sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Promoções e brindes dos gibis da Editora Globo

Eu já havia falado aqui sobre as promoções e brindes que saíram nos gibis da Editora Abril. Nessa postagem, vou falar dos principais que tiveram na Editora Globo.

Na maioria das promoções, assim como na Editora Abril costumava pintar uma ilustração e, após ser julgado, ganhavam prêmios. E elas eram destacadas com uma faixa diagonal no canto inferior direito nas capas, informando que tinha promoção naquela edição, como essa capa que mostro abaixo:

Capa de 'Cascão nº 39'', com a promoção "Ganhe um Minibug" (1988)

A primeira promoção que saiu na Globo foi a "Pinte em São Paulo" em 1987. Nela, os leitores pintavam a ilustração, informavam seus dados e mandavam o cupom pelos correios para serem julgados. Os 30 melhores ganhava uma viagem a São Paulo por 3 dias para comemorar o Dia das Crianças.

Promoção "Pinte em São Paulo", tirada de 'Cascão nº 16' (1987)

Os ganhadores tinham todas as despesas pagas, passagens de avião, hospedagem em hotel de 5 estrelas, e o tour em São Paulo incluia passeio no Playcenter, Instituto Butantã, Zoológico, Simba Safari, Museu do Ipiranga, e uma visita aos estúdios da MSP. Com certeza, 3 dias de muita diversão que esses ganhadores tiveram. O resultado saiu em 'Mônica nº 10', de 1987, que, curiosamente, teve a capa com alusão a essa promoção.

Capa de 'Mônica nº 10' , com alusão à promoção "Pinte em São Paulo" (1987)

Após esse começaram as promoções para ganhar carros e motos. O primeiro foi a "Promoção Ganhe um Minibug", em 1988. Nela, o leitor tinha que colorir a ilustração e enviar o cupom para a Editora Globo (podia ser xerox para não precisar recortar e estragar as revistas).

O ganhador ganhava o Minibug, que podia rodar em velocidade até 40 KM/h e tanque de combustível de 3,5 litros. Nessa promoção, segundo o regulamento, apenas o primeiro lugar ganhava o miniveículo e os outros colocados não ganhavam nada. A apuração saiu na revista da Mônica nº 22, de 1988.

Promoção "Ganhe um Minibug", tirada de 'Cascão nº  39' (1988)

Depois em Novembro e Dezembro de 1988, veio a promoção "Ganhe uma Micromoto WX-50". Os leitores coloriam a ilustração da moto e enviavam para a Editora. Tinha prêmios para os 30 primeiros colocados. O primeiro classificado ganhava a micromoto. Os demais ganhavam skates, bicicletas, capacetes e asinaturas das revistas da Turma da Mônica, de acordo com a classificação. O resultado foi divulgado em 'Mônica nº 27', de 1989.

Promoção "Ganhe uma Micromoto WX-50", tirada de 'Cascão nº 50' (1988)

E ainda teve a promoção "Ganhe um mini carro" em 1989. Com regulamento semelhante as outras, sendo que dessa vez os 150 primeiros colocados ganhavam prêmios. O 1º lugar ganhava o minicarro, o 2º micromoto e os demais patinetes, bicicletas, skates, capacetes, camisetas e revistas da Turma da Mônica, de acordo com a classificação. O resultado foi divulgado em 'Mônica nº 36', de 1989.

Promoção "Ganhe um minicarro", tirada de 'Cascão nº 69' (1989)

Em 1989, com o lançamento da revista da Magali, teve a marcante e sensacional promoção "Ganhe um gatinho"em parceria com a ração de gatos "Gatsy". Quando foi criado, o Mingau não tinha nome. Com isso, teve um concurso para os leitores escolheram um nome para ele e ganhar um gatinho de verdade. 

