Olá! Meu nome é Marcos e colecionador de gibis da Turma da Mônica há 25 anos, ou seja, desde 1988. Eu colecionei direto os gibis inéditos daí até no inicio de 1998, sendo que os gibis do Cascão e Chico Bento prolonguei até a metade daquele ano, esperando chegar ao nº 300, e os almanaques prolongando até inicio de 1999, enquanto tinham, histórias da Editora Abril neles.
Acho que como todo colecionador fã de quadrinhos para de comprar por um tempo e depois volta. No meu caso, em 1998 as histórias já não estavam as mesmas, não tinham mais aquele encanto de, pelo menos, uns 3 anos atrás (sem saber que a coisa iria piorar). Talvez se deva ao falecimento da roteirista Rosana, que pra mim foi um divisor da qualidade das histórias. Desde que ela morreu em janeiro/ 1996, a MSP nunca foi a mesma.
Então depois de 1999 sem nenhum contato com a turminha, em 2005 chamou a atenção a edição nº 232 da Mônica, em que o Mauricio fazia aniversário e resolvi comprar. Para minha surpresa, as histórias já estavam completamente diferentes, traços diferentes, cheios de caretas e roteiros sem noção. A partir daí passei a prestar atenção nas histórias e passar a folhear nas bancas decepcionando cada vez mais. Hoje, eu só compro edições históricas e realmente importantes pra ter na coleção, já que as qualidades das histórias vem decaindo cada vez mais. E compro edições antigas que eu perdi ou em estado melhor, em sebos e internet.
Capa da Mônica nº 232 - Editora Globo, 2005 |
Resolvi então criar esse blog para falar sobre a Turma da Mônica. Só que você pode pensar: "Ah, mais um blog da Turma da Mônica? São tantos" . Sim, mas nesse espaço pretendo mais falar sobre as curiosidades, de revistas antológicas ou histórias especiais ou que simplesmente gostei. Enfim, de tudo que a MSP já fez de bom um dia e infelizmente não faz mais. Quando eu comprar algum gibi novo, vou dar minha opinião dele também. Na verdade, eu costumava falar alguma coisa na comunidade oficial do Orkut, dando opinião em tópicos criados lá. Como o Orkut anda caído, quase ninguém entra, acho que aqui pode ser que mais gente possa ler. Não sei como será a periodicidade da atualização do blog, mas espero atualizar sempre. Espero que gostem.
Legal,gostei...bem vindo ao mundo de blogueiro,amigo! ;)
ResponderExcluirAbçs do amigo, XANDRO.
http://blogdoxandro.blogspot.com.br/
Valeu Xandro... Abç
ExcluirDemorou, Marcos.
ResponderExcluirVocê tem muito o que compartilhar. Sei que falta tempo etc., mas é só ir postando que der.
Sobre das um tempo em coleção, é assim mesmo. Já passei seis anos sem comprar um gibi!
Vi numa entrevista com Neil Gaiman que ela já passou cinco anos sem contato com HQs.
Mas sempre voltamos. É isso que diferencia uma paixão de um impulso... (ou amor de uma paixão?)...
Abç!!
Uma sugestão?
ResponderExcluirPara comentar em seu blog, é necessário inserir cóigos tipo captcha... Eu retiraria isso...
Abç!
Valeu Xandro... seja bem vindo aqui também.
ResponderExcluirKleiton, obrigado pelo comentário. É verdade, todo fã de quadrinhos acaba voltando a comprar. Pode até não colecionar, mas compra uma edição ou outra.
ResponderExcluirQuanto ao comentários no blog com códigos, parece que foi resolvido. Não sabia que era padrão. Tbm não gosto disso. Se não resolveu, me avise. Abç
Ótimo! Até desestimula quando vemos aquelas letras para digitar...
ResponderExcluirEu era viciado em turma da Mônica, comprava muitas revistas até 2000/2001 quando parei. Voltei a ler as revistas há pouco tempo, e te digo que estou decepcionado. As mudanças que fizeram com a turma da Tina e o politicamente correto (Cebolinha colando cartaz com a caricatura no muro é de lascar) são lamentáveis.
ResponderExcluirBem vindo Bruno
ResponderExcluirInfelizmente cada vez mais tá piorando. É roteiro, desenhos, tudo tá ruim. Ficam preocupados em não dar mau exemplo e fica estragando os personagens.
Esse lance de colar cartazes no muro é triste mesmo a ponto de até nos almanaques eles redesenham as hqs colocando cartaz. É lamentável tbm o Chico ãao levar tiro de sal, Cascão não brincar no lixo, etc.
E Tina é a maior decepção dos últimos tempos. Esses traços são ridiculos, parecem Barbie e o Rolo foi o pior. E vai piorar mais pq vão criar novos traços quando relançarem a revista dela.
Marcos,
ResponderExcluirMas aí tem uma coisa totalmente errada, já que os almanaques são republicações, as histórias deveriam ser mantidas intocáveis, afinal, trata-se de um produto do seu tempo. Eu comprei a revista do Pelezinho e, para minha surpresa, há uma menção a cantora Lady Gaga (!!!) na história.
