segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Cascão: HQ "As irmãs Cremilda e Clotilde atacam no Carnaval"

É Carnaval e mostro uma história em que as irmãs Cremilda e Clotilde tentaram dar banho no Cascão durante o Carnaval. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Cascão Nº 65' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Cascão Nº 65' (Ed. Abril, 1985)

Nela, Clotilde vê a Cremilda  no sofá e pergunta no que está pensando. Cremilda diz que é nos planos delas no Carnaval. Clotilde pensa que era onde vão pular o Carnaval, qual salão, mas Cremilda fala que está é planejando dar um banho no Cascão, que o Carnaval é melhor época para se molhar alguém e depois do Carnaval ele vai se chamar "Limpão".


Cremilda e Clotilde se fantasiam de caubóis e vão à rua para tentar molhar o Cascão com garrafa squeeze (bisnaga) e quando o encontram, elas jogam água nele e finalmente conseguem dar banho nele. Mas elas têm a surpresa que não era o Cascão, e, sim, o Xaveco fantasiado por causa do Carnaval e Xaveco reclama que elas estragaram a fantasia dele.

Depois encontram o suposto Cascão comendo melancia e quando molham, veem que era a Magali disfarçada. Em uma nova tentativa acabam molhando o Anjinho disfarçado de Cascão. Em seguida, percebem que todos resolveram se fantasiar de Cascão e único jeito para descobrir quem era o verdadeiro foi jogar água em cima de todo mundo, mas ninguém era o Cascão.


De repente Cremilda e Clotilde sentem um cheiro fedido, parecendo um caminhão de lixo, e aí era o verdadeiro Cascão fantasiado de imperador romano. Elas tentam molhá-lo, mas por terem molhado todos da turma, acaba toda a água delas. Cascão dá um abraço nelas e comenta que nesse ano todo mundo resolveu se fantasiar de Cascão. No final, quando ele vai embora, Cremilda e Clotilde estavam imundas com o abraço  do Cascão e uma joga água na outra para ver se limpam da sujeira impregnada enquanto o povo na rua pensam que elas estavam se divertindo no Carnaval.


Uma história legal com as irmãs Cremilda e Clotilde fazendo planos de dar banho no Cascão no Carnaval, mas não contavam que a turma toda iam se fantasiar de Cascão. Na época, o povo tinha o costume das pessoas darem banho uma nas outras com garrafas durante o Carnaval e os roteiristas sempre procuraram fazer histórias e piadas de tentativas de darem banho no Cascão no Carnaval por causa disso. 

O Cascão dessa vez apareceu só na última página, mas ficou sendo representado com seus amigos fantasiados como ele. Como Cremilda e Clotilde estavam vestidas de caubóis de faroeste, até poderiam ter colocado armas com água para dar uma impressão mais real de faroeste, mas pelo visto preferiram as bisnagas para ter mais capacidade de água dentro. Na época as armas nas histórias eram liberadas normalmente, as bisnagas foram só para seguir a tradição do Carnaval. Para republicação hoje em dia, até seria um ponto positivo para não ter alteração, porém eles não costumam mais fazer histórias com os outros fazendo planos infalíveis para dar banho no Cascão, contra a vontade dele, fora que não fazem mais histórias de Carnaval e os palavrões ditos pelo Xaveco e a palavra "Diacho" não seriam bem vindos hoje, aí não fariam atualmente história assim.


As irmãs gêmeas Cremilda e Clotilde foram criadas no lançamento do gibi do Cascão pela Editora Abril em 1982, como vilãs para dar banho no Cascão. Elas foram morar no bairro do Limoeiro e tinham mania de limpeza extrema, tudo tinha que estar um brinco sem um mínimo de poeira sequer. Ao verem que o Cascão era muito sujo tinham obsessão de dar banho nele a todo custo e faziam planos para dar banho nele, mas sempre fracassavam. 

No início, o Cascão era inocente, não sabia que Cremilda e Clotilde só tinham desejo de dar banho nele e as irmãs fingiam que eram amigas dele para tentar banho nele. Com o passar dos anos isso mudou e ele passou a saber dos planos e fugia das irmãs, provavelmente para não mostrar falsidades nos gibis. Eu preferia quando ele era inocente de não saber dos planos delas como foi nessa história, ficava mais engraçado. Essa foi uma das primeira vezes que elas contracenaram com outros personagens da turma sem ser o Cascão, no início era raro elas contracenarem com outros personagens sem ser o Cascão.


Traços ficaram bacanas, típicos de histórias de miolo da época. A capa da edição bem interessante, como Cascão deixando um aviso dando satisfação que não apareceu na capa por causa do pessoal jogar água nos outros no Carnaval. Eram interessantes capas assim sem ele aparecer por causa da água predominando. E de certa forma, até teve um pouco a ver com o tema dessa história do gibi por conta disso. 

Foi republicada depois em 'Coleção Um Tema Só Nº 13'- Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996). Deixo aqui a capa dessa edição.

Capa de 'Coleção Um Tema Só Nº 13 - Mônica Carnaval' (Ed. Globo, 1996)

60 comentários:

  1. Sempre tive curiosidade de saber qual era a história de abertura desta edição, a capa sempre me chamou a atenção pela ausência do Cascão, ótima sacada! Capas com os titulares ausentes têm também Mônica 30/Abril, Cascão 147/Globo e Chico Bento 177/Globo, é provável que hajam mais, quanto à história, eu não conhecia, excelente! Muito chique o Zé Luís fantasiado de Cascão, me lembra uma em que todos se fantasiam de Mônica, inclusive o nerd do Zé Luís, antiqüíssima! Cê acha que Cremilda e Clotilde são portadoras de transtorno obsessivo compulsivo? Arrisco dizer que a arte é da Olga Ogasawara. Não curto Carnaval, porém adoro as HQs do Mauricio com este tema, obrigado, Marcos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por ter gostado. Geralmente capas sem o titular costumavam fazer piadas com o personagem, com exceção da Mônica 30 Abril.

      A história de abertura desse gibi foi "É Carnaval! Cadê o Cascão?" em que a turma procura o Cascão pra jogar água nele com suas bisnagas e eles está em casa se preparando para experimentar fantasia que vai desfilar em Escola de Samba e que já estava com a futura fama subindo a cabeça.

      Acredito que Cremilda e Clotilde tenham TOC, já estava tudo limpo e continuavam limpando pensando que tinha alguma poeira. Eram engraçadas.

      Excluir
    2. Um dos meus defeitos é a preguiça, assim que li o segundo trecho da sua resposta, constatei no início de sua postagem que a HQ é de final de edição e eu achando que era de abertura, perdoe a minha gafe! O Cascão não as via como inimigas e antagonizava claramente com o Doutor Olimpo, até o chamava de arqui-inimigo. À propósito, é arquiinimigo ou arqui-inimigo?

      Excluir
    3. Sim, ele não vi Cremilda e Clotilde como inimigas, até gostava delas, isso era bom. Hoje em dia ele sabe muito bem dos seus planos de dar banho nele. O Doutor Olimpo também é muito legal. P correto é arqui-inimigo.

      Excluir
  2. HQ maravilhosa e essa capa então? kkkkk :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa história, sem dúvida. E capa sensacional, muito criativa. :D

      Excluir
  3. Esse Um Tema Só eu já passei os olhos enquanto estava em um sebo, a historinha postada, com certeza minha mente não registrou, sei que a edição contém a reedição da HQ de abertura de Cebolinha 146 de 1985, onde os núcleos se encontram e se unem para combater um vilão que tá avacalhando com a folia dos personagens, é mais ou menos isso, nunca li, só passei os olhos. Sei que há uma cena onde o Cebolinha é arremessado devido à uma chifrada nos glúteos e o Chico amortece sua queda. A arte provavelmente deve ser do jurássico Sidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que você não comprou, perdeu a chance de ter um dos melhores Coleção Um Tema Só. Muitas histórias clássicas da Abril, colocaram até uma do Astronauta de Mônica Nº 10 de 1971 que não tinham costume de colocar histórias de mais de 20 anos até então. As mais novas foram de 1987.

