quinta-feira, 31 de maio de 2018

Piteco: HQ "Um herói pela liberdade"


Mostro uma aventura em que o Piteco teve que salvar um povo anão de um rei que se apossou do povoado para escravizá-los. Com 5 páginas no total, foi publicada em 'Mônica Nº 8' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Mônica Nº 8' (Ed. Globo, 1987)

Nela, Piteco estava à procura de caçar algum animal, mas ele estava sendo observado por vários pares de olhos em um arbusto. Ele encontra um tigre de dentes de sabre, que avança no Piteco e os dois lutam até Piteco conseguir derrotar o tigre enquanto os olhos vibram com sua coragem e falam que ele pode ajudá-los.


Eles saem do arbusto quando o Piteco derrota o tigre e se apresentam que são o Povo Miúdo e que Moque, o deus deles, quem mandou Piteco para eles. piteco diz que foi o rastro de coelho quem os trouxe e eles revelam que Moque é o deus coelho deles. Eles explicam que Kaká, o Malvado, quer escravizá-los e só um grande guerreiro pode libertá-los. Piteco pergunta se querem que ele procure um guerreiro e o Povo Miúdo diz que já encontraram, que o guerreiro é o Piteco e reforçam que Kaká é mau e abusa deles só porque são pequenos e Piteco tem que pensar nas criancinhas.


Na aldeia do povo Miúdo, o povoado está reclamando que não aguentam mais colher frutas, caçar e pescar para entregar ao Kaká, falam que precisa comer menos e ele diz para se calarem senão vão ser pisados. Nessa hora, Piteco surge, falando que o reinado está no fim e os dois começam a lutar. O Povo Miúdo fica apreensivo com a luta deles, Piteco chega a ficar em desvantagem, precisando fugir do Kaká, até que aparece um precipício e Piteco se abaixa e Kaká acaba caindo sendo derrotado.

O Povo Miúdo comemora e Piteco se torna o novo rei. Para comemorar,  Piteco fala para eles buscarem peixes, frutas e animais. Eles saem correndo. Piteco acha legal ser rei e estranha a demora deles. No final, mostra eles convidando outro guerreiro para poder derrotar o Piteco, o malvado que querem escravizá-los, começando tudo de novo.



História legal com o Piteco salvando o povoado de um rei tirano. Interessante a ideia de colocarem um povo anão de outra aldeia longe de Lem e acabou o Piteco passando de herói a vilão quando pediu pra eles buscarem comida para ele. Ficou provado que o Povo Miúdo não queria trabalho e quando Piteco pediu comida pensaram que era uma ordem igual a que o Rei Kaká fazia.


Gostava quando tinha narrador-observador contando as histórias como nessa e curioso aparecer coelho e tigre dentes-de-sabre, que não existiam na pré -história. Outra coisa  era a clava do Piteco ter prego, coisa que também não existia na pré-história, mas por se tratar de gibi infantil se torna divertido essas coisas inexistentes.

Os traços muito bons, típicos dos anos 80 e consagrados, detalhe também a metalinguagem de quadrinhos, como Piteco se colocando como personagem de história em quadrinhos, falando que é amigo do desenhista e por isso sempre vence as lutas. Também gostava  dessas metalinguagens e era bem comum nas histórias no final dos anos 80. 


Curioso esse gibi da Mônica Nº 8 que teve anúncio nos gibis em 1992 para que os leitores enviassem a edição que tinha em troca da edição mais recente de 1993 que estava nas bancas após receberem porque não tinham edições suficientes em estoque no acervo da MSP. Pelo visto, ficaram com estoque demais além da conta. Ainda assim não é uma edição tão rara, inclusive a minha edição eu encontrei em sebo e já vi outras vezes fora disso.

14 comentários:

  1. Lembro-me mesmo quando os estúdios Maurício de Souza estavam solicitando aos leitores esta edição da Mônica, por não ter sido impressa em quantidade suficiente para arquivo. Na época eu queria ter ajudado, mas essa edição eu não tinha. Da Editora Globo eu só tinha da número 11 em diante.
    Gosto das histórias do Piteco, uma que lembrei aqui foi uma história que um homem se apoderou de um rio ou lagoa e só deixava as pessoas tomarem água se pagassem. O preço era: uma machadinha a cada cuia de água. Estava um clima de deserto em Lem, assim a água era produto escasso. O Piteco ficou revoltado com isso e tentou bater no homem. Piteco apanhou bastante, mas depois, tentou convencer as pessoas que se juntassem as forças poderiam vencê-lo. Piteco pegou uma machadinha e foi até lá. O homem pensou que Piteco estava pagando pela água e lhe deu uma cuia de água, pegando da mão do Piteco a machadinha. Assim, Piteco tomou a água e se sentiu revigorado para brigar, conseguindo expulsar o homem de lá e recuperando o Rio / lagoa ao povo. Mas, em seguida, cai um baita temporal, assim, não adiantou muita coisa o trabalho do Piteco. Ele ficou indignado com o roteirista da história no final. Lembra dessa, Marcos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro dessa história, muito legal. Teve a pegadinha do roteirista do temporal e o esforço foi em vão kkk.

      Quanto a edição da Mônica, também não tinha na época, mas se eu tivesse eu não mandava pra lá porque senão eu ficaria com coleção desfalcada.

      Excluir
  2. Nossa que nostalgia ver esse prego na clava do Piteco. Na minha opiniao essa epoca foi a que produziu as melhores historias do piteco, rolo e penadinho. PRA ser curto e grosso a era globo foi os anos de ouro da turma da monica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava do prego na clava do Piteco, dava uma graça melhor. De repente tiraram o prego por conta do politicamente correto já que além de não existir prego na pré-história, ainda podia machucar mais as vítimas. essa fase foi de ouro sem dúvida

      Excluir
  3. Eu não tenho esse gibi, mas eu já o li. Eu adoro a história de encerramento, com a bruxinha amélia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse gibi muito bom mesmo. Gosto a do Chico bento dessa edição também.

      Excluir
  4. Eu lembro de quando a MSP pediu essa edição, mas eu não tinha. Hoje tenho uma bem conservada guardada e já tive até mais 2 exemplares repetidos. Muito boa essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa edição até que não é tão rara, apesar da solicitação dos leitores enviarem pra eles. Tem outras da Mônica de 1987 mais raras que essa de se encontrar. Muito legal essa história.

      Excluir
  5. Boa tarde!

    Amigos amantes de HQs, tenho tentado lembrar, mas não consigo e talvez (ou certamente) um de vocês pode me ajudar.

    Alguém tem, ou lembra o título de uma historinha em que o Bidu contracena com um cachorro pinscher "nervosinho"?

    É uma das melhores histórias que já li. Muito engraçada e gostaria de mostrar para minhas sobrinhas.

    Se alguém puder ajudar, agradeço imensamente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. O prego da clava sempre foi um mistério até na época da Abril. Jamais foi revelada sua origem, sendo que na pré-história, o metal não existia ainda. Dessa história em diante, o prego sumiu de vez e até hoje não voltou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prego tinha finalidade pra machucar mais. Nunca divulgaram origem dele, mas acredito que foi só pra dar graça e mostrar que machuca mais. Depois dessa continuou aparecendo até por volta de 1995, em uma ou outra história que não.

      Excluir