terça-feira, 27 de maio de 2014

As Tiras Clássicas do Pelezinho - Volumes 1 e 2


"As Tiras Clássicas do Pelezinho" é uma coleção da Editora Panini que reúnem as tiras do personagem e de sua turma que saíram nos jornais em ordem cronológica, desde que foi criado em 1976. Nessa postagem eu falo sobre os 2 volumes lançados até agora.

Desde 2012, Pelezinho voltou a ter gibis nas bancas, e, com isso uma série de lançamentos foram criados desde então, envolvendo republicações antigas dos anos 70 e 80, como o almanaque "As Melhores Histórias do Pelezinho" e "Pelezinho Coleção Histórica", além de revistas de passatempos e para colorir. Junto com esses títulos, foram lançados também os livros "As Tiras Clássicas do Pelezinho".

Capa do "Volume 1 "(2012)

Aproveitando o sucesso dos livros da coleção "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica", fizeram o mesmo com o Pelezinho. Então, "As Tiras Clássicas do Pelezinho" seguem o mesmo formato dos da Turma da Mônica e cada volume tem formato quadrado 21 X 21 cm, capa cartonada, papel de miolo offset e 132 páginas no total, com 3 tirinhas em preto e branco por página, na horizontal, totalizando 360 tiras no total. São vendidos em livrarias e bancas especializadas, custando R$ 19,80 cada. As capas são retiradas de imagens de várias tirinhas publicadas na respectiva edição. 

Não seguem a ortografia da época, e, sim a atual. E omitem também a numeração original das tiras. De comum também, cada volume começa com uma introdução com um convidado falando sobre a publicação (com um destaque desse texto na contracapa) e no final de cada um, aparece a seção "Notas", que mostra curiosidades e explicações sobre as tiras e aproveitar para dizer que hoje os personagens não agem de forma incorreta.

Nos 2 volumes de "As Tiras Clássicas do Pelezinho", além do público acompanhar a evolução dos traços da Turma do Pelezinho, dá para acompanhar tiras envolvendo piadas e trocadilhos do mundo do futebol. São muito comuns encontrar tiras com situações inusitadas do Pelezinho comemorar gol pulando e dando soco no ar e com seus chutes fortes de superpotência comparados a força da Mônica. 

Capa do "Volume 2" (2013)

O volume 1 foi lançado em 2012 e reúnem tiras de 1976 a 1978. São as primeiras tiras criadas e dá para ver a diferença nos traços dos personagens, principalmente a Bonga e o Cana Braba, que aparece com lábios superexagerados. Ao longo da edição, a gente vê que os desenhos foram mudando gradualmente e já mais no final, já apresentavam os traços superfofinhos, bem característico do final dos anos 70.

Como o Pelezinho foi criado em outubro de 1976, tem poucas tiras daquele ano. Foram apresentadas as características dos personagens pela primeira vez, antes mesmo do gibi ser lançado, que aconteceu em 1977. Conhecemos a Bonga que todos os meninos desejavam, o Cana Braba que jogava mal e vivia falando palavrão, o Frangão, que era goleiro e não agarrava nenhuma bola, a Samira, que oferecia seus quibes duros pra turma, entre outros.

Tiras publicadas no "Volume 1"

Todos os personagens apareceram com frequência nesse volume, só o Jão Balão, o rival do Pelezinho, que apareceu só em 1 tira na página 94, já de 1978. E a Neusinha, a namorada japonesa do Pelezinho, não apareceu porque em boa parte desse volume ela nem havia sido criado. Ela estreou nos gibis na história "Rove Story, Nô", de 'Pelezinho # 7' (Ed. Abril, 1978) e por isso as tiras desse volume não teve presença dela.

O curioso que os amigos só chamavam o Pelezinho de "Pelé" nas primeiras tiras, e só nas tiras de 1978 que passaram a chamar de "Pelezinho" em definitivo. Vale lembrar que as tiras dos jornais originais muitas vezes eram creditadas como "Pelé" e nos gibis de 1977, ele também era chamado de Pelé nas histórias. Como O Pelezinho era versão do jogador Pelé na infância, então eles chamavam o personagem de Pelé mesmo, sem apelido, e depois mudaram.

Na parte de introdução desse volume, o texto foi escrito pelo próprio Pelé, falando sobre o livro e a nova parceria com a MSP. E na seção "Notas" só teve 1 página e não mostrou muitas curiosidades interessantes, foi praticamente toda falando que nas histórias atuais não tem cenas incorretas, como não ter bandidos, não usarem armas, não falar palavrões e nem chamar alguém de "burro", entre outros.

