sábado, 27 de abril de 2019

Astronauta: HQ "Solidão"


Em abril de 1989 foi lançada a história "Solidão" do Astronauta, em que ele sentiu solidão e um imenso vazio durante suas viagens espaciais. Com 6 páginas, foi pulicada em 'Cebolinha Nº 28' (Ed. Globo, 1989).

Capa de 'Cebolinha Nº 28' (Ed. Globo, 1989)

Começa com o Astronauta em mais uma das suas viagens espaciais, quando de repente ele para a nave, se queixando que não aguenta mais essas aventuras, que deve voltar para casa, rever a família e amigos e acabar com a solidão, já que ele está se sentindo um nada na imensidão do universo e em casa ele é querido por todos e realmente importante.


Astronauta chega no seu sítio na Terra e já vai procurando a sua mãe. Só que para sua surpresa ela não fica entusiasmada com sua presença, não fez festa com a sua chegada, apenas diz que não é para fazer barulho, pois o pai dele está dormindo e que depois conversam porque está atrasada com o almoço.

Com isso, Astronauta vai visitar seu amigo Ditão e o convida para jogar futebol quando ele acabar de tirar o leite da vaca. Ditão diz que não dá porque depois vai dar comida aos porcos e capinar o quintal. Assim, Astronauta vai à procura da sua namorada Ritinha, imaginando que com ela vai ser diferente, mas se decepciona também ao ser atropelado por ela, que estava correndo por estar atrasada para a aula da faculdade e também não podia dar atenção.


Em seguida, Astronauta encontra o seu cachorro Rex, que estranha o seu dono e avança nele, precisando o Astronauta subir em árvore para não ser mordido. Astronauta lamenta que todos estão ocupados e não dão a mínima atenção a ele e se sentiu sozinho em sua própria casa e resolve voltar para o espaço sideral; Já na nave, ele deixa em modo automático e resolve dormir,

Enquanto dorme, ele tem pesadelo de estar sozinho em um vazio e tenta fugir para todos os lados e só aumenta o vazio. Ele acorda desesperado, quebrando o vidro da cápsula da sua cama espacial, lamentando que a solidão vai acabar com ele e voltar a dirigir a nave, bem triste e deprimido.


Nessa hora, surge o roteirista da história, Robson Lacerda, conversando com o Astronauta que não era para se aborrecer, que a solidão era dele. Todos do estúdio já haviam ido embora e ele ficou para fechar a produção do mês e acabou se sentindo sozinho e passou isso para a história. Astronauta sai da história e convida o Robson pra jogar dominó e assim os dois se divertem, acabando com a solidão de um do outro.


Essa história é muito boa, fala sobre solidão e depressão, como a solidão pode se transformar em depressão e situações que ainda podem fazer piorar a situação, sem deixar piegas. No caso, até tinham histórias do Astronauta se sentir sozinho no espaço, sem ninguém para conversar, sendo que nessa história a solidão foi extrema e na esperança de ter um apoio na companhia de seus familiares e amigos e se sentir querido, teve a grande decepção de ninguém se importar com a presença dele depois de muito tempo, que as coisas que estavam fazendo eram mais importantes que a sua presença lá, nem a própria mãe deu confiança, o que deixou o Astronauta arrasado e sentindo mais solitário e deprimido do que estava no espaço sideral.


O final foi bem interessante do roteirista Robson Lacerda que transformou a sua própria solidão no estúdio para os sentimentos do Astronauta. Era comum histórias dos roteiristas e Mauricio  de Sousa contracenando com os personagens, em 1989 estava bem frequente isso nos gibis, todos os núcleos de personagens tiveram histórias assim e não só os da Turma da Mônica. Uns não gostam de roteiristas interagindo com os personagens, com eles sabendo que são personagens em quadrinhos, já outros adoram, aí vai de gosto de cada um. Atualmente, não fazem mais histórias assim de encontros dos personagens com roteiristas.


Os traços muito bons e com uma ótima arte-final, excelente o desenho do universo na primeira página. A mãe do Astronauta parece muito com a Tia Nena da Magali, pelo visto não repararam esse detalhe quando criaram a Tia Nena. Essa foi a última história com a Ritinha como namorada oficial do Astronauta, antes de ela se casar com outro homem após cansada das longas viagens espaciais do Astronauta. Dessa vez teve um título, coisa rara na época nas histórias do Astronauta. Muito bom relembrar essa história, que completa exatos 30 anos.

20 comentários:

  1. Não é a primeira história que leio sobre solidão com o Astronauta. Realmente é um personagem que fica muito só. Uma ideia que teria sido boa em minha opinião é terem criado um outro personagem para contracenar com ele, em suas viagens espaciais, como um segundo astronauta. Assim, renderia até mais assunto para as histórias. Só quando o Astronauta está em casa é que aparecem outros personagens fixos, sendo que a maior parte do tempo ele está no espaço. O que achei estranho nessa história é ele não tirar o traje espacial, acho que seria o óbvio ser a primeira coisa que deveria fazer. Como eu já disse em posts anteriores: pra mim, acertaram em cheio a correção que fizeram nos traços atuais, de deixar o tamanho do personagem mais proporcional quando está usando o traje espacial. Antigamente, como nessa história, o Astronauta quando estava com o traje ficava muito mais baixinho do que realmente era, isso sempre achei super esquisito. Os traços agora ficaram mais coerentes. Acho que é uma das poucas coisas que acertaram nos traços nos últimos tempos, já que a maioria das mudanças nos traços dos personagens da Turma da Mônica foram para pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando tinham histórias com o Astronauta e solidão. Nos anos 90 criaram o Computador que falava e contracenava com ele, deixava mais um humor com histórias com Astronauta viajando no espaço. Fora esse, só mesmo a família, o Ditão e a Ritinha quando raramente visitava a Terra. Os alienígenas que apareciam nunca forma fixos, cada história era um diferente.