O pontapé inicial foi em 'Magali nº 2' com uma história especial "Um nome para o meu gato", mostrando que o gato não tinha nome e que era para os leitores escolherem. Os cupons para enviarem o nome e os dados foram publicados nas revistas da 'Magali' nº 2 e nº 3, de Março e Abril/ 89, respectivamente. 

Propaganda tirada de 'Cascão nº 59' (1989)

O resultado saiu no gibi da 'Magali nº 6', com a história especial "Enfim, um nome", com presença do Mauricio e Capitão Feio, mostrando nela o nome escolhido dos leitores que foi "Mingau". E dentre todos que escolheram "Mingau", foi sorteado um para ganhar um gato de verdade. A ganhadora foi uma menina, que teve até foto e matéria publicadas nos gibis. Além disso, ela e os outros 64 leitores que escolheram "Mingau" puderam acompanhar a cerimônia de batizado do gato, como prêmio.

Promoção "Ganhe um gatinho de verdade", tirada de 'Magali nº 3' (1989)

Depois veio a promoção para ganhar um ano de revistas grátis, em 1992. Nas capas das revistas, vinha um selo promocional que tinham que recortá-lo e colar no cupom que vinha nas revistas (ou ser pegos no jornaleiro) e encontrar as palavras da frase "Só podia ser da Globo" no diagrama e enviar para a editora. Cada ganhador ganhava 1 ano de revistas da Editora Globo grátis que existia na época, e não necessariamente gibis da Turma da Mônica. O curioso é que não era assinatura, e, sim, eram entregues 12 vale-revistas que deveriam ser trocados em qualquer jornaleiro na hora da compra.  

Promoção "Um ano de revistas grátis", tirada de 'Cascão nº 142' (1992)

Foram 3 apurações, e em cada apuração seriam sorteados 1000 participantes em cada uma, totalizando 3000 prêmios. Algumas vezes, os selos vinham como adesivo auto colante não precisando, então, cortar as revistas. Nesses selos nas revistas de Maio/92 tinham um desconto, nas de Junho, o preço era congelado e em Julho teve um certo aumento, mas ainda mais barato em comparação a Abril/92, quando não tinha promoção.

Capa de 'Magali nº 77': selo de desconto da prormoção"Um ano de revistas grátis" (1992)

Em 1997, veio a promoção "Chocolates Infantis Nestlé". Tinha que juntar 2 embalagens dos chocolates participantes, preencher o cupom, informando qual chocolate que mais gostava e enviar para a editora. Os sorteados ganhavam 36 videogames e 100 assinaturas das revistas da Turma da Mônica. Parece que não ganhava chocolates, que, por sinal, eram muito gostosos. Os chocolates participantes eram: Galack, Chokito, Quik, Milkbar, Turma da Mônica, Surpresa, Magic e Smarties.

A curiosidade é que em vez desse cupom sair dentro das revistas, eles vinham na capa, que tinham uma dobra e ao virar tinha a promoção.

Promoção "Chocolates infantis Nestlé", tirada do 'Almanaque da Mônica nº 61' (1997)

A última promoção que saiu nos gibis foi a "Banca é sua". Uma promoção exclusiva de Editora Globo em que tinha que só preencher o cupom com os dados, com a diferença que, em vez de enviar para os correios, era para entregar para o jornaleiro. 

Os leitores ganhavam prêmios e o jornaleiro escolhido também. Os leitores concorriam a 3 Fiat Palio, 90 vale-compras e 908 assinaturas das revistas da Editora Globo. Essas assinaturas não incluía as da Turma da Mônica, o que não dá para entender por que, então, saía essa promoção também nos gibis. E o regulamento não informou que prêmio ganhava o jornaleiro escolhido. 

Promoção "A banca é sua", tirada de 'Cebolinha nº 136' (1998)

Agora em relação a brindes na época da Editora Globo, quase não tinha. A 'Coleção Um Tema Só nº 13- Mônica - Carnaval' (1996) deu uma máscara dos personagens (a minha foi do Chico Bento), o Almanaque 'Mônica Especial de Natal nº 3' (1997) deu Cartão de Natal e o livro 'Mônica 35 Anos' (1998) deu um CD com músicas da Turma.

