domingo, 30 de setembro de 2018

Turma do Papa-Capim: HQ "O Candidato"


Eleições se aproximando e deixo uma história em que índios fizeram campanha para ver quem seria o novo cacique da aldeia do Papa-Capim. Com 4 páginas no total ,foi publicada em 'Chico Bento Nº 196' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Chico Bento Nº 196' (Ed. Globo, 1994).

Nela, os índios estão em campanha eleitoral de novo cacique, cada um mostrando os seus planos para governar a aldeia. Primeiro é o índio Moacir se apresentando falando que representa a nova geração da aldeia, que vai trabalhar para a aldeia crescer, construirá ocas de dois andares e tabas maiores com vista para o rio.

Em seguida  o índio Jurandir interrompe o Moacir e se apresenta, falando que ele representa a ala tradicionalista da aldeia, que não quer ver índios vestidos com roupas, tênis e coisas de homens brancos e afirma que os índios representam a Terra. 


Logo depois aparece a índia Janaína, falando que as índias é que devem governar, pois elas são guerreiras, corajosas, carregam um bebê na barriga durante 9 meses, dão à luz, cuidam do marido e que chegou a hora de eles reconhecerem a superioridade feminina, a força da mulher. 

Aparecem outros índios como o Tupinambá da Aldeia Liberalista e o Raonito, além do homem branco Estingue. Então, eles brigam, cada um se achando o melhor que os outros para poder governar a aldeia. Até que aparece Papa-Capim falando que é o melhor. Todos dão gargalhada uma criança querer ser cacique da aldeia. Então, Papa-Capim explica que vai demorar muito para o Cacique ser substituído, afinal ele era novo e corpo atlético e com saúde, e até lá os outros candidatos estariam muito velhos, tirando assim a possibilidade de todos serem caciques e tirando o prazer deles, terminando assim.


Uma história bem bolada e inteligente comparando a eleição de cacique com os nossos governantes. Cada candidato teve a sua proposta de governo seguindo as suas filosofias. Teve destaque as propostas de um governo moderno, um tradicional, um feminista, um liberal e uma de homem branco no lugar de ser índio. Eles estavam fazendo planos de cacique sem se tocar que o Cacique atual estava a todo vapor e precisou Papa-Capim estragar com os planos deles. 

Caso fosse pra valer, o leitor ainda podia refletir depois de ler e julgar qual deles teria a melhor proposta e em qual votaria na vida real. Pena que não mostraram as propostas dos 3 últimos, já que o gibi era quinzenal e as histórias de secundários eram mais curtas, mesmo assim foi bacana a ideia do roteiro. Aldeia Liberalista do índio Tupinambá ficou representando um partido, sendo que foi uma referência mesmo a uma tribo que existiu na época do Descobrimento do Brasil.  


Papa-Capim só fez uma participação no final, mas ainda sendo decisivo para a história. Era comum histórias protagonizadas por secundários e os personagens principais aparecerem só no final ou nem aparecerem. Eu gostava quando isso acontecia. Esses índios só apareceram nessa história, como era de costume.

Curiosamente, o índio Raonito e o homem músico Estingue que apareceram como candidatos foram o índio cacique Raoni e o cantor Sting da banda "The Police", como uma referência ao engajamento que o cantor Sting fez em defesa de luta pela demarcação das terras indígenas no Xingu dos índios da tribo Caiapós do cacique Raoni em 1989 na vida real e então o roteirista inseriu essa homenagem na história. A matéria da época que teve essa causa do Sting pode ser conferida clicando neste LINK.


Os traços muito bons, típicos dos anos 90. Chama a atenção das índias aparecerem com seios de fora o tempo todo, com a intenção de mostrar a realidade dos índios tradicionais. Se republicassem, alterariam colocando algum top nos seios das índias. Incorreta por conta disso das índios de seios de fora além de um tema mais adulto não muito bem vindo hoje em um gibi infantil. 

26 comentários:

  1. Ótima história, excelente traços, uma história curta e dinâmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. As histórias eram curtas e muito bem elaboradas, sem enrolação.

      Excluir
  2. Li essa história há poucos dias, mexendo aqui em minha coleção. Muito bom! Um dos candidatos da história é realmente uma paródia ao vocalista do The Police, Sting.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quiseram fazer uma homenagem ao Sting. :D

      Excluir
    2. Mas não foi uma homenagem gratuita. Ela se deve ao famoso engajamento do Sting para com os índios do Brasil:
      https://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,fotos-historicas-o-roqueiro-e-o-cacique,11449,0.htm

      Excluir
    3. Interessante. Não sabia disso. Então com certeza colocaram o Sting por causa disso.

