domingo, 21 de abril de 2019

Magali: HQ "Cenouras pro Coelhinho da Páscoa"

Dia da Páscoa, mostro, então, uma história em que a Magali comprou várias cenouras com intenção de ganhar muitos ovos do Coelhinho da Páscoa. Com 5 páginas, foi publicada em 'Magali Nº 46' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Magali Nº 46' (Ed. Globo, 1991)

Escrita pelo roteirista Rubão (Rubens Kyiomura), começa com Mônica indo para a quitanda comprar uma cenoura e comenta com a Magali que é para o Coelhinho da Páscoa, que leva a cenoura e deixa um ovo de Páscoa. Magali corre para a venda e compra uma sacola grande cenouras para o Coelhinho dar um monte de ovos.


Magali vai para casa e de noite ela deixa a sacola de cenouras no seu quarto perto da janela e vai dormir. Na cama, ela sente fome e pega uma cenoura dizendo que o Coelhinho não vai se importar em comer só uma. Ela come e vai pra cama e logo depois pega outra. Assim, ela come uma a uma e quando vai ver já havia comido todas as cenouras e fica desesperada.


Ela sai  e vai até a casa da Mônica pedir ajuda, se lamenta que é uma fominha gulosa, por ter comido todas as cenouras e tem medo de ficar sem ovos, já que a quitanda está fechada. Mônica tem ideia de dar capim para o Coelhinho, já que ele gosta também.

Magali volta para casa e vai dormir. No dia seguinte, o Coelhinho havia deixado um ovo gigante e ela fica feliz e pergunta se como ele está. No final, aparece o Coelhinho comentando que fez um péssimo negócio porque prefere cenouras.


Uma história de Páscoa legal, é bem simples e típica de miolo e bem divertida. Tudo a ver Magali com Páscoa e ovo de chocolate. Compara o Coelhinho da Páscoa como o Papai Noel. Enquanto no Natal, as crianças deixam  sapato na janela ou meia pendurada na parede em troca do presente do Papai Noel, nessa história as crianças dão cenoura para  o Coelhinho da Páscoa em troca de um Ovo de Páscoa. A fome exagerada e compulsiva da Magali quase estraga tudo, mas o capim serviu para o Coelhinho dar o ovo para ela, mesmo a contragosto.


Eram boas histórias assim da Magali de comer compulsivamente, vai comendo sem se dar conta e quando vai ver já comeu tudo sem perceber causando confusão para ela. Sempre rendiam histórias legais assim. As partes incorretas seriam isso da Magali comer compulsivamente, além de sair de casa sozinha de noite sem a companhia de adulto, podiam implicar com isso hoje.

Os traços muito bons da fase consagrada dos personagens, Magali ficou bonita com a camisola rosa. O quitandeiro Takeda só apareceu nessa história mesmo, não tinham vendedores fixos nas histórias da Magali, em cada uma tinha um vendedor, pipoqueiro, quitandeiro, etc, diferente, com exceção do padeiro Seu Quinzão, pai do Quinzinho, e que mesmo assim de vez em quando ainda apareciam outros padeiros na região.


Sobre a capa da edição muito legal também, curioso ser uma das raras capas da Magali sem ser piada sobre comida, dessa vez piada com o Mingau comparando o banho da Magali no chuveiro com o banho de língua de gato. E atualmente seria impublicável aparecer Magali pelada em uma capa de revista.

23 comentários:

  1. Essa Magali comeu todas as cenouras e o coitado do coelhinho teve que ficar com capim,essa Magali não tem jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem as cenouras do Coelhinho da Páscoa ela perdoa rsrs.

      Excluir
  2. eu tenho esse gibi do tempo em quedas histórias eram boas só que o meu não é o original da editora globo e sim da republicação da panini da coleção histórica que não deveria ter acabado assim teríamos histórias como o cavaleirinho da pouca elipse cebolinha de 1978 ou 1979 os embalos de sábado a tarde o rezador 1985 do Chico bento sansao e o nome do meu coelhinho 1983 da monica a monica parou de crescer 1984 alguém da turma o terrível plano cerebrus minhocais o plano da calcinha de rendinha de 1986 entre muitos outros clássicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi foi reeditado na Coleção Histórica. Se tivesse continuado iam ter vários clássicos de volta, principalmente os da Editora Abril que a Panini não republica. Todas essas histórias citadas aí eu já li, uma melhor que a outra. Quanto a do Plano da calcinha de rendinha é da Globo, de Cebolinha Nº 11 de 1987.

