segunda-feira, 16 de março de 2020

Chico Bento: HQ "O menino que morava na árvore"

Mostro uma história em que o Chico Bento resolveu morar na goiabeira do Nhô Lau para não levar tiros de sal. Com 9 páginas, foi história de abertura de 'Chico Bento Nº 39' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Chico Bento Nº 39' (Ed. Globo, 1988)

Começa saindo vozes em uma goiabeira e o narrador pergunta se goiaba fala. Quando se aproxima, vemos que eram Chico Bento e Zé Lelé na goiabeira do Nhô Lau com Zé Lelé comentando que estão com vida mansa até o Nhô Lau aparecer. Chico diz que fareja o Nhô Lau a meia légua de distância e quando o barrigudo descobrir, eles já detonaram a goiabeira.


Enquanto fala, Nhô Lau já estava lá e ouvindo tudo . Quando os meninos veem ficam assustados, Zé Lelé sai da goiabeira e Nhô Lau dá tiros na bunda dele e se esconde em uma moita perto. Já o Chico fica na árvore, Nhô Lau manda descer de lá e Chico diz que vai ficar, pois a vista é bonita e o galho é confortável. Ele ainda lembra que se Nhô Lau atirar, vai estropiar toda a goiabeira e se ele subir lá vai quebrar tudo com o peso dele.


Nhô Lau tenta subir, mas não consegue, se cansa logo por causa do peso. Nhô Lau avisa que uma hora ele vai descer, não precisa ficar esperando e deixa o cachorro Lobo de guarda em frente à árvore, que assim que o Chico resolva esticar as pernas o Lobo vai dar a lição que merece. Zé Lelé ouve tudo na moita e pergunta para o Chico o que ele vai fazer. Chico diz que nada, o Nhô Lau não vai ficar vigiando o tempo todo e uma hora o cachorro dorme.


Chega a noite, o cachorro Lobo está acordado de vigia, dá sono no Chico e acaba dormindo na goiabeira. Amanhece e Chico acordo com o barulho dos passarinhos fazendo ninho no seu chapéu. Ele pensa que está no seu quarto, mas logo lembra que estava na goiabeira do Nhô Lau e resolve descer, pensando que o cachorro estava dormindo. Chico põe o pé no trabuco do Nhô Lau e volta ligeiro para o alto da goiabeira.

Chico fala que não vai descer , lá está bom e pede para o Zé Lelé para avisar aos pais que ele vai morar lá goiabeira. Chico fala que vai tomar café da manhã com as goiabas fresquinhas e Nhô Lau fica uma fera, avisando que vai aproveitando enquanto pode.


De repente começa a maior confusão, chegam jornalistas, os pais do Chico e o Zé Lelé, que avisou a imprensa sobre o Chico morar na árvore. Jornalistas foram entrevistar o Chico, todos querendo saber tudo sobre o menino que morava na goiabeira, por que resolveu morar lá, se é por causa da alta do aluguel, se é em defesa da Ecologia e se o "homem do trabuco" estava querendo derrubar a árvore. Chico fala que era o homem do trabuco que queria derrubá-lo enquanto os pais pedem para o filho sair de lá, que é muito pequeno para morar sozinho.


Em seguida chega um candidato a prefeito de Vila Abobrinha e fala que o Chico será o símbolo da campanha dele e que a luta dele também será do verde: do verde das goiabeiras, da padarias, das notas de quinhentos e do mar. E fala para o Chico não se preocupar com o bruto do Nhô Lau, que se tocar em um fio de cabelo dele vai se arrepender e a goiabeira é um patrimônio histórico e não resta outra alternativa do Nhô Lau sair de lá.


