segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Chico Bento: HQ "Cola na sola"

No Dia dos Professores, mostro uma história em que o Chico Bento resolveu colocar cola na sola do seu pé em dia de prova na escola. Com 5 páginas, foi história de encerramento de 'Chico Bento Nº 120' (Ed. Globo, 1991).

Capa de 'Chico Bento Nº 120' (Ed. Globo, 1991)

Começa com o Chico Bento comentando com o Zé Lelé a caminho da escola que vai tirar nota Dez na prova que iam fazer. Zé Lelé fala que seria mais fácil o Mar Morto ressuscitar. Pela tanta confiança do Chico, Zé Lelé acha que ele estudou demais, mas Chico revela que inventou uma cola infalível e suspende o seu pé.


Zé Lelé reclama do chulé do Chico e logo vê que tem umas letras no pé e pensa que o Chico pisou em algum jornal. Chico diz que aquilo era a cola da prova e na hora é só cruzar o pé. Zé Lelé gosta da ideia já que a professora nunca ia ser louca de ficar olhando o pé dele.


Já na escola, professora Marocas pergunta se estudaram bem e antes de entregar as provas avisa que não quer ver ninguém colando e quem ela pegar com cola, vai ganhar nota zero. Durante a prova, Marocas vê o Chico olhando para o pé e pergunta o que ele tem no pé. Chico responde que é só uma coceirinha e aí Marocas deixa para lá. 

Logo depois, Marocas vê de novo o Chico olhando para o pé e comenta que o problema é que ele nunca usa botina e pergunta para a turma se alguém tem uma botina para emprestar para o Chico, deixando ele desesperado, falando que não precisa. Marocas diz que precisa porque quer ver o Chico fazendo a prova sossegado. Em seguida, o aluno Zezinho entrega as botinas pro Chico, alegando que é o único que usa botina na classe e, assim, a eles passam a fazer a prova sossegados sem interrupções.


Na saída da escola, Marocas fala para o Chico estudar na próxima porque a nota foi péssima e o Chico aborda o Zezinho falando que a culpa foi dele, não tinha que emprestar a botina. Zezinho fala que também não gostou de emprestar, ainda mais depois do trabalho que teve para colocar a cola na botina. Chico fica uma fera e corre atrás dele para brigar, reclamando por que não avisou isso na hora.

Depois, Chico volta e vê Zé Lelé rindo e encara perguntando que está rindo do quê. Zé Lelé diz que de nada e Chico comenta lamentando que tirou zero de novo e Zé Lelé rindo dele em pensamento, terminando assim.


Uma história muito engraçada do tempo que o Chico era burro e bolava várias artimanhas para colar nas provas. Dessa vez teve ideia de colocar toda a cola na sola do seu pé, mas como histórias de planos infalíveis nunca dão certo, acabou tirando zero de novo. Se estudasse, aí tirava nota boa. A professora Marocas, com toda a sua experiência com os alunos já sabia que o Chico estava colando e teve a ideia da botina para atrapalhar o seu plano e acabou atrapalhando também a  cola do Zezinho.


Os traços muito bonitos, dá gosto de ver assim e engraçada a cara do Chico de sorriso amarelo dando suas desculpas ao ser flagrado colando pela professora. Esse garoto Zezinho só apareceu nessa história mesmo, como era de costume colocar secundários participando apenas uma vez nas histórias.

13 comentários:

  1. Muito boa...não tenho o gibi original onde saiu a hq....mais a hq sim que saiu na Coleção Um Tema Só N°24 - CHICO BENTO * ESCOLA da editora globo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi republicada nesse almanaque. Muito boa mesmo.

      Excluir
  2. Nessa fase aí tava em transição as cores dos tons claros pasteis para as mais fortes. Essa é de agosto 1991 e estavam começando as escurecer as cores aos poucos, mas ainda mantendo aos pasteis, aí em 92 piorou deixando tudo muito escuro só que pasteis ainda e só a partir de mais pro final de 92 começaram a ter as cores mais vivas que ficaram no decorrer dos anos 90. Eu já gostava dos tons claros pasteis do final dos anos 80.

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostava dos tons claros, principalmente nas primeiras edições da Editora Globo, entre 1987 e 1988. As cores a partir de 1989 melhoraram bastante em minha opinião, tendo cores mais vivas e bonitas.

    ResponderExcluir
  4. Ótima história, simples e engraçada. Mas o Chico deveria usar botina mesmo, já que andar descalço, principalmente para ir a escola, é algo que além de machucar o pé, não é usual. Era um costume de antigamente, principalmente de quem não tinha dinheiro para comprar um sapato. Não é o caso do Chico, que tem uma família simples, mas que tem condições de comprar sapatos pra ele. Esta é uma característica que poderia ser alterada, sem tirar a graça do personagem. Infelizmente preferem tirar a burrice e as artimanhas que o Chico fazia para não querer estudar. Este tipo de alteração para agradar o politicamente correto é que descaracteriza o personagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que ele anda descalço até hoje, não mudaram isso. Implicam com tanta coisa que podiam ter mudado isso. Com certeza mudar a personalidade é bem pior como do Chico de não gostar de estudar.

      Excluir
  5. Sim, tinha momentos que o preto ficava bem claro e desbotado, principalmente nos primeiros números da Globo de 1987.

    ResponderExcluir
  6. Marcos, viu o novo gibi do Cebolinha, em que aparecem um monte de personagens da época das tiras de jornais,como o Bernardão, o leonardo e o mingão?

    ResponderExcluir
  7. Muito boa essa história!

    Nessa época, anos 90, o Chico Bento era bem bravo, briguento e pavio curto: volta e meia ele brigava e batia nos amigos dele e em outros moleques. Podemos ver esse traço dele no final, correndo atrás do menino q emprestou a botina e brigando com o Zé Lelé

    Ele era quase uma Mônica caipira! Hehe. Imagino que hoje em dia suavizaram essa característica do Chico e ele ficou mais relax e menos brigão.

    Aliás, tenho a impressão de que atualmente está bem raro ver os personagens saindo na mão né? Isso acontecia direto antes. A única exceção deve ser as coelhadas da Monica, mas também se tirassem isso dela descaracterizava completamente a personagem

    ResponderExcluir
  8. Incorreta por retratar o Chico burro e ainda colando na prova, hoje em dia ele é um bom aluno e não tira mais notas ruins.

    ResponderExcluir