Fora essas, os brindes eram mais focados nos Almanacões de Férias (e Turma da Mônica também), em que quase todos, a partir do "de Férias" nº 11, tinham algum brinde. Então, deram: giz de cera, lápis de cor, adesivos, ingressos de desconto para o Parque da Mônica, viseira de praia, quebra-cabeças, jogo de dominó, entre outros. . Abaixo, uma propaganda, ilustrando esses brindes dos Almanacões de Férias.

Propaganda tirada de "Chico Bento nº 234' (1996)

Na Panini, não teve nenhuma promoção até agora, e quando dá brindes são revistas institucionais ou revistas de "número zero", como foi com Turma da Mõnica Jovem e Pelezinho. Também foi dado um óculos 3D  em 'Clássicos do Cinema nº 24 - Avaturma' (2011). Lembrando que nos primeiros "Grande Almanaque de Férias" da editora também tiveram brindes como da Globo e depois pararam.

Como podem ver nessas 2 postagens de promoções e brindes, que a intenção era mesmo alavancar as vendas, devido a concorrência de vários gibis em bancas e driblar também a inflação alta, sobretudo nos anos 80 e 90. No momento que não teve mais concorrência, não precisou mais de criar concursos nem dar brindes para vender, o que dá pra notar que desde 1998 não teve mais promoções nos gibis e brindes raríssimas vezes e nada comparado a antigamente.

De todas essas promoções, eu conhecia todas, menos a "Pinte em São paulo" de 1987, já que ainda não colecionava gibis. E de todas a que mais gostei e bem marcante, logicamente, foi o de ganhar um gato nas revistas da Magali de 1989. 

Para saber sobre os brindes e promoções da Editora Abril e suas curiosidades, entre aqui:

29 comentários:

  1. A mais marcante com certeza é a da Magali

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da Magali foi excelente, até por envolver personagem.

      Excluir
  2. Na verdade, em 2007, se não me engano, deram um CD ou DVD junto com as revistas de dezembro daquele ano.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, as promoções da editora globo são demais!! Não sei nem dizer qual a melhor, gostei das que davam assinaturas e do vale-revistas, mas todas são muito boas. O saiba mais desse mes vai dar de brinde uma miniatura de pinguim e um iglu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas foram boas, a q menos gostei foi da "Banca é sua" pq não tinha assinatura dos gibis da Turma da Mônica incluído. Só por isso tbm, pq os prêmios eram ótimos.

      "O saiba mais desse mes vai dar de brinde uma miniatura de pinguim e um iglu."

      Isso eles costumam dar mesmo nessas revistas, só q tem q montar e colar em um papelão ou cartolina. O legal seria um boneco em miniatura de verdade.

      Excluir
    2. Então o brinde não é tão legal como pensei, achei que fosse uma miniatura de verdade...

      Excluir
    3. Nessas revistas ão tudo do tipo "Recorte e Monte", infelizmente.

      Excluir
  4. "Parece que não ganhava chocolates, que, por sinal, eram muito gostosos. Os chocolates participantes eram: Galak, Chokito, Quik, Milkbar, Turma da Mônica, Surpresa, Magic e Smarties."
    Amigo, dentre estes Galak, Chokito e Surpresa eram os mais supimpas. Gostei muito da postagem, não conhecia quase nada das promoções da Globo, exceto as que tinham que colorir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O da Turma da Mônica tinha os desenhos deles em chocolate branco, q era muito gostoso tbm. Chokito, Milkbar e Surpresa tbm eram ótimos. Só não conhecia os Magic e Smarties.

      Legal q vc conheceu as promoções por aqui. Q bom q gostou. Abraços

      Excluir
  5. O único que eu conheço desses,é o a Banca é sua. Mas não participei eheheh.
    Também conheço muito desses brindes dos almanaques de férias.
    Mas me lembrei de uma vez em que eu comprei uma revista falando dos 35 anos da Mônica, nela vieram um CD com as músicas da turma, chiclete e mais alguma coisa q não me lembro.

