sexta-feira, 13 de março de 2020

Capa da Semana: Mônica Nº 57

Uma capa bem divertida com Mônica e Cebolinha jogando tênis e como a força da Mônica é tão grande, o arremesso da bola vai parar na boca do Cebolinha, que fica muito brabo. Legal também as roupas deles próprias de jogo de tênis.

A capa dessa semana é de 'Mônica Nº 57' (Ed. Globo, Setembro/ 1991).


19 comentários:

  1. Sugestão de quadro: comparar capas nas mesmas datas em anos diferentes. Po exemplo, capa da Mônica de Março de 2020 com a de Março de 1990. Acho que vai ter coisa interessante aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é boa. Já tenho mostrado pelo menos 1 vez por mês alguma história de 30 anos exatos e aí comparar as capas também não é ruim. Sem dúvida vendo as comparações as antigas ganhariam sempre. Quando der eu faço.

      Excluir
  2. Virava e mexia, a Mônica extrapolava os limites do razoável, a capa refere-se a força dela, mas se analisarmos bem, o Cebolinha não rebateu e acabou abocanhando a bola, ele está com expressão de bravo e a expressão da Mônica sugere que está achando a cena cômica e ao mesmo tempo sugere que está sem jeito, que está um pouco embaraçada, como se a culpa fosse dela, só que a culpa foi dele por não ter rebatido, se ele estivesse jogando com outro integrante da turma, levaria uma bolada na boca ou no rosto por não rebatê-la, a bola entalada na boca é que denota a força da Mônica, ou seja, a dentuça é peça fundamental para esta gag, a capa funcionaria também em outros títulos, poderia ser do Cascão ou do Cebolinha, Magali de boca cheia só que não de comida, porém, quem produziria a gag seria a Mônica. Valeu, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse sentido aí considerou que foi culpa da Mônica porque ela arremessou tão forte e com velocidade tão rápida que nem deu tempo do Cebolinha rebater a bola, aí por isso ela ficou expressão de sem jeito sentindo culpa. Com outro personagem no lugar da Mônica não seria tão engraçado. Valeu!

      Excluir
    2. Tem razão, quanto mais força mais velocidade, neste caso é normal os reflexos não concatenarem integralmente com os movimentos, acontece com profissionais, com amadores então é mais comum ainda. Esta gag só funciona com a Mônica, se ela for substituída não tem piada, o que eu disse é que a gag funcionaria em capas de outros títulos, dando um enfoque maior para a bola entalada na boca e menos enfoque para a causadora disso, que no caso seria a Mônica, tipo a capa de Cebolinha 28/Globo, poderia ser capa de alguma edição da Mônica, só mudaria o enfoque, as capas de Cascão 21/Globo e 58/Globo serviriam também pra Magali, a gag de Chico Bento109/Abril também serviria para outros títulos, são inúmeros exemplos, há inclusive uma postagem sua expondo lado a lado as capas de Mônica168/Abril e Cebolinha 47/Globo.

      Excluir
    3. Sim, tinham capas que serviam para vários personagens como essas que você citou. Sem dúvida as da Mônica e Cebolinha que tinham provocações entre eles, uma servia para o outro tranquilamente. Eles podiam até padronizado, deixando as do Cebolinha provocando a Mônica e se dando bem nos gibis dele e as capas com a Mônica se dando bem nas capas dela. Na prática, se misturavam, eram iguais para qualquer um dos 2.

      Excluir
  3. Marcos, essas capas do Maurício dos anos 80/90 são bem melhores do que as atuais, parecem que transpiram mais inocência e um jeito todo da turminha de ser ... Agora aqui, offtopic, se você pudesse escolher entre os almanaques do Cabolinha ou do Cascão da Panini, completos, quais dos dois escolheria primeiro ? (não vale dizer os dois, rssss)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, as antigas eram mais simples e muito mais caprichadas, retratavam bem os personagens como eles eram. Dos almanaques escolheria os do Cascão.

      Excluir
  4. Isso meio que explica também porque os meninos zoam a Mônica, pois ela sempre machuca eles, mesmo sem querer. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é kkk. Mesmo sem querer a Mônica machuca eles, aí aprontam com ela para se vingarem.

      Excluir
    2. sem contar que antigamente ela era mais violenta, batia neles atoa, inclusive na Magali e no Bidu.

      Excluir
    3. Verdade, ninguém escapava de apanhar da Mônica

      Excluir
  5. A história de abertura é essa mesmo, o nº é 27 de 1985, falando em pingue-pongue há também a capa de Mônica 84 de 1977.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse almanaque, muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Legal...tenho essa na coleção..muito boa! ;)

    https://blogdoxandro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo. Que bom que você tem essa edição. :D

      Excluir
  8. no 9 da editora globo a Fankstonica também era a história de abertura.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir