sábado, 30 de maio de 2015

Capas Semelhantes (Parte 9)

Continuando com a série de capas semelhantes, mostro nessa postagem 5 capas, sendo 2 delas do Cascão, 1 da Magali e 2 do Chico Bento. Todas da Editora Globo, com a exceção da primeira do Cascão em que a original envolve a época da Editora Abril. Em todas, gostei mais da primeira versão de cada.


Cascão Nº 16 X Cascão Nº 428

Cascão com perna-de-pau para poder andar sobre as poças d'água. Foi publicada primeiro em 'Cascão Nº 16', de 1983, com a presença do Cebolinha e Xaveco junto do Cascão. E fizeram uma nova versão, em 'Cascão Nº 428', de 2003, sendo dessa vez com o Cascão aparecendo sozinho e colocaram um arco-íris ao fundo como mudança mais significativa no cenário.



Cascão Nº 12 X Cascão Nº 410

Cascão olhando para a lata de lixo como sendo a melhor obra de arte em uma exposição. Na versão original, de 'Cascão Nº 12', de 1987, ele está em museu com exposição de estatuetas antigas, enquanto que na versão de 'Cascão Nº 410', de 2002, ele está em uma exposição de quadros.



Magali Nº 40 X Magali Nº 84

Magali faz vários alimentos em recorte de papel. Na 1ª versão de 'Magali Nº 40', de 1990, ela está sozinha, dando ideia que está brincando de recortar papéis em casa por conta própria, e ela fez guloseimas como picolé, sorvete, pirulito, etc. Já na 2ª versão de 'Magali Nº 84, de 1992, ela está em uma oficina para aprender a recortar papéis, por isso a presença da Mônica e da professora e a Magali faz frutas, como abacaxi. melancia, banana e maçã.



Chico Bento Nº 257 X Chico Bento Nº 440

Em uma pescaria, o Chico, o Sol e todos os bichos ficam dormindo profundamente. A versão original é de 'Chico Bento Nº 257', de 1996, e saiu outra capa com a mesma piada em  'Chico Bento Nº 440', de 2004. A diferença entre elas é que na versão original, colocaram um balão com onomatopeia para demonstrar que todos estão dormindo, enquanto que na 2ª versão, os balões não aparecem, incluíram uma coruja e uma onça na ilustração, além de tirar a minhoca.



Chico Bento Nº 295 X Chico Bento Nº 405 

Chico coloca um aparelho de som em uma gaiola em vez de um passarinho de verdade, que ficam no lado de fora contentes. Na versão original de 'Chico Bento Nº 295', de 1998, é um gravador com canto de passarinhos que está dentro da gaiola e o Chico está lendo ao som do gravador. Já na 2ª versão de 'Chico Bento Nº 405',de 2002,  foi um rádio que está dentro da gaiola e ele está a toa, sem ler nada.


15 comentários:

  1. Porra Maurício! Copiando capas? Que falta de criatividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk...assim mesmo q o site Porra Mauricio colocaria lá rs. Mas acho q muitas delas o pessoal do estúdio não lembrava q já havia saido antes, salvo as q haviam sido publicadas em pouco espaço de tempo, como as da Magali nessa postagem.

      Excluir
    2. Normal. Além de muitas delas os artistas não lembrarem, sempre haverão ocasiões de precisar repetir a capa ou até histórias curtas com a mesma piada, afinal, depois de tantos anos de Turma da Mônica não tem criatividade que aguente.

      Vou dar como exemplo Chaves, que tem vários episódios semelhantes

      Excluir
    3. Normal. Além de muitas delas os artistas não lembrarem, sempre haverão ocasiões de precisar repetir a capa ou até histórias curtas com a mesma piada, afinal, depois de tantos anos de Turma da Mônica não tem criatividade que aguente.

      Vou dar como exemplo Chaves, que tem vários episódios semelhantes

      Excluir
    4. Verdade, com tantos anos de hqs nada mais normal sair capas e hqs semelhantes.

      Excluir
  2. Oi Marcos, aquele tipo de perna-de-pau do CC 16 é que se usava nos anos 70, depois veio a versão do CC 428, que é mais segura. Meus irmãos mais velhos fizeram para mim, e eu me divertia bastante.

    CC 12 x 410, penso que a capa antiga ficou mais correta. Na primeira cena, era um museu onde tem várias obras de arte (esculturas), muito mais fácil de ser comparado à lata de lixo. Já na cena do 410 não era um museu, e sim uma pinacoteca, e não teria nada a ver, comparar a lata de lixo com quadros.

    Magali 40 x 84, sem dúvida a melhor é a mais antiga, a mais nova não tem nada a ver.

    CH 257 x 440 a primeira é a mais linda, esse passarinho em cima do chapéu do CH está demais

    CH 295 X 405 a capa mais nova é a mais correta, porque dá um nexo de causalidade entre o fato do CH colocar o rádio na gaiola para atrair os pássaros e observá-los. Já na capa antiga ele ligou o rádio e foi ler um livro, nada a ver com os pássaros na janela, que só vieram e nem foram observados pelo Chico.

    Bela postagem, obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CC 16 X 428, com certeza colocaram uma versão mais segura da perna de pau na 428 por causa do politicamente correto.

      CC 12 X 410, acho q a intenção era o Cascão se interessar mais pela lata de lixo e achá-la mais bonita do q as obras em si, independente de estatuetas ou quadros. mas, sem dúvida faz mais sentido a versão da CC 12 e mais bonita visualmente.

      MG 40 X 84, tbm não achei nada a ver elas na MG 84 em uma oficina para aprender a recortar papel. Só gostei da cara da Magali nela, mas a MG 40 ficou bem melhor em tudo.

      CHB 257 X 440, a primeira versão é bem melhor. Engraçado até a minhoca dormindo tbm rsrs.

      CHB 295 X 405, acho q colocaram os pássaros no lado de fora na CHB 295 para dar mais ênfase q ele está ouvindo som de passarinho no gravador.

      Legal q vc gostou da postagem. Abraços

      Excluir
  3. Excelente!Estava sentindo falta desse quadro e do ''Propagandas Alimentícias''!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Tô procurando colocar esses posts uma vez por mês. Em breve pinta um novo das propagandas alimentícias.

      Excluir
  4. Marcos, vc tem o gibi Cascão 275? Poderia compartilhar a história "Espírito de Porco"?

    As capas estão bem boas, as únicas que eu preferi a primeira foram a da Magali e a última do Chico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, cada um tem as suas preferidas. :)

      Quanto ao gibi do Cascão 275 eu tenho. Quando der, posto essa hq.

      Excluir
  5. Há algum tempo procuro uma história em que o Chico Bento, o pai e o primo (não lembro se era o primo mesmo) estão numa casa e tem até problemas com as goteiras... você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, não to lembrando dessa hq agora. Se eu lembrar, aviso aqui.

      Excluir
  6. você também pretende fazer capas semelhantes envolvendo outros títulos, como o do Bidu, gibizinho, turma da mônica extra e almanaques de secundários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, em qualquer título se eu encontrar e for possível vou colocar sim.

      Excluir