terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Uma história do Coelho Caolho


Mostro uma história de quando o Coelho Caolho precisou ser escravo de uma minhoca para não ter trabalho de cavar terra para comer. Com 7 páginas no total, foi publicada originalmente por volta de 1978 e foi republicada em 'Almanacão de Férias Nº 4' (Ed. Globo, 1988).

Capa de 'Almanacão de Férias Nº 4' (Ed. Globo, 1988).

Começa com Coelho Caolho lendo o seu jornal quando de repente ouve um grito. Era uma minhoca que havia sido pisada pelo Coelho Caolho quando estava distraído lendo o jornal.  A Minhoca fala que vai morrer porque foi esmagado e caso resistir ao sofrimento, não terá forças para cavar os túneis e procurar as suas terras prediletas para comer e vai morrer de fome.


A Minhoca fala ainda que tudo por culpa do Coelho Caolho, o "pisador de minhocas indefesas". Coelho Caolho fica com pena e diz que não pode deixá-lo morrer de fome e pergunta se tem algo que possa fazer par a ajudar. A Minhoca, malandramente, fala para o Coelho Caolho cavar as suas "terrinhas" em seu lugar porque não tem forças para isso e como forma de indenização terá que cavar terra  todos os dias durante 3 meses por 2 horas por dia.

Coelho Caolho começa a cavar imediatamente e a Minhoca vai coordenando os locais que ele teria que cavar os túneis. Enquanto cava, Coelho Caolho fica pensando o motivo da Minhoca querer tanto túnel e do lado de fora surgem outras minhocas perguntando para a Minhoca Golpista se o plano deu certo ele diz que o bobalhão está aumentando ainda mais a galeria delas.


Passadas 2 horas, Coelho Caolho volta á superfície e pergunta à Minhoca se o castigo do dia terminou. Ela diz que sim e é para retornar no dia seguinte e assim Coelho Caolho vai embora exausto. Quando vai embora, surge outra minhoca e a Minhoca Golpista diz que ele deixou terra fresquinha para elas. Comentam que agora todo dia vão ter toneladas de terras frescas para comer sem precisar fazer esforço nenhum e que o golpe foi genial e por ter terra demais convidam outras minhocas para dividir o banquete e comemorar o golpe do século.


São convidadas minhocas de outras colônias, mas fala que algumas foram quadradas e não quiseram vir porque não era certo o que fizeram com o Coelho Caolho. A Minhoca Golpista diz que se elas querem continuar gastar energia por conta própria, paciência. Ele vai se aproveitar do coelho. As outras minhocas chegam e já de prontidão esperando Coelho Caolho voltar para cavar a terra de novo. Ele chega uma hora depois, já preparado par ao seu castigo de cavar e não encontra a Minhoca Golpista lá e estranha a terra revolvida.


No final, aparece Jotalhão todo feliz com um saco cheio de peixes. Ele conta que pescou milhões de peixes e agradece a quem revolveu aquela terra toda porque o local se transformou em um viveiro de minhocas e foi fácil pegar todas elas para a sua grande pescaria, deixando Coelho Caolho surpreso e assim marcou o fim do castigo dele com a morte das minhocas.


História muito bacana mostrando a fábula do golpe da minhoca que queria explorar o Coelho Caolho. Minhoca aproveitou a distração dele e preparou o golpe de inventar que foi pisada só para o Coelho Caolho cavar as terras para ela sem precisar de fazer esforço para isso, e acabou morrendo como castigo. A lição de moral da fábula foi essa de não se aproveitar da boa vontade dos outros para se beneficiar que acaba sendo castigado depois.


Embora a Minhoca a gente fala no feminino, mas o personagem aí é masculino, era uma minhoca-macho. Coelho Caolho também é macho. Não colocaram nome na Minhoca dessa vez, sendo chamada só de Minhoca mesmo. Interessante o linguajar dos anos 70, tinha um jeito mais formal no texto como "desculpe-me", "machucou-se", e até termo que não falam mais atualmente como "à guisa de indenização", que é o mesmo que "como forma de indenização".


Os traços ainda com os personagens com bochechas pontiagudas típicos dos anosa 70 , marca registrada da década e ainda com personagens falando com boca fechada. Como era de costume nos anos 70, as histórias muitas vezes só tinham o nome dos personagens sem colocar um título e essa aí foi mais uma delas que só colocou "Coelho Caolho" no título. Isso quando não colocavam só "Raposão", mesmo quando ele nem aparecia nas histórias. A partir dos anos 80 já passavam a colocar mais títulos nas histórias dos secundários com mais frequência, sendo que Astronauta que não tinha títulos nas histórias.

20 comentários:

  1. Só na ficção todos os animais, de qualquer espécie, podem ser distinguidos um do outro pelo sexo e, assim, dar um toque cômico às fábulas. Na realidade, todas as minhocas são assexuadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vida real sim, mas aí o Coelho Caolho se referiu à minhoca como "ele". Ficou legal.

      Excluir
  2. Detalhe do calção de banho do Cascão na capa desse Almanacão: É igual ao seu calção do dia a dia, apenas sem o suspensório... Se não for exatamente o mesmo calção, já que, de modo geral, suspensórios são acessórios móveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele pode ter escondido o suspensório por dentro do calção.

      Excluir
  3. Tenho o Almanacão e essa HQ maravilhosa..DEZ! ;) rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Excelente esse Almanacão, só clássicos. Muito bom que vc conseguiu esse e outros também dessa fase.

      Excluir
  4. Sim, é um caso de re-republicações. Também gostava das caras das minhocas nessa história.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa história,um belo roteiro.. nunca tinha visto esse personagem, estou aprendendo bastante com seu blog hehe.
    Você tem esse gibi na sua coleção ou são tiradas da Internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse gibi. A maioria que eu posto aqui no Blog são da minha coleção. Valeu por ter gostado.

      Excluir
  6. Essas minhocas me lembram um pouco um pokemon, o Diglett.

    ResponderExcluir
  7. Uma ótima história, nunca tinha lido. Pelo estilo de linguagem e pelo fato da história passar uma mensagem, eu diria que o roteiro é do próprio Maurício de Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também acho que é do Mauricio de Sousa essa, até pela linguagem formal também

      Excluir
  8. Bem feito para as minhocas! Tiveram o castigo que merece! Muito boa essa história!

    ResponderExcluir
  9. Tai uma hq excelente,com um otimo enredo, e que seria impublicavel atualmente kkkkkk, confesso q fiquei com um pouco de do das minhocas.
    Essas hqs da turma da mata sao muito boas,uma pena hj nao serem mais assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época eram boas as histórias da Turma da Mata. Agora tão tudo bobas.

      Excluir
  10. Muito boa. Gosto de histórias que se aproximam de fábulas, com uma bela lição de moral!

    ResponderExcluir
  11. História impublicável nos dias de hoje por mostrar personagens sofrendo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos!
    Saberia informar qual a revista que tem uma história com o Coelho Caolho e Jotalhão, na qual este cai na toca do coelho? O nome da história é "A toca entupida".

    ResponderExcluir