quarta-feira, 22 de abril de 2020

Capa da Semana: Cascão Nº 22

Eram comuns capas com piadas envolvendo o logotipo das revista. Normalmente, o personagem se refugiava no logotipo para fugir de algum perigo de acordo com a sua personalidade. Nessa capa, o Cascão se pendura no logotipo da sua revista para escapar do jato d'água da arma que do Cebolinha, que fica sem entender foi parar o Cacão, pois o banho era certo. A agilidade para o Cascão fugir do banho de forma inesperada também era muito bom. E incorreta por Cebolinha aparecer de arma na mão, mesmo que de brinquedo é proibido atualmente.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 22' (Ed. Globo, Novembro/ 1987).


21 comentários:

  1. kkkkkkkk... muito boa essa!!! :)

    Lembrei agora da capa da Mônica N°39 na E.globo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semelhante a essa, sendo que aí é o Cebolinha se pendurando para não apanhar da Mônica.

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/09/capa-da-semana-monica-n-39.html

      Excluir
    2. Tem também Cascão 29 e Almanaque do Cebolinha 6 ambos da Editora Abril, a diferença é que não estão pendurados, estão por cima dos logos. Marcos, já ouviu falar no Jox?

      Excluir
    3. É, de vez em quando faziam piadas assim com o logotipo. Eu gostava. Não sei quem é Jox.

      Excluir
    4. Já que o tema é logotipo, me lembrei dele, seu nome é João Xavier de Campos, mais conhecido como Jox, segundo o vídeo que assisti no YouTube de uma tal de Resenha Registrense, o carinha que apresenta diz que o tal do Jox foi o criador dos logotipos do Cascão e do Chico Bento, quando puder assista.

      Excluir
    5. Não conhecia mesmo. Vou assistir.

      Excluir
    6. Vale lembrar que os logotipos surgiram com os almanaques, ou seja, os personagens ainda não eram titulares quando eles surgiram, apesar de os almanaques também serem considerados títulos, o logo do Cascão é apresentado ao público em 1979 e o do Chico em 1981, outra curiosidade são os traços verticais na parte superior do logotipo do Cascão que representam sujeira, ironicamente surgiram no logo do Chico Bento, porém, foram abolidos já no segundo almanaque do caipira, os cinco primeiros almanaques do Cascão não possuem os traços verticais no logo.

      Excluir
    7. Quando eles não tinham revista própria eles não colocavam esses detalhes característicos dos personagens Cascão e Chico nos logotipos, só depois que padronizaram nos almanaques como eram as quinzenais inéditas deles.

      Excluir
    8. Na sexta aparição do logotipo que foi na primeira edição quinzenal do Cascão é que os traços verticais estreiam e foram efetivados definindo de vez o logo, o almanaque nº6 data de 1983 e é o primeiro com o logo definido, já o logotipo do Chico Bento aparece sem os traços verticais pela primeira vez em sua edição quinzenal de nº1, seu segundo almanaque data de novembro ou dezembro de 1982.

      Segundo o vídeo, que é resumido, não é mencionado se o tal do Jox trabalhou na MSP, é dito que trabalhou na TV Cultura e na Editora Abril.

      Excluir
  2. Cascão-raiz!

    Verifiquem para mim se realmente ele não aparecia nos desenhos das linhas de produtos de higiene pessoal infantil,por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Cesar, o Cascão "roots" creio que nunca foi usado pra tal finalidade, já o vi em forma de bebê em algum produto da Huggies, não eram fraldas, talvez lenços ou algo semelhante, me chamou a atenção inclusive.

      Excluir
    2. Era bem raro até os anos 90 ele aparecer em propagandas de higiene. Teve os de fraldas, mas nem considero tão errado como se fosse propaganda de sabonete, shampoo, etc.

      Excluir
  3. Adoro essas capas que eles interagem com o logo da revista.

    ResponderExcluir
  4. Eram bons esses contornos coloridos no logotipo fora o preto padrão. Fundo rosa era muito comum nas capas, mas esse ficou diferente porque teve início do degradê ser azul. Eles não colocaram um degradê branco pra poder se sobressair com o logotipo branco.

    ResponderExcluir
  5. Serio. que odio que arma de brinquedo e proibido. eles vivem em um mundo diferente. acham que isso prejudica a crianca. agora vai ser proibido colocar virus no gibi pq mata os personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean, na minha infância eram comuns armas de brinquedo, me lembro de uma pistola de chumbinho que meu irmão tinha em mais ou menos 1994, era de metal e parecia arma de verdade, tinha peso semelhante ao de uma pistola de verdade, no final dos anos 90 proibiram de vez esse tipo de brinquedo, como o Brasil é um país deveras violento entendo que a medida tomada foi necessária, o problema é que de uns dezesseis anos pra cá cismaram de alinhar a TM 100% com a vida real, ou seja, os dissabores invadiram a Turma da Mônica, antigamente pra diminuir os impactos da vida real, podíamos recorrer à Turma da Mônica que era diversão garantida, era higiene mental, hoje só funciona com o que foi produzido no século passado, com o que é produzido atualmente não existe refúgio, aconchego passa longe.

      Excluir
    2. É verdade, agora em situações assim ele colocam os personagens segurando garrafa squeeze ou bisnaga de plástico no lugar de arma e pra piorar ainda fazem alterações nos almanaques quando nas histórias antigas tinham armas. Muito absurdo. Gibis não precisam levar tudo pra vida real, as crianças não vão imitar os personagens, mas povo do politicamente correto acham assim.

      Excluir
  6. adoro a cara de medo que ele fazia quando via água, arregalava os olhos e colocava os dentes para fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era muito engraçada a cara dele assim, bons tempos.

      Excluir