      Excluir
  3. Excelente HQ e não tenho esse gibi!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Historinha excelente! Lembra muito aquela do Chico Bento que o Coronel e o Nho Lau se candidatam à prefeitura.

    Você tem a história "O Paraíso Astral" do aniversário do Cebolinha? Eu estou procurando ela há dias, mas não encontro. Estava no site há muito tempo, mas tiraram depois que teve aquela (péssima) modernizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho essa história do Cebolinha, aí não dá pra postar, mas sei que foi publicada em 'Cebolinha Nº 196' (Ed. Globo, 2002), aí uma forma de vc procurar por esse gibi.

      Essa história do Papa-Capim muito boa mesmo. Já falei sobre essa do Nhô Lau prefeito com o Chico aqui no blog. Aqui o link:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2016/09/chico-bento-hq-ao-vencedor-as-goiabas.html

      Excluir
  5. Marcos,seu eu fosse você,editaria o texto!

    Tapa-sexo nos seios?Seio não é sexo,não é genitália!
    Seios não são órgãos sexuais,sexuais são só o "Piu-Piu" e a "pepeca"!

    Eu trocaria o impróprio "tapa-sexo" por top,simplesmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão. Ainda assim teria alterações se resolvessem republicar. Nunca foi republicada até hoje por conta disso.

      Excluir
    2. Eu tenho uns gibis antigos da TM da Globo com DESENHOS(e não fotos reais) de seios de índias e comprei no sebo almanaques da Panini com as mesmas histórias!
      Puseram tops nos peitos das índias e africanas,notadamente na HQ "Socorro,quero casar!",do Papa-Capim!Que desgosto!

      Que tal fazer uma publicação com essas comparações,com as páginas ou quadrinhos do antes e depois,lado a lado?
      Se precisar,te envio por e-mail as imagens escaneadas que tenho!

      Excluir
    3. Essas alterações eles sempre fazem na Panini. Eu até fazia posts assim quando comprava algum almanaque com alterações assim. Se quiser pode mandar os scans, aí o que der pra encaixar nos posts eu publico.

      Excluir
    4. Obrigado.Mandei lá!Qualquer coisa,te explico sobre as histórias.

      Excluir
  6. http://www.coxinhanerd.com.br/batman-cebolinha-turma-monica/ olha marcos... Dezembro não terá edições de natal... Não sei se tu já leu essa matéria... Achei bacana... Pelo menos uma capa que sairá daqui a dois meses foi liberada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já tinha visto no Universo HQ e Omelete. Pelo menos diferencia um pouco porque sempre é Natal. Parece que deixaram pra Dezembro por conta da Comic Con Experience. Enfim, Dezembro não vai ter Natal.

      Excluir
  7. Uma pena histórias como essas não serem mais publicadas atualmente, pois apesar de temas considerados incorretos para crianças, essas história tem um lado educativo muito bom, pois ajuda as pessoas a pensam e questionar, fora mostrar uma realidade. A Índia com seios a mostra também representa uma realidade, como você mencionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,a índia de seios nus mostra que aqueles povos "selvagens" não tem neura ou maldade com essa parte do corpo feminino,enquanto aqui na cidade,até para amamentar ou vestir blusa sem sutiã,nego reclama!

      Excluir
    2. Pois é, não fazem histórias assim ultimamente e nuca foi republicada, principalmente por causa dos seios de fora. Na época ninguém acho nada de mais e hoje iam implicar muito.

      Excluir
    3. Marcos,não creio que iriam implicar!A maioria não liga,quem reclama é uma minoria barulhenta.
      Veja este link de uma matéria d'O Globo no Facebook e note que a maioria curtiu e amou,e só um punhado de pessoas deu "Grrr!":https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2259160087456991&id=115230991849922
      E o Face é chato,cheio de restrições sexistas!

      Excluir
    4. E como eu disse lá em cima,republicam sim,mas cobrindo com top os seios de índias,africanas e até sereias,mesmo aquelas de peitos sem mamilos que apareciam de vez em quando!E nem as meninas-curumins ou da cidade escapam da censura!

      Excluir
    5. Então, a patrulha do politicamente correto não acha certo isso, aí eles não fazem mais histórias assim e alteram as imagens se precisam republicar tais histórias com cenas incorretas.

      Excluir
    6. Mas como eu já disse,essa patrulha mimizenta é uma minoria barulhenta,paranóica!

      Eu acho que tem mais por trás disso...

      Excluir