sábado, 27 de dezembro de 2014

Capas Semelhantes (Parte 4)

Continuando com a série de capas semelhantes, com mesma piada, mas com desenhos diferentes. mostro 5 capas, sendo 2 delas do Cascão, 2 da Magali e 1 do Chico Bento. Esses personagens foram os que mais tiveram capas assim, até porque suas revistas foram quinzenais a maior parte do tempo. Nessa postagem, as originais do Cascão envolvem a época da Editora Abril, e as demais são da Globo.

Cascão Nº 35 X Cascão Nº 76

Como estamos em época de fim de ano, não podia ficar de fora essa de Natal do Cascão, com o Papai Noel muito sujo depois de sair da chaminé da casa do Cascão. Na original, de 'Cascão Nº 35', de 1983, o Cascão fica sem graça com o que aconteceu e o Papai Noel fica triste, enquanto que na segunda versão, de 'Cascão Nº 76', de 1989, o Cascão fica feliz com o Papai Noel sujo e o Papai Noel brabo. 



Cascão Nº 43 X Cascão Nº 43

Uma grande coincidência foi ter capas semelhantes do Cascão na mesma numeração das Editoras Abril e Globo. Nelas, enquanto o Cebolinha dá banho no Floquinho, o Cascão dá um banho de lama no Chovinista.

Na versão original de 'Cascão Nº 43', de 1984, o Chovinista fica feliz com o banho e o Cebolinha não dá importância pelo Cascão estar sujando o Chovinista , enquanto que na segunda versão, de 'Cascão Nº 43', de 1988, o Cebolinha e o Chovinista ficam surpresos com a atitude do Cascão, e tem detalhes de grama e uma árvore no fundo. 



Magali Nº 4 X Magali Nº 367

Mônica corta um fatia e a Magali fica com o resto só para ela. Foi publicada primeiro em 'Magali Nº 4' ,de 1989, e fizeram uma nova versão em 'Magali Nº 367', de 2003. A grande diferença entre elas é que na primeira, a piada foi com um bolo enquanto que na segunda versão, foi com queijo, além da Magali sair correndo. 



Magali Nº 97 X Magali Nº 272

Magali fica esperando a galinha botar um ovo para já cair dentro da frigideira para comer. A versão original saiu em 'Magali Nº 97', de 1993 e depois teve uma nova versão em 'Magali Nº 272', de 1999, só que dessa vez com mudanças em alguns detalhes, com a frigideira já com fogo alto no chão e a Magali com babador, além de garfo e faca na mão, pronto para comer. Só não apareceu o chapéu de mestre-cuca, como na versão de 1993.



Chico Bento Nº 380 X Chico Bento Nº 446

Os carneiros sonhando com o Chico Bento enquanto dormem. Na primeira versão, de 'Chico Bento Nº 380', de 2001, o Chico aparece no fundo, olhando os carneiros dormirem, confirmando que ele é o criador dos carneiros. Já na nova versão, que saiu em 'Chico Bento Nº 446', de 2005, foram só 2 carneiros, que agora estão em um abrigo, e o Chico só aparece no sonho dos carneiros. 

Aliás, essa piada foi muito utilizada, só que adaptadas ao estilo dos personagens. Até já mostrei as versões com a Magali e com o Cascão nessa seção de capas semelhantes.



Normalmente, eu costumo gostar mais da primeira versão, mas comparando as capas dessa postagem, em todas eu gostei mais as das segundas versões do que das primeiras, com exceção da 'Magali Nº 4' que ficou melhor que a 'Nº 367'. 

Só para constar, as capas dessa postagem da Editora Abril e as de 1999 em diante , eu tirei da internet porque eu não tenho as originais. As demais, são da minha coleção. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

10 comentários:

  1. Dessas capas eu só gostei da segunda versão de Cascão Nº 76 e Chico Bento Nº 446, o restante eu preferi a primeira. Esse Cascão Nº 76 ficou demais, achei bem engraçado o Cascão com esse pijaminha amarelo, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, ficou uma graça o Cascão de pijaminha amarelo. Muito legal essa capa. Eu fiquei na dúvida entre a Magali nº 97 e a 272. A nº 97 é visualmente mais bonita, mas a da 272 tem os detalhes bacanas tbm.

      Excluir
  2. na época do cascão 43 da editora globo, o Chovinista já era limpo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não era muito definido isso, tinha hqs q o Chovinista aparecia sujo de cara, adorando sujeira, em outras, não. Acho q era dependendo do roteirista ou do contexto da hq. Parece q o Chovinista ficou limpo em definitivo nos anos 2000.

      Excluir
  3. Gosto demais dessa série de postagens. Sua pesquisa é bem competente. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Kleiton. Essa série eu gosto tbm, acho bem interessante. Abraços

      Excluir
  4. Muito legal..eu costumo gostar mais das primeiras versões! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm costumo gostar das versões originais. Ficam melhores. Só nessas q a maioria gostei das segundas.

      Excluir
  5. Geralmente eu prefiro a 2ª versão, mas o Chico Bento eu preferi a nº380, mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Marcelo. Pois é, todos tem as suas preferidas. Isso q é bom.

      Excluir