Contracapa do "Volume 1"

Já o volume 2 foi lançado em 2013 e reúnem tiras de 1978 e inicio de 1979. Os traços são os superfofinhos característicos do final dos anos 70. Como não podia deixar de ser as piadas também são referentes ao futebol, a grande maioria.

O Frangão foi o grande destaque do volume, com muitas tiras com ele envolvendo suas lutas e tentativas frustadas em defender uma bola, sobretudo do Pelezinho, em situações absurdas e engraçadas. Ainda em relação aos personagens, a Neusinha apareceu pouco, a partir da página 49. O Jão Balão não apareceu em nenhuma tira. Ele aparecia bem nos gibis, mas em tiras não muito. Já os outros personagens tiveram boa frequência.

Tiras publicadas no "Volume 2"

A introdução desse volume foi escrita por José Alberto Lovreto, o Jal (jornalista e cartunista que criou o "Troféu HQ Mix"), e as "Notas" tiveram 2 páginas e até mostraram mais curiosidades sobre o futebol, mas, lógico, não perdendo oportunidade de falar que hoje não existe mais politicamente incorreto nas produções atuais.

Desde que foram lançados "As Tiras Clássicas do Pelezinho", não produziram mais volumes novos com a Turma da Mônica. As tiras desta coleção já estavam em 1973, e, com isso, os próximos volumes dessa coleção já vão ter muito conteúdo repetido que sairam nos pockets de tiras da L&PM e aí devem estar querendo dar um tempo. Fora que em 2013 havia  muitos lançamentos pelos 50 anos da Mônica e aí acabou não tendo um volume novo com eles.

Contracapa do "Volume 2"

Como podem ver, "As Tiras Clássicas do Pelezinho" reúnem tiras antológicas dos primórdios do personagem e sua turma, com todas as cenas incorretas tão característico da MSP da época. Vale a pena ter na coleção. Afinal, se fizessem histórias novas com os personagens nunca seria a mesma coisa, já que não falariam palavrão e nem agredir ninguém, por exemplo. Como se alguém passa a falar palavrão constantemente ou ser violenta porque leu história em quadrinhos. Até porque no caso dos palavrões são só símbolos como cobra, lagartos, bomba, representando que era um palavrão naquele quadrinho.

Capaz de ter o 3º volume agora em 2014. Pode ser que não, caso tenha o volume 8 de "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica", ou quem sabe lancem os 2 títulos ao mesmo tempo. Só espero que quando lançarem um novo para o Pelezinho não tenha aquela avacalhação de tirar o círculo em volta da boca das tiras que nem como fizeram com o almanaque "As Melhores Histórias do Pelezinho"

Pelo menos as histórias que saem no almanaque são tiradas dos últimos números do Pelezinho da Editora Abril e dá para conseguir tê-las na Coleção Histórica daqui uns 2 anos, ou até mesmo comprar as originais. Já a maioria dessas tiras são muito raras, e mudar tudo, tirando o círculo em volta da boca e colocando nariz seria inadmissível e totalmente lamentável se fizessem isso. Espero que tenham bom senso e continuem como está, ficando aquela coisa tosca e ridícula restrita só ao almanaque "As Melhores Histórias do Pelezinho" para não estragar essa coleção.

16 comentários:

  1. Só comprei dois volumes das tiras clássicas da Turma. Depois, perdi o interesse. O material é bom. Mas me desanimei a acompanhar já com tanta coisa a compra e a ler!

    Quanto à sua expectativa de não mudarem nada neste material, não boto fé!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coleciono esses livros pq acho a qualidade das tiras ótimas. E até não acho muito caro, visto outros especiais da MSP.

      Tomara q não mudem os traços nos próximos volumes pq seria uma tremenda bola fora e desrespeito com os fãs. Aí com certeza deixaria de acompanhar, o q seria lamentável. Pior q tem grandes chances de mudarem, sim. O jeito é aguardar.

      Excluir
  2. Só tenho o vol.2 (breve o vol.1)por enquanto...vale a pena! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muito boas essas tiras... tomara q vc consiga o volume 1 logo

      Excluir
  3. Muito boas as tirinhas que vc postou. As 3 primeiras são excelentes! Nunca acompanhei muito o Pelezinho, mas se tratando de tirinhas, pelo visto essas clássicas são melhores que as da Mônica, pq tem umas tirinhas da MÔnica bem ruins (na minha opnião é claro).

    Tá certo que as primeiras tiras da turma são dos anos 60, e Pelezinho anos 70, mas comparando assim, ri muito mais com essas do Pelezinho. São menos bobas e clichês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As tiras são desse nível das q postei, são muito engraçadas. Eu tbm gosto das tiras da Turma da Mônica, talvez vc estranhe por causa dos traços dos anos 60 e essas do Pelezinho são do final dos anos 70. Mas sobre conteúdo ambos são bem legais. Vale a pena ter na coleção.

      Excluir
  4. Gosto bastante do Pelezinho, e acho que estes 2 primeiros livros ficaram muito bons mesmo, por isso guardo na coleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos esses livros, vale a pena. Guarde com carinho.

      Excluir
  5. Os traços são bem de 1978\1980 , as tiras são bem engraçadas . Vc flalou da tiras clássicas o volume 8 acho que vai lançar no final do ano . Já lançaram a coleção 41 ? eu quero comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem previsão se vão lançar o volume 8 da Turma da Mônica... pode ser q sim ou o 3º volume do Pelezinho... só não acho q vão lançar os 2 ao memso tempo, acho q um ou outro.

      Sobre a Coleção Histórica 41 ainda não chegou nas bancas, mas o certo deveria ser esse mês. Como eles atrasam, deve chegar em junho mesmo.

      Excluir
  6. Ótima postagem, como sempre, mas infelizmente, com ou sem alteração nas tiras, não vi ainda para vender em nenhum lugar aqui em Curitiba.
    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até q parece q não alteraram conteúdo nas tiras... acho q no volume 2 colocaram um "bolas!" no lugar de "droga", em uma tira. Não posso confirmar, mas creio q sim. Espero é q no volume 3 não mudem os círculos em volta da boca do Pelezinho e tirar os lábios dos outros personagens.

      Sobre a distribuição, é horrorosa mesmo. Quem sabe vc encontra no centro da cidade... nas livrarias Saraiva costumam ter. Se não, o jeito é comprar na internet, q tem a vantagem de conseguir um desconto no preço de capa e a desvantagem de cobrarem frete...

      Bom fim de semana tbm. Abraços

      Excluir
  7. Também tenho esses dois volumes assim como os das Tiras Clássicas da TM. Vale a pena ter esse material.

    Quanto a lançarem os próximos, com certeza irão. O problema é: quando? A MSP está produzindo muitos lançamentos e devem estar dando um tempo nas Tiras Clássicas mesmo.

    Hoje mesmo o Sidney tuitou que a MSP conseguiu adquirir a coleção completa de Zaz Traz e do Bidu (da Ed. Continental) e disse "Agora, me aguardem! Afinal, em 2015 o Mauricio faz 80 anos, né?" Ou seja, vem mais coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito q vão lançar ou com a TM ou com o Pelezinho em agosto na Bienal do livro de SP... Não acredito q serão os 2 juntos, mas apenas um e acho q tem mais chance de ser do Pelezinho.

      Muito bom sobre os gibis da Ed. Continental... eles devem relançá-las estilo Coleção Histórica. Se bem q Zaz Traz eram hqs de vários artistas e incluía só algumas feitas pelo Mauricio. Talvez eles façam apenas uma edição especial mostrando só as hqs do Bidu e Franjinha desse título. Vamos aguardar.

      Excluir
    2. O que já tá confirmado de sair na Bienal de SP é a Graphic MSP do Bidu. Não sei se tem mais alguma coisa programada, mas devem ter mais lançamentos. De repente quando tiver mais perto, a gente saiba.

      Pois é. Zaz Traz não era só com o Mauricio. Devem fazer uma coletânea das hqs dele num volume e um outro com as da revista do Bidu. Mal posso esperar isso. =)

      Excluir
    3. Além da Graphic MSP do Bidu, devem lançar tbm o livro "Magali 50 Anos" e "Horácio e seus amigos dinossauros 2". Talvez pinte mais um pocket L&PM e aí alguma "Tiras Clássicas". O q lançarem além disso, será surpresa. Esse ano, são poucos lançamentos, já q acabaram as comemorações.

      Essas revistas do Bidu e Zaz Traz serão espetaculares. Muito bom.

      Excluir