E a turma da Tina virou uma Malhação da vida, uma mulher adulta que tá mais parecendo uma adolescente.
Eu não sei o que deu na cabeça do Maurício, mas o pior que ele está ganhando cada vez mais grana, ou seja, sem esperanças de melhora nessas atitudes.
Eu ainda não retomei com as revistas Disney, mas acho que do lado de lá as coisas estão melhores...
É, eu tenho tbm esse do Pelezinho. Achei um absurdo, pior q está frequente isso de mudar nos almanaques. Ou mudam para se encaixar com a atualidade, no caso da Lady Gaga, a cantora da revista original as crianças não vão saber quem é. Ou mudam, principalmente por causa do politicamente correto. Eu penso se for para mudar q não republiquem então.
ResponderExcluirCom certeza Tina tá horrivel mesmo, nao dá pra acompanhar.
Sempre fico triste quando leio que alguém não compra mais turma da Mônica. Razões à parte, já tentei dar essa parada e simplesmente não consegui, pois a turma da Mônica está enraizada na minha vida. Aprendi a desenhar com ela, colocando carbono na folha e rabiscando, copiando depois, a olho, num papel ao lado... posso até passar muitos meses sem turma da Mônica, mas certamente irei comprar alguma revista porque sinto necessidade. Eu me sinto feliz com uma revista e, é claro, sempre espero que os ourros também tenham essa felicidade.
ResponderExcluirComo você, já tive um período em que fiquei muito tempo sem compar revista nenhuma. Foi por volta de 1994 a 2007. Desfiz-me das revistas que tinha porque minha família me enchia o saco dizendo que eu já era grande demais para ler quadrinhos, e dei um tempo nas compras de qualquer título pelo mesmo motivo. Em 2007, através daqueles pacotinhos que vendiam no Carrefour, voltei a ler gibis. Era um do Tio Patinhas e outro do Zé Carioca. Minha leitura foi voltando bem lentamente até que uns amigos foram me incentivando cada vez mais e, um belo dia, ganhei de presente um caixa com muito gibi bom. Daí, percebi que tudo ficou "sem controle". rsrs...
Voltei a ler Turma da Mônica com a revista "TURMA DA MÔNICA", antiga Parque, já da fase Panini. Acho que era o número 37. Desde então, posso até passar longos meses sem obter alguma, mas estou sempre comprando. Não penso em parar, pois essas mudanças não afetaram só a MSP. Leio um monte de títulos e todos eles mudaram ao longo do tempo - super-heróis Marvel, DC, Disney... - não gosto de algumas mudanças, outras não me incomodam. Enfim... é isso aí!
Compreendo seus motivos e fico na torcida para que algo mude e que você possa novamente voltar a se interessar pelas revistas da turma da Mônica.
Abraços e parabéns pelo espaço!
Fabiano Caldeira.
Fabiano, legal o seu comentário. Realmente tudo muda ao longo dos anos, com a MSP não poderia ser diferente. Os gibis têm público alvo as crianças e são pra elas q são feitos. Se a criançada está gostando é o q importa. Eu não curto os gibis novos, mas quem sabe eu mude de ideia algum dia. Só compro mesmo antigos em sebos e de novos só edições especiais, a maioria envolvendo republicações..
ResponderExcluirContinue comprando os novos, mas aconselho tbm a comprar os almanaques para conhecer as histórias do tempo q vc não comprava gibis.
Abraços
Eu estou comprando aos poucos. Aqui tem ótimos sebos, os gibis são colocados lá em estado de novos, até cheirinho de novo tem, muitas vezes. A grana é que é curta mesmo e não dá pra levar todos de uma vez. rsrsrs....
ResponderExcluirEstou atento às tuas dicas porque percebi que muitas tem muito a ver com o que gosto.
Abraços. Fabiano Caldeira.
Que legal, muita sorte quando a gente encontra gibis praticamente novos nos sebos.
ResponderExcluirAbraços
Adorei a iniciativa! Irei acompanhar o blog e comentar assim que puder. :D
ResponderExcluirObrigado Danil... fique à vontade para ler e comentar. Abraços
ResponderExcluirMuito boa a tua iniciativa de montar um blog, Marcos.
ResponderExcluirEu também fiquei um bom tempo sem colecionar revistas. Quase 18 anos. Mas o surgimento da Turma da Mônica Jovem me resgatou e voltei com tudo.
Vou acompanhar o seu blog e contribuir na medida do possível.
Um abraço.
Bem vindo André. Pelo q vejo é muito normal parar por um tempo e depois voltar a colecionar. Alguns demoram mais, e sempre voltam. Abraços
ResponderExcluirBem Legal seu blog Marcos,continue sempre o atualizando.
ResponderExcluirObrigado Matheus, seja bem vindo e fique á vontade para comentar. Abraços
ResponderExcluirOi, Marcos! Acredita que eu descobri as coleções históricas esses dias? kkkkkkkk Comprei um gibi da Mônica dias atrás e, para a minha surpresa (de quem não lê a turminha há anos) achei bemmmm fraquinho! Minha felicidade é ler os gibis antigos mesmo! Quando criança nunca imaginei que um dia estaria atrás das histórias antigas uhahuauhauha Gostei do seu blog espero passar por aqui mais vezes! bjs
ResponderExcluirOi Natália, Legal q vc gostou do blog... seja bem vinda. Os gibis antigos são muito melhores, sem dúvida.
