quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Capa da semana: Chico Bento Nº 60

No Dia do Folclore, uma capa que representa bem o folclore brasileiro com Chico Bento e o Tomé assustados com as presenças do Saci, Mula-Sem-Cabeça e Lobisomem na noite na mata, fazendo referência a história de abertura "Primo Tomé".

No segundo semestre de 1984 os gibis do Chico Bento e do Cascão estavam com capas com alusão à história de abertura, além de alguns da Mônica e, com isso, capas assim não estavam exclusivas com Cebolinha, mas em meados de 1985 já voltaram com capas com piadinhas tradicionais. E os gibis  de agosto e dezembro de 1984 tinham um selo com o Bidu bem caprichado comemorando os 25 anos da MSP até então.

A capa dessa semana é de 'Chico Bento Nº 60' (Ed. Abril, Novembro/ 1984).


12 comentários:

  1. Vale e fica lembrar o resistro que essa HQ foi republicada no Almanação de Férias N°17 da Editora Globo de junho/1995 na pág 53....kkkk que entrou na minha coleção esse ano!! Maravilhosa essa hq! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é excelente e os traços sensacionais, vale a pena. legal que vc conseguiu esse Almanacão.

      Excluir
  2. Primeira vez em toda minha vida que eu vejo o Saci pelado!
    Sempre o via de shortinho vermelho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Editora Abril era normal aparecer sacis sem short, aí depois na Globo passaram a colocar short e agora nos últimos anos da Panini eles não aparecem mais com cachimbo na boca...

      Excluir
    2. Pois é.Eu sabia da sereia sem top,mas não do Saci nu!Qual será o futuro dele?Não maiis fará travessuras?Dragões irão deixar de cuspir fogo?

      Excluir
    3. Acho que essa ideia de eles fazerem travessuras nem tem mais hoje. Quando tem histórias assim pode até ter um conflito bobo, bem inocente, mas nada tão grave como era nas histórias antigas.

      Excluir
  3. Eu sei lá, eu acho que eles estavam com medo da coleção histórica continuar por causa da capa e história do Cebolinha n52, a história de Mônica n92, (eu acho engraçado que eles lá da MSP sempre esquecem que o diabinho que ficava no coelhinho da mônica, retornou e quase que dominou a terra, até o Flavio Back que tem um grande acervo das obras do Maurício, esquece desta história, ai eu não se esta história, não é marcante, ou se eles preferem esquecer dela, por causa do suposto tema) também, etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos motivos de terem cancelado seria isso de histórias impublicáveis serem lançadas, com fácil acesso a crianças lerem, as veze s até capas incorretas já implicavam. Embora histórias sempre estavam alterando, mas algumas não tinham como alterar drasticamente e aí resolveram tirar.

      Essa da Mônica 92 até acho mais ou menos, não acho tanto medo assim por parte deles, mas tinham outras como as do Chico de 1985 que estavam prestes a serem lançadas que daria medo.

      Excluir
  4. Tenho uma outra revistinha do Chico Bento dessa época que também faz referência a alguma figura do folclore na capa: é a numero 56 da Editora abril, de 04 de outubro de 1984, com a história "um curupira moderno ". Foi uma tendência na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho essa do Curupira moderno, muito legal essa história também, bem elaborada.

      Excluir
  5. Eu gosto destes gibis antigos porque eles são um documento histórico, bons para saber um pouco da realidade da época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tem coisas de costumes da época que são bacana de ver nos gibis também.

      Excluir