      A história de abertura foi essa de Cebolinha 146 de 1985 com eles formando uma escola de samba e o vilão querendo atrapalhar, com curiosidade que o vilão era caricatura do roteirista Reinaldo Waismann.

      Excluir
    2. Achei mais duas capas sem os titulares: Mônica 88/Globo e Pelezinho 34/Abril. Então aquele caboclo do cabelo cacheado loiro e que tava sempre mostrando os dentes é o Waismann? Eu devo tê-lo visto em pelo menos umas nove histórias dos anos 80! Ele desenhava também? Sei que era roteirista!

      Excluir
    3. Se bem que em Mônica 88 ainda tem a caricatura dela, só não o corpo físico dela. Era o Reinaldo Waismann sim, ele aparecia em muitas histórias como personagem sem ser como roteirista da MSP. Gostavam de colocá-lo como vilão ou então como criança, como o garoto mais fofo que as meninas gostavam, chamando de Reinaldinho. Ele era apenas roteirista das histórias, não desenhava.

      Excluir
    4. Marcos, desculpe me intrometer na pergunta do Bruno Chaves sobre o Anjinho, é que quando comecei a responder você ainda não havia respondido e quando terminei, tu já tinha postado a resposta, tu deve digitar bem mais rápido que eu, não pretendia passar a carroça na frente dos bois, desculpe! Então o Reinaldinho é baseado no roteirista? Passei décadas sem saber disso!

      Excluir
    5. Tranquilo, não esquenta, foi até coincidência responder junto, e foi bom que complementou com outras histórias do Anjinho com adultos. Pode comentar a vontade.

      O Reinaldinho era baseado no Reinaldo Waismann, pode reparar que sempre aparecia com cabelos encaracolados que nem o estilo do roteirista desenhado.

      Excluir
  4. Que demais todo mundo se fantasiou de Cascão,essas duas sempre perseguem o Cascão,quem persegue ele também é o Dr. Olimpo tinha até me esquecido dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutor Olimpo também era bem divertido. Gostava desses vilões que tentavam dar banho no Cascão.

      Excluir
    2. Sim! Será que o Cascão nunca vai tomar banho?

      Excluir
    3. Tomara que não, mas aos poucos colocam ele com contato com água como lavar mãos, lavar louça na cozinha, etc. Isso estraga com o personagem.

      Excluir
  5. os traços delas estavam diferentes, com o nariz maior, foi o que eu reparei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário. Os traços originais delas são assim, aí nos últimos anos que mudaram colocando nariz pequeno, assim como também mudaram os narizes do Chico Bento, Cafuné, Zecão, etc, por causa do politicamente correto, pra não dizer que estão fazendo bullying com os narigudos na vida real. Todos que mudaram narizes ficaram piores.

      Excluir
    2. obrigado pela informação Marcos, eu preciso rever as histórias antigas delas para confirmar. abraços.

      Excluir
    3. eu reli duas histórias antigas em que o nariz delas está menor, uma foi da coleção histórica 1 do cascão, na história de estréia delas, mas pode ter sido alterado, e a outra é a de abertura de cascão 114 da Globo, "que sujeira hein, D. Clotilde", em que o nariz delas está menor.

      Excluir
    4. Na Nº 1 da Abril apareceu um nariz levemente menor que esse e na Nº 114 da Globo foi menor, mas ainda seguia o formato C maiúsculo. Eles variam um pouco tamanho do nariz dependendo do desenhista, mas sem perder a essência.

      O problema é agora na Panini que o formato é um c minúsculo, bem pequeno, a gente vê muita diferença de como era. Olha só aí no link como desenham elas agora, estão até mais magras, que é outra coisa que a MSP anda desenhando personagens gordos mais magros ficando descaracterizados.

      https://3.bp.blogspot.com/--ycu7qHXIhM/WDC-k3mvFmI/AAAAAAAAZcE/c_VPqcC5d0kuTFMWYf6VyL92E0LlSpVHACLcB/s1600/_CC_700_%25281%2529.jpg

      Excluir
    5. é, muito exagerado mesmo, tiraram toda a a essência. Acredito que era melhor manter como antes, pois deixa os personagens mais variados e pessoas com estas características podem se identificar com eles.

      Excluir
    6. Com certeza. Lamentável essas mudanças. Tira toda a essência dos personagens.

      Excluir
  6. Estranho o anjinho aparecer para um adulto, geralmente ele só aparecia para as crianças. Fora essa história, a única em que eu vi ele contracenando com um adulto foi em uma em que um gafanhoto ataca a horta da mãe da Mônica, em que ele e a mônica falam do gafanhoto para a dona Luíza, mas eu fico na dúvida se ela o viu também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Anjinho aparecia mais para as crianças da turma, pelo menos dá pra entender ou querem deixar essa impressão nos últimos anos, porém nos 70 e 80 ele aparecia tanto pra adultos quanto crianças, tinham histórias que ele ajudava a resolver problemas dos adultos também. Teve uma dos anos 70 que Anjinho enta de férias e os pais da turma veem tanto ele quanto o anjinho mau substituto.

      Excluir
    2. Desculpe a intromissão, Bruno Chaves! Mas, me recordo de algumas HQs onde ele interage com adultos: Mônica 130 da Ed. Abril na história final, ele dá uma de cabeleireiro e interage com adultos e crianças, há também uma em que ele banca de anjo da guarda de um garoto que deve ter a mesma idade do Zé Luís, ele apanha de um adulto e é atropelado por um ciclista adulto, essa foi reeditada em Almanaque da Mônica 19 da Ed. Globo e têm outra onde ele entala numa chaminé duma fábrica e o dono, um careca de bigode, sobe no telhado de sua fábrica pra tentar desentalar o Anjinho e muitas outras que não me recordo agora. O Anjinho não é uma entidade, ele é de carne e osso, sente calor, frio, sede, fome, dor, toma banho, etc. Como ele é um anjo, consegue interagir com encarnados e desencarnados e até já se fez invisível aos olhos humanos várias vezes, é sua condição de anjo encarnado que permite tais feitos. Antigamente ele participava de planos contra a Mônica, até o Mauricio abolir de vez essa faceta do personagem. Ele talvez seja uma semientidade e não uma entidade como é o caso do Penadinho e outros do núcleo assombrado.

      Excluir
    3. obrigado pelas informações. Eu havia me esquecido desta da Chaminé, muito obrigado.

      Excluir
    4. Verdade, tiveram bastante histórias com o Anjinho interagindo com os adultos. E Anjinho participando de planos infalíveis era demais kkk. Muito bom.

      Excluir
    5. Há também uma historinha em que ele participa de um plano contra o Cascão, essa eu conheci na CHTM e me lembro de outra em que ele e o Cebolinha engrupem Mônica, Magali e Cascão, é de Cebolinha 163 da Abril, o Anjinho já foi da pá virada, porém, quando o bicho pegava, ele conseguia virar o jogo. Na HQ "O Deus Cebola" ele exerce um papel decisivo em poupar o Diabo de virar anjo, em "Mônica contra o Capitão Feio" ele é peça fundamental na trama, na história de abertura de Mônica 183 da Abril, ele também decide o jogo, só sei que o Anjinho é pau pra toda obra! Obrigado a vocês, Marcos e Bruno Chaves!

      Excluir
    6. E ainda tem a história do Plano vampiresco de Cascão 81 (Ed. Abril, 1985) em que o Anjinho participou do plano. Muito hilária essa.

      Excluir
    7. nas tirinhas antigas, ele xingava a Mônica também, no especial Mônica 30 anos, tem uma em que ele xinga a Mônica e ela não faz nada porque ele voaria.

      Excluir
    8. Eu me lembro de uma HQ do Anjinho, dos anos 1980, aonde ele aparece para um adulto: JUCA MÁ SORTE, O JOGADOR. Nesta história, Anjinho recebe de São Pedro a incumbência de fazer com que um homem, chamado Juca Má Sorte pare de jogar. Desde tenra idade, ele sempre viveu na jogatina, mas nunca ganhava jogo algum. No processo, ele é abandonado pela sua mulher e fiho, e, agora, Anjinho tem uma difícil missão pela frente.

      Excluir
    9. Dyel. histórias assim que eram envolventes, dava gosto de ler.

      Excluir
  7. Seria legal se tivesse um tematico só com histórias da Clemilde e Clotilde,mas parece que agora a MSP só resolveu fazer temas repetidos.De anivérsario por exemplo,já deve ter saido uns quatro kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, seria bom Temático só com histórias da Cremilda e Clotilde ou até mesmo só com histórias com vilões que tentaram dar banho no Cascão, nem que tivesse aparecido em 1 história apenas. Mas, infelizmente, seguem sempre os mesmos temas.De aniversário foram 5 até agora kkkk

      Excluir
    2. só falta um com o chico bento kkkkkkk

      Excluir
    3. Não duvido que façam, do jeito que gostam desse tema kkk

      Excluir
  8. Eu tenho essa HQ temática de Carnaval, adorava essa história e foi muito bom reler hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição de Carnaval foi excelente, uma melhor que a outra. Legal que você tem, guarde bem essa.

      Excluir
  9. Uma HQ de temáticos que seria bom é com seu Juca só que eu colocava lá dos primeiros anos dele na fase da Editora Abril até 84/85, outro que podia ter era de meninos valentões sem sem o Tonhão, obviamente republicando história da Abril dos anos 1970 até a Globo de 1998, outro temático com a Família da Magali só com história da Globo até 1998, pra vocês verem os fãs pensam mais em tema do que a própria MSP q7e já deve ter repetido tema de planos infalíveis do Cebolinhas umas 1000 vezes! E você Marcos quais temas que você queria pra Almanaques temáticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Seu Juca seria bom, pena que eles não republicam histórias da Editora Abril. Tem muitos temas bons que poderiam fazer e insistem sempre nos mesmos.

      Outros temas interessantes seriam com Mônica programas de televisão, ou contracenando com famosos não necessariamente estarem em um programa de televisão, Mônica parentes da turma, ou um só de primos, Chico Bento e Zé Lelé, Chico Bento e Rosinha, Cascão e Cascuda, Cascão e Chovinista, Magali e Dudu, Magali e Quinzinho, Cebolinha Planos Infalíveis contra o Cascão, Bidu e Bugu, Um só com personagens secundários variados, ou cada personagem secundário ter um Temático só seu, entre outros.

      Excluir
  10. O Anjinho nos anos 1970 era normal ele brincar com a Turma exemplo a história que a Mônica começa a brincar de jornal em Mônica 38 da Abril de 1973 que ele ficou com a função do que está escrito nas estrelas eu lembro que ele meio que serviu pra fazer a piadinha do porquê os meninos tiveram que cancelar o jornal no muro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele contracenava muito com a turma, não só com intenção de proteger e ajudar a turma. Era bem legal.

      Excluir
  11. Gente,nunca vi tantos comentários num único tópico desta página!
    E o roteiro da HQ é ótimo!O Cascão sempre enganando o leitor quando supostamente se molha na água!
    Cascão-raiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muitos comentários em um post de história simples, sinal que é boa mesmo. Deu pra enganar direitinho que o Cascão havia tomado banho, se bem que o verdadeiro ia ser mais rápido que elas e daria um jeito de sair da situação.

      Excluir
  12. Olha, para um post de uma simples história curta, tudo o que indica pelos comentários é que o pessoal deve ter gostado muito dela. E é porque ela é boa mesmo!

    Eu conheci a HQ lendo pela republicação do Coleção Um Tema Só de carnaval pela internet, junto com várias outras (uma delas inclui a HQ de abertura desse Cascão nº 65, "É Carnaval! Cadê o Cascão?", em que, se não me engano, a turma procura pelo Cascão pra enchê-lo de bisnagas d'água no carnaval). Aliás, só de lembrar, já fiquei até com vontade de ter essa edição na minha coleção. Sem dúvida, uma das melhores edições do Um Tema Só já feitas até hoje, só histórias das boas e com aquele clima de folia.

