segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Capa da Semana: Cascão Nº 283

Dia 25 de novembro é aniversário do Cascão. Em homenagem, mostro uma capa com ele comemorando aniversário ao lado do porco Chovinista, um gambá e um urubu, bichos típicos que lembra sujeira, além de um bolo que tem um cobertura de lama e o chapéu de aniversário é um funil velho e sujo, bem a cara dele. Não tem referência à história de abertura, é apenas com piada de aniversário, muito comum na Globo.

A capa dessa semana é de 'Cascão Nº 283' (Ed. Globo, Novembro/ 1997).


20 comentários:

  1. Superdivertida essa capa. Era muito legal quando faziam essas capas de aniversário com piadas, bem a cara dos personagens. Pena que uma capa assim não seria mais aprovada pela MSP.

    E essa edição abre com a história "Presente oculto", que eu lia no antigo portal da turma e ainda está disponível até hoje no site novo.

    Nela, o Cascão dá uma de curioso e tenta abrir seu presente de aniversário antes da hora, achando que seus pais lhe deram uma nave espacial de brinquedo que ele tanto queria. É uma HQ muito bem elaborada, com sua lição de moral, que é pra gente não ser enxerido e já ir abrindo um presente surpresa, sem estragar a surpresa.

    Feliz aniversário, Cascão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa não seria aprovada mesmo na MSP hoje. Essa história de abertura é legal, gosto dela.

      Excluir
  2. Parabéns, Cascão. Como era bom ler seus gibis bem "sujinhos". rsrsrs. Um dos meus personagens favoritos da turminha. Abraço, Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cascão era muito divertido, tinha histórias sensacionais, pena que mudou muito.

      Excluir
  3. Nossa Marcos você sabe se a HQ a Vingança do coelhinho (história de introdução de Mônica 92 de 1977.) Foi republicada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual almanaque foi republicada, mas foi em almanaques da própria Editora Abril, provavelmente a partir de 1982.

      Excluir
  4. Muito bom!Humor irreverente e politicamente incorreto,sem frescura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. E ninguém se incomodava com isso, achava tudo normal e divertido. Depois de um tempo, tudo desandou e começaram a implicar com qualquer bobagem.

      Excluir
    2. Falando nisso,lembrei-me de um importante artigo pop dos anos 90:o álbum de figurinhas GANG DO LIXO!
      Lembra disso?

      Excluir
  5. Esse era o legítimo Cascão! O personagem perdeu tanto de sua característica hoje em dia , que já pode até mudar seu nome para Limpão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria mais coerente mesmo mudar pra Limpão. Nas antigas, até tinham essa brincadeira quando os personagens pensavam que tinham dado banho no Cascão, hoje infelizmente é uma realidade.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Legal quando os personagens tem o signo da gente. O Chico Bento é canceriano que nem eu :D

      Excluir
    2. É mesmo! A Mônica faz aniversário no mesmo dia do meu sobrinho e ele ficou super feliz quando contei!

      Excluir
  7. E pensar que o Chovinista hoje ama limpeza! Quem teve essa ideia foi o Maurício ou alguns dos seus roteiristas? Primeiro lugar ele não era um personagem incorreto pra mudarem a personalidade dele, segundo lugar que não deviam mudar a característica dele de qualquer forma e terceiro lugar, desde quando um porco gosta de limpeza? Ele gosta de viver no chiqueiro na lama, por causa disso que o Cascão sendo um amante da sujeira cria um porco. Oh Marcos o que você acha disso que começou nos primórdios da Panimi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer mudança na personalidade dos personagens eu odeio. Chovinista perdeu muito com essa mudança e Cascão tá indo nesse caminho, infelizmente..

      Excluir
    2. Gostei que no filme Turma da Mônica Laços, mantiveram a personalidade clássica deles! Por isso o filme me agradou! Não teve aquele politicamente correto dos quadrinhos atuais!

      Excluir
    3. Adryz, não tendo politicamente correto já melhora muita coisa. Que bom que gostou

      Excluir