Eu já havia falado
aqui sobre as promoções e brindes que saíram nos gibis da Editora Abril. Nessa postagem, vou falar dos principais que tiveram na Editora Globo.
Na maioria das promoções, assim como na Editora Abril costumava pintar uma ilustração e, após ser julgado, ganhavam prêmios. E elas eram destacadas com uma faixa diagonal no canto inferior direito nas capas, informando que tinha promoção naquela edição, como essa capa que mostro abaixo:
|
Capa de 'Cascão nº 39'', com a promoção "Ganhe um Minibug" (1988) |
A primeira promoção que saiu na Globo foi a "Pinte em São Paulo" em 1987. Nela, os leitores pintavam a ilustração, informavam seus dados e mandavam o cupom pelos correios para serem julgados. Os 30 melhores ganhava uma viagem a São Paulo por 3 dias para comemorar o Dia das Crianças.
|
Promoção "Pinte em São Paulo", tirada de 'Cascão nº 16' (1987) |
Os ganhadores tinham todas as despesas pagas, passagens de avião, hospedagem em hotel de 5 estrelas, e o tour em São Paulo incluia passeio no Playcenter, Instituto Butantã, Zoológico, Simba Safari, Museu do Ipiranga, e uma visita aos estúdios da MSP. Com certeza, 3 dias de muita diversão que esses ganhadores tiveram. O resultado saiu em 'Mônica nº 10', de 1987, que, curiosamente, teve a capa com alusão a essa promoção.
|
Capa de 'Mônica nº 10' , com alusão à promoção "Pinte em São Paulo" (1987) |
Após esse começaram as promoções para ganhar carros e motos. O primeiro foi a "Promoção Ganhe um Minibug", em 1988. Nela, o leitor tinha que colorir a ilustração e enviar o cupom para a Editora Globo (podia ser xerox para não precisar recortar e estragar as revistas).
O ganhador ganhava o Minibug, que podia rodar em velocidade até 40 KM/h e tanque de combustível de 3,5 litros. Nessa promoção, segundo o regulamento, apenas o primeiro lugar ganhava o miniveículo e os outros colocados não ganhavam nada. A apuração saiu na revista da Mônica nº 22, de 1988.
|
Promoção "Ganhe um Minibug", tirada de 'Cascão nº 39' (1988) |
Depois em Novembro e Dezembro de 1988, veio a promoção "Ganhe uma Micromoto WX-50". Os leitores coloriam a ilustração da moto e enviavam para a Editora. Tinha prêmios para os 30 primeiros colocados. O primeiro classificado ganhava a micromoto. Os demais ganhavam skates, bicicletas, capacetes e asinaturas das revistas da Turma da Mônica, de acordo com a classificação. O resultado foi divulgado em 'Mônica nº 27', de 1989.
|
Promoção "Ganhe uma Micromoto WX-50", tirada de 'Cascão nº 50' (1988) |
E ainda teve a promoção "Ganhe um mini carro" em 1989. Com regulamento semelhante as outras, sendo que dessa vez os 150 primeiros colocados ganhavam prêmios. O 1º lugar ganhava o minicarro, o 2º micromoto e os demais patinetes, bicicletas, skates, capacetes, camisetas e revistas da Turma da Mônica, de acordo com a classificação. O resultado foi divulgado em 'Mônica nº 36', de 1989.
|
Promoção "Ganhe um minicarro", tirada de 'Cascão nº 69' (1989) |
Em 1989, com o lançamento da revista da Magali, teve a marcante e sensacional promoção "Ganhe um gatinho"em parceria com a ração de gatos "Gatsy". Quando foi criado, o Mingau não tinha nome. Com isso, teve um concurso para os leitores escolheram um nome para ele e ganhar um gatinho de verdade.
O pontapé inicial foi em 'Magali nº 2' com uma história especial "Um nome para o meu gato", mostrando que o gato não tinha nome e que era para os leitores escolherem. Os cupons para enviarem o nome e os dados foram publicados nas revistas da 'Magali' nº 2 e nº 3, de Março e Abril/ 89, respectivamente.
|
Propaganda tirada de 'Cascão nº 59' (1989) |
O resultado saiu no gibi da 'Magali nº 6', com a história especial "Enfim, um nome", com presença do Mauricio e Capitão Feio, mostrando nela o nome escolhido dos leitores que foi "Mingau". E dentre todos que escolheram "Mingau", foi sorteado um para ganhar um gato de verdade. A ganhadora foi uma menina, que teve até foto e matéria publicadas nos gibis. Além disso, ela e os outros 64 leitores que escolheram "Mingau" puderam acompanhar a cerimônia de batizado do gato, como prêmio.
