até hoje com a marca Fischer. Se eu não me engano é o segundo produto da Mônica com mais tempo de duração no mercado, perdendo apenas para o clássico extrato Elefante (ex-CICA, ex-Unilever, agora Cargill, mas com a figura do Jotalhão até hoje).
    O Grupo Imperial existe até hoje, fabricando as marcas Goianinho, La Fruit, Ice Cola, Velho Barreiro e refrigerantes diversos.
    Outra marca que existe até hoje é a Nutrifoods.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Grupo Imperial era aquele que fabricava os refrigerantes da Mônica.

      Excluir
    2. Legal Luís. O Miojo da Nissin Lamen tbm existe até hj e tem bastante tempo, desde 1986, mais ou menos.Valeu!

      Excluir
  6. Sagrado Miojo que já me salvou de muitos apuros.kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miojo salva a vida de muita gente rsrsrs

      Excluir
  7. Essas comidas da turma da mônica eram boas. Eu adorava o chocolate, que não está aí.
    E as maçãs são um clássico, né?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostava dos chocolates. Muito bons. As maçãs são clássicas realmente, mas eu nunca comi.

      Excluir
  8. Pra mim é uma certa coincidência ter essa segunda propaganda do post. Na semana passada tive uma boa surpresa no supermercado ao passar pela seção dos laticínios e ver que tinha o iogurte com polpa de fruta da Turma da Mônica. Ainda existe! E da mesma Danone! Foram duas surpresas: Saber que o produto ainda continua no mercado e que ainda se fabrica iogurte nessa época que praticamente só se encontra bebida láctea fermentada, que não é a mesma coisa. Claro que eu levei uma bandeja, (pra saborear e recordar). A embalagem é totalmente diferente mas o sabor parece ser o mesmo.
    Eu lembro dos chicletes da Sonrics, que vinham com figurinhas e tinha até álbum. E dos refrigerantes eu lembro que bebi naquela época mas era de garrafa pet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O iogurte da danone ainda existe, sim. Estão sempre mudando as embalagens, mas se o sabor é o memso, tudo bem rsrs.

      É mesmo. Os chicletes tiveram álbuns de figurinhas. Quanto aos refrigerantes, não sabia q vendiam tbm em garrafas pet, só vi em lata. Legal saber.

      Excluir
  9. Se eu for comprar um produto no supermercado e puder escolher entre um produto qualquer e outro com os personagens do Maurício, sempre vou preferir levar os produtos da Turma da Mônica. Primeiro pelo carinho que tenho pelos personagens, segundo porque confio que os produtos que levam os personagens são de boa qualidade. Minha mãe usou por muitos anos o extrato de tomate do Elefante Jotalhão, e ela sempre dizia que era de verdade, o melhor extrato de tomate, que rendia muito mais na panela. Eu acredito nos produtos da turminha. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Paulo. Eu tbm confio nos produtos da turma. Afinal, são feitos para o paladar das crianças e são até mais saudáveis em comparação a versão original. O extrato de tomate Elefante rende mais sim. Abraço

      Excluir
  10. Os pirulitos da Turma da Mônica eu adorava, principalmente esse que tinha chiclete dentro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Adryz... nunca experimentei esses pirulitos, mas deviam ser bons.

      Excluir
  11. Eram muito bons! O de uva era o melhor!

    ResponderExcluir