quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

HQ: "Penadinho Noel"


Mostro uma história simples de quando o Penadinho se passou por Papai Noel na noite de Natal. Com 4 páginas, foi publicada em 'Cascão Nº 24' (Ed. Globo, 1987).

Capa de 'Cascão Nº 24' (Ed. Globo, 1987)

Começa com o Zé Vampir perguntando porque o Penadinho estava triste. Ele diz que é porque Papai Noel nunca trouxe presente de Natal para ele e sempre foi tão bonzinho. Zé Vampir rir falando que se fosse bonzinho estaria no Céu. Penadinho fica brabo, fala que não está para brincadeiras e sai do cemitério para procurar o Papai Noel e perguntar por que ele o ignora.


Penadinho encontra um cara vestido de Papai Noel assim que sai do cemitério e ao se aproximar perguntando , o cara grita e sai correndo com medo por ele ser um fantasma. Penadinho pergunta por que nunca deu nenhuma lembrancinha e o cara dá todo o saco de brinquedos e até a roupa de Papai Noel e foge em disparada só de cueca.


Penadinho vê outros caras vestidos de Papai Noel só que bêbados, dormindo na árvore e entende que com ajudantes agindo daquele jeito não é à toa que muitas crianças ficam sem presentes de Natal. E então ele se veste de Papai Noel que o cara deixou para ele e começa a distribuir os brinquedos para as crianças de rua. 

Depois volta ao cemitério exausto, mas com missão cumprida de distribuir todos os presentes e vai para o seu túmulo. Diz que não sobrou nenhum presente para ele, mas só ver a criançada feliz valeu a pena e o encheu de calor e ternura de novo, foi como se plantassem flores e acendessem velas pra ele, mostrando o lado de fora que realmente tinham flores e velas pra ele, dados pelo verdadeiro Papai Noel.


Uma história legal, bem simples típica de miolo, mas que não deixou de deixar o seu recado. Além de refletir por que crianças não recebem presentes de Natal, ainda tem a solidariedade do Penadinho ser o Papai Noel e distribuir brinquedos para crianças carentes. 

Penadinho não ganhava presente do Papai Noel porque era fantasma e no final pela primeira vez ele ganhou presente pelo gesto de solidariedade. Tem um estilo de Gasparzinho das pessoas se assustarem ao ver qe ele é um fantasma. Interessante a parte do início do Zé Vampir falando que se ele fosse bonzinho ia estar no Céu, já que o cemitério deles representa o Purgatório.


Os traços muito bons, bem típicos dos anos 80 que ficou consagrada. Detalhe do garoto negro com círculo em volta da boca representando os lábios e hoje em dia eles iam alterar tirando porque acham que é preconceito com negros de boca de palhaço, assim como fizeram lamentavelmente com Pelezinho. Era bom até o título, que muitas vezes tinha uma artes com as letras,dessa vez deixaram as letras arrepiadas e um gorro de Papai Noel no nome. Gostava desses detalhes de artes nos títulos.

15 comentários:

  1. Muito legal falar do céu dando a entender que o Penadinho não era tão bonzinho quanto pensava rsrs, e também as flores e velas, que são bem comuns nos cemitérios em geral, bem diferente abordarem essa questão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, coisas bem do cotidiano e eles retrataram de boa. Era bom isso.

      Excluir
  2. Oi Marcos! Primeiramente, seu blog eh demais! Acompanho sempre! Moro nos EUA e outro dia vi A venda no ebay Monica da abril numero 167, aniversario da Monica! Esse gibi eh raro?? Eh de 1984! Acabei adquirindo por 10 dolares! Obrigada! Abracos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É raro, difícil encontrar gibis da Editora Abril em sebos, embora as vezes encontra. Foi meio caro, mas se tratando de Ebay costuma ser isso.

      Excluir
    2. Entao, pra gente q ganha em dolar fica como se fosse 10 reais kkk achei q tinha levado a melhor! Tentei pesquisar e nao achei no ML, queria referencia de preços! Sempre colecionei qdo crianca e hj com 36 anos meus pais ainda guardam os meus gibis da epoca “de ouro”! Vou ver se peço pra eles trazerem qdo vierem me visitar! Deve ter muita raridade! Tb prefiro a turminha da epoca da Abril e Globo! Muito obrigada por responder e Feliz Natal a vc, sua familia e a todos q acessam seu blog! Abracos, Babi

      Excluir
    3. kkk. Aí sim fica barato mesmo rs. De nada e um feliz Natal também.

      Excluir
  3. Está edição entrou na coleção este ano...e muito linda está HQ de natal do Penado! ;)

    ResponderExcluir
  4. Excelente post. Gostei muito dessa HQ do Penadinho. Seus comentários enriquecem a experiência de leitura. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Você pode postar a historinha ''Enfeite de bolo'' Magali 172 da editora Globo? Fez parte da minha infância e não encontro em canto nenhum... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Se der eu posto. Ela foi republicada há pouco tempo em 'Almanaque Temático Nº 41 - Mônica Festas de Aniversário' (Ed. Panini, 2017). Aí fica uma outra opção aí de busca em sebos.

      Excluir