    Então, Marcos, por gentileza, peço que me deseje boa sorte na procura dos gibis, e parabéns por mais uma magnífica postagem. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, gostaram dessa história, daí bastante comentários. Esse Coleção Um tema Só foi sensacional, todas as histórias de carnaval desse cascão 65 teve no Coleção Um Tema Só. Tomara que você consiga tanto o Cascão 65 da Abril quanto o Coleção Um Tem aSó. Boa sorte na procura, Abraço

      Excluir
  13. Marcos outro tipo de Almanaque Temático seria a Turma do Chico Bento versus Nhô Lau o problema é que se pegasse a fase da Globo até 1997/1998 o almanaque inteiro iria ser alterado então provavelmente pegariam de uma época que o Chico Bento pegava goiaba e o Nhô Mau só tentava afugentar o Chico, Zé Lelé, Hiro, Zé da Roça correndo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria legal. Problema é que ou alterariam tudo por causa do Nhô Lau sempre aparecia com trabuco na mão e dando tiro de sal nas crianças ou então só colocariam as histórias dos anos 2000, ficando de fora vários clássicos.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns atrasado, tudo de bom. Politicamente correto o tempo todo cansa, prefiro histórias mais soltas e com mais liberdade com as coisas. No blog tem várias histórias incorretas, vai ver muita diferença. Seu Juca é bem divertido, gosto dele.

      Excluir
  15. História bem divertida, muito melhor que as atuais. Sem falar na capa, uma das mais interessantes da história da MSP... totalmente minimalista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa, sem comparação com as atuais. E capa sensacional sem dúvida.

      Excluir
    2. Pegando uma carona bem atrasada nos comentários de vocês sobre minimalismo, outra capa do tipo é também do Cascão, o gibi é de 1992 não sei o número, a gag consiste apenas na imagem da chuva caindo sobre o gramado, uma densa nuvem cinzenta expelindo vários pingos que vão de encontro ao chão verde, nada mais, humor sensível, sutil que há muito se ausentou das capas dos gibis da Turma da Mônica clássica.
      Nesta, ele utiliza um clipe para prender o bilhete ao logo, denotando a caligrafia do personagem, erra e rabisca o erro, assina para os leitores que conhecem sua caligrafia terem certeza de que não é uma fraude (faltou autenticação em cartório), confetes e serpentinas (faltaram também os lança-perfumes, ah, não, já eram proibidos em 1985, "desde outros carnavais") ornamentando em torno e ao fundo. Tanto em uma quanto em outra as piadas se valem da ausência do personagem, criatividades minimalistas.

      Excluir
    3. A capa mostrando só a chuva e Cascão ausente foi de Cascão 147 de 1992. Criativa demais e mostrando a essência do personagem. Em dia de chuva, ele não sai de casa nem pra aparecer na capa.

      Excluir
    4. Agradeço por informar o número da edição, Marcos!
      Outra genial que conta com ausência de personagem é Chico Bento 177 da Editora Globo, ausência do titular na verdade, pois Rosinha é a dona ou promotora da gag, faz um belo serviço artístico de jardinagem ornamental na folhagem de uma árvore para homenagear seu namorado, como a única fruta que representa o dente é vermelha, deve ser uma macieira.

      Excluir
    5. Pelo menos em Chico 177 a árvore teve a forma da cara dele, só não apareceu fisicamente. Já em Cascão 147 não teve nem sombra do Cascão

      Excluir
    6. Outra capa sensacional que dá agonia e conta com a presença do Chico Bento, entretanto, não dá pra ver sua expressão nem calça e camisa, está usando chapéu apesar de não aparecer explicitamente é uma onde só se vê a silhueta ou forma do caipira se debatendo literalmente dentro de uma anaconda ou jiboia, também da década de 1990.

      Excluir
    7. Sim, ele foi engolido pela cobra. É de Chico Bento 136 de 1992

      Excluir