terça-feira, 27 de março de 2018

Capa da Semana: Almanaque da Mônica Nº 5

Uma capa comemorando a Páscoa, com os personagens transformados em ovos de Páscoa dentro de uma cesta. Aparecem Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidu e Anjinho como ovos de chocolate.

A capa dessa semana é de 'Almanaque da Mônica Nº 5' (Ed. Globo, Março/ 1988).


16 comentários:

  1. Se eu falar que eu postei essa capa e a publicação está programada pra domingo, vc acredita? huahuahua
    Eu gosto muito dessa edição, os primeiros almanaque da Mônica pela Globo (até o 35) são maravilhosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito rsrs. Sem problema, capas assim valem a pena ser compartilhadas. Eu também curtos esses primeiros almanaques da Globo, não só por não ter molduras na capa, como tinham bastante histórias da Editora Abril.

      Excluir
  2. Achei essa capa bem criativa e diferente. Gosto de capas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, bem diferente mesmo. Normalmente colocariam no mínimo a Mônica em frente aos ovos de Páscoa com a cara dos seus amigos. Nessa colocaram apenas os ovos.

      Excluir
  3. Capa muito criativa, do tempo em que a MSP tinha alta criatividade até na hora de criação de capas comemorativas.

    E eu não sei se você sabe, mas o engraçado é que essa é uma daquelas capas que virou propaganda, daquelas desejando uma feliz Páscoa para os leitores. Eu até lembro de ver a tal propaganda, mas se não me engano, creio que ela foi veiculada entre final dos anos 90 e início dos anos 2000. Além disso, lembro de ter visto ela como uma daqueles cartões virtuais do antigo Portal da Turma da Mônica.

    Portanto, dito isso, foi bem memorável recordar esta capa, embora tenha visto em propagandas, e não no tal almanaque em geral.

    Mas enfim, feliz Páscoa pra você, seus amigos e familiares. Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lembro que já vi anúncios com imagem dessa capa no portal da Turma da Mônica. Muito boa mesmo. Obrigado! Uma feliz Páscoa pra vc e sua família. Abraços

      Excluir
  4. Tenho na coleção..e a HQ de abertura tb é de páscoa..bem classica...não lembro se já postou aqui ela? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que vc tem essa. Não postei essa história de Páscoa aqui, se chama "O roubo dos ovos". Quando der eu posto.

      Excluir
    2. Minha irmã também tinha esse almanaque e lembro que, apesar de a capa e a história de abertura serem alusivas à Páscoa, que nos lembra de cara a figura do coelho, em todas as histórias republicadas (inclusive a de abertura) a Mônica está o tempo todo sem o Sansão, e só aparece com ele na tirinha final, a única historinha inédita nesse almanaque. (Como na Editora Abril foram pouquíssimas as edições com tirinhas de fim de expediente, os primeiros almanaques da Globo apresentaram tirinhas inéditas.) E ela, particularmente, foi marcante justamente porque o Sansão só apareceu ali e foi o tema da piada. O Cebolinha e o Cascão chegaram ao campinho e encontraram a Mônica sentada numa pedra com o Sansão no colo; o Cebolinha provocou a Mônica, gritando: "O coelhinho da Mônica é 'encaldido'!!!"; e então, para surpresa dos leitores e da própria Mônica, o Cascão tomou o lugar dela e deu uma tremenda surra no Cebolinha, dizendo "E daí?"... Ou seja, o Cascão não via nenhum problema em o coelhinho da Mônica ser encardido, sujo como ele. Ele entendia isso como elogio, bem ao seu estilo!

      Excluir
  5. Os almanaques da TM surgiram na editora Globo?

    ResponderExcluir
  6. Legal! Pena jogarem no lixo gibis assim, pelo visto foi por isso por estar deteriorado. Muito bom esse.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca tive essa sorte de achar tantos gibis no lixo e poder levá-los de graça, apenas sonhei que catava uma porção deles numa lixeira ao lado de uma banca e o tiozinho jornaleiro começou uma briga comigo e ameaçou chamar a polícia, dizendo que o lixo era dele! Desde quando lixo tem dono? Se os gibis fossem dele, ele os teria guardado em vez de jogá-los fora, se não achasse mais interessante vendê-los. Foi puro egoísmo dele, só pensou no negócio dele, porque eu estava chamando a atenção do povo na rua ao catar os gibis na lixeira e, se todos soubessem que eles eram descartados na caradura ao lado da banca depois de certo prazo, ninguém mais iria comprá-los, podendo levar tudo de graça, como eu estava fazendo! Mas tudo isso não passou de um sonho... Mas já foi possível na realidade, mesmo?

    ResponderExcluir