quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Propagandas anunciando brinquedos (Parte 3)

Continuando com a série de propagandas de brinquedos anunciando gibis, nessa postagem mostro as que saíram nos gibis da Editora Globo entre 1987 a 1989.

Em 1987 circulava a propaganda dos "Brincando e Aprendendo com a Turma da Mônica", jogos educativos produzidos pela "MS Artesanatos Ltda". Voltados para crianças pequenas, eram cenas estampadas em madeira, em que as crianças tinham que montar cenas em ordem cronológica para formar historinhas ou juntar 2 cenas que façam sentido (tipo colocar um sorvete caído e Magali chorando ao lado), ou ainda juntar duas cenas iguais associando por cores. Tiveram 4 versões diferentes dos brinquedos e foi lançado ainda em meados dos anos 80, na época da Editora Abril, mas que em 1987 ainda circulava essa propaganda.

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 2' (Ed. Globo, 1987)

As novas bolas da Turma da Mônica da "Apolo" tiveram anúncio nos gibis de 1987. Tiveram 5 versões de bolas diferentes, uma para cada personagem: Mônica, Cebolinha, Pelezinho, Cascão e Magali. Curiosos que o anúncio foi estampado pela Mônica e Cebolinha jogando vôlei caracterizados por pessoas reais.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 11' (Ed. Globo, 1987)

Os brinquedos musicais da Turma da Mônica da marca "Hering Brinquedos" tiveram um novo anúncio em 1987, também reunindo todos os instrumentos em um só, como flauta, piano, tambor, entre outros. Já havia sido lançado em 1985 na época do lançamento com o tema de Natal e agora fizeram essa, que mostro abaixo:

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 23' (Ed. Globo, 1987)

Ainda em 1987 foi lançada a vassourinha mágica da Turma da Mônica. Estampada com Mônica e Cebolinha como bruxos, a vassoura mágica feiticeira aspirava a sujeira tipo um aspirador de pó. E a propaganda ainda tem uma mini-historinha com a Mônica varrendo a casa com a vassourinha, o Cascão entra pulando espalhando sujeira e ela resolve passar a vassoura nele para limpá-lo. Hoje em dia, iriam evitar lançamento de uma vassoura como essa porque a patrulha do politicamente correto ia reclamar que é trabalho infantil, que estariam obrigando as crianças fazer serviços domésticos de casa.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 12' (Ed. Globo, 1987)

Em 1988 foram lançados os produtos feitos em borracha atóxica da Turma da Mônica da "Argon". Eram chaveiros, jogo de dama e quebra-cabeças todos com material de borracha, bem fofinhos, que não causam alergia. Foram 4 versões de chaveiros, um para cada personagem, 3 versões de quebra-cabeças com lindas ilustrações e um jogo de damas.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 21' (Ed. Globo, 1988)

A "Carbrink" lançou em 1988 os novos carimbos e massas de modelas da Turma da Mônica e também da Turma do Chico Bento. Foram 3 versões de carimbos, tanto para Turma da Mônica quanto para o Chico Bento e mais uma de massa de modelar com a Turma da Mônica. No anúncio, aparecem Mônica e Chico Bento juntos mexendo com a massa de modelar e carimbo, respectivamente, e as embalagens de todos os produtos.

Propaganda tirada de 'Cebolinha Nº 22' (Ed. Globo, 1988)

Em 1989 foi anunciada a clássica barraquinha da Turma da Mônica da "Maliber" com uma linda estampa com os personagens. O anúncio, mostrando a barraquinha, fala que as crianças podem brincar em qualquer lugar porque são leves e fáceis de montar.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 75' (Ed. Globo, 1989)

Foi lançado em 1989 o "Mexe Muda" da Turma da Mônica da "Natania Edições e Jogos Criativos Ltda". Era uma espécie da quebra-cabeça de madeira e pintura atóxica, que quando girava, podia fazer várias combinações com os personagens, como o Cascão com vestido da Mônica ou Magali com cabeça no meio do tronco e pernas, entre outras.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 11' (Ed. Globo, 1989)

A Estrelinha Mágica, da "Tec Toy", foi lançada também em 1989. Com o grande sucesso do filme "Turma da Mônica e a Estrelinha Mágica" lançado em 1988, a personagem estrelou algumas histórias nos gibis daquela época e lançaram esse clássico brinquedo. Ela cabia na palma da mão e acendia uma luzinha piscante e fazia um pequeno barulho como se estivesse cantando enquanto segurava. Esse brinquedo foi um marco, virando febre com as crianças, todo mundo queria ter a Estrelinha Mágica.

Propaganda tirada de 'Mônica Nº 36' (Ed. Globo, 1989)

A série continua e em breve posto novas propagandas anunciando brinquedos com a Turma da Mônica.

10 comentários:

  1. Brinquedos muito interessantes que certamente devem ter marcado a infância de muita gente. Achei lindos os brinquedos musicais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Com certeza todos marcaram a infância na época.

      Excluir
  2. O curioso das propagandas das balas "Apolo",é que quem estampava também era o Pelezinho,que nem mais circulava nas bancas.E qual é?É tão politicamente incorreto ajudar a mãe em casa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. O Pelezinho não tinha mais gibis, embora saiam almanaques dele até 1986 e teve um pocket As Grandes Piadas do Pelezinho em 1987.

      Para mim, não acho nada demais os filhos ajudarem as mães, mas com o politicamente correto e o Estatuto da Criança e do Adolescente vão inventar que é exploração, trabalho infantil, essas coisas.

      Excluir
  3. Marcos, viu o novo almanaque do Louco? Nele tem um monte de histórias antigas, incluindo a de estreia dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim. Só a de abertura q é de CB #127 de 1997 e uma tirinha inédita, as demais todas da Editora Abril. Muito bom.

      Excluir
  4. Muito boa a postagem, melhor época para propagandas mesmo!

    Marcos, tenho outra dúvida sobre origem de personagens. Em qual gibi a Aninha estreou? Cheguei a ver ela na história "Eta, Cheirinho" de cabelos pretos, mas pela fala do Titi ela parece já ter aparecido antes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quando foi a estreia da Aninha exata, talvez por volta de 1982. Ela ficou com os traços que conhecemos só em 1985.

      Excluir
  5. Os brinquedos da Mônica, sempre foram os mais legais! Eu sempre tinha vontade de ter algum que eu via a propaganda! Por sorte, até tive uns que eu amava brincar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, vendo a propaganda dava vontade de ter. Eu também gostava de brincar com os que eu tinha

      Excluir