quinta-feira, 11 de abril de 2019

Cascão: HQ "Por que chove?"

Mostro uma história em que o Cascão conseguiu parar de chover na Terra escrevendo uma carta para São Pedro. Com 8 páginas, foi história de abertura de 'Cascão Nº 9' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Cascão Nº 9' (Ed. Globo, 1987)

Nela, Cascão e Cebolinha estão brincando de bolinha de gude, quando ouvem um trovão e Cascão corre em disparada para casa e se esconde debaixo da cama. A mãe do Cascão estranha a rapidez do filho chegar em casa e pergunta o que ele faz debaixo da cama. Ele diz que foi por causa do trovão e Dona Lurdinha fala para não ter medo, que é só o São Pedro arrastando os móveis da casa dele, fazendo esse barulhão ao trocar os móveis de lugar, e a chuva é porque lava o assoalho.


Cascão acha um exagero e resolve escrever uma carta para o São Pedro contando que os móveis estão bem colocados e não precisa mudar de lugar e que é o assoalho já está superlimpo e dá opção de parar de lavar ou forrar as nuvens porque está vazando água lá embaixo. A chuva passa e Cascão coloca a carta no depósito dos correios. Franjinha passa na hora, estranhando que Cascão saiu de casa logo após a chuva e ele explica  a situação.


Depois de contado, Franjinha ri e diz que a mãe dele estava brincando e não é São Pedro que faz chover. Conta que barulho do trovão é quando duas nuvens cúmulos carregadas de água se trombam, sai uma faísca, que é o relâmpago,  e o barulho vem depois. Cascão acha o cúmulo, que tinham que colocar placas de sinalização no céu e Franjinha diz que não adianta porque as nuvens são inanimadas. Já a chuva é porque as nuvens carregadas não aguentam mais o peso e deixam cair a água. Cascão diz que gostou mais da história da mãe e que a carta vai dar resultado.


Assim, os dias passam e nada de chuva, no início o pessoal gostou, mas depois de 2 meses passou o nível da represa abaixar, ter racionamento de água, plantações secando, animais definhando e calor aumentando. Cascão está adorando, pois não precisa mais se preocupar com chuva. Enquanto isso, os pais olham o noticiário da TV falando da seca e que os cientistas estavam tentando descobrir a causa e a solução para a seca, como um cientista falar que deve fazer um furo na atmosfera porque é a poluição densa que está impedindo a passagem de chuva, enquanto que outro fala que são partículas cósmicas que estão impedindo e devem mandar um foguete e assim os dois brigam ao vivo.



Cascão fala que está acontecendo porque ele mandou uma carta para o São Pedro pra parar de arrastar os móveis e os pais falam que estão falando coisa séria e para ele brincar lá fora. Ele vai no laboratório do Franjinha que não quer papo pois estava fazendo um preparado químico para poder chover. Cascão diz que o causador foi ele que escreveu carta para o São Pedro e Franjinha diz que é lenda e pra deixar ele trabalhar.


Cascão volta para casa, no caminho vê passarinhos com calor e sede e planta morrendo no vaso e percebe que não pode ser egoísta, viu que a situação estava piorando e ele já estava acostumado a fugir da chuva. Então, ele escreve outra carta par ao São Pedro para voltar a arrastar os móveis e lavar o assoalho, só não deixando cair água em cima dele e vai na caixinha dos correios depositar a carta.

Depois de 2 dias, volta a chover e todos comemoram. Os pais falam que os cientistas acertaram e Cascão diz que foi porque escreveu carta para o São Pedro. No final, é mostrado que São Pedro estava arrumando os móveis, perguntando para o Anjo Gabriel onde coloca a cadeira, enquanto o Anjo Gabriel está deixando cair água para fora da nuvem, confirmando que foram as cartas do Cascão que fez parar e voltar a chover.


