terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

HQ: "Chico Bento e o velho cão"


Em fevereiro de 1990, há exatos 30 anos, foi lançada a história "Chico Bento e o velho cão" mostrando a morte do cachorro Fido, que já estava bem velhinho. Com 6 páginas, foi publicada em 'Mônica Nº 38' (Ed. Globo, 1990).

Capa de 'Mônica Nº 38' (Ed. Gobo, 1990)

Começa com o Chico Bento assobiando para chamar o seu cachorro Fido, assobiou bastante e Fido não atendia. Chico vê que o Fido, que estava dormindo na hora e reclama que ele não ouviu, que estava assobiando há mais de 1 hora e fala que vão caçar tatu.


Fido tenta farejar, mas acaba espirrando e tossindo e Chico estranha que ele nunca espirrou daquele jeito. Surge um tatu e Chico manda o Fido correr para pegá-lo e quando vai ver encontrar ao Fido cansado e ofegante só do pouco tempo que correu e Chico reclama que ele perdeu a pista do tatu.

Chico lembra dos bons momentos com o Fido como a vez que foram caçar tatu e Fido partiu para briga com uma onça que ia pegar o Chico e da outra vez que foram caçar tatu e Fido conseguiu pegar 3 trazendo amarrados para ele e comenta que já tem alguns aninhos aquilo. Aí Chico se toca que o Fido estava velho, mas ainda assim era o melhor, nenhum cachorro vai ser igual a ele e que a nova missão era ensinar aos cachorros mais novos tudo que sabe.


Assim, Chico põe o Fido para ensinar táticas de caça e luta para dois cãezinhos. Fido fica só olhando os cachorros, cada vez mais cabisbaixo. Depois, Chico vai levar um osso par ao Fido e encontra morto no chão. Chico chora muito e lamenta que não pôde fazer nada. Seu Bento chega e conta que o que o filho podia fazer pelo Fido já fez, amou, cuidou dele e não deixou faltar nada enquanto que o Fido ensinou o Chico a ser responsável, gostar dos bichinhos e a cuidar do próximo.

Chico concorda com o pai e diz que vai guardar o Fido para sempre no coração. Nessa hora, aparece o espírito do Fido e dá uma lambida no Chico como forma de gratidão e amor que teve enquanto estava vivo e Chico estranha que parece que sentiu uma lambida enquanto o espírito do Fido fica olhando para ele, terminando assim.


Sem dúvida uma história muito emocionante e com bonita mensagem, mostrando para os leitores a morte de um animal de estimação querido, como lidar com a perda e mostrar que é uma coisa natural quando envelhece. . Chico não estava sabendo que o Fido estava velho e prestes a morrer e estava tratando bem rude, como se estivesse preguiçoso para caçar como sempre faziam e sentiu muito quando ele morreu. 

Muito emocionante ver o corpo do Fido caído morto no chão, o Chico chorando por ele ter morrido e ainda aparecer o espírito no final lambendo como gratidão e que mesmo morto estava lá sempre presente com o Chico mesmo depois de morto. Todos que á tiveram perda de um animal de estimação com certeza se identifica muito com essa história. 


O Fido é o cachorro oficial do Chico e nas histórias antigas aparecia mais em histórias do Chico caçando animais selvagens e apesar de ter morrido nessa história, logo depois ressuscitou, ainda mesmo em 1990 ele apareceu na capa de 'Chico Bento Nº 85' e em outras histórias. Durante os anos 90 ficou um tempo sumido, mas voltou a aparecer com certa frequência a partir de 2004, principalmente em histórias do roteirista Paulo Back e ultimamente é raro aparecer. 


Os traços muito bons, bem típicos de histórias de miolo da época. É incorreta atualmente, além do tema envolver morte de cachorro e nos dias de hoje não podem ter histórias com final triste, ainda tem os fatos de ter o Chico com trabuco na mão (os personagens não aparecem mais com armas nas histórias), caçando tatus, contracenando com onças e envolver espiritismo. Completamente inadmissível nos dias de hoje, podem achar tudo traumatizante, principalmente ver o cachorro morto, o que é uma pena por não ver histórias assim.


Seria melhor essa história ter saído em um gibi do Chico Bento, tipo no encerramento de gibi dele, inclusive foi a primeira vez que mostrei uma história do Chico de um gibi da Mônica. Eles colocavam histórias do Chico em gibis da Mônica e do Cebolinha para os leitores terem noção de como eram os gibis dele e até servia também para mostrar qe o Chico era um personagem do Mauricio de Sousa, já que nos gibis dele não tinham histórias com a Turma da Mônica e aí quem começa a colecionar custa a perceber que Chico era da MSP. Eu mesmo quando comecei a colecionar só fui perceber que o Chico era da MSP por causa de suas histórias nos gibis da Mônica e Cebolinha. 

Sem dúvida uma história excelente e bem marcante, muito bom relembrar há exatos 30 anos.

43 comentários:

  1. Sempre quis saber porque o Chico Bento era o único dos personagens considerados "principais" a terem histórias publicadas em gibis ou almanaques de outros protagonistas?Já pensaram uma história da Mônica ou do Cebolinha,por exemplo,serem republicadas em almanaques do caipira?Nunca entendi isso,afinal o Chico tem revista própria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu palpite é que Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali já apareciam nos gibis de uns dos outros e pra diferenciar não colocavam histórias eles nos gibis do Chico. Já o Chico por ser mais diferente ai colocavam histórias dele nos gibis dos outros para saber que ele é da MSP. O que resolveria também se colocassem história da turma nos gibis dele.

      Se bem que nos primeiros gibis do Chico da Editora Abril de 1982 e 1983 tinham histórias de secundários da Turma da Mônica como Anjinho, Titi, Humberto, Jeremias, Zé Luís, como personagens do Limoeiro, aí de vez em quando os 4 principais apareciam nessas histórias. Isso parece que serviu pra levantar os gibis do Chico no início, além de ainda ter poucas histórias do Chico produzidas pra preencher gibi aí e depois que já estava consolidado deixaram apenas Papa-Capim como secundário nos gibis do Chico.

      Excluir
    2. mas agora que todo mundo já sabe que o Chico é personagem da MSP,continuam republicando histórias do Chico em outros almanques como se ele fosse secundário,sendo que ele tem almanaques e gibis prórios.

      Excluir
    3. Pois é, Chico nos gibis dos outros se torna secundário como Tina, Penadinho, Piteco, etc.

      Excluir
  2. Concordo, muito triste essa e não fariam de novo com certeza. Giselda vive até no Chico Moço, nem sei quanto tempo dura uma galinha sem abater, mas não seria isso tudo desde infância até final da adolescência não ahahah.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse Gibi e muito boa esta história. Pode ser que o Chico tem mais de um Cachorro chamado Fido, tipo quando esse morreu, ele conseguiu outro e botou o nome de fido, tipo como aconteceu no desenho do Galo Ataliba. Além disso, tem um história semelhante a essa, mas é com outro Galo, o Espoleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é uma alternativa de ter colocado mesmo nome em homenagem a esse, aí até faz mais sentido de manter que esse cachorro morreu. Até porque ficou estranho de ele ter morrido e logo depois voltar a aparecer normalmente. Na verdade MSP nunca teve cronologia.

      Excluir
  4. Que história emocionante,muito boa,sempre tem histórinhas que os personagens nos ensinam alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito linda. É bom que ensinaram sem deixar piegas e era só de vez em quando histórias assim. Hoje em dia são histórias educativas em quase todas, fica chato e cansativo.

      Excluir
    2. Eram de vez em quando mesmo essas histórinhas,me emociona bastante o Natal de Todos Nós em vídeo.

      Excluir
  5. Que historinha linda! Nunca tinha lido, e fiquei emocionada em lê-la ♥
    Mudando um pouco de assunto, estava pensando esses dias, você sabe se teve uma participação da turma da Mônica em historinhas do Chico Bento, ou vice versa? Lembro apenas da Denise na roça fazendo a rave rs. Amo historinhas de crossover, e li algumas aqui que você postou. Se tiver alguma com crossover que vc não tenha postado, pode me falar pra eu procurar por favor? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza muito emocionante. á tiveram alguns crossovers entre eles, inclusive teve um em um gibi do Cascão de 2019 e no da Mônica de janeiro de 2020. Aqui no blog postei algumas, se der posto outros que lembrar. Alguns que postei

      Chico com Capitão Feio e Cascão
      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2014/09/chico-bento-hq-batalha-do-seculo.html

      Campanha da revista da Magali (parte 1)
      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/11/eu-quero-uma-revista-so-da-magali-parte-1.html

      Campanha da revista da Magali (parte 2)
      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/12/eu-quero-uma-revista-so-da-magali-parte-2.html

      Excluir
    2. Teve crossover em Chico Bento 4 segunda série, escrita pelo Emerson Abreu, personagens que participam da HQ além do Chico e seu núcleo, Mônica, Do Contra e Franjinha, outra eu não lembro o número, mas saiu no gibi do cascão 53(se não me engano) tem os 5 principais e o franjinha. Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Teve também várias ambientadas no Parque da Mônica.

      Excluir
  6. Que linda história! Me tocou muito, porque minha cadela faleceu no ano passado, foi muito difícil. Acho muito importante passar essa mensagem para crianças, pena que não é mais possível atualmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quando um bicho de estimação morre a gente fica bem triste e se identifica muio com a história. Era bom quando mostravam histórias assim para as crianças entenderem que são coisas naturais e que podem acontecer. Hoje em dia pensam que é traumatizante aí não fazem mais.

      Excluir
  7. Marcos quando você já tava parando de colecionar gibis lá pra 97/98 você lembra de histórias com o Dudu pestinha e o Nimbus mágico? Além do mais se puder postar uma HQ do Emerson Abreu incorreta atualmente seria uma boa qual que você lembra dessa última fase de você colecionando os gibis da MSP direto? Oh Marcos você falou que não tem alguns números de As Melhores Piadas da Globo e eu queria saber se de 1987/1998 da MSP qual Edições e números dela faltam pra você terminar de colecionar essa época de ouro da MSP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Dudu pestinha eu até cheguei a pegar, de vez em quando perturbava a mãe e a Magali sem ser motivo de comida, mas tipo com ele perturbando Cebolinha não peguei. Nimbus mágico não pegei, tenho algumas, mas depois comprado em sebos.

      Dessa fase de 1987/1998 em sequência eu não tenho As Grandes Piadas Nº 19 e Nº 20 e Magali Nº 234 e Nº 238.

      Excluir
  8. Nunca pare com esse blog Marcos pelo menos até o dia que você não tiver nesse planeta ele é bom por que além de recordar nostalgia das pessoas dos anos 60/70/80/90 também vai mostrar pros mais novos o que eles perderam e o que infelizmente o Maurício não vai deixar mais ser publicado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Enquanto der continuo com o Blog. Intenção é essa de mostrar fase que foi boa e que jamais vai ser publicado.

      Excluir
  9. Adorei essa capa da Mônica.Das mais criativas e esta é inédita para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro essa capa. Perfeita. Eles eram criativos demais, dava gosto de ver.

      Excluir
  10. Não sei por que o Mauricio decidiu matar o Fido, era um personagem que eu curtia bastante, o Chovinista, Floquinho, Mingau e Bidu não envelhecem e são à prova de Dona Morte, o Bidu é sexagenário e é o símbolo da MSP, se morrer, ressuscita, como aconteceu com o Cebolinha, Super Homem e Jean Grey. Em Chico Bento nº 214 de 1995, na história final aparece um cachorro igual ao Fido, será que é seu filho ou será que o Fido entrou para a seleta lista dos ressuscitados ou será ainda que ele é cataléptico e rejuvenesceu através de cirurgia plástica? Os outros animais de estimação da Turma da Mônica são tipo o Wolverine, possuem supressão de envelhecimento e como eu citei a Dona Morte, no passado ela era tratada às vezes como homem, e como mencionei também Garota Marvel e Wolverine e você usa uma fotinha dos X-Men para se identificar, que tal fundar um blog sobre os X-Men ou sobre a Marvel? Ou cê já têm? Do Fido passei pela Dona Morte e fui parar nos X-Men, divaguei com gosto de gás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que escolheram o Fido porque aparecia pouco e queriam transmitir mensagem de morte de bichinhos de estimação para as crianças. Seria estranho se matassem o Floquinho ou o Chovinista, por exemplo. Ainda assim, o Fido ressuscitou depois, aí fica na imaginação se era o mesmo cachorro ou algum filhote dele ou outro cachorro qualquer que o Chico colocou mesmo nome. Nunca falaram nada sobre isso do real motivo. Não tenho blog do X-Men ou da Marvel, coloquei a foto por colocar.

