quarta-feira, 4 de março de 2015

Propagandas Alimentícias (Parte 5)

Continuando a série de propagandas de produtos alimentícios da Turma da Mônica, nessa postagem mostro as que circularam nos gibis entre 1994 a 1998. Algumas delas bem inusitadas e que nunca imaginava que fosse existir.

Em 1994, circulou a propaganda das minipizzas da Turma da Mônica, da "Frescarini". Eram pequenas, do tamanho ideal para as crianças.  Em cada embalagem tinham jogos e passatempos para as crianças se divertirem. Nessa propaganda, mostra um desses passatempos, que foi um "Jogo dos 7 erros". Nela, só foi mostrada a embalagem das minipizzas, sem fazer ilustração dos personagens ao fundo e não foi especificado quantas minipizzas vinham em cada pacote, mas dá para ver que era bastante.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 140' (1994)

Os chicletes da Turma da Mônica, da "Sonric's" costumavam vir figurinhas nas embalagens para colecionar e colar em um álbum de figurinhas que se conseguia separadamente. A cada ano renovavam o tema das figurinhas nos chicletes. Então, em 1996 circulou essa propaganda anunciando que os chicletes estavam com 40 novas figurinhas com tema de esportes radicais. As figurinhas, dessa vez, eram pra transfixar, ou seja, você riscava sobre um papel, por exemplo, e a imagem transferia para o papel. Por isso as imagens das figurinhas na propagandas ficaram como se estivessem saindo do papel. Os chicletes tinham do sabores de tutti-fruti e hortelã.

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 249' (1996)

Já em 1997, a "Sonric's" lançou o chicle de bola de melancia da Magali. Antes só tinham chicletes de hortelã e tutti-fruti com a Turma da Mônica e então fizeram essa novidade com a Magali. E ainda vinha de brinde 30 figurinhas com o tema "No mundo da comilança", que, provavelmente juntas, formavam uma historinha, assim como era nas outras versões de álbuns de figurinhas dos chicletes da "Sonric's".

Propaganda tirada de 'Cascão Nº 285' (1997)

O açúcar da Turma da Mônica, da "Portobello", foi lançado em 1997. A diferença em relação a versão tradicional é que o açúcar da Turma da Mônica tinha mais ferro que a versão comum, ou seja, mais nutritivo e saudável. Na época me surpreendi de ver esse lançamento, não imaginava que um dia iriam vender açúcar da Turma da Mônica. Na época, eles começaram a criar tudo quanto foi produto da Turma da Mônica e o açúcar foi um deles. pelo menos, esse foi enriquecido com ferro e foi útil.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 217' (1997)

Em 1997, foi lançado o requeijão cremoso da Turma da Mônica, da "Nestlé". Além de se deliciar com um requeijão gostoso, quem comprava ainda pôde colecionar 6 copos de vidro com ilustrações da Turma da Mônica. Cada copo com um desenho diferente, muito bonitos e decorativos. Desses mostrados no anúncio, eu tive os 2 primeiros: o de tema de circo e o com a Mônica e Cebolinha nadando no fundo do mar. Hoje esses copos são raros de se encontrar e custa muito caro na internet.

Propaganda tirada de 'Parque da Mônica Nº 55' (1997)

Em 1998, o requeijão da Turma da Mônica da "Nestlé" ganhou dois novos copos para coleção. Para anunciar fizeram essa propaganda mostrando a imagem dos copos novos, com ilustração ao fundo do Louco e da Magali. Ao longo dos anos foram criados mais outros copos de requeijão da "Nestlé" aos poucos até o ano 2000. Antes dessas do anúncio abaixo, tiveram com tema de Copa do Mundo e futebol, e depois com datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Carnaval e até Descobrimento do Brasil. Sempre com ilustrações bem caprichadas.

Propaganda tirada de 'Almanaque da Mônica Nº 69' (1998)

Seguindo a linha de produtos inacreditáveis, em 1997, lançaram os ovos da Turma da Mônica, selecionados especialmente para as crianças. Ovos comuns, mas no verso de cada embalagem, vinha uma receita preparada com ovos. Na propaganda, uma bonita ilustração dos personagens segurando os ovos em uma mesa com vários alimentos. Essa também foi uma surpresa para mim na época, difícil de imaginar que um dia fizessem ovos com a Turma da Mônica.

Propaganda tirada de 'Magali Nº 222' (1997)

Com base nos ovos da Turma da Mônica, em 1998 fizeram também os ovos caipiras da Turma do Chico Bento, da "Granja Shinoda". Na embalagem mostrava o dia que a galinha colocou o ovo, além de vir um quebra-cabeça com os personagens da Turma do Chico Bento e uma receita caipira no verso da embalagem. Ao menos, incentiva as crianças a comerem ovos, pode dizer que foi a Giselda, galinha do Chico, que colocou os ovos. Curiosamente, na propaganda dos ovos da Turma da Mônica não informaram marca, mas creio que seja também da "Granja Shinoda".

Propaganda tirada de 'Chico Bento Nº 297' (1998)

A série continua e em breve mostro outras propagandas alimentícias aqui no Blog.

12 comentários:

  1. Marcos, fui ao Sebo e comprei 5 gibis, sendo que um deles é da editora Abril, o Chico Bento 18. Com esse agora eu tenho dois gibis da editora Abril. os outros são da editora globo, são eles: Mônica 36, com a história praia quente do Rubão e Mariazinha, Cascão 143 e 163 e Chico Bento 256

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gibis muito bons q vc arrumou. Legal q conseguiu outro da Ed. Abril. Tenha fé q vai conseguir mais.

      Excluir
  2. muito boa a sua postagem . a esquesi de falar tenho 239 gibis da turma da monica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Bacana, vc tem bastante gibis. :)

      Excluir
  3. Marcos, como sempre outra ótima postagem. Acho muito legal isso sobre comidas, propagandas e outros sobre a turma. Só uma correção: no chicletes da Magali o tema é No Mundo da Comilança e não melancia. Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto de ver essas propagandas sobre comidas, eram bem caprichadas. Valeu pela correção dos chicletes. Já corrigi o erro. Abraços

      Excluir
  4. Mini pizza, cara! Devia ser bom...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho q devia ser gostosa. A massa devia ser bem especial.

      Excluir
  5. "eles começaram a criar tudo quanto foi produto da Turma da Mônica"
    Você já viu, recentemente (não muito recente), os sacos para lixo da Turma da Mônica? É... Primeiro o açúcar, agora saco de lixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem saco de lixo da TM? kkkk. Nunca imaginei. É, realmente inventam de tudo, q nunca pensamos q fosse exisitr...

      Excluir
    2. é cada coisa que eles inventam que até saco de lixo tem

      Excluir