Essa história é muito legal, mostra de uma forma divertida por que chove na Terra, além de mostrar a importância da chuva no meio ambiente, o impacto que causaria se não chovesse. Tudo de forma leve e com humor sem ficar piegas.  O Cascão ficou contente sem chover por 2 meses, mas vendo que estava sendo egoísta ao ver o sofrimento dos seus amigos e de todo o planeta, resolveu voltar atrás e pedir para São Pedro voltar a chover arrastando móveis e limpando assoalho. 

Cascão levou a sério o que sua mãe disse sobre a chuva por conta da sua inocência. Coincidiu a carta que enviou com a falta de chuva e ficava a dúvida se foi realmente por causa da carta ou não. Na verdade, o real motivo de chover e trovejar foi o que o Franjinha falou, mas para dar graça na história, acabou  roteirista prevalecendo a fantasia da história e colocar a versão do São Pedro como o motivo de chover. Hoje em dia, seria capaz mudarem o final para que não fique ensinando errado às crianças sobre o motivo da chuva ou colocariam um aviso contando a causa verdadeira.


Engraçado ver o Cascão correndo direto para casa no início da história, só ao ouvir o trovão. Quando ele tinha muito medo de se molhar e pra escapar do banho, era capaz de tudo, até ser mais veloz que o "The Flash". Legal também cascão falar que tinham que colocar sinalização no Céu, o trocadilho de cúmulo de nuvem com cúmulo de absurdo quando Cascão soube da versão do Franjinha e o absurdo uma carta chegar ao São Pedro no Céu, mas que também pode ser interpretado como uma oração enquanto ele escrevia a carta.

Os traços ficaram muito lindos assim, os personagens bem fofinhos. Chama a atenção os ângulos diferentes dos personagens, como aparecer de lado e de costas, por exemplo, colocaram um lenço no cabelo da Dona Lurdinha e interessante também que o pai do Cascão, Seu Antenor, apareceu com sujeirinhas no rosto, lembrando de quando ele foi criado, em que os pais do Cascão tinham sujeirinhas que nem o filho. Desde início de 1983 já haviam tirado as sujeirinhas do rosto deles e nessa história teve a volta com o pai do Cascão. Tudo indica que roteiro e desenhos seja da Rosana Munhoz, já que ela adorava histórias envolvendo fantasia e imaginação e os desenhos são bem parecidos como ela fazia.


Sobre a capa dessa edição, bem legal o logotipo da Globo virar bola de futebol do Cascão, saudando a ida à nova editora.  Mereceria ser capa "Nº 1", mas como os gibis tem antecedência para estarem prontos, as edições "Nº 1" de 1987 já estavam prontas em 1986. Se tivessem continuado na Editora Abril em 1987, as capas dos primeiros números seriam as mesmas. Pelo visto essa edição "Nº 9" foi a primeira que foi feita realmente em 1987 e, assim, essa homenagem à Editora Globo na capa só nesse número.

25 comentários:

  1. Que belezinha a histórinha! A inocência de uma criança ajudou o bairro, obrigado Marcos pela histórinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, tanto a causa e a solução foi por causa da inocência do Cascão. Gostava de histórias assim explorando inocência de crianças, era até mais comum acontecer com o Chico Bento.

      Excluir
  2. Muito bom esse gibi. Todas as histórias dele são bem divertidas.

    ResponderExcluir
  3. Sim a turminha tem muita imaginação.

    ResponderExcluir
  4. Eu até acho que nas histórias da Turma da Mônica deveria ser mais presente essa inocência das crianças, como nesta história do Cascao. Afinal, são crianças por volta de 7 anos e realmente ainda não possuem discernimento para entender certas coisas. Se os personagens são crianças então naturalmente devem se comportar e ter mentalidade adequada a sua faixa etária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, algumas vezes até parecem que tem mais idade. Se bem que ultimamente parecem até que menos de 7 anos rsrs.

      Excluir
  5. L.marcos,me desculpe se essa pergunta parecer meio besta mas,pra você,tem alguma historinha boa da panini?(pode ser tanto da série 1 quanto da série 2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tenho algumas da Panini, mas só posto delas quando eu compro alguma nova.