Zé Lelé comemora a vitória do Chico e jornalista pergunta o que o Chico tem a dizer pra dar início à grande campanha pela natureza. De repente, Chico desce da goiabeira, deixando todos surpresos e jornalista falando que vai arruinar tudo se for embora. Ele continua caminhando e não volta pra lá, deixando o candidato a prefeito furioso e os jornalistas vão procurar outro símbolo para a campanha da natureza. No final, Zé Lelé pergunta por que o Chico desistiu da campanha da natureza, ia ficar rico e famoso e Chico diz que não abe, deve ser por força da natureza mesmo, com ele em uma casinha de banheiro público para atender sua necessidade de xixi e cocô.


Muito boa essa história com o Chico Bento tendo que se virar para não levar tiro de sal do Nhô Lau ou ser mordido por cachorro após roubar mais uma vez as goiabas, precisando até morar na árvore e não contavam com a imprensa e candidato a prefeito defendendo o Chico pensando que ele estava lá por causa da campanha da natureza. Muito divertido ver o Nhô Lau brabo com o Chico roubando as goiabas, Chico desafiando o Nhô Lau, os jornalistas e políticos invadindo, Chico desistir de ser rico por força maior de fazer xixi e cocô e até o narrador pensando que a goiabeira falava foi engraçado. A presença do prefeito foi uma crítica de mostrar políticos interessados em se aproveitar dos problemas do povo e fazer de conta que está se solidarizando e que vai resolver só para fazer campanha eleitoral pra ter voto.


Foram poucas histórias de abertura com o Nhô Lau na época, preferiam mais como histórias de miolo. Passou a ter mais histórias de abertura quando deixaram o Nhô Lau como comerciante da região para mudar um pouco as suas histórias e não ser só para dar tiros de sal nos meninos e, de quebra, atender o politicamente correto. Completamente impublicável justamente por essa ideia central do Chico roubar goiabas e morar na árvore para não levar tiro de sal do Nhô Lau, além do Chico fazer piadas com o Nhô Lau barrigudo e seu peso. A palavra roubar também é proibida nos gibis novos, ao invés de falarem que os personagens roubam goiabas, mudam para pegar goiaba, isso quando tem história assim, pois são evitadas ao máximo.


Traços sensacionais, tudo indica com arte-final do Alvin Lacerda. Bom ver o Nhô Lau bem gordo já que atualmente colocam o personagem magro. Interessante que em um quadrinho erradamente colocaram um dente pra fora nele igual ao Chico Bento. A capa dessa vez fez alusão à história de abertura, coia rara na Editora Globo, mas ainda assim teve piadinha em cima da história colocando Chico com travesseiro e com rádio para ficar mais engraçado.

60 comentários:

  1. Eu tenho esse gibi, adoro essas histórias antigas do Chico, ele era muito levado. kkkkkkkkkk A cara do Nhô lau é hilária. Marcos, pretende voltar com a sessão "Personagens Esquecidos"? Tem vários que poderiam ter uma ótima postagens, como o Beleléu, Ogra, Napões, Cupinchis, Ab e Surdo, Zé Finado, Zé Pirata, Zé Cremadinho, Pixuquinha, super horácio, Toneco, Toim, Palestrino, Leonardo, Mingão, Boa Bola etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom que você tem esse gibi, é muito divertido. Saudades do Chico levado e do Nhô Lau brabo com as aprontações do Chico com cara assim. Postagens de personagens Esquecidos tem que pesquisar e sem tempo, mas quando der eu faço alguns desses.

      Excluir
    2. obrigado. Adorei também o Nho Lau dado tiro de sal no Zé Lelé. kkkkkkkk

      Excluir
    3. kkkk. Ficou muito bom, inclusive o ângulo que colocaram.

