sábado, 15 de setembro de 2018

Tirinha Nº 59: Chico Bento

Uma tirinha muito engraçada com  Chico Bento contando para o Zé da Roça que tirou nota Dez na escola. A princípio Zé da Roça pensa que foi em 6 matérias, mas Chico conta que foram notas entre Zero a Três em cada matéria, que somadas dão nota Dez. Do tempo em que o Chico era burro na escola, pelo menos o Chico sabia fazer contas simples de somar.

Tirinha tirada de 'Chico Bento Nº 216' (Ed. Globo, 1995).


20 comentários:

  1. Muito DEZ essa tirinha do Chico...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :D

    ResponderExcluir
  2. Eu gostava de ver a reação dos pais dele quando ele tirava nota baixa. Teve uma dos tempos da Editora Abril em que ele tirou Zero e todo mundo falou uns Blá Blá Blá para ele. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bom mesmo as reações dos pais com as notas dele. Também gostava muito.

      Excluir
  3. Saudades do tempo em que o Chico era "burro" kkkk eram muito legais, principalmente quando ele tentava colar nas provas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico colando era muito bom. Sempre rendia histórias ótimas assim.

      Excluir
  4. Posta a hq "É tempo de eleição" do Cebolinha 193 da globo. Vai combinar com nosso momento atual.

    ResponderExcluir
  5. Marcos, antes da era digital, era mais fácil notar que cada história era produzida por membros diferentes da MSP, inclusive os letristas variavam, não só pelo estilo das letras em si, mas também em como era tratado o caipirês do Chico. Nessa tirinha, por exemplo, o Chico fala corretamente "geografia", mas, em "Com Catapora", história de Chico Bento nº 156 (Ed. Globo, janeiro/1993), quando o Seu Bento dá vários livros para o Chico estudar em casa enquanto está afastado da escola, com catapora, o menino vai falando as matérias e, de repente, fala "jografia". Da mesma forma, já li algumas histórias em que ele fala corretamente "absurdo" e, em outras, diz "bissurdo". Enfim, cada roteirista e letrista decidia como queria que o Chico falasse certas palavras, além da adaptação feita pela MSP a partir de 1985?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, aproveitando esse gancho, "aritmética" (ou "aritimética", em bom caipirês) e "matemática" são exatamente a mesma matéria escolar? Nas historinhas mais antigas do Chico, a matéria mais odiada pelos alunos era chamada de "aritmética" e, mais ou menos a partir de 1993, ela passou a ser chamada de "matemática". No caso dessa tirinha, em que o Chico se refere à tal matéria como "aritmética", mesmo sendo publicada numa edição de 1995, é possível perceber, até pelos traços, que ela é mais antiga.

      Excluir
    2. Embora em 1985 mais padronizado o caipirês do Chico, ainda uma ou outra palavra variava de acordo com os roteiristas. Mas a partir dos anos 2000 ficou tudo padronizado mesmo.

      A tirinha foi aproveitada de jornais dos anos 80 e também aqueles livrinhos "AS Melhores/ Grandes Piadas", assim como a maioria das tiras nos primeiros números da Globo, por isso a diferença de traços em relação a época.

      Matemática é a matéria global. Aí se divide nos assuntos como Aritmética, Geometria, Trigonometria, etc. Aí Aritmética é uma área da Matemática que mostra as contas no geral, números primos, Números inteiros, racionais, etc.

      Excluir
  6. Olá Marcos,

    Desculpe comentar neste post, mas não encontrei nenhum outro contato privado seu.

    Estou procurando há muito tempo uma revista, provavelmente entre 90 e 94/95, que tem no fim uma tirinha com algum personagem aleatório segurando seu cão chamado Pega.
    Ele chama o cão e as crianças se assustam, no fim, o cão fica triste porque ninguém brinca com ele.

    Você tem alguma ideia de onde posso procurar essa tirinha, esse exemplar?

    Minha cachorrinha se chama Pega por causa dessa tirinha, mas nunca pude encontrar este exemplar. já que toda minha coleção foi doada para uma biblioteca perto da minha casa.

    Qualquer orientação que você puder me oferecer será muito apreciada.

    Abraços e muito obrigado,

    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, não tô lembrando dessa tirinha agora nos gibis desse período que vc falou. Se eu encontrar aviso aqui.

      Excluir
    2. Muito obrigado, Marcos!

      Conto com sua colaboração! =)

      Excluir
  7. Essa tira é, mesmo, nota 10! Por isso que eu digo que o Chico burro era uma grande graça em todos os sentidos, até quando ele colava das provas. Mas sei lá, quando o Chico passou de péssimo pra bom aluno, meio que acabaram com o charme e carisma dele, não é mesmo?

    Mas embora isso, é sempre muito bom poder rever e se divertir com as tirinhas e histórias dessa fase de ouro do personagem. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era muito mais divertido o Chico burro, sem dúvida. pena que mudaram tanto isso.

      Excluir