      Excluir
    2. Marcos, sua observação é plausível, a edição que mencionei, eu tenho, assim que li sua resposta, verifiquei a história e constatei que o Chico Bento não o chama de Fido, porém, se parece bastante com o dito-cujo, na verdade, o Chico não menciona seu nome, pelo jeito, o Fido não ressuscitou, esticou os cambitos e por lá ficou, deve estar interagindo com o Penadinho ou com o Anjinho. Gostei da sua hipótese sobre eles tentarem passar mensagem de morte de animais de estimação para a criançada e para isso usaram o Fido, o Chovinista, o Mingau e o Floquinho são estrelas pet, apareciam com demasiada freqüência e o Fido aparecia esporadicamente, faz sentido! Achei bem didática sua conjectura, talvez o propósito do povo da MSP com esta HQ tenha sido didático, achei bastante plausível, obrigado mesmo! A gente que é fã, adora ficar conjecturando o que rola e rolava nos bastidores da MSP. Você acha que o Fido serviu de bode expiatório ou de boi de piranha para passar a mensagem? Não precisa responder, como dizia Didi Mocó: "É apenas um chiste, jovem!" Obrigado de verdade!

      Excluir
    3. Tiveram outras histórias em que o Chico chamava o cachorro de Fido após essa. Agora se era o mesmo cachorro fica na imaginação de cada um. Não daria pra matar Floqinho, Chovinista o Mingau, mas eles a fizeram com eles desaparecendo de repente e as crianças ficando bem tristes, chorando mito, mas no final era tudo resolvido e ficava bem.

      Excluir
    4. Micro Investidor Nerd Já sim, 2 vezes. Uma em cebolinha 46 de 1990 e outra em Cebolinha 83 de 1993. Essa de 1993 do Ghost de Cebolinha eu já mostrei aqui

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2013/04/cebolinha-hq-ghost-de-cebolinha.html

      Excluir
  11. Muito legal essa história! Lembro que vi o Fido a primeira vez naquela história que o Chico fica resfriado, aí ele foge de casa e um gambá entra no chapéu dele e todos fogem dele, incluindo o Fido, que o Chico acha que ele tava com algo contagioso! Na época nem imaginava que ele aparecia em outras histórias! Aliás, aquela história veio depois dessa!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi depois dessa. Ele aparecia as vezes nos gibis e continuou após essa história.

      Excluir
  12. Linda história! Direto ao ponto! Acho que hoje não fariam uma história dessas para não "machucar a sensibilidade das crianças", igual aquele filme bem sem graça da Turma. O filme antigo do Menino Maluquinho dava de 10 a 0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as histórias eram objetivas sem enrolação e muito boas.Hoje tudo pode traumatizar e aí não fazem histórias assim.

      Excluir
  13. Só quem perdeu um filhinho de 4 patas sabe a dor que é, certo dia cheguei em casa e não vi minha gata, chorei que só kkkk e ela tava na frente de casa, aí quando a vi caí no choro mesmo hahahaah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu também já perdi uma gata e aí esse gibi eu tinha perdido e por coincidência encontrei esse gibi em sebo alguns meses depois. Quando reli essa história me sensibilizou.

      Excluir
  14. Pra falar a verdade Fabiano essa história foi Repúblicada em um Almanaque convecional do começo dessa década atual a de 2010, eu só não sei te dizer o personagem e o número mas eu tenho essa história graças a esse Almanaque da Panimi até hoje, o Alzheimer me corrompeu então não saberia te falar o número e o personagem o ano eu lembro que era entre 2010/2011/2012!

    ResponderExcluir
  15. Matheus, provavelmente deve ter sido alterada, ou se não foi abriram exceção por conta da bonita mensagem.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado que eu não lembro de terem alterado algo eu acho que foi só o trabuco que o Chico usa na HQ!

    ResponderExcluir
  17. O trabuco devem ter tirado mesmo e deve ter ficado muito sem graça e sem sentido em algumas partes já que eles estavam caçando. Fora isso, há uns 10 anos, eles eram mais tolerantes, apesar de já ter politicamente correto, eles mudavam poucas coisas nos almanaques, procuravam até colocarem avisos no rodapé que eram coisas que não faziam atualmente. De 2013 pra cá é que passara a mudar tudo que veem pela frente e cada ano piora mais. Hoje eles mudam até TV tubo quadrada das antigas por TV LCD.

    ResponderExcluir
  18. Que história maravilhosa! Ela é bem mais emocionante do que eu lembrava. A primeira vez que eu li essa HQ foi como um vídeo no YouTube. É que já tá virando moda postar histórias em quadrinhos nas redes sociais, especialmente no trio YouTube, Facebook e Instagram. E é claro que até a Turma da Mônica não podia ficar de fora dessa.

    Na verdade, essa história do Chico serviu perfeitamente como lição de moral pra representar nossos sentimentos de quando a gente tem que lidar com a perda de nossos bichos de estimação, sendo os cachorros o caso mais comum disso. Não é a toa que ele é o melhor amigo do homem e que acaba sendo um grande camarada na nossa vida.

    Coincidentemente, eu também já perdi meu cachorro. Ele se chamava Rufus (eu o apelidei por causa do nome do cão do Dennis, o Pimentinha) e nós adotamos ele por volta de 2010. Ele ficou com a gente por todo esse tempo, até sua fatídica morte em 2018, pois ele já estava velho demais e não tinha mais outro jeito de salvá-lo, portanto a veterinária Simone teve que "botá-lo pra dormir", se é que você me entende. Com isso, eu não chorei litros e mais litros de lágrimas naquela hora, eu apenas tive que superar a perda, mas pode ter certeza de que chorei bastante por dentro. Tudo o que eu tenho a dizer é que passei um tempo incrível com o Rufus, e - acredite ou não - que ele foi um tipo de amigo que eu nunca tive.

    E bem, terminada a história do meu eterno companheiro, só preciso te agradecer por postar uma história digna de ser um clássico da MSP (se é que é mesmo um clássico), mesmo que eu já tenha lido antes. A parte mais importante dela foi logo no final, quando o Chico encontra o cadáver do Fido, já morto naquela hora. Uma típica cena de fazer qualquer leitor, seja jovem ou mais velho, chorar emocionado e sentindo pena do pobre Chico.

    E você tinha razão ao fato do Fido ter ressuscitado depois dessa história. Uma das histórias em que ele voltou nos anos 2000 foi "Vem caminhar, Fido!" (de Chico Bento nº 465, de 2006), em que o Chico tenta levá-lo pra passear pela roça. Porém, parece que o Fido aparenta ter mudado suas características de lá pra cá. Antes, ele era o fiel cão de caça do Chico em suas caçadas, mas nas novas histórias como essa, ele acabou virando um cão tão preguiçoso como que o Chico já foi há muito tempo atrás. Nem preciso explicar o porquê dessas mudanças, só posso garantir isso tem tudo a ver com a patrulha do politicamente correto.

    Enfim, desculpe se o comentário estiver grande demais, mas isso tudo é pra mostrar as semelhanças dessa bela história não só com meu bicho de estimação, mas de muita gente também, que agora estão tendo seu merecido descanso no paraíso. Muito obrigado mesmo, Marcos, muito obrigado.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, quem já perdeu um bichinho de estimação entende muito bem e se identifica muito com essa história. Bem emocionante.

      O Fido dos anos 2000 estava mudado, antes ele era caçador heroico e depois ficou preguiçoso, tudo por conta do politicamente correto. Valeu por ter gostado do post. Disponha.

      Excluir
  19. What a delightful adventure it was, diving into the world of Chico Bento and the Old Dog!
    http://www.aintpayingfull.com/promotions/

    ResponderExcluir
  20. This heartwarming HQ (história em quadrinhos) captures the essence of friendship, loyalty, and the beauty of the Brazilian countryside.
    http://frugalishness.com/promotions/

    ResponderExcluir