      Excluir
  2. Que história legal, não conhecia! As clássicas casinhas com a sigla "WC" que significa "water closet", esses elementos estrangeiros não depreciavam e sim acrescentavam, os personagens continuavam com a brasilidade à flor da pele, o estrangeirismo só é ruim quando excessivo, com a Turma da Mônica tinha precisão, funcionava muito bem, outro aspecto gringo inserido nas HQs do Mauricio são as latas de lixo metálicas, na maioria das residências brasileiras prevalecem as latas de plástico, o que é um erro chamá-las de latas. Marcos, cê sabe a história sobre o cabelo do Cascão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro essa história, muito caprichada. Tiveram várias histórias com casinha WC, sempre dava ar engraçado. Latas de lixo também seguiam um padrão assim como falou, era bom também. O cabelo do cascão é impresão digital do dedos do Sergio Graciano.

      Excluir
    2. Sobre o cabelo do Cascão eu já sabia, acho que surgiu acidentalmente, foi um borrão que virou recurso, só que pensava que o autor tivesse sido o Alvim Lacerda.

      Excluir
    3. Sem contar também no formato das casas, que se parecem muito com as casas americanas.

      Excluir
    4. Também acho o cabelo foi acidental e deu certo. Pareciam casas americanas mesmo.

      Excluir
  3. Muito boa..nunca tinha lido essa antes!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Que demais! Que engraçado! Um costume normal do Chico de roubar goiabas do Seu Nhô Lau causou até de vir a tv para entrevistá-lo excelente história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional. Eram muito bom o Nhô Lau dando tiro de sal no Chico e nos outros meninos.

      Excluir
    2. Sim e me fez lembrar o filme Óia a Onça! Que eu já vi mil vezes.

      Excluir
    3. Muito bom esse filme. Bons tempos.

      Excluir
  5. Lembram de uma conversa nossa sobre elementos obsoletos e em desuso ainda usados nas HQs da TM?
    Não é bem o caso desta do Chico,mas geralmente os prefeitos apareciam de cartola,que acompanhavam uma roupa de gala que era moda bem antigamente.Mas o que se destacava era a cartola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, era muito comum, aí colocaram nessa história pra parecer por político mesmo.

      Excluir
    2. Marcos,também falamos sobre os lindos e irreais cenários na cidade grande que a turma ambienta,que são bairros cujo chão é sempre grama e há rios limpos que não foram canalizados.E não há prédios altos também.

      Pois bem,tal cenário não é tão irreal assim.Existem hoje os Alphavilles,que são bairros-modelo,projetados e de controle particular.Na verdade são condomínios amplos,cujas ruas são públicas.E esses lugares ficam fora das capitais,porém próximos a elas

      Pois bem de novo,naqueles bairros sim,há grama e lagos limpos,balneáveis e que permitem até a prática de esportes náuticos.Um ótimo exemplo disso é o Alphaville Lagoa dos Ingleses,no município de Nova Lima(MG),pertinho de BH e na beira da rodovia que leva ao Rio de Janeiro.

      Já passei ali do lado,mas de longe dá para ver como é bonito,dá para conferir no Google Street View.A lagoa dos Ingleses é linda de se ver da estrada e parece um oásis no deserto,e dá uma visão aproximada do fictício bairro do Limão,ou do Limoeiro,onde mora a turma.

      Excluir
    3. Esses são exemplos de alguns lugares parecidos com o Bairro do limoeiro da turma, bem lembrado, mas são bem raros pontos assim. Mas gosto de que eles não mudaram isso na turma pra manter a simplicidade.

      Excluir
    4. A única diferença entre o Limoeiro e os Alphavilles é o poder aquisitivo dos moradores.Nos Alphavilles é classe média para cima.
      Porém,um bairro padrão estadunidense ou canadense também se assemelham muito ao Limoeiro,e neles sabemos que o custo de vida não é tão alto como no Brasil.Note também que não há muros altos nem baixos,nem com cacos de vidro,simplesmente não tem muro!E as casas não são grudadas entre si!

