terça-feira, 19 de maio de 2015

Tirinha Nº 26: Mônica

Uma tirinha muito engraçada com o Cebolinha chorando porque a Mônica caiu no buraco, mas o motivo do choro e da tristeza não foi porque ele estava preocupado que a Mônica se machucou, e, sim, porque não viu o momento da Mônica caindo para dar boas risadas na hora. Tinha que ser coisa do Cebolinha. Sensacional.

A tirinha foi publicada originalmente em 'Mônica Nº 59' (Ed. Globo, 1991).


30 comentários:

  1. Ah, meu caro Marcos! O Cebolinha é mesmo um zoeirão, né? O que ele mais adora fazer no mundo, além de bolar planos infalíveis, é sacanear com a Mônica! Principalmente, xingando ela de dentuça, gorducha, baixinha e bobona. E nessa tirinha, não foi diferente!

    E vamos falar sério: Na minha opinião, essa tirinha deveria ser mais do Cebolinha do que da Mônica, afinal, sacanear a Mônica é coisa tradicional do Cebolinha, né?

    Eu sei que essa tirinha foi publicada em 1991, mas você não acha ela mais antiga? Porque provavelmente, deve ter sido publicada nos jornais dos anos 80, por isso o motivo desses traços. Portanto, essa daí é uma republicação, só que colorida.

    E se não me falha a memória, essa tirinha era disponível no antigo site da turma, só que em preto-e-branco, assim como foi publicada nos jornais dos anos 80. Só não lembro se era tirinha tinha mesmo no site, porque prefiro muito mais o portal antigo do que esse novo.

    E já que a tirinha foi publicada em Mônica # 59, de 1991, tem como você falar, um dia, da hilariante HQ Nem Fróide Explica, que abre esse gibi?

    Sobre o enredo da história, a turma vai para um psicólogo só pra encher o saco do doutor de lá. Na minha opinião, essa é uma das histórias que se encaixaria muito bem com o Seu Juca no lugar, mas colocaram um outro doutor para a história, e até que não ficou muito ruim. Mas fala a verdade: Você também acha que essa história seria perfeita pro Seu Juca?

    Sobre a republicação da história, ele foi republicada recentemente na Panini e foi a HQ que encerrou o Almanaque da Mônica # 43, de 2014. Mas eu não sei e nem lembro se essa HQ foi republicada antes na Globo. Mas se não me falha, acredito que foi republicada num Almanacão de Férias ou num Almanacão Turma da Mônica, mas eu não posso confirmar. Você sabe se a HQ já foi republicada antes na Globo?

    Não só essa HQ de abertura do gibi que eu te recomendo, como também a divertida HQ A Cabeleira, em que a Mônica acidentalmente esbarra num tônico capilar do Franjinha, o que resulta num cabelo monstruoso, que invade a cidade. O final dessa HQ é hilário, a Mônica fica irada da vida com o Franjinha, pois ele fica careca, graças ao tônico, que foi um verdadeiro fiasco. Sinceramente, eu racho mutio o bico desse final até hoje!

    E sinceramente, essa e a HQ de abertura foram as melhores HQs do gibi. Eu, inclusive, já conhecia essa HQ pelo antigo site e quando ela foi republicada no Almanaque da Mônica # 70, de 1999, mesmo eu não tendo esse almanaque. E foi ótimo o site incluir essa história, já que essa é uma das minhas HQs favoritas da Mônica.

    Pra terminar, claro que eu não vou nem te perguntar se você conhece essas HQs, já que como você mostrou a tirinha da edição, então é óbvio que você as conhece, não é?

    Então, espero que tenha gostado do comentário, que responda as minhas perguntas e que fale dessas histórias citadas um dia.

    E já que eu tô falando, esses dias eu passei no sebo perto da minha casa e me deparei com o Almanaque da Mônica # 70, de 1999. Mas como eu sempre não tenho dinheiro, fica torcendo pra que não levem esse almanaque antes de eu voltar lá pra comprar.

    Além desse almanaque, também encontrei muitos outros gibis e almanaques da turma da Ed. Globo, inclusive bem mais antigas, como as dos anos 80, incluindo Cebolinha # 5 e # 10, ambos de 1987, por exemplo. Com certeza, quando eu tiver um dinheirão, espero que vai ficar muito feliz quando eu voltar com uma tonelada de gibis.

    E uma coisa é certa: Vê se diga pra mim que a melhor época dos gibis da turma foi na Ed. Globo.

    Tá, eu sei que o comentário é grande, mas espero que tenha gostado dele, mesmo assim. Abraços e tenha um bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, desculpe! Esqueci de dizer que a tirinha acima foi republicada no Almanaque da Mônica # 32, de 2012, mas eu não sei se ela foi republicada antes na Globo. Abraços!!