Excluirlegal seu blog hein mano
ResponderExcluirValeu. Muito obrigado.
Excluirola, Marcos! parabens pelo blog!!
ResponderExcluirDuvida, vc coleciona até 1998, pois também coleciono e quero manter um foco, como me aconselha?
Gostei bastante do seu blog e estou seguindo, tentando manter o foco. Parabens!
aguardo
Se puder divulgar seu email, o meu é helder.navarro@live.com
ResponderExcluiradoraria trocar informações com vc!
abraços!
Para quem começa, sugiro comprar as mais antigas, e aí cada vez vai aumentando mais a coleção. Valeu por ter gostado do blog. Abraços
ExcluirPrezado Marcos,
ResponderExcluirMuito boa noite! Permita-me que eu me apresente.
Meu nome é Lucas Pestana, e estou pensando seriamente em conduzir um trabalho de pesquisa acadêmico explorando religião e temas correlatos nas revistas de Turma da Mônica (e, talvez, em algumas de Turma da Mônica Jovem).
A dificuldade técnica disso, é ter acesso aos gibis antigos, bem como navegar por todos eles, em busca das HQs-chave.
Por isso, estou entrando em contato contigo, para lhe solicitar uma força -- possivelmente, auxílio técnico por um tempo.
O contato com você, como autor do "Arquivos Turma da Mônica" -- um grande repositório de informações sobre os gibis da turminha, com informações que talvez não encontre em outros lugares, seria vital em meu projeto; por isso, venho aqui para tentar o contato.
Mandei-lhe mensagem pelo Facebook, com email e informações de contato.
Um email meu que me sinto à vontade para postar publicamente aqui é: lucastcpestana@hotmail.com
Obs.: Ainda, meu nome na maioria das redes sociais: @lucaspestana
Desde já agradeço muito, e aguardo (ansioso) um possível retorno!
Uma excelente semana, Deus o abençoe!
Marcos, parabéns pelo seu blog! Muito bom! Concordo com todos quando dizem que as histórias antigas são melhores, seja no roteiro, seja no desenho. As imagens que você publica no blog você conseguiu digitalizando as revistas? Eu tenho alguns gibis antigos e gostaria de fazer o mesmo. Será que digitalizando pelo celular (usando o CamScanner) fica bom? Um abraço!
ResponderExcluirObrigado por ter gostado do Blog, continue acessando. Eu digitalizo por impressora de computador mesmo, mas parece que dá por esse aplicativo do celular, só que nunca testei pra ver como fica.
Excluirvc podia, se tiver saco, publicar uma lista das melhores estórias da turma da mônica de todos os tempos, já que vc é um leitor antigo. seria algo inédito e um legado para os futuros leitores.
ResponderExcluirabs!
Tá legal, quando der eu faço post assim.
Excluirmuito obrigado!
ExcluirMarcos eu sempre gostei de lê os gibis da turma da Mônica quando era criança, tenho 43 anos e gosto da da fase dos anos 80 e 90, eu tinha vários quadrinhos das antigas, ai quando fiquei adolescente comecei a troca pelos de heróis da marvel e da Dc, mais confesso que me arrependi não de ter trocado mais de me desfazer deles, agora só acho gibis antigos em scans... Gostei muito do Blog tem muita recordação, já estou seguindo... tamo junto irmão.
ResponderExcluir" agora só acho gibis antigos em scans." - cara, fez muito bem em trocar por scans
ExcluirScant os scans são legais mais eu prefiro os gibis mesmo
Excluirgibis são legais, mas tem o problema do espaço.
Excluirfora que os gibis anos 80/90 marvel/dc tiveream vários cortes e adaptações nas estórias originais
além disso, a maioria foi publicado em papel jornal, que é de baixa qualidade
se for para ter físico, prefiro garimpar republicações pela panini
O pior é desfazer deles, podia ter guardado em um canto quando não quis mais, que foi o que eu fiz. Scans já é alguma coisa, mas ainda prefiro ter os impressos, tocar no papel, ter as cores originais, isso vai dá preferência de cada pessoa. De fato, o papel das revistas antigas era de baixa qualidade, principalmente os dos anos 70 e 80, tipo se desse uma dobra na capa, a revista se esfarelava onde dobrou, ainda assim prefiro os impressos apesar de tudo.
Excluir17:44 24/03/2013: nasce um blog!
ResponderExcluirVerdade 😃
ExcluirLegal
ResponderExcluir:D
ExcluirSim , a msp ( maurício de sousa produções ) não é mais a mesma sem a rosana .
ResponderExcluirEla fez grande falta mesmo.
Excluiragora essa versao de hoje politicamente correta e um nojo https://notinciasemcensura.blogspot.com/2024/06/imagens-fortes-video-mostra-ultimas.html
ResponderExcluirTem razão, sempre um nojo.
Excluir