|
Promoção "Ganhe um gatinho de verdade", tirada de 'Magali nº 3' (1989) |
Depois veio a promoção para ganhar um ano de revistas grátis, em 1992. Nas capas das revistas, vinha um selo promocional que tinham que recortá-lo e colar no cupom que vinha nas revistas (ou ser pegos no jornaleiro) e encontrar as palavras da frase "Só podia ser da Globo" no diagrama e enviar para a editora. Cada ganhador ganhava 1 ano de revistas da Editora Globo grátis que existia na época, e não necessariamente gibis da Turma da Mônica. O curioso é que não era assinatura, e, sim, eram entregues 12 vale-revistas que deveriam ser trocados em qualquer jornaleiro na hora da compra.
|
Promoção "Um ano de revistas grátis", tirada de 'Cascão nº 142' (1992) |
Foram 3 apurações, e em cada apuração seriam sorteados 1000 participantes em cada uma, totalizando 3000 prêmios. Algumas vezes, os selos vinham como adesivo auto colante não precisando, então, cortar as revistas. Nesses selos nas revistas de Maio/92 tinham um desconto, nas de Junho, o preço era congelado e em Julho teve um certo aumento, mas ainda mais barato em comparação a Abril/92, quando não tinha promoção.
|
Capa de 'Magali nº 77': selo de desconto da prormoção"Um ano de revistas grátis" (1992) |
Em 1997, veio a promoção "Chocolates Infantis Nestlé". Tinha que juntar 2 embalagens dos chocolates participantes, preencher o cupom, informando qual chocolate que mais gostava e enviar para a editora. Os sorteados ganhavam 36 videogames e 100 assinaturas das revistas da Turma da Mônica. Parece que não ganhava chocolates, que, por sinal, eram muito gostosos. Os chocolates participantes eram: Galack, Chokito, Quik, Milkbar, Turma da Mônica, Surpresa, Magic e Smarties.
A curiosidade é que em vez desse cupom sair dentro das revistas, eles vinham na capa, que tinham uma dobra e ao virar tinha a promoção.
|
Promoção "Chocolates infantis Nestlé", tirada do 'Almanaque da Mônica nº 61' (1997) |
A última promoção que saiu nos gibis foi a "Banca é sua". Uma promoção exclusiva de Editora Globo em que tinha que só preencher o cupom com os dados, com a diferença que, em vez de enviar para os correios, era para entregar para o jornaleiro.
Os leitores ganhavam prêmios e o jornaleiro escolhido também. Os leitores concorriam a 3 Fiat Palio, 90 vale-compras e 908 assinaturas das revistas da Editora Globo. Essas assinaturas não incluía as da Turma da Mônica, o que não dá para entender por que, então, saía essa promoção também nos gibis. E o regulamento não informou que prêmio ganhava o jornaleiro escolhido.
|
Promoção "A banca é sua", tirada de 'Cebolinha nº 136' (1998) |
Agora em relação a brindes na época da Editora Globo, quase não tinha. A 'Coleção Um Tema Só nº 13- Mônica - Carnaval' (1996) deu uma máscara dos personagens (a minha foi do Chico Bento), o Almanaque 'Mônica Especial de Natal nº 3' (1997) deu Cartão de Natal e o livro 'Mônica 35 Anos' (1998) deu um CD com músicas da Turma.
Fora essas, os brindes eram mais focados nos
Almanacões de Férias (e Turma da Mônica também), em que quase todos, a partir do "de Férias" nº 11, tinham algum brinde. Então, deram: giz de cera, lápis de cor, adesivos, ingressos de desconto para o Parque da Mônica, viseira de praia, quebra-cabeças, jogo de dominó, entre outros. . Abaixo, uma propaganda, ilustrando esses brindes dos Almanacões de Férias.
|
Propaganda tirada de "Chico Bento nº 234' (1996) |
Na Panini, não teve nenhuma promoção até agora, e quando dá brindes são revistas institucionais ou revistas de "número zero", como foi com Turma da Mõnica Jovem e Pelezinho. Também foi dado um óculos 3D em 'Clássicos do Cinema nº 24 - Avaturma' (2011). Lembrando que nos primeiros "Grande Almanaque de Férias" da editora também tiveram brindes como da Globo e depois pararam.
Como podem ver nessas 2 postagens de promoções e brindes, que a intenção era mesmo alavancar as vendas, devido a concorrência de vários gibis em bancas e driblar também a inflação alta, sobretudo nos anos 80 e 90. No momento que não teve mais concorrência, não precisou mais de criar concursos nem dar brindes para vender, o que dá pra notar que desde 1998 não teve mais promoções nos gibis e brindes raríssimas vezes e nada comparado a antigamente.
De todas essas promoções, eu conhecia todas, menos a "Pinte em São paulo" de 1987, já que ainda não colecionava gibis. E de todas a que mais gostei e bem marcante, logicamente, foi o de ganhar um gato nas revistas da Magali de 1989.
Para saber sobre os brindes e promoções da Editora Abril e suas curiosidades, entre aqui: