quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Capas Semelhantes (Parte 3)

Continuando a série de capas semelhantes, nessa postagem mostro 5 capas da Editora Globo, sendo 1 para cada personagem, com a da Mônica sendo almanaque.

Almanaque da Mônica Nº 8 X Almanaque da Mônica Nº 63

Os personagens dando a mão um para o outro em volta do planeta Terra, simbolizando amizade e paz. Essa capa ficou muito bonita publicada no 'Almanaque da Mônica Nº 8', de 1988, e depois fizeram uma nova versão no 'Almanaque da Mônica Nº 63', de 1997, já com moldura, mudando os personagens e com uma piadinha com o Do Contra de costas.



Cascão Nº 67 X Cascão Nº 230

Chovinista sonhando com o Cascão pulando cerca em vez de carneirinhos. Na 1ª versão de 'Cascão Nº 67', de 1989, colocaram o Cascão em tons azuis pra representar que era um sonho e na 2ª versão de 'Cascão Nº 230', de 1995, o Cascão ficou colorido, e teve um detalhe de colocarem uma ração ao lado do Chovinista.



Magali Nº 18 X Magali nº 322

Magali encarna a Chapeuzinho Vermelho, e, ao ser abordada pelo Lobo Mau, descobre que ela já tinha comido todos os doces que ia levar para a vovozinha. Já tiveram várias capas assim com a Magali encarnando a Chapeuzinho Vermelho em diversas situações, às vezes até com a presença da própria Chapeuzinho Vermelho e da Vovozinha. Porém, essas 2 que mostro foram as que ficaram mais parecidas.

A versão original foi de 'Magali Nº 18', de 1990 e a diferença maior na 2ª versão, de 'Magali Nº 322', de 2001, foi que fizeram uma floresta mais detalhada, além do Lobo Mau ficar com cara de quem não entendeu nada. Como não tenho, a imagem da 'Magali Nº 322' eu peguei pesquisando na internet.



Chico Bento Nº 254 X Chico Bento Nº 347

Chico Bento encontra bichos dormindo na sua rede bem na hora que ele vai deitar nela. Saiu primeiro em 'Chico Bento Nº 254', de 1996, e fizeram outra com a mesma piada em 'Chico Bento Nº 347', de 2000, sendo que incluíram um burro na 2ª versão, além de tirar o travesseiro do Chico.

Aliás, essa foi uma piada também usada em almanaques do Chico, sendo que aí mudaram os bichos, colocando seus amigos no lugar. Porém, em gibis convencionais e com bichos foram só essas 2 que mostro. A imagem da 'Chico Bento Nº 347' eu peguei na internet.



Cebolinha Nº 158 X Cebolinha Nº 215

Cebolinha joga tênis com o Louco, que joga um tênis de verdade em cima dele. Ficou uma coisa bem curiosa e interessante, comparando as 2 versões, é que na versão original, de 'Cebolinha Nº 158', de 1999, mostra o Louco tacando o tênis em direção ao Cebolinha, enquanto que a 2ª versão, de 'Cebolinha Nº 215', de 2004, ficou uma espécie de continuação, mostrando o que aconteceu depois, com o Cebolinha caído, após ter levado o tênis na cara. As duas versões foram tiradas na internet, já que eu não tenho essas 2 revistas na coleção.


23 comentários:

  1. Cara, tô adorando essa série de postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal q tá gostando, são capas bem interessantes, sim.

      Excluir
    2. Destas ai eu só tenho as segundas versões do Al.Mônica e Chico bento! xD

      Excluir
    3. Já é alguma coisa rs. Essa 2ª versão do Chico eu não tenho.

      Excluir
  2. As primeiras versões acho sempre melhor!! xD

    http://blogdoxandro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, eu tbm acho as primeiras melhores. Sem dúvidas.

      Excluir
    2. Destas ai..eu só tenho as segundas versões do Al.Mônica e Chico bento! xD

      Excluir
  3. É bem interessante. Desta vez são quase que idênticas mesmo. Mudam poucas coisas. Bem legal, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, acabaram sendo praticamente iguais. Muito bom.

      Excluir
  4. Sabe, vou até de dar uma sugestão! Espero que goste! Além de fazer essa sessão de capas semelhantes, você poderia fazer uma sessão história semelhantes! Como a história do pó de Pirlimpimpim de Mônica nº 90 de junho de 94 e a mesma, só que detalhes diferente em dezembro de 1996! Vendo as histórias eu lembrei dessa sessão do seu blog! E fora outras, que só muda a situação mas os fatos são parecidos! Só uma sugestão mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Adryz, já tiveram hqs semelhantes. Se bem q com capas até acho legal essas semelhanças, mas hqs iguais já acho falta de criatividade, ainda mais essas q vc citou até textos e desenhos iguais quase a hq toda.

      Se der, eu faço essa seção c/ hqs semelhantes.

      Excluir
  5. Sim! Realmente, as capas, ainda conseguem ser legal o fato de ter semelhanças! Eu concordo com você, sobre essa falta de criatividade nas histórias! Tirando o início a história era praticamente igual! Eu até comparei as duas, a adaptação em desenho ainda deu uma diferenciada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A da Monica 120 teve pano de fundo o Natal, mas estragou o diálogo igual nas 2 hqs. Ficou a desejar. pelo menos redesenharam e não colocaram uma cópia exata da Mônica 90

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adoro seu blog, Marcos. Muito obrigada pela dedicação e empenho em atualizar sempre. Descobri há apenas alguns dias e estou me deliciando. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!!! Sempre é bom relembrar coisas boas. Tento atualizar sempre. Q bom q tá gostando.

      Excluir
  8. Pois é! Algumas cores e movimentos mudaram, mas o resto, tá idêntico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas capas, pelo menos eles podem não lembrar q já havia alguma com a mesma piada, agora hq como essa, sabia, ainda mais de 2 anos de uma para outra, aí a falta de criatividade. Mudaram poucas coisas desde q o pó caiu em cima da Mônica até chegar em casa.

      Excluir
    2. É isso aí! Tudinho igual! As capas, são um caso diferente!

      Excluir