Eleições se aproximando e deixo uma história em que índios fizeram campanha para ver quem seria o novo cacique da aldeia do Papa-Capim. Com 4 páginas no total ,foi publicada em 'Chico Bento Nº 196' (Ed. Globo, 1994).
Capa de 'Chico Bento Nº 196' (Ed. Globo, 1994). |
Nela, os índios estão em campanha eleitoral de novo cacique, cada um mostrando os seus planos para governar a aldeia. Primeiro é o índio Moacir se apresentando falando que representa a nova geração da aldeia, que vai trabalhar para a aldeia crescer, construirá ocas de dois andares e tabas maiores com vista para o rio.
Em seguida o índio Jurandir interrompe o Moacir e se apresenta, falando que ele representa a ala tradicionalista da aldeia, que não quer ver índios vestidos com roupas, tênis e coisas de homens brancos e afirma que os índios representam a Terra.
Logo depois aparece a índia Janaína, falando que as índias é que devem governar, pois elas são guerreiras, corajosas, carregam um bebê na barriga durante 9 meses, dão à luz, cuidam do marido e que chegou a hora de eles reconhecerem a superioridade feminina, a força da mulher.
Aparecem outros índios como o Tupinambá da Aldeia Liberalista e o Raonito, além do homem branco Estingue. Então, eles brigam, cada um se achando o melhor que os outros para poder governar a aldeia. Até que aparece Papa-Capim falando que é o melhor. Todos dão gargalhada uma criança querer ser cacique da aldeia. Então, Papa-Capim explica que vai demorar muito para o Cacique ser substituído, afinal ele era novo e corpo atlético e com saúde, e até lá os outros candidatos estariam muito velhos, tirando assim a possibilidade de todos serem caciques e tirando o prazer deles, terminando assim.
Uma história bem bolada e inteligente comparando a eleição de cacique com os nossos governantes. Cada candidato teve a sua proposta de governo seguindo as suas filosofias. Teve destaque as propostas de um governo moderno, um tradicional, um feminista, um liberal e uma de homem branco no lugar de ser índio. Eles estavam fazendo planos de cacique sem se tocar que o Cacique atual estava a todo vapor e precisou Papa-Capim estragar com os planos deles.
Caso fosse pra valer, o leitor ainda podia refletir depois de ler e julgar qual deles teria a melhor proposta e em qual votaria na vida real. Pena que não mostraram as propostas dos 3 últimos, já que o gibi era quinzenal e as histórias de secundários eram mais curtas, mesmo assim foi bacana a ideia do roteiro. Aldeia Liberalista do índio Tupinambá ficou representando um partido, sendo que foi uma referência mesmo a uma tribo que existiu na época do Descobrimento do Brasil.
Papa-Capim só fez uma participação no final, mas ainda sendo decisivo para a história. Era comum histórias protagonizadas por secundários e os personagens principais aparecerem só no final ou nem aparecerem. Eu gostava quando isso acontecia. Esses índios só apareceram nessa história, como era de costume.
Curiosamente, o índio Raonito e o homem músico Estingue que apareceram como candidatos foram o índio cacique Raoni e o cantor Sting da banda "The Police", como uma referência ao engajamento que o cantor Sting fez em defesa de luta pela demarcação das terras indígenas no Xingu dos índios da tribo Caiapós do cacique Raoni em 1989 na vida real e então o roteirista inseriu essa homenagem na história. A matéria da época que teve essa causa do Sting pode ser conferida clicando neste LINK.
Curiosamente, o índio Raonito e o homem músico Estingue que apareceram como candidatos foram o índio cacique Raoni e o cantor Sting da banda "The Police", como uma referência ao engajamento que o cantor Sting fez em defesa de luta pela demarcação das terras indígenas no Xingu dos índios da tribo Caiapós do cacique Raoni em 1989 na vida real e então o roteirista inseriu essa homenagem na história. A matéria da época que teve essa causa do Sting pode ser conferida clicando neste LINK.
Os traços muito bons, típicos dos anos 90. Chama a atenção das índias aparecerem com seios de fora o tempo todo, com a intenção de mostrar a realidade dos índios tradicionais. Se republicassem, alterariam colocando algum top nos seios das índias. Incorreta por conta disso das índios de seios de fora além de um tema mais adulto não muito bem vindo hoje em um gibi infantil.