      Excluir
    2. L.acho que você não entendeu a pergunta,então farei de novo:pra você,na sua opinião,a turminha tem ou teve uma hq legal na panini?

      Excluir
    3. Tiveram algumas boas da Panini, mas ainda assim as da Abril e Globo eram melhores.

      Excluir
  6. L.aliás,sabe o que eu ando achando das tirinhas da turma com a CN?que elas são boas sim,mas os traços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os traços mais ou menos, mas já teve traços piores nos gibis.

      Excluir
  7. Quem comentava pelo Google Plus, crie uma conta no Blogger pra poder comentar, pois o Google Plus acabou.

    ResponderExcluir
  8. Logo da Editora Globo,por sinal,criada pelo gênio Hans Donner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, até piada com o logo da Globo eles faziam.

      Excluir
    2. Mas essa piada,na verdade,promovia a marca!
      Mostrava bem o casamento da editora com a MSP!

      Excluir
    3. Isso, foi pra promover a editora que estavam no momento.

      Excluir
  9. Ah, como é ótimo poder reler essa história! Eu sempre lia ela no antigo site da turma, mas fico mais satisfeito ao saber que ainda esteja disponível no site novo. Pena que nem todas as histórias do site original foram restauradas e recuperadas. Mas de qualquer forma, obrigado pela postagem! Essa história é mesmo bem legal, e realmente tem muita cara dela ser da Rosana Munhoz.

    Agora, eu gostaria de contar um déjà vu meio estranho: Eu tenho a sensação esquisita de que eu já li essa HQ quando foi republicada na Globo, mas não consigo me lembrar qual almanaque republicou a história. Será que você poderia me ajudar, por favor?

    E aproveitando, embora não me lembrar totalmente da republicação na Globo, eu lembro que ela também foi republicada na Panini, pelo Almanaque do Cascão nº 17, de 2009, e se eu não estiver equivocado, com certeza não teve nenhuma alteração no final, como você disse. Aliás, foi entre 2009 e 2010 que os almanaques da Panini começaram a republicar HQs das primeiras edições da Globo de 1987/88.

    Enfim, sem mais palavras, parabéns pela postagem. Sempre quando eu procuro HQs que foram lançadas na internet, começo a me lembrar do tempo da minha infância, quando eu sempre acessava o portal para ler as histórias e acessar outras opções (jogos, downloads, página do Parque da Mônica, etc...), e essa é uma delas.

    Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história é sensacional, gosto muito também. Na Globo, foi republicada no Almanaque do cascão Nº 26 de 1994. Que bom que vc gostou. Abraço

      Excluir
  10. Sempre acompanhei seu blog, acho sensacional relembrar algumas histórias.
    Recentemente me lembrei de um gibi que eu tinha quando eu era menor mas eu nunca mais consegui encontrá-lo.
    Eu só consigo lembrar que era um com foco em astronomia, lembro que eu lia e desenhava horrores dele por volta de 2007-2008. Pesquisei na internet e achei um gibi com o mesmo tema, mas é de 2011, então descartei.
    Você teria alguma noção de que história é essa, ou até mesmo se ela está disponível online? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ter gostado do Blog. Eu não lembro desse gibi, mas se for só falando de astronomia, pode ser que seja algum "Saiba Mais" da Panini.

      Excluir
  11. Mais um off,Marcos!E olha que,como um adolescente dos anos 90,infelizmente nunca soube de sua existência na época:https://ricalexhq.wordpress.com/2014/10/19/turma-do-barulho-um-furacao-que-chacoalhou-os-quadrinhos-infantis/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia. Foi bem ousado mesmo. Hoje em dia inviável gibi assim.

      Excluir
  12. Muito boa essa história. Quando li ela, que foi lá por 1992, eu fiquei imaginando isso de arrastar os móveis huahua. História boa fazia isso na gente, ajudava a imaginar. Muito boa, Marcos. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. Verdade, eles gostavam de colocar histórias de imaginação, eram legais. Abraço

      Excluir