      Excluir
    5. Verdade, no Limoeiro o estilo de vida é normal diferente nos Alphavilles. Mesmo assim dá semelhança nos ambientes

      Excluir
  6. Época de ouros dos personagens da Turma da Mônica. E que capa bacana. Chico lembrou até de levar o radinho para a árvore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa capa, até piada em cima da história de abertura faziam. Achei o máximo a plaquinha de "lar, doce lar" que ele colocou na árvore.

      Excluir
  7. Chico era meu personagem preferido, hoje eu leio e as HQ's e parece que falta alguma coisa, não sei dizer o que é ao certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta tudo no Chico hoje em dia. Não rouba goiaba, não leva tiro de sal, não tira zero na escola, aluno exemplar, não é levado, não trabalha na roça, não caça bichos na mata, nem contracena com bichos, não usa trabuco, não tem namoro envolvente com Rosinha, isso pra citar algumas coisas, aí não sobra nada.

      Excluir
  8. Off:não gostei.Melhor se tivessem omitido o personagem na campanha.
    https://m.diarioonline.com.br/noticias/brasil/578505/cascao-toma-banho-pela-primeira-vez-por-causa-do-coronavirus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Julio Cesar! Não precisa a todo momento levar os dissabores da vida real para o lúdico, por isso que a TM virou o que virou, ficam pisando em ovos, achando que vão traumatizar, com medo de darem maus exemplos, quando matava aulas na minha adolescência não era influência do Chico Bento, nunca mergulhei no lixo e nunca tive vontade de fazê-lo e adorava o Cascão, já fizeram esta palhaçada de lavar as mãos do Cascão antes.

      Excluir
    2. Xeclinghe,tá pra nascer um ser humano que se comporte como o Cascão,que jamais tome banho,visite o lixão voluntariamente e mergulhe no lixo!E programas de TV infantis sempre incentivaram o banho,como o Rá Tim Bum e Castelo Rá Tim Bum e seus vídeos musicais divertidos.
      Não falo em banho de lama,pois este,dependendo do tipo de lama, é terapêutico e,claro,se toma banho depois da sessão.

      Excluir
    3. Quando criança, às vezes brincava na lama, algumas vezes tomei umas chineladas por causa disso e outras passava batido, apanhando ou não sempre tomava banho depois, não fazia isso porque lia as HQs do Cascão, quem teve infância nos anos 1980 sabe o quanto era comum brincar com barro, os pais eram paradoxais, ao mesmo tempo que batiam nos filhos bem mais do que se bate hoje, eram bem mais permissivos do que os pais de hoje, meus pais nunca deram bola pros conteúdos da TM quando eu era criança, acredito que a maioria dos pais daquele tempo fosse igual e havia a parcela que gostava dos gibis. Só sei que nunca sofri má influência por ler Turma da Mônica. Na campanha o Cascão podia aparecer usando álcool gel e de preferência junto de seus pais aplicando-lhe o produto nas mãos.

      Excluir
    4. Muita palhaçada. Cada vez pior. Se bem que já tiveram outras campanhas com ele tomando banho ou lavando as mãos e inclusive histórias com ele lavando as mãos, isso seria mais uma. Em todas as ocasiões completamente desnecessário. Lamentável essas coisas.

      Excluir
    5. Marcos e Julio Cesar, o Mauricio disse em entrevista tempos atrás que estava havendo um alto índice de mortalidade infantil por falta de higiene básica na Nicarágua ou Honduras, não sei ao certo em qual país exatamente, tenho certeza que foi na América Central, ele atuou numa campanha em parceria com o governo local utilizando o Cascão lavando as mãos, não sei quanto tempo a campanha durou, segundo ele, contribuiu bastante para a diminuição expressiva da mortalidade infantil naquele país, me fez lembrar o caso do Popeye que já comentei aqui antes, até então não sabia que a TM tivesse tanta presença em um daqueles países, dos países hispânicos sei de longa data que a TM é bastante difundida no Cone Sul, ou seja, Uruguai, Chile e Argentina.

