sábado, 28 de setembro de 2019

HQ "Bidu em greve"


Em setembro de 1989, há exatos 30 anos, o Bidu fez uma greve porque a Magali ganhou revista própria e não ele. Compartilho nessa postagem essa história, que teve 4 páginas e publicada em 'Cascão Nº 70' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Cascão Nº 70' (Ed. Globo, 1989)

Começa o Bidu parado e com olhos fechados na história, percebe os leitores olhando e aí ele pergunta o que estão esperando e conta que não tem história porque está em greve. Manfredo pergunta por que está em greve e Bidu conta que está cheio de não ter o trabalho reconhecido, logo ele que é o personagem mais versátil do Mauricio, pode interpretar tudo, sem contar que usa e abusa do nonsense e Mauricio dá uma revistinha para a Magali, só porque a comilona é inspirada na filha dele.


Manfredo fala que vai ter história sim. Bidu pensa que era ele e que ia substitui-lo e Manfredo diz que é o Bugu, que saúda a mãe, falando que é a grande chance dele. Bidu reclama de colocar o canastrão no lugar dele e Manfredo diz que o show não pode parar. Bugu fala que se agradar pode ganhar uma historinha só dele, 

Bidu pergunta se o Bugu se contenta só com uma história e ele diz que porque aí ele põe nas revistas da Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico, ganha a simpatia do público e talvez ganhe uma revista só para ele e chama o Bidu de mãe. Bidu fala que a história é dele, Bugu pergunta sobre a greve. Bidu acaba com a greve e dá um chute no Bugu expulsando da história. No final, Bidu faz as pazes com Mauricio escrevendo bem grande em uma página inteira que ama o Mauricio.


Essa história é bem simples e bem bolada, eram muito divertidas essas histórias de metalinguagem do Bidu Da época que a Magali ganhou revista própria, mostra o Bidu em greve sem querer fazer a história só porque a Magali ganhou uma revista só dela e  ele não. Mistura inveja e ciúme do Bidu da Magali, pois para ele, quem merecia ter uma revista era ele por causa do seu talento versátil. Só desiste da greve ao ver que o Bugu iria substitui-lo na história e ele tem medo de perder seu espaço para o Bugu.


Engraçado ele achar que Magali teve revista porque foi inspirada na filha do Mauricio. Brinca com o ciúme dos personagens por que a Magali ganhou uma revista e dá uma reflexão de qual personagem mereceria ter uma revista também, será que daria certo se tivesse um gibi do Bidu nas bancas. Mostra também a confirmação do Bidu se incomodar e expulsar o Bugu das histórias por causa de inveja e por medo do Bugu ser melhor que ele e ganhar a preferência dos leitores. O final foi bem interessante com Bidu deixando seu amor pelo Mauricio em 1 quadrinho inteiro. 

Ela ensina também aproveitar as pequenas oportunidades para subir na vida. No caso, o Bugu ia aproveitar a oportunidade da greve do Bidu pra ter uma história nos gibis dos personagens principais e á medida que os leitores aceitassem, ele podia ter uma revista só dele, que foi o que aconteceu  com a Magali e o que poderia acontecer com o Bidu. Traços muito bons, típico dos anos 80.


Curiosamente, antes dessa história, o Bidu até teve gibi próprio entre 1960 e 1961 lançados na Editora Continental em 8 edições e ainda teve um almanaque pela Editora Abril em 1981. Depois disso, o que Bidu ganhou de título próprio foram alguns gibizinhos em 1991 e 1992, um "Coleção Um Tema Só Nº 23" em 1999, quando completou 40 anos de criação e 'Almanaque Bidu e Mingau' pela Editora Panini entre 2009 a 2014. História legal de relembrar há exatos 30 anos.

17 comentários:

  1. Logo o Bidu,que é o 1º personagem criado por Maurício!
    Títulos próprios em gibizinhos,até o "extinto" Pelezinho teve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei como o Bidu não falou aí que era o personagem mais antigo do Mauricio,podia incluído isso, que tava completando 30 anos de criação até então, seria legal. Pelo menos ele se contentou com gibizinhos dele, assim como os outros personagens que nunca tiveram revistas mensais.

      Excluir
    2. E quem disse que o Bidu nunca teve gibi? Olha aí nos anos 60: https://muzeez.com.br/galerias/gibis-zaz-traz-e-bidu-anos-60/xCHnMAt6AnpobFMjJ

      Excluir
    3. Sim, ele teve na Editora Continental entre 1960 e 1961, mas depois disso não mais. Na época dessa história ele tava sem gibi.

      Excluir
    4. E olha que Bidu é maior que Franjinha,seu dono ou tutor.

      Excluir
  2. Que belezinha o Bidu,todos os personagens tem a sua importância,e ele e o Franjinha foram os primeiros personagens do Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, todos os personagens são importantes, por isso que existem até hoje. Senão iriam pro limbo do esquecimento.

      Excluir
    2. É mesmo,eu não leio muito por exemplo o gibis do Chico Bento mas gosto dos causos que o Chico conta.

      Excluir
    3. Chico, pelo menos nos gibis antigos era muito bom. Agora anda tão mudado que até desanima.

      Excluir
  3. Eles são muito bons, talvez não teria pique pra gibis mensais deles aí não fazem.

    ResponderExcluir
  4. No passado um quadro de página inteira era raríssimo. Hoje em dia praticamente toda revista tem, sem falar nas histórias longas de mais de 30 páginas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e detalhe que são mais de 30 páginas com enrolação. Antes eram curtas, direto ao ponto e bem divertidas assim mesmo.

      Excluir
  5. Posso confessar? Sempre detestei esse Bidu egocêntrico, ainda mais em histórias como essa em que ele tinha inveja do sucesso dos outros personagens. Tinha vezes que eu torcia pro Bugu se dar bem porque, do jeito dele, ele tinha bem mais graça. Não sou contra essa ideia do Bidu ser mostrado como um ator e a historinha um set de filmagens, mas meu problema mesmo é com esse comportamento de prima donna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ele tinha inveja do sucesso do Bugu, medo de ser mais aceito que ele e aí fazia isso com o Bugu. Vale pela trama pra ser engraçada, mas não é um comportamento digno mesmo.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Porque o Bugu atrapalha Bidu pra atuar nas histórias e o Bidu tem medo do Bugu tomar conta das histórias deles, dos leitores gostarem mais do Bugu do que do Bidu.

      Excluir