quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Um tabloide com a Turma da Tina

Um tabloide com a Tina achando que a roupa do Rolo não combinava com o sapato que estava usando e Pipa se atrapalhou a revelar isso para o Rolo. Foi publicada originalmente em um gibi da Editora Abril por volta de 1979 e republicada em 'Almanaque da Magali Nº 4' (Ed. Globo, 1991).

Nela, Tina estava se preparando para ir junto com o Rolo em uma festa grã-fina e comenta com a Pipa que não gostou vê-lo com terno, camisa e grava ta azuis não combinando com o sapato marrom. Rolo ainda está animado, comentando para elas que está muito elegante e não foi fácil descolar a roupa, mas que vale o sacrifício pela Tina. 

Tina não tem coragem de falar com ele e Pipa toma a iniciativa e vai falar com ele bem do jeito dela, de pedir para que ele troque o trocar o terno, a camisa e a gravata porque não estava combinando com o sapato. 

A ideia correta seria o Rolo trocar apenas o sapato para economizar tanto dinheiro quanto trabalho se trocar, mas para a Pipa ficou uma má interpretação. Enquanto Tina não gostou só do sapato, mas da roupa até que ficou boa, a Pipa interpretou que tudo estava ruim, apenas o sapato que estava bonito. Bastava a Pipa falar que era para trocar o sapato por não estar combinando com o resto da roupa.

Esse tabloide é da época da fase de transição da Tina hippie para mulher e nessa fase as características dos personagem eram bem indefinidas, cada história aparecia um tipo diferente de personalidades. Nesse tabloide, então, teve o humor envolvendo os 3 personagens principais então, sendo que normalmente o humor atrapalhado a essa altura era com a dupla Rolo e Pipa. E também dessa vez o Rolo era namorado da Tina, mas tinham histórias que o Rolo era namorado da Pipa ou cada um dos personagens tinham seus namorados.

Os traços seguindo o estilo dos anos 70, com um pouco do superfofinho que prevalecia no final dos anos 70. Também não tinha um estilo definitivo no visual dos personagens naquela época, tanto que a Tina apareceu sem óculos dessa vez, mas na maioria das vezes aparecia de óculos. Até o início dos anos 80 costumava ter histórias de 1 página com a Turma da Tina, depois disso era bem menos, mas ainda assim tinha de vez em quando nos anos 90, inclusive. A seguir, mostro a história completa:



13 comentários:

  1. Gostei da historinha. Traços bem legais esses da época da Abril. Gosto muito das histórias do Rolo e sua turma. A Tina é uma gata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os traços da Abril eram bem caprichados, pena que mudaram tanto. As histórias deles eram muito boas mesmo.

      Excluir
  2. Verdade, hoje em dia não chega nem perto disso os traços. mudaram pra pior.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes traço s, e uma boa hq tbm, eu odiei a mudança que fizeram no Rolo, hj, ficou muito ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Praticamente ninguém gostou, infelizmente Rolo com traços antigos assim só no passado.

      Excluir
  4. Não conhecia esta história e também não sabia que o Rolo já foi namorado da Tina. Em relação aos traços, realmente os desenhos principalmente da Tina evoluíram muito em relação ao início da década de 70, a Tina antes parecia mais uma pré adolescente sem graça. Transformou-se em uma linda mulher, tem que dar valor aos desenhistas. Hoje em dia, os traços da Turma da Tina estão até aceitáveis, pois há uns 12 anos atrás estavam bem piores, tinham alterado muito as feições dos personagens, deixando -os mais magros e estranhos. Graças às reclamações dos leitores, hoje os traços ficaram mais próximos do estilo clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa fase eles estavam fazendo experiência com os personagens aí cada história aparecia de um jeito, aí nessa e algumas outras eles erma namorados. Os traços até os anos 90 eram bons,de pois esculacharam com os personagens e hoje em dia embora mais aceitável, mas chato ver Rolo sem cabelo de flor e Pipa mais magra. Já mostrei uma evolução dos traços deles aqui nesses links:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/09/a-evolucao-da-tina-e-sua-turma-parte-1.html

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com/2015/09/a-evolucao-da-tina-e-sua-turma-parte-2.html

      Excluir
  5. Eu tive esse almanaque da Magali nº4,e lendo os créditos finais,vi que a periodicidade dele era semestral.Daí fiquei esperando sair o próximo,esperando,esperando mas só saiu um ano e meio depois!

    E na época eu nunca entendi o sentido dessa HQ da turma da Tina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O almanaque da Magali era pra ser semestral e de fato foi até o nº 4. Como tinha poucas histórias dela pra republicarem, aí depois desse nº 4 de julho/91 saiu o nº 5 só 1 ano depois e aí em 1993 não teve almanaque dela só voltando o nº 6 em 1994 e a partir daí voltou a ser semestral.

      O sentido da história da Tina é esse como falei.

      Excluir
  6. https://madruga2001.blogspot.com/2018/10/chico-bento-uma-das-historias-que-mais.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa história do chico é engraçada demais, uma das melhores mesmo.

      Excluir