segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Rolo: HQ "Julião, o alienado"


Mostro uma história em que o Rolo leva para a praia seu amigo Julião, alienado do mundo e que causa confusão por causa disso. Com 5 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 176' (Ed. Abril, 1984).

Capa de 'Mônica Nº 176' (Ed. Abril, 1984)

Na praia, Rolo fala com o seu amigo Julião que devia estudar  menos, desgrudar dos livros, já foi um custo tirá-lo do apartamento para ir à praia. Julião diz que não liga para praia, Rolo fala que devia porque vive alienando do mundo. Julião diz que está por dentro dos assuntos atuais como a última equação descoberta por um físico alemão, as últimas novidades no campo da energia atômica e sobre origem dos buracos negros.

Julião vê uma mulher com um mini biquíni, para de falar e fica paralisado. Rolo joga água do balde no amigo, que fala desesperado para pegar uma toalha porque a mulher está quase pelada, logo vê as outras também e manda Rolo fazer alguma coisa, toda a mulherada quase sem roupa vai ficar doente. Rolo avisa que por isso Julião está alienado das transações da vida, como que nunca viu uma tanga. 

Tina aparece com tanga com bunda à mostra e pergunta que escândalo é aquele. Rolo diz que o Julião de tanto estudar e viver trancado no apartamento nunca viu uma tanga. Tina fala que ele está por fora, hoje em dia quanto menos roupa, melhor, dá para curtir a natureza. Julião diz que sabia o que era uma tanga, só estava brincando. Rolo e Tina saem para buscar sorvete, Julião, sozinho, fica boquiaberto com uma mulher na praia com tanga e diz para si mesmo para acordar, não ficar com cara de bobo para os outros pensarem que ele é alienado.

Julião pega uma tesoura para mostrar que é avançadinho, corta a alça do maiô de uma mulher gorda, dizendo que o negócio é usar tanga e vai ajudá-la. A mulher fica desesperada, o namorado dela dá uma guarda-solzada no Julião, o chamando de sem-vergonha, a polícia aparece e leva Julião preso enquanto o povo da praia vai atrás apoiando que ele seja preso. Rolo volta e estranha que Julião sumiu. No final, já na cadeia, conta para os outros presos de cela o que aconteceu e eles dão gargalhada e Julião manda rirem mais baixo para ele poder ler o livro em paz.

História engraçada em que o Rolo leva para a praia o seu amigo Julião, que vivia só dentro de casa estudando, sabia muito das coisas científicas, mas não sabia o que era tanga, ficou surpreso que as mulheres ficavam com tangas tão pequenas na praia. Resolve tirar maiô da mulher depois que contaram que o certo era ficar de tanga e acaba parando na delegacia e preso por ser taxado de tarado sem-vergonha.

Por mais que Julião estudasse, deveria saber das coisas do mundo e o que se passava ao seu redor. Se não ficasse tanto na frente de livros, não aconteceria isso. Muita alienação achar que as mulheres estavam praticamente peladas e ainda tinha medo que elas ficassem doentes por isso. Tanto tempo sem ir à praia e não imaginava como mudou os biquínis delas, no tempo dele não era tão minúsculos assim e se sentiu que estava em uma praia de nudismo. Pior foi ainda pensar que era regra que todas tinham que usar tanga e achar que era normal cortar o maiô da mulher do nada, achava queria ajudar e ficou preso e virar chacota dos outros presos.

Mesmo na prisão, continuou sem aprender nada, só se importando ficar lendo livros. Fica imaginação a sequência após o final de como ele saiu da prisão e o mistério de como a Tina estava de frente na parte de baixo do biquíni. Foi engraçado ver a cara do Julião impressionado com as tangas das mulheres e mandar buscar toalhas para elas,  dizer para si próprio para ele acordar e reconhecer que era alienado e estava mais por fora que umbigo de vedete, o  namorado da gorda chamá-la de gatinha.

Rolo e Tina acabaram sendo figurantes na história, o verdadeiro protagonista foi o Julião, tanto que no título nem teve referência ao Rolo. O Julião apareceu só nessa, mas bem que podia ter ficado como personagem fixo, ser aproveitado com outras alienações e também ser um cara inteligente com histórias com eles na faculdade ou cursinhos. 

Traços ficaram ótimos no estilo da Turma da Tina dos anos 1980. É impublicável atualmente por mostrar mulheres quase nuas com mini biquínis, mostrar destaque para a bunda da Tina, sensualidade, ter final triste para o Julião, personagem preso na cadeia sem ser bandido e violência com a guarda-solzada na cabeça do Julião. Nunca foi republicada até hoje, o que se tirna rara, poderia ser a partir de 1990, mas acabou sendo esquecida e hoje, nem pensar. A capa dessa edição da Mônica acabou sendo referência só ao brinde da revista em miniatura, hoje rara, era comum na Editora Abril terem capas só com referência a algum brinde ou promoção. 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Capa da Semana: Cebolinha Nº 173

É verão no Brasil e mostro uma capa em que o Cebolinha surfa no mar, altas ondas e grande performance, só que com uma boia na cintura, se cair, pelo menos não se afoga. Cebolinha muito esperto, para tudo dá um jeito, precaução custa nada.

Capa dessa semana é de 'Cebolinha Nº 173' (Ed. Globo, Janeiro/ 2001).