sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Capas Semelhantes (Parte 6)

Nessa postagem mostro 5 capas semelhantes do Chico Bento, sendo todas da Editora Globo, com exceção da primeira original, que envolve a época da Editora Abril. Como de costume, gostei mais da primeira versão em todas.

Chico Bento Nº 89 X Chico Bento Nº 248

Chico enrosca o fio da vara de pescar no logotipo da sua revista, em uma excelente piada de metalinguagem. Na 1ª versão de 'Chico Bento Nº 89', de 1986, o fio enrosca apenas na primeira letra "C", o Chico faz força para tirar em pé e são 3 peixes rindo da cara dele, enquanto que na 2ª versão, de 'Chico Bento Nº 248', de 1996, o fio se enrosca em todas as letras do logotipo, ele está sentado e aparece só um peixe. 



Chico Bento Nº 2 X Chico Bento Nº 184

Giselda faz ninho bem no chapéu do Chico Bento. Na capa da revista original de 'Chico Bento Nº 2', de 1987, a cena acontece fora do galinheiro, a Giselda está deitada, os pintinhos já nasceram e o chapéu está ao contrário. Já na versão de 'Chico Bento Nº 184', de 1994, eles estão dentro do galinheiro, o Chico aparece no momento que os ovos estão se chocando e o chapéu está em sua posição normal.



Chico Bento Nº 44 X Chico Bento Nº 327

Chico e Rosinha namoram no meio da ponte, empatando a passagem dos outros. Na versão original, que saiu em 'Chico Bento Nº 44', de 1988, a ponte está a beira de um penhasco e tem várias pessoas querendo passar, inclusive uma vaca, enquanto que na segunda versão, de 'Chico Bento Nº 327', de 1999, estão à beira de um rio e só 2 pessoas estão querendo passar, um em cada lado.



Chico Bento Nº 169 X Chico Bento Nº 304

Os peixes pulam para a vara de pescar do Chico para se livrarem da poluição do rio, mostrando uma boa crítica social. Saiu primeiro em 'Chico Bento Nº 169', de 1993, sendo que na ocasião foram 8 peixes que pularam na vara e o Chico estava sentado, e fizeram outra capa semelhante em 'Chico Bento Nº 304', de 1998, sendo dessa vez foram só 4 peixes e o Chico ficou em pé. Uma coisa interessante que dessa vez nas 2 versões, o fundo ficou rosa em degradê e o logotipo ficou azul. 



Chico Bento Nº 239 X Chico Bento Nº 393

Chico usando os livros da escola para pegar goiaba. A maior diferença entre elas é que na versão original de 'Chico Bento Nº 239', de 1996, aparecem o Nhô Lau e professora Marocas brabos com ele, afinal, o Chico está roubando as goiabas do Nhô Lau, e na 2ª versão, de 'Chico Bento Nº 393', de 2002, só aparece a professora Marocas. Agora, a grande coincidência entre elas foi a roupa da Marocas que ficou igual nas 2 versões. Muito legal.



Só para constar, as capas do 'Chico Bento Nº 89' da Editora Abril, assim como as de 1999 em diante dessa postagem, eu tirei da internet porque eu não tenho as originais. As outras, são da minha coleção. Em breve, posto mais capas semelhantes aqui no Blog.

14 comentários:

  1. Oi Marcos, legal a comparação, as mudanças até que não foram tantas pois preservaram a ideia original, ora intensificando a piada, ora amenizando como que querendo ajustar aos novos tempos.

    Por exemplo, na imagem da ponte sobre o abismo, deu até um frio na barriga de ver a altura na primeira imagem, eu não passaria nesta pinguela de jeito nenhum, quando mais, ficar sentado namorando, e por isso gostei mais da imagem sobre o rio.

    Agora, nesta comparação da cena de pesca no rio poluído, também percebi que o olhar do Chico agora está direcionado ao leitor, como a questionar, tipo assim: O que você acha disso, amigo leitor?

    De todo jeito é gostoso comparar as capas, e ver que todas são boas piadas e mereciam de alguma forma ser republicadas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paulo, é muito legal ver a comparação das capas. A ideia da piada sempre a mesma, mas mudam certos detalhes. Muito bom.

      Na capa com eles no abismo de fato um perigo, mas os tempos eram outros e faziam de tudo. Ao colocar o rio, amenizaram o politicamente incorreto.

      Excluir
  2. Dessa vez em todas eu achei a primeira versão mais bonita. Achei as capas de Chico Bento Nº 89, Chico Bento Nº 44 e Chico Bento Nº 169 muito bonitas, principalmente essa Nº 89, adoro essas capas simples, com o personagem bem grande e o fundo branco, com uma piada bem legal. Achei essa capa do Chico Bento Nº 393 muito feia, a primeira versão ficou infinitamente mais bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas simples sempre as melhores, sem dúvida. Eu tbm adorava capas com fundo branco,ficavam muito bonitas, porém mais fácil de amarelar com o tempo.

      Na Nº 393, acho q se colocassem o Nhô Lau tbm ficaria melhor. Tbm gostei mais da primeira de todas essas.

      Excluir
  3. Muito boa mesmo esta série de postagens, Marcos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana sim. Legal ver a comparação entre elas. Abraços

      Excluir
  4. Desta capas, eu me lembro apenas daquela do Chico da editora Abril.
    Eu gostei das duas versões de todas essas capas.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo as capas sendo com piadas repetidas eles caprichavam nos desenhos, aí normal as 2 ficarem boas e as vezes até difícil de escolher a melhor. Legal q vc teve essa do Chico da Abril, essa não tenho.

      Excluir
  5. Na última capa ali o Chico sobe em cima dos livros de Geografia,Português,Matemática e Ciências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, na capa nº 393 eles mostraram as matérias dos livros, mas na nº 239 só o de geografia foi especificado.

      Excluir
  6. capas simples mais bem desenhadas muito boa a sua postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato eram muito bem desenhadas. Valeu.

      Excluir