      Excluir
    6. Xeclinghe,foi nesses miseráveis países centro-americanos,não foi no Brasil,como você disse
      Essa falta de higiene básica era por parte dos governos ditatoriais corruptos de lá,era pelo mal exemplo dos próprios pais das crianças e de sua cultura de má higiene,ou era pelos dois motivos?

      Será que não bastaria exibir lá aqueles vídeos infantis da TV Cultura,incentivando o banho e higiene das mãos,sem ter que mexer em personagens conhecidos?Mostrassem aquele ratinho do Castelo Rá Tim Bum na banheira e depois escovando o dente,com aquelas músicas do Hélio Ziskind!

      Excluir
    7. Tanto Nicarágua quanto Honduras, não são chegadas em democracia, Daniel Ortega presidente da Nicarágua figura entre os ditadores vigentes da América Latina, não sei em que regime se encontra Honduras hoje, mas, me lembro bem de Manuel Zelaya que para não ser linchado se abrigou na embaixada brasileira em Tegucigalpa depois de uma frustrada tentativa de golpe de Estado. Acho que pelos dois motivos, Julio Cesar, tanto pelo regime quanto pela cultura, cê tem razão, não deviam ter usado um personagem consagrado como o Cascão para tal finalidade, deturpando sua essência, poderiam usar um personagem como cê falou, educativo e sem consagração. Dinheiro com certeza a MSP não estava precisando ou será que estava?

      Excluir
    8. Daria para criar um personagem vinculado à limpeza,uma antítese do Cascão.Dudu é o oposto da Magali,por exemplo,ele não gosta de comer.

      Excluir
    9. Julio Cesar, bem lembrado. Já teve história com personagens com mania de limpeza como o Renato da história de abertura de Cascão 111 de 1991 e também histórias com sósia do Cascão que ele até tocava de lugar com o sósia pra todos pensarem que ele havia tomado banho. Aí personagens podiam ter sido aproveitados nos gibi pra horas como essa fazer campanha de limpeza. E até no gibis também seria interessante nessa linha educativa do Cascão mostrar o errado e o menino com mania de limpeza mostrar o certo.

      Excluir
    10. Na verdade, Marcos e Julio Cesar, o Cascão têm antíteses de longa data que são Doutor Olimpo e as gêmeas, como são adultos e demasiadamente antagônicos ao Cascão que além de ser criança possui um puta carisma, acredito que não funcionassem nas campanhas daqui e do exterior, teria que ser uma antítese pueril, uma criança como é o Cascão, e o Alvinho? Era o Xaveco disfarçado ou é personagem do limbo? A HQ que tu menciona conheço bem, logo de cara o Renato dá um faniquito por causa de nojo e toma um socão na moleira, clássica!

      Excluir
    11. Xeclinghe, tinha até esquecido do Alvinho, o primo do Cascão. A verdadeira antítese dele é podia ter sido mais explorado nos gibis e terem deixado mais conhecido do grande público que aí nessas campanhas educativas ia funcionar bem o Alvinho no lugar do Cascão.

      Excluir
    12. Sua resposta esclareceu uma dúvida que eu tinha, o Alvinho não era um disfarce e sim um parente do Cascão, o disfarce era o Xaveco se passando por Casquinha. Falando em limbo, Marcos, você se lembra do Vostoquinho?

      Excluir
    13. Xeclinghe, não conheço esse, nunca ouvi falar.

      Excluir
    14. A grafia correta é "Vostokinho" personagem símbolo do Circo Vostok, o conheci no álbum de figurinhas A História da Turma da Mônica de 1987, depois o vi fazendo uma ponta em uma HQ em que Mônica perseguindo o Cebolinha vão parar num circo, a conheci reeditada em algum almanaque da fase Globo, acredito que seja história de abertura de Mônica160/Abril, se há mais alguma aparição, desconheço!

      Excluir
    15. Ah sim, aí só vendo a história pra ver. Esse álbum de figurinhas eu não tenho e nunca tive.

