quarta-feira, 6 de maio de 2015

Propagandas Alimentícias (Parte 7)

Nessa postagem mostro propagandas de alimentos com a Turma da Mônica que circularam nos gibis da Editora Globo entre 1998 a 2002. Por coincidência,  a maioria delas envolvem algum brinde, que comprando o produto você ganha grátis. Então, essa até pode então ser um complemento à postagem de brindes não comercializados nas bancas, que eu criei há algum tempo.

Em 1998 foi lançado o alfajor de chocolate da Turma da Mônica, da marca "Milch". Junto com o lançamento, perto da Copa do Mundo, tinha a promoção "Tá com a bola". Durante os meses de abril a junho de 1998, em cada embalagem vinha uma figurinha com os personagens envolvendo Copa do Mundo. Foram 32 figurinhas no total e o álbum (pôster) podia ser encontrado nas revistas 'Almanacão Turma da Mônica Nº 8', 'Cebolinha Nº 138' e 'Mônica Nº 139', de abril, maio e junho/ 98, respectivamente.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 232' (1998)

Ainda em clima de Copa do Mundo, o iogurte Chambinho da Turma da Mônica, da "Nestlé", lançado em 1998. tiveram brindes com os personagens. Em cada garrafinha de Chambinho Surpresa, vinha um boneco em miniatura dos personagens vestidos com a camisa da Seleção Brasileira ou bandeiras de alguns países participantes da Copa do Mundo da França para colecionar. 

Foram 14 brindes diferentes durante o período de Copa do Mundo. Para quem coleciona miniaturas, atualmente são raros de encontrar esses bonecos e custam bem caros na internet. Item raro de colecionadores.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 298' (1998)

Passada a Copa do Mundo, o Chambinho Surpresa da Turma da Mônica passou a dar de brinde giz de cera com formato de personagens da Turma da Mônica em 1998. Em cada garrafinha vinha um personagem diferente para colecionar. Na propaganda mostra giz de ceras da Mônica, Cebolinha, Cascão e Bidu, mas acredito que tiveram outros, além desses.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 306' (1998)

As caixas com doces e miniaturas da Turma da Mônica da marca "Sonric's" tiveram miniaturas diferentes no ano 2000. Por causa das Olimpíadas, lançaram a caixinha surpresa Esportes Olímpicos. De brinde em cada caixa, 8 miniaturas dos personagens envolvendo esportes olímpicos, vindo uma em cada embalagem. 

Só que a quantidade de doces diminuíram em relação a caixa de 1995, quando foi lançada. Enquanto que na época, em cada caixa, vinham 10 doces variados, agora em 2000 passaram a vir 5 doces da "Sonric's": 2 pirulitos, 2 chicletes e um saquinho de bala.

Propaganda tirada de 'Coleção Um Tema Só Nº 27' - Magali e o Mingau' (2000)

Em 2001 circulou a nova coleção de figurinhas dos chicletes da "Sonric's" com o tema "Volta ao mundo", que tinham uma imagem do personagem e informação dos países ao lado. Para conseguir o álbum para colar as figurinhas teria que enviar para os correios 10 rótulos diferentes de cada sabor. Aliás, as embalagens também haviam mudado, agora com cada personagem estampando um sabor: Mônica, no sabor de tutti-frutti; Cebolinha, no de hortelã; Cascão, n ode morango; Magali, no de framboesa.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 175' (2001)

Os pirulitos da Turma da Mônica da "Sonric's" tiveram nova embalagem e um novo sabor de laranja em 2001. Par anunciar a novidade fizeram essa propaganda. Continuaram a ter duas versões, um tradicional e outro com recheio de chiclete, mas pelo jeito o sabor cereja foi substituído pelo de laranja.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Magali Nº 30' (2001)

Em 2002, o macarrão instantâneo Miojo "Nissin Lamen" da Turma da Mônica voltou a ter propaganda nos gibis para anunciar a novidade do novo sabor requeijão e as novas embalagens, padronizadas com a Mônica apontando para cada personagem olhando para cima em frente ao prato do Miojo. 

No novo sabor de requeijão era o Anjinho olhando para cima e no sabor de galinha, foi a vez do Cascão. Infelizmente nessa propaganda não foi mostrada as novas embalagens dos sabores de carne e de tomate. Provavelmente, eram a Magali e o Cebolinha olhando pra cima, mas quem era em cada embalagem não dá para saber. Curiosamente, a partir dessa época, em todas as propagandas com uma faixa azul no rodapé mandando visitar o site da Turma da Mônica.

Propaganda tirada de 'Coleção Um Tema Só Nº 34 - Chico Bento e o primo' (2002)

A série continua e em breve posto novas propagandas alimentícias com a Turma da Mônica.

10 comentários:

  1. Eu adorava estas promoções que vinham com brinde, foi uma febre naquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gostava. Promoções sempre eram bem vindas, principalmente as do tipo de juntar e trocar. :)

      Excluir
    2. Marcos, você pretende fazer uma postagem sobre os Álbuns de figurinhas da Turma da Mônica?

      Excluir
    3. Pretendo. Quando der, eu falo.

      Excluir
  2. Este blog é engraçado.Pena que anda meio abandonado.

    http://porramauricio.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... muito bom mesmo. Dava muita risada nesse blog. Eles postavam com frequência por volta de 2010, hj postam bem raramente.

      Excluir
  3. Marcos. Excelente o seu blog. Grande pesquisador. Material que faltava na internet. Parabéns. abrç ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Paulo Back. Fique à vontade para ler. Valeu. Abraço

      Excluir
  4. Gente só eu que adorava o miojo sabor requeijão? #volta

    ResponderExcluir