quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Propagandas anunciando gibis (Parte 7)

Em 1997, foram lançadas as propagandas "Mó Legal esse gibi, hein?", anunciando cada gibi individualmente, no lugar das "Cenas Impossíveis", que pararam de circular no ano anterior.

Essas propagandas consistiam de uma imagem do personagem do gibi que o leitor estava lendo, falando bem do gibi de outro personagem. Aparecia um texto "Mó legal esse gibi, hein?", e aí o personagem em questão responde "Mas o gibi do fulano também é massa!", com o gibi na mão. Com isso, em um gibi da Mônica, ela falava que o do Cebolinha era massa; em um gibi do Cebolinha, ele falava que o do Chico Bento era massa. Por sua vez, ele falava do gibi da Magali e por aí vai.

Interessante que o gibi que o personagem estava na mão era sempre diferente, sempre com a capa do gibi que estava nas bancas atualmente. Então, essas imagens das capas eram sempre trocadas. É que desde 1996, eles passaram a colocar as capas em evidência nas propagandas dos gibis. Não demorou muito também para que a capa do gibi também ficasse em evidência no canto da página, e não só na mão do personagem. De início, só aparecia um logo do personagem no rodapé.

Outra observação é que as ilustrações dos personagens, todas muito boas e bem desenhadas por sinal, mostram representando eles à vontade em momentos de lazer e relaxamento para ler gibis. A Mônica tomando banho de sol, a Magali comendo, o Cebolinha no campinho na frente de uma pedra, etc.

Seguem as propagandas, com a fonte dos gibis que eu as tirei:

Propaganda tirada de 'Mônica nº 131' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 130' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 280' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Magali nº 218' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 283' (Ed. Globo, 1997)

Deu para perceber que o que ficou errado é que nenhum deles anunciaram que o gibi da Mônica era massa. Pela lógica, devia ser o Cascão anunciando o gibi da Mônica, mas isso não aconteceu.

Porém, tiveram uma segunda versão dessas propagandas, com os personagens anunciando outros gibis para não ficar tão repetitivo. Eram as mesmas ilustrações dos personagens com o gibi na mão, só mudando o texto de quem o gibi era massa. E nessa versão encaixou a Mônica, ficando a cargo do Chico Bento anunciar, e dessa vez foi o gibi dele que ninguém falou que é massa. Só achei que ficou estranho o Chico Bento anunciar o gibi da Mônica comendo melancia. Seria melhor que mantivesse ele anunciando o gibi da Magali mesmo como na 1ª versão.

A seguir cada propaganda da 2ª versão, com a fonte dos gibis que eu as tirei:

Propaganda tirada de 'Chico Bento nº 285' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Mônica nº 133' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Cascão nº 285' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Magali nº 220' (Ed. Globo, 1997)

Propaganda tirada de 'Cebolinha nº 137' (Ed. Globo, 1998)


Como podem ver foram propagandas bacanas e bem criativas, com destaque à gíria massa. Só lembrando que, como essas propagandas foram lançadas no segundo semestre de 1997, então por 1 ano, desde que pararam de circular as "Cenas Impossíveis" em 1996, não circularam propagandas de gibis individuais, apenas dos gibis como um todo, como falei nessa postagem aqui

E essas propagandas  "Mó Legal esse gibi, hein?" circularam até em 1998 e foram as últimas com imagens feitas pelo estúdio especialmente para estampar propaganda. Após essas, as capas dos gibis passaram a ser os destaques e ilustraram de vez as propagandas de gibis. 

24 comentários:

  1. Mó legal esse gibi, hein? Hehehe... Do mês de dezembro seriam "Pelezinho Coleção Histórica #05" e "Clássicos do Cinema #41 - Super-Home". Vamos ver do mês de janeiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses títulos costumam ser melhores atualmente, mas veremos...

      Excluir
  2. Não me recordo de nenhuma dessas :p Achei estranho 2 personagens falando de um só gibi. Podiam ter botado o Chico comendo goiaba ao invés de melancia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Pedro Carlos... É mais a cara dele hehehe

      Excluir
    2. Acho q colocaram 2 personagens para cada gibi pra não ficar repetitivo, pro pessoal ter a surpresa de qual gibi o personagem estava lendo. Ficavam meio q se alternando.

      Com certeza goiaba é mais a cara do Chico, mas acho q era pra fazer referência a Magali, que ficou meio sem sentido quando ele passou a falar do gibi da Mônica.

      Excluir
  3. Olá! Já eram propagandas de uma época que não peguei.
    Acho que só eu achei as anteriores melhores.
    Não estão ruins, mas as outras eram melhores.

    Abração! Feliz 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah com certeza até as Cenas Impossíveis eram melhores. Essas foram as últimas criativas. Eu gosto das ilustrações dessa, ficaram bem desenhadas.

      Um ótimo 2014 pra vc tbm. Abraços

      Excluir
  4. Como a MSP era criativa! Agora deu uma vontade de ler os gibis do canto da pagina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim os gibis dessas propagandas eram bons. Acho q a intenção de passarem a colocar as capas dos gibis nas propagandas era justamente essa de dar mais vontade de comprar. Quando vê o gibi estampado lá, fica com vontade de ler pelo menos aquele gibi.

      Excluir
  5. Essas propagandas eu desconhecia, pois, na época, passava longe dos gibis da TM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo, dessa época foram os últimos tbm q acompanhei. Dessa propaganda, gosto das ilustrações dos personagens, ficaram muito boas.

      Excluir
    2. Me afastei mais por alguns momentos corridos da vida. Estava afastado de praticamente todas as publicações de HQs. Apenas relia o que já possuía, e mesmo assim muita esporadicamente. Só voltei a comprar e a ler gibis, regulamente, quando conclui a faculdade. Acho que, no geral, passei uns seis anos longe de quadrinhos!

      Excluir
    3. Kleiton, é normal quem gosta dar um tempo e voltar anos depois. Comigo tbm parei nessa época e fiquei uns 7 anos sem ler quadrinhos.

      Excluir
  6. "(...) já que "massa" surgiu mesmo nos anos 90, era bem atual então. (...)"

    Não sei se você assistia a série "Punky, A Levada Da Breca", no fim dos anos 80, mas a personagem principal, ou melhor, a dubladora já usava essa expressão ("Que massa, Arthur!", "Aquele filme foi massa!", "Você é massa!", etc.) . Ou seja, com certeza já existia nos anos 80.

    Não lembro de ter visto essas propagandas na época, mas também nesse tempo eu tinha perdido o interesse nos gibis lançados então. Estranho que nas duas versões tenha dois personagens anunciando o mesmo, vai entender o MSP... Nos fins dos 90 pra comecinho dos 2000 o estúdio estava numa fase não lá muito boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Fábio, nem lembrava mais desses detalhes da "Punky, A Levada Da Breca" rsrs.

      "Estranho que nas duas versões tenha dois personagens anunciando o mesmo, vai entender o MSP"

      Vc fala os 2 anunciando o mesmo gibi do Cebolinha 131?

      Realmente no final dos anos 90 e inicio dos 2000, as hqs começaram a ficar fracas. Até deu uma melhorada um pouco lá pra 2005/ 2006 (últimos da Globo), mas depois voltou a ficar ruim e pior q já estava.

      Excluir
  7. "Vc fala os 2 anunciando o mesmo gibi do Cebolinha 131?"

    Isso mesmo. Já notei de cara, ao ver a postagem, que o Cebolinha que está na mão da Mônica no primeiro anúncio voltou aparecer com a Magali na segunda versão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a da Magali foi um erro deles... se bem q em 1998, nem sempre colocavam as revistas atuais das bancas nessas propagandas.

      Nos gibis do Cascão de 1998, poe exemplo, tinham muitas propagandas dele anunciando o gibi do Chico Bento com a capa do Chico nº 281 na mão.

      Excluir
  8. Muito legais essas propagandas, gostava muito delas. Uma pena que tenham parado de fazer propagandas desse tipo. Fazer o quê?

    E gostaria de lhe fazer uma pergunta: de 1997 a 2002 saíam 13 edições por ano das revistas Mônica e Cebolinha. Você sabe me dizer quais foram os meses de cada ano que tiveram duas edições das duas revistas?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e, com ilustrações criadas pelo estúdio essas foram as últimas, e na Panini eles não fazem mais propagandas dos gibis, principalmente tão criativas assim,

      Sobre as edições, acho q não tinham mês certo, parece q era pelo calendário. Tipo, se a revista deles saíam de 4 em 4 semanas, então mês com 5 semanas parece q encaixavam pra colocar ou Cebolinha ou Mônica.

      Não posso nem dizer os meses de cada ano pq não tenho os gibis dessa época, só os de 1997. Pelo menos esses, posso dar uma olhada e depois digo.

      Abraços

      Excluir
    2. Tudo bem. Muito obrigado, Marcos.

      Abraços.

      Excluir
  9. Legal..lembro destas quando sairam...tenho até os gibis que estão nas propagandas da Mônica do Bichinho dentro do Ovinho pra baixo! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São umas boas propagandas. Claro q as "Quem é? Quem é? Quem é?" e "Cenas Impossíveis" são melhores, mas gosto destas tbm.

      Excluir
  10. Ô Marcos, só tô passando aqui rapidão, pra lembrar-lhe de que essas propagandas do "Mó legal esse gibi, hein?" também eram vistas nos almanaques dos personagens. Isso mesmo!

    Sério, não é brincadeira! Tipo assim, eu lembro até hoje que vi a propaganda da Magali no Almanaque da Magali # 16 (1998). Só lembro de qual gibi ela tava anunciando.

    Então, se você tiver aí almanaques de 1997/1998, sabe se essas propagandas acima também eram vistas nos almanaques? Abraços e aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico q eu sei. Qualquer propaganda tbm saiam nos almanaques. As edições q mostrei foram de onde escaneei as imagens, mas tem vários gibis de 97/98 com as propagandas daí.

      Excluir