      Excluir
    16. No cromo autocolante ele aparece com movimentos de dança folclórica russa, braços cruzados e jogando as pernas pra frente em posição horizontal, é um personagem circense, adulto e que parece ter baixa estatura, trajava indumentária militar russa tradicional, seria um eslavo-tupiniquim ou tropical-soviético, a HQ que mencionei é do tempo do Figueiredo no poder, os milicos de extrema direita que governaram o nosso país durante os anos de chumbo abominavam o socialismo, talvez se explique o limbo precoce, a imagem do cromo foi reproduzida nos contêineres do Vostok, diferente de Pelezinho, Neymar e Gaúcho é o único personagem da TM vinculado à outra empresa, não sei se este caso seria configurado como royalty, sei que Jotalhão e vários produtos e comerciais com a TM a MSP fatura através de royalties.

      Excluir
    17. Os anos de chumbo não teriam sido até Médici ou Geisel?Figueiredo foi o governo da reabertura,marcado pela Anistia.E socialismo é abominável mesmo,o Estado controlando sua vida e tudo o que o indivíduo faz,no mínimo.

      Excluir
    18. Julio, creio que o termo ou frase "anos de chumbo" se adeqüe melhor no período 1968-1979, a gestão Figueiredo foi de fato mais amena se comparada com Costa e Silva, Garrastazu e Geisel, porém houveram perseguições veladas creio que até 1982, houve em 1981 o emblemático caso do Riocentro, a censura no seu período foi mínima, muitos filmes nacionais de seu período no comando, ou seja, filmes de 1979-85 que expõem de formas despudoradas nudez de ambos os gêneros, tem até um filme que mostra um pederasta beijo de língua, reabertura, anistia são marcas de seu governo. Socialismo tá mais por fora que arco de barril! Vermelhinho pra mim, só o Chapolin e o Ômega Vermelho!

      Excluir
    19. Vermelhinho pra mim,só o vestido da Mônica.

      Excluir
  9. Marcos já viu isto?

    https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/03/19/para-alertar-sobre-combate-ao-coronavirus-turma-da-monica-coloca-cascao-para-lavar-as-maos.ghtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi sim, nunca dá pra aceitar mostrando Cascão lavando as mãos seja qual for a causa. Aí até fica subtendido se lavou ou não as mãos, mas já tiveram outras vezes que lavou normalmente. Ridículo.

      Excluir
  10. Olha Maurício se você tá descaterizando os personagens como o Cascão pode colocar ele tomando banho oficialmente pode só falta vocês fazendo isso Maurício o Maurício dos anos 1970 ficaria tão bravo pelo instragam da MSP ter colocado isso e as mudanças bobas na MSP! E o pior é que o povo não colabora teve um que colocou lá "vivi pra ver o Cascão lavando as mãos, parabéns" eu preferia morrer um pouco antes do Márcio Araújo morrer (que no caso foi em 2011) pra ver essa palhaçada que a MSP tem que aderir.) Fico pensando o que o Márcio irmão do Maurício onde quer ele está achando desse politicamente correto aprimorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente está se revirando no túmulo, Matheus Henrique! Fizeste uma observação interessante, é como se existissem dois Mauricios, um são ou lúcido ou sóbrio que atuava no passado e outro insano ou permanentemente ébrio que atua no presente, seriam sósias? O primeiro será que faleceu? Ou ambos habitam o mesmo corpo como “Eu, Eu Mesmo e Irene” com Jim Carrey, vai saber, né? Só Freud na causa!

      Excluir
    2. Esse primeiro Maurício que conheço habitou no corpo dele até 1997 com os tempos esse Maurício novo preocupado pelo politicamente correto começou a agir até 1999 ficar no corpo dele de uma vez, tudo bem Maurício eu entendo mas eu se fosse você só obedecia algumas regras pra satisfazer pais de familia! (Xeclinghe já imaginou se a MSP fizesse uma brincadeira do politicamente correto no estilo do Danilo Gentili só que menos pesado, como você acha que os pais de família iriam agir?)