      Excluir
  3. L.marcos,saiu uma tirinha da tm com a cn.dessa vez,xaveco e irmão do jorel.vê lá.

    ResponderExcluir
  4. Tenho esta edição da Magali, desde nova, em 1991. Ótima história e traços lindos, nessa época dava gosto de ler as histórias. Eram quase todas muito criativas naturalmente e caprichadas. Mais uma excelente postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa mesmo, não tem nem comparação a criatividade da época comparando as revistas de hoje. Que bom que tem essa, vale a pena ter, e valeu por ter gostado da postagem.

      Excluir
  5. Parabéns por mais uma história, Marcos. Essa é da época da verdadeira Magali que nós tanto amamos, que comia de tudo e aprontava qualquer artimanha pra comer. Simplesmente sensacional.

    Mas sabe, acho que eu tenho a impressão de que eu já li essa história antes há muito tempo e acredito que foi em algum almanaque da Magali (na época em que ele ainda era trimestral e, certamente, foi uma edição lançada em março), mas ainda não consigo me lembrar direito.

    Porém, na minha opinião, se fizessem uma edição do Coleção Um Tema Só sobre datas comemorativas, seria uma oportunidade perfeita pra republicar essa história, você não acha? E eu falo nos almanaques temáticos da Globo mesmo, pois realmente seria meio impossível ela ser republicada na Panini, a não ser que eles façam aquelas terríveis alterações.

    Enfim, eu só tenho que agradecê-lo por mais uma postagem, é sempre muito bom poder reler HQs dos bons tempos da Magali. E acima de tudo, queria desejar uma boa Páscoa com muita saúde e paz pra você.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, essa é a Magali que a gente conhece. Não sei qual almanaque da Globo foi republicada, provavelmente em algum almanaque da Magali de 2000 ou 2001.

      Se tivesse um Temático de festas comemorativas, essa se encaixaria bem, apesar das partes incorretas, creio que deixaria passar e teria chance de republicar na Panini, pelo menos na Coleção Histórica não alteraram. Obrigado por ter gostado. E uma feliz Páscoa!

      Excluir
  6. Sim, até porque não exploram mais a fome exagerada da Magali. Com explicação de como cabe tanta cenoura no estômago dela, quem sabe rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Tenho essa história no Almanaque da Magali! Muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Voce sabe se o Rubão trabalha ainda hoje na MSP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não trabalha mais lá, parece que saiu nos anos 2000.

      Excluir
  9. Infelizmente não consegui levar as edições de Páscoa, que eu havia separado, para digitalizar no trabalho e publicar no meu blog. Daí por isso antecipei umas publicações que eu havia programado. Mas adorei a história escolhida, tenho essa edição. Feliz Páscoa, Marcos, mesmo que atrasadinho. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A turma teve ótimas histórias de Páscoa, essa é bem bacana. Uma Feliz Páscoa pra vc também. Abraço

      Excluir
  10. É a data do meu nascimento também,muito simbólica por sinal!

    "E atualmente seria impublicável aparecer Magali pelada em uma capa de revista."
    Mesmo se sabendo que é uma nudez totalmente fora de contexto erótico!É muita paranoia com nudez hoje em dia!Hoje está mais associada a sexo que antes,quando deveria ser o contrário,separando-se os contextos,repito!
    Sou do tempo da "hora do banho" no "Rá Tim Bum",dos vídeos dos meninos e meninas correndo nus ao banheiro da creche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse mês alteraram o Chico pelado nadando em ribeirão no almanaque dele, então uma capa dessa da Magali é inadmissível hoje.

      Excluir
    2. Curiosamente nunca vi nu frontal de uma menina da TM,só dos meninos!
      O máximo que vi foi na HQ "Top Model",do Chico!

      Excluir
    3. Tiveram alguns, até mostrei aqui no Blog como da Rosinha. De qualquer forma era raro e hoje em dia muito menos ter rs.

      Excluir
  11. E sabe o que é pior? Segundo alguns especialistas, coelhos podem passar mal comendo cenouras, acredita nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar disso, mas ficou na cultura da gente isso aí não vai mudar.

      Excluir