quinta-feira, 10 de maio de 2018

Uma história do Astronauta enfrentando meteoro


Mostro uma história de quando o Astronauta recebeu uma missão de destruir um meteoro que estava prestes a se chocar em um planeta. Com 5 páginas no total, foi publicada originalmente por volta de 1981 e republicada em 'Almanaque do Cebolinha Nº 3' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Almanaque do Cebolinha Nº 3' (Ed. Globo, 1988)

Começa com o Astronauta em sua nava a caminho de se encontrar  com o Rei Limpizus de um planetinha azul. Chegando lá, Astronauta repara a cara do Rei Limpizus e deduz que é problema sério ou a cara dele que é feia mesma.


Astronauta pergunta qual é o galho e Rei Limpizus diz que é um meteoro e Astronauta pensa que se trata de gíria. Rei Limpizus fala que é uma catástrofe, que tem uma bola no céu se aproximando cada vez mais no planeta, que era um meteoro que vai se chocar com o planeta. Astronauta se toca e aí se desepera querendo sair do planeta.


Rei Limpizus segura o Astronauta e diz que ele está lá para ajudá-lo a se livrar do perigo, ainda mais que o planeta concorre a todo ano o prêmio Limpinho de planeta mais limpo do universo e quando os jurados forem visitar só vão ver areia e pó de meteoro. Então, Rei Limpizus mostra o maior explosivo que os cientistas do planeta inventaram e que Astronauta tem que levar o explosivo até o meteoro pra explodi-lo.


Astronauta vai até o meteoro e tenta deixar o explosivo lá, só que tem dificuldade largar o explosivo porque havia grudado na sua mão e teria que largar antes da bomba explodir automaticamente. Depois de muito esforço, consegue largar bem a tempo da explosão do meteoro, que acaba caindo entulhos pelo universo e no planeta do Rei Limpizus.

No final, Astronauta volta ao planeta, comemorando que deixou o meteoro em pedaços e Rei Limpizus dá uma nova missão ao Astronauta de varrer todo o planeta para tirar o entulho do meteoro, para poder receber o prêmio de planeta mais limpo do universo, deixando Astronauta muito contrariado.


História legal com os Astronauta com mais de uma das suas missões de ajudar nos problemas de outros planetas, dessa vez precisando desviar a rota de um meteoro que ia chocar em um planeta. Gostava das aventuras do Astronauta assim. Nessa história ele se fez de um herói atrapalhado e medroso, no início se fazendo de desentendido sobre o meteoro, depois com medo de enfrentar a missão. Boa sacada para diferenciar, já que normalmente ele era um herói mais corajoso e decidido.


Os traços muito bons do início dos anos 80, já saindo da fase fofinha do final dos anos 70. Destaque da noite e universo desenhados, gostava assim. Não mostraram nome do planeta dessa vez, só sabe que é um planeta com mania de limpeza, já que seu líder tem Limpizus no nome. Interessante Astronauta falar a mesma língua dos extraterrestres. Sempre imaginei que ele liga um tradutor automático antes de falar com os ETs. Por ser um gibi infantil, não precisa de lógica para isso, falam a mesma língua e pronto.

8 comentários:

  1. Excelente HQ. Muito bom seus comentários. Legal poder ler ela na íntegra aqui no blog. Vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa história e rara. Que bom que gostou. Valeu!

      Excluir
  2. Excelente história e ótima revista,esses almanaques iniciais da editora Globo são os melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também curtia esses primeiros almanaques da Globo, só clássicos.

      Excluir
  3. O que eu acho curioso no personagem O Astronauta, é que ele com o traje de astronauta é baixinho, mas quando tira o traje ele tem estatura normal. Porque o traje faz ele encolher de tamanho? Sempre me perguntei sobre isso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, dava essa impressão de ele ser baixinho no seu traje, parecia mais gordo também. Coisas de gibis.

      Excluir
  4. Não foi dado nome ao planeta nessa história de propósito, a meu ver. Na primeira página, o Astronauta, quando se aproxima do planeta, diz: "Como podia me esquecer desse planetinha azul?". Poderia ser a Terra, não é? Já li outras histórias do Astronauta e de outros personagens em aventuras espaciais onde a Terra foi retratada de forma semelhante a esse planeta aí, com o "mapinha" na superfície e tudo... Justamente o nosso planeta azul! Será que no começo da década de 1980 foi noticiado que algum meteoro estava prestes a se chocar com a Terra e daí surgiu a ideia dessa história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter sido uma homenagem a Terra, mas na história não era visto que era bem diferente o ambiente. Teve o cometa Halley que passou em 1986, mas que pelo visto já tinha a expectativa em 1981.

      Excluir