      Excluir
    3. Matheus Henrique, apesar de achar o Danilo um puta humorista, desconheço suas abordagens com relação ao politicamente correto, sei que os humoristas também sofrem bastante com isto, se for algum quadro do seu programa imagino que deva ser pra lá de cômico, sabendo que ele perde o amigo, mas não perde a piada e se a MSP se baseasse nele de maneira mais sutil ainda que fosse de brincadeira, a MSP seria execrada pelos pais da ala mais careta e talvez até excomungada pelo Vaticano e Igreja Universal do Reino de Deus, o que seria muito bom pra MSP voltar à sanidade. Acredito que hajam muitos pais que abominem o politicamente correto.

      Excluir
    4. Aí os padres iriam voltar a fazer igual faziam na época da infância do Maurício que era obrigar os pais a não deixar assistir os desenhos animados da Turma da Mônica e queimar os gibis só que dessa vez só Turma da Mônica! (Maurício só no gibis desconsiderando as grapich novels, e as animações iria perder 40% do mercado na verdade até menos já que tem os gibis internacionais.) Mas enfim eu acho que o Maurício nos gibis convencionais não precisava se rebaixar tanto pras pessoas de uma "Grande seguimento a Jesus Cristo!"

      Excluir
    5. Xeclinghe já viu o Cine Cascão que é de um dos filmes da MSP de 1987? Aquilo lá é incorreto pra caramba e muito engraçado mesmo, vou mandar um link caso não viu e pra os outros que acessem o blog virem essa peróla da MSP:https://youtu.be/SjZe3BhTKkU

      Excluir
    6. Seria mais fácil mostrar logo que o Cascão toma banho e só se suja ao brincar na rua do que ficar com essa palhaçada. E pior o povo ainda apoiar, aí que o Mauricio faz mesmo coisas assim. Uma pena que descaracteriza o personagem que tinha uma proposta tão boa.

      Excluir
    7. Bem observado, Matheus Henrique! Queimar os gibis me lembra os pastores protestantes dos Estados Unidos das décadas de 1940, 50 e 60 quando interpretavam equivocadamente que os quadrinhos possuíam conotações de cunho sexual implícitas, que passavam mensagens subliminares, que era uma forma sutil do Capiroto entrar nos lares cristãos e muitas outras bobagens demonizando os quadrinhos, creio que no Brasil no mesmo período isso tenha ocorrido com menor intensidade. A MSP poderia fazer o jogo do politicamente correto se impondo mais, aceitando parte do que é imposto e não 100% como tem ocorrido há bastante tempo e perdura até hoje. Um desenho animado antigo do Cascão que me vem à memória é "Cascão no País das Torneirinhas", boa sugestão Matheus Henrique, grato!

      Excluir
    8. Inclusive Xeclighe o Maurício comta que já aconteceu isso aí quando ele era criança, ele contou quando ele completou 80 amos lá no site da uol

      Excluir
    9. Só avisando que o Cine Cascão ele é mais politicamente incorreto nos absurdos que a MSP usou e abusou nesse curta!

      Excluir
    10. Sobre demonizar quadrinhos tomei conhecimento lendo Wizard, periódico mensal que tratava principalmente de HQs, não sei se o título ainda vigora, era muito bom pra se manter atualizado dentro do universo nerd, bom saber que o cartunista abordou o assunto publicamente, é do tempo de sua juventude. Pesquisarei sobre a dica da animação que tu passou, pelo ano que disseste deve ser a boa e velha incorreção, agradecido!

      Excluir
  11. Muito boa. Essas histórias do início da fase Globo são maravilhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza essas primeiras da Globo eram fantásticas, dava gosto de ver.

      Excluir