      Excluir
    2. Tirinha legal. A maioria das tirinhas q saiam nos gibis daquela época eram aproveitadas de jornais dos anos 80, só q coloridas. E essa foi uma. Não cheguei a ver essa no antigo site deles. Deve ter sido republicada em algum almanaque da Globo, mas não sei qual.

      Quanto às hqs citadas, muito boas mesmo. A do Nem Fróide Explica foi republicada no Almanaque da Mônica nº 58, de 1997. A melhor época pra mim são os primeiros gibis da Globo, entre 1987 a 1991.

      Tomara q não levem essas revistas aí quando voltar a esse sebo. E seria bom vc só ir ao sebo com dinheiro pra poder comprar o q interessa e não correr risco de ficar sem, caso levem depois. Escreva depois comentando se levaram alguma dessas 3 quando vc for lá, mas espero mesmo q consiga comprá-las.

      Bom dia pra vc. Abraços

      Excluir
  2. Tem toda a razão, Fabiano! O Cebolinha é mais malandro que o Sérgio Mallandro, não é? Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkk a cara da Mônica é engraçada também. kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se esqueça do Cebolinha chorando, que também é espetacular.

      Excluir
    2. A Mônica ficou passada com ele. Muito boa. kkkk.

      Cebolinha chorando tbm foi legal. Muito bem desenhada.

      Excluir
    3. E o melhor é que piadas parecidas com essa já apareceram aos montes nos gibis.

      Excluir
    4. Sim, como hqs semelhantes. :)

      Excluir
  4. Rsrs... é a cara do Cebolinha.

    Muito malandro mesmo rs. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. kkk. O verdadeiro Cebolinha q a gente conhece. Muito bom.

      Excluir
    2. Pois é! Além do planos infalíveis, sacanear a Mônica é outra coisa que ele tem de melhor, não é?

      Excluir
    3. Verdade. Isso ele sabe muito bem rs.

      Excluir
  6. kkkkkkkkkkk..nunca tinha visto essa antes!! ;) :D

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcos, sei que não é o post certo para isso, mas hoje vim falar da minha experiência com as edições #100, e a #1 da 2ª fase da Panini.

    No início do mês, eu fui a banca comprar as edições 100, e não encontrei praticamente nada. Comprei só a do Cebolinha e Turma da Mônica (antiga Parque), achei estranho pois a banca sempre recebia as mensais com abundância. Hoje, fui a banca e encontrei as versões deluxe das nº 100 e as nº 1 da nova fase, achei um pouco estranho, pois a banca geralmente nunca recebe essas versões especiais. Não posso negar que foi uma bela jogada de marketing da Panini, tirar as versões normais da nº 100 de circulação logo pra já jogar as versões especiais das 100 junto com as nº 1.

    Infelizmente, o dinheiro estava pouco então só comprei a 100 deluxe da Magali e a nº 1 da Mônica.

    Quanto á essa nº 1, não vi nada de especial tirando a história de abertura, escrita por Emerson B. de Abreu, um fato curioso é que ele escreveu a nº 1 da Mônica na 1ª e 2ª fase.

    Mas eu gostei da reformulação de design, começando pela capa, na Globo tínhamos só a cabeça do personagem, na 1ª fase da Panini tínhamos o "busto" do personagem, nessa 2ª fase temos de corpo inteiro. Enfim, vou esperar sua resenha das nº 1 para botar minhas considerações por completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, fugiu um pouco do assunto, mas tudo bem. Acho q deviam ter avisado que iam ter as Nº 100 metalizadas, aí por causa disso não comprei nenhuma dessas versões. É mesmo conteúdo, então sem chances de comprar todas ao mesmo tempo, vou ficar só com as versões normais.

      Já nas Nº 1 achei todas normais, comprei só pelo lado histórico, q também achei bobagem reiniciar numeração... se for só pra mudar design, não precisaria reiniciar, podendo mudar em qualquer número.

      Excluir
  8. Respostas
    1. E com a cara do Cebolinha, não é?

      Excluir
    2. Muito hilária. Como o Cebolinha era mau rsrs

      Excluir
    3. E era mesmo! Por isso que eu acho que essa tirinha deveria ser mais do Cebolinha do que da Mônica, certo?

      Excluir
    4. Também acho q é mais do Cebolinha do q da Mônica. A piada foi dele.

      Excluir
  9. Eu tenho a revista com com essa tirinha, é muito boa! Comprei num sebo no ano passado.
    OBS: É o mesmo comentário que postei antes, mas excluí porque esqueci de apertar em "Notifique-me" e daí se não apertasse ali, ficaria sem saber se respondeu o comentário ou não rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi é muito bom. Legal q vc conseguiu. Tá beleza, sem problema de ter deletado rs.

      Excluir
  10. E é por isso que amo o politicamente incorreto

    ResponderExcluir