      Na história, dá pra entender que apareceu de traje na terra porque ele tava muito ansioso de rever a família e os amigos e nem quis tirar o traje. Fica mais uma fantasia isso do Astronauta gordinho dentro do traje espacial, os absurdos de histórias em quadrinhos, pra mim tanto faz. Questão de gosto.

      Excluir
  2. Que legal essa história,a solidão do Astronauta se deve ao roteirista do gibi,que depois foi o único que lhe deu companhia,demais!

    ResponderExcluir
  3. hoje em dia não fariam uma história assim por achar que vai traumatizado as crianças nessa época tinham também histórias de solidão do Horácio. Horácio e astronauta são os personagens mais filosóficos da turma da monica quer dizer eram hoje não se faz mais histórias assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não fariam mesmo por acharem algo triste para as crianças. O que é uma pena porque ensina o que é solidão e depressão de forma simples e sem ser didático. Astronauta e Horácio tinham histórias filosóficas bem interessantes.

      Excluir
  4. Afinal,O Astronauta é adulto ou criança?Ele baixinho diante da Tia N...digo,sua mãe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É adulto, só ficava baixinho quando estava no seu traje espacial.

      Excluir
    2. Pois é,mas aí eu vejo um antigo comercial da Cica(ainda existe?),anunciando o Salão da Criança e,como sugere o tema,só tinha crianças da TM:Mônica(com o Jotalhão,mas animal não conta),Magali,Chico Bento,Zé da Roça,Nico Demo e...O Astronauta!

      Excluir
    3. A Cica não existe mais. Astronauta foi criado em 1963, então naturalmente já dava pra aparecer nos comerciais da Cica junto com a turma. Pelo visto estavam comemorando o salão da criança com os personagens do Mauricio, mas não necessariamente com as crianças da turma, pelo visto colocaram os mais conhecidos.

      Excluir
    4. Mas ainda existe o extrato de tomate Elefante,embora seja de outra marca(Cargill).Descobri isso hoje,quando fui fazer compras,e levei uma caixa!

      Excluir
    5. Tem o extrato de tomate, mas com outra marca. Depois da Cica virou Knorr e agora Cargill

      Excluir
  5. Oi, Marcos! Sou professora, e estou trabalhando o gênero narrativa policial com meus alunos do sétimo ano. Gostaria muito de levar "O caso dos dez porquinhos", que você relembrou e resenhou aqui no blog em 2013. Você poderia me ajudar a acessar a história completa? Meu email segue: carolinafabiano93@gmail.com. Se puder me ajudar, vai ser demais! Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Está aqui o link da postagem dessa história do Cascão. Ela está completa aí.

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/11/cascao-hq-o-caso-dos-10-porquinhos.html

      Excluir
    2. Ah, muito obrigada!! Valeu mesmo!

      Excluir
  6. Isso aí, a distância que o Astronauta estava era longe e aí esse aspecto mais baixinho que a mãe. E mesmo se fosse mais baixinho, também seria normal. Ele no traje é que aparenta mais baixo do que quando não está com traje, não só por conta da roupa ser redonda, é que faziam a perna mais baixa.

    Podiam ter mais personagens fixos com ele e não só a sua família na terra. No espaço, de fixo só o Computador dele, nem equipe espacial é fixa, as vezes que apareceram contracenando com seus superiores em cada história era um chefe ou equipe diferente.

    ResponderExcluir
  7. De fato, essa história foi mesmo boa, embora eu tenha ficado com muita pena sobre a solidão do Astronauta.

    Só que isso acaba de me lembrar uma coisa: Eu entendo que tinham leitores que costumavam pular as HQs do Astronauta, principalmente porque tinham muitas histórias filosóficas dele (coisa que, infelizmente, não se faz mais hoje), assim como as histórias do Horácio, que eram muito mais filosóficas. Até mesmo HQs do Bidu eles também não perdoavam.

    Mas como eu disse, eu entendo muito bem como eles sentem. Eu, por exemplo, quando era criança, eu não era de pular nenhuma história desses personagens, inclusive do Bidu. Bem, isso é, só pulava as do Horácio mesmo, pois eu não entendia nada sobre as mensagens e só preferia ler aquelas que tinham humor. Só mesmo quando a gente cresce é quando entendemos o que essas histórias significavam.

    Então, não importa a questão de gosto que cada um tem. O importante é que independente do que seja, muitas histórias dos personagens citados eram bem trabalhadas e davam muito mais gosto de ler, ao contrário de hoje, em que, lamentavelmente, a criatividade está ficando cada vez mais extinta, o que é uma grande pena.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu pena do Astronauta nessa história. Sim, muitos pulavam histórias do Astronauta, Horácio e Bidu. Eu até sempre gostei de todos, o núcleo que menos gostava, mas ainda assim eu não pulava histórias, era Turma da Mata.

      Abraços

      Excluir