sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Tirinha Nº 52: Cascão

Nessa tirinha, Cascão se assusta ao ver que tá acima do peso quando se pesa na balança da farmácia. A solução foi tirar uma boa parte da sua sujeira para voltar ao seu peso normal. Tirou tanta sujeira que ficou uma montanha de poeira no chão da farmácia e assim ficou leve.

Um detalhe que a expressão "Minha Nossa!" está proibida na MSP.  Ou por ