sábado, 17 de janeiro de 2015

Tirinha Nº 22: Turma do Penadinho

Uma coisa muito comum e que sempre deu certo na Turma do Penadinho foi misturar os fantasmas e monstros associados a fatos do nosso cotidiano. Essa tirinha retrata bem isso, com o Cranicola fazendo um cadastro, mas que se enrolou quando foi perguntado sua altura. 

Não foi falado cadastro para que ele estava fazendo, mas nem importa. O importante foi a piada, muito divertida, por sinal. Legal ver também o cadastro ainda sendo feito com máquina de escrever. Muito bom.

Dá pra estranhar tirinha do Cranicola em final de expediente. É que nos gibis da Editora Abril dos anos 80, quase não tinham tirinhas no final do expediente, deixando o lugar para anunciar a história da próxima edição ou outras revistas da Editora Abril, sem ser da Turma da Mônica. Em 1986, as tirinhas no final voltaram, mas de vez em quando colocavam alguma do Penadinho, Bidu, Anjinho e Magali (que não tinha revista própria), em vez de ser do personagem da revista. E essa do Cranicola foi uma delas. 

Talvez colocavam para divulgar os pockets "As Melhores Piadas", que estavam em circulação na época. E, curiosamente, tirinhas sem do personagem da revista, retornou nos gibis da Globo de 2003, quando colocavam tirinhas do Bidu e do Penadinho no final do expediente em alguns gibis.

Essa tirinha foi publicada originalmente em 'Cascão Nº 106' (Ed. Abril, 1986).


23 comentários:

  1. Aguardando ansiosamente a resenha de Magali #500.. o q vc achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai ter uma resenha da Magali # 500, semana q vem... só adianto que achei fraca e não gostei.

      Excluir
  2. no gibi da editora Abril que eu tenho, Mônica 159 de 1983, tem uma tirinha da Mônica, mas ela está no meio do Gibi. Isso era comum na época? No final do gibi tem uma propaganda, acho que era do gibi dos smurfs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, parece q nessa época, eles estavam começando a mostrar as propagandas na última página e à princípio deslocavam a tirinha para o meio do gibi. Aconteceu tbm com um gibi do Cascão na época. Mas, logo depois tiraram as tirinhas de vez para deixar só os anúncios. Então, o normal era os gibis não ter tirinhas.

      Excluir
  3. Muito boa! ainda não me acostumei a falar ''Cranicola'' do jeito certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirinha legal mesmo. Pois é, quando a gente se acostuma a ler de um jeito, dificil se acostumar a ler certo. Nem esquenta se não conseguir ler certo. Eu até hj não consigo ler "Tuga" rsrs.

      Excluir
  4. É engraçado que quando criança as pessoas me corrigiam quando eu pronunciava "cranicóla" pra agora eu saber que estava certa, hahahahaha!
    Eu gosto muito do traço do Penadinho dos anos 70, o estilo "pontudo" o fazia parecer mais adulto (ele era até desenhado mais alto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Ana! Eu também pronunciava CraniCOla quando criança, mas hoje em dia, eu pronuncio assim e também CraNIcola.

      Muito engraçado dizer que os traços do Penadinho dos anos 70 fazem parece-lo mais adulto.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ana, vc tava certíssima, é CraniCOla mesmo rs. Eu pronunciava CraNÍcola quando criança, mas depois corrigi isso.

      Dava impressão sim ele parecer mais adulto nos anos 70. Nos anos 80, ele ficou mais fofinho.

      Excluir
    3. Exatamente, Marcos! Prefiro mais o Penadinho fofinho a partir dos anos 80 do que o Penadinho feio e adulto dos anos 70. E você?

      Excluir
    4. Gosto mais do Penadinho fofinho dos anos 80, mas não acho feio os traços dos anos 70. As vezes até tinha um contorno azul interno, q ficava muito bom.

      Excluir
  5. Adianto que não comprei Magali 500. Pelo jeito, só a da Mônica mesmo me agradou nessas comemorações de 500. Bom domingo, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, o da Mônica foi o q mais me agradou também. Mas gostei tbm do Cebolinha, achando melhor o da Mônica. Tenho todas as edições # 500, até por causa do valor histórico.

      Bom domingo. Abraços

      Excluir
    2. Legal que você esteja cuidando disso.
      Eu não penso nessas coisas, então....

      Não tenho achado o trabalho dessa fase Panini tão desprezível assim.
      Só que também não está tão admirável. As melhores revistas parece que estão sendo as do Chico Bento e Magali. As vezes eu tenho essa impressão.

      Eu queria mesmo era que, a partir do 101, o conteúdo tivesse mais histórias legais para Mônica e Cebolinha. E pensar que no passado eu vivia com vontade de ter uma revista deles e até babava de felicidade quando eu conseguia alguma. Agora, sei lá, não está tão ruim, mas, não estão com aquela corda toda.

      Abraços.

      Excluir
    3. Pra mim os gibis estão fracos demais, muito bobos, nada me agrada, principalmente os traços e letras péssimos. Dentre os q vi, pra mim os menos piores são da Mônica e Cebolinha, pq pelo menos ainda tem plano infalível, os meninos levando coelhada, essas coisas. E os piores são do Cascão, q está decadente e completamente descaracterizado.

      Enfim, questão de opinião. E creio q a tendência é piorar a partir do nº 101 em diante. Não vejo melhoras na MSP.

      Abraços

      Excluir
    4. Pode ser..... Sabe o que acontece? Eu vejo nos gibis atuais da Mônica algo muito menininha. Antigamente não era tanto assim. Pra você ter uma ideia, faz muito tempo que não compro uma revista da Mônica. Nem lembro quando foi o último número que comprei. Curiosamente, ganhei de uma vizinha duas edições um tanto recentes. Uma em que a chamada de capa é sobre a lagartixa na parede e outra sobre um meteoro. Mas foi porque eu ganhei, pois nunca nem me passou pela cabeça comprar. Também, antigamente, os gibis da Mônica traziam uma boa variedade de personagens, pois Cascão e Chico Bento era finas demais para incorporarem turma da mata, Tina, Rolo, Pipa e Zecão, Jotalhão, Horácio, Astronauta e muitos outros. Agora que as revistas possuem mais páginas, esses personagens foram jogados para os outros títulos também. Alguns só aparecem na do Chico, outros transitam entre Mônica e Cebolinha, e há os que aparecem em todos os títulos como Bidu e Penadinho, por exemplo.

      Eu nem li essas revistas que ganhei. Já faz alguns meses e não tive nem vontade de folhear. Peguei porque a vizinha ia jogar fora. Mas tenho até medo do dia em que eu resolver ver o que tem dentro, o que será que vou encontrar.

      Abraços.

      Excluir
    5. Essas revistas são que você ganhou são respectivamente a #71 (Novembro de 2012) e #78 (Junho de 2013). A Mônica é a única mensal que eu compro regularmente, apesar de não me agradarem os traços e os roteiros de quase todas as histórias. Só pra colecionar mesmo.
      A #71 tem uma interessante homenagem ao ex-narrador Osmar Santos. Em "É ripa na chulipa" aparece um menino chamado Osmarzinho (caricatura do Osmar) que narra uma partida de futebol entre os meninos e as meninas da turminha. Mesmo com aqueles horríveis é bacana a história.

      Excluir
    6. Fabiano, de fato as hqs da Mônica andam meio pra meninas, as da Magali tbm. Pelo menos as vezes tem planos infalíveis e os meninos ainda se dão mal no final, embora algumas vezes não apanham. Ainda acho melhorzinhos os gibis do Cebolinha, depois da Mônica.

      Sobre essas revistas q vc conseguiu, acho q vc devia ler. Apesar dos roteiros fracos, acho q não dá pra julgar sem ler. Vai q tem uma surpresa boa de gostar das hqs, só não agradando os traços, q deve ser o q está te afastando de ler. Dê uma chance a elas e se não gostar mesmo, doe pra alguém.

      Excluir
    7. Fábio, nem sabia q fizeram homenagem ao Osmar Santos. Bacana a ideia deles. Espero q o roteiro seja bom.

      Em relação a traços, estão decadentes mesmo, cada vez pioram mais.

      Excluir
  6. Fábio e Marcos, tudo bem? Eu vou ler, sim. Só não tornei prioridade na leitura, mas a partir do momento em que as aceitei, ficarão comigo com muito amor e carinho e serão lidas, sim. Eu não sou tão exigente com as HQs, mas tem edição que realmente consegue me desanimar um pouco. Mas venho ficando mais acostumado com a msp na Panini. Eu até consegui e li a Turma da Monica Jovem número um.

    Abraços aos dois. Obrigado Fabio pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom, Fabiano. Boa leitura e espero q goste dos gibis. :)

      Excluir