    Vc podia falar dos álbuns de figurinhas que a turma teve.
    Eu lembro que quando eu soube que a TdM havia ido para a Panini eu pensei, "Vão fazer muitos álbuns de figurinhas deles!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O único q participei, e mesmo assim enviando um cupom só, foi da de 1 ano de revistas grátis de 92. Nem do concurso do nome do Mingau participei.

      Esses brindes vou atualizar um pouco, lembrei só de alguns na hora da postagem, mas lembrei de outros, como esse da Mônica 35 Anos. Até se lembrar de outros, pode falar. Só garanto q brindes não foi o forte da Globo nem da Panini.

      Legal sua sugestão sobre álbum de figurinhas, vou ver o q posso fazer e quando der posto. o problema é q as imagens seriam tudo tiradas da internet pq não tenho nenhum álbum.

      Excluir
    2. Infelizmente não lembro de brindes e promoções em gibis. Muito mais fácil vc lembrar disso na revista Recreio ou em outras revistas.

      De nada. A panini com certeza fez muitos mais álbuns que outros.

      Se quiser ajuda estamos aqui para isso :P

      Excluir
    3. Sim, a Panini faz muitos álbuns de figurinhas, mas com a Turma da Mônica acho q foi só sobre o filme "Uma aventura no Tempo" de 2007.

      Excluir
    4. A Panini também lançou um álbum da Turma da Mônica chamado Princesas e Contos de Fadas em 2008 e um da Mônica Jovem. Em 2011 também lançou Turma da Mônica Gogo's, com figurinhas daqueles bonequinhos.

      Excluir
    5. Legal Fabio... nem lembrava mais, principalmente o de 2008. E o da TMJ não conhecia mesmo. Valeu!

      Excluir
  6. Conheço todas essas promoções, mas não participei de nenhuma, pois todos os gibis com elas eu comprei em sebos, hehehe. Eram muito boas essas promoções e os brindes, pena que pararam com isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo, até pq não precisam. Brindes acho q podiam dar mais.

      Excluir
  7. A única promoção que eu lembro de ter visto quando criança foi a da Banca, mas tb não participei. Quanto aos chocolates: que saudade! Adorava o da turma da mônica (que vinha com cartões com desenhos deles quando comprávamos o pacote com 3) e o surpresa (que também vinha com figura pra colecionar). Me lembro de ter tido álbuns de chicletes e de chocolates surpresa e de guardar os cartões da mônica. onde isso foi parar? só Deus sabe kkkkkk tenho a coleção um tema só de carnaval, mas não me lembro da máscara. Deve ter sumido junto com as outras coisas da infância... aiai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses chocolates eram deliciosos, fora as surpresas q vinham. Muito bom.

      A máscara q veio com Coleção Um Tema Só de carnaval sumiu tbm, nem lembro como perdi e o q aconteceu com ela, só lembro q era do Chico bento. Eram variadas com os 5 principais, até fiquei na dúvida se pegava do Chico ou do Cebolinha, aí preferi a do Chico.

      Excluir
  8. Como a banca de revistas já foi importante em nosso lazer, não é? Legal demais ver essas propagandas.
    Meu sonho era um Minibug. Acho que ainda compro um velhinho, para me espremer dentro dele, só para matar essa sede antiga. :-)
    Essas postagem sobre promoções são excelentes!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como a banca de revistas já foi importante em nosso lazer, não é?"

      Verdade Kleiton, foi garantia de muita diversão. Eu gostava dessa promoção do Minibug, mas não participei.

      Valeu, q bom gostou das postagens. Abraços

      Excluir
  9. Excelente postagem, Marcos. Eu considero as promoções da Globo melhores que as da Abril. Por isso, darei a nota de cada uma das promoções:

    - Pinte em São Paulo (1987): 9/10 - Muito legal. Sinceramente, foi um presentão ótimo de Dia das Crianças pra quem ganhou a promoção. Mas deve ser uma pena, pois naquela época, você ainda não colecionava.

    - Ganhe um Minibug: 6/10 - É muito triste essa promoção, só um pouquinho. Talvez porque foi só quem ganhou a promoção que iria ter o minibug, já os outros não ganharam. Decepcionante.

    - Ganhe uma Micromoto: 8/10 - Bacana essa promoção. Creio que ganhou a moto, iria ser tipo um bad boy. Principalmente porque creio que foi a primeira promoção que você já viu na vida, já que a partir desse tempo, você começou a colecionar gibis.

    - Ganhe um Mini Carro: 7/10 - Era uma promoção até que comum. Na minha opinião, creio que crianças de 4 à 10 tinham muitos minicarros. Você já teve um?

    - Ganhe um Gatinho: 10/10 - Extremamente marcante, talvez porque quando a Magali ganhou sua revista, todo mundo tinha vontade de ter um gato. E eu nem preciso falar que o nome do gato da Magali é o Mingau. Aliás, você devia falar de várias HQs dele um dia. Aliás, o fato do Mingau não ter nome no início me lembro a HQ Sansão! É o Nome do Meu Coelhinho! (MN # 161, Ed. Abril, 1983), quando o Sansão finalmente ganhou o seu nome. Você bem que podia falar dessa HQ um dia, tá?

    - Um Ano de Revistas Grátis: 8/10 - Muito legal a promoção. Um ano de assinaturas grátis de revistas da Globo, principalmente os da Turma da Mônica foi um verdadeiro sonho. O triste era ter recortar o selo que tinha na capa dos gibis. Você não acha isso meio triste não?

    - Chocolates Infantis Nestlé: 10/10 - Meu Deus, isso sim que é uma promoção. Parece que quem ganhou a promoção, nem parece que ganhou os chocolates da Nestlé, que por sinal, eram uma delícia, principalmente o Chocolate Turma da Mônica, que marcou muito a infância daqueles que adoraram chocolates Nestlé. Você bem que podia fazer uma postagem sobre o Chocolate Turma da Mônica e também falar dos cartõezinhos que tinham de brinde. Faz esse favor pra mim, por favor. E me diga se você gostava do chocolate e também os outros da Nestlé, e diga também qual que você mais gostava.

    A Banca é Sua: 9/10 - Uma promoção comum da Globo. O problema é que além da Turma da Mônica, também tinha nas revistas adultas. Mas mesmo assim, é bem marcante.

    Então taí minhas notas sobre as promoções da Ed. Globo. Espero que você goste. E me fale se você conhece a HQ do batizado do Sansão e fale dela um dia, OK? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal os seus comentarios de cada promoção. Os minicarros não era miniaturas comuns, eram como os minibugs. Eu não tive Minibugs e Minicarros.

      A hq do sansão foi republicada em "Mônica 50 Anos" e aí tão cedo não falo dela.

      Tbm não gostava do fato det er q recortar as capas na "Um ano de revistas grátis'.

      Não tem como eu mostrar os cartões dos chocolates da turma pq não tenho nenhum, mas citei na postagem de promoção de produtos não comercializados nas bancas.

      Já "A banca é sua" não tinha assinatura de gibis da Turma, só das revistas da Globo.

      Abraços

      Excluir
  10. Especializada no ramo de brindes corporativos e produtos promocionais, a Vitrine de Brindes oferece produtos diferenciados para promover seus eventos, campanhas promocionais, comunicação de marca!

    http://www.vitrinedebrindes.com.br

    ResponderExcluir
  11. A promoção ali era Pinte em São Paulo.No caso da Alemanha,acabou pintando o Sete em Belo Horizonte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk... é mesmo, e dava pra ser mais rsrs

      Excluir