quinta-feira, 15 de março de 2018

Tirinha Nº 56: Mônica

Mônica não tem medo de nada e é bem forte. Nessa tirinha, foi capaz de enfrentar sozinha um touro que não gostava da cor vermelha do vestido dela. Cebolinha até fica assustado por ter visto a Mônica saindo do curral, mas quem acaba todo surrado foi o touro. Muito bom quando era explorada a força exagerada da Mônica e além disso por ter maltrato a animais não seria publicada atualmente.

Tirinha publicada originalmente em 'Mônica Nº 90' (Ed. Abril, 1977).


19 comentários:

  1. interessante que mostra a turma principal contracenando com animais de fazenda, que eram mais comuns em meios urbanos naquela época, pois hoje a urbanização cresceu demais que estes animais, exceto cães e gatos, ficaram raros nas cidades. De vez em quando eu vejo um cavalo ou porco por ai, mas com menos frequência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era normal eles contracenarem com bichos de fazenda mesmo estando em cidade, apesar de ser um bairro calmo e tranquilo. Hoje nem costumam colocar os personagens contracenando com animais mais perigosos, até Chico Bento não costuma contracenar com onça, touro, etc, bem raro agora.

      Excluir
    2. E se considerar que a cidade em que a TM mora é São Paulo,fica ainda mais difícil imaginar que eles andem na grama,em meio a animais de fazenda,com rios e córregos limpos,etc.É verdade que lá no passado,o Tietê era frequentado como praia,mas isso ficou no passado mesmo.

      Excluir
    3. Pois é, algo bem antigo mesmo, visto que nem lugar mais pacato de São Paulo é todo de grama, árvores, etc. Só pra dar um ar infantil mesmo. É igual Chico Bento não ter eletricidade em casa e visto que no meio rural hoje tem até internet.

      Excluir
    4. Lugar arborizado em Sampa só conheço o parque do Trianon(na Paulista),os fundos do MAC(também na Paulista)e o Ibirapuera!

      Na roça de hoje,o caipira sabe de tudo de tecnologia e trocou o cavalo pela moto nos deslocamentos.

      E nas aldeias indígenas tem TV,Internet,fogão,microondas,etc.

      Excluir
  2. Impublicável mesmo. Ou fariam algo pra amenizar perdendo toda a graça. Aí melhor não fazer se for pra estragar.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Legal que é uma tira de 1977! Época que tinha poucas tiras na revista da Mônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já tava começando a não ter tiras, costumava ou mostrar o que ia acontecer na próxima edição ou uma propaganda qualquer. Sendo mais frequente isso no início dos anos 80.

      Excluir
  4. vc tem a história "paquera no parque" da revista do parque da monica nº 99 da editora globo?

    ResponderExcluir
  5. Kkkkk Mônica e sua força exagerada renderam HQs e capas muito boas na antiga MSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essas piadas com a força da Mônica eram ótimas, muito engraçadas.

      Excluir
  6. Eu amo as piadinhas da fase Abril pois era tudo possível e permitido. As de hoje andam tão sem graças que só por Deus. Cada vez que coloco a mão numa edição da Editora Abril dá até gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem comparação as edições da Editora Abril com as da Panini, completamente diferentes, era muito melhor as da Abril e Globo até anos 90.

      Excluir
  7. "...mas 'eu' gosto!", ou seja, se o touro encrespar... E não é que encrespou? Um dos inúmeros mitos sustentados veementemente no passado. É um touro estilista, viu que vermelho não estava na moda da estação daquele ano, partiu para cima e se deu mal, coitado! Antes coitado do que coitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica não perdoava ninguém, batia em qualquer um, até mesmo em touro. No tempo que Mônica era Mônica.

      Excluir
    2. Forçuda e geniosa, conquistou os leitores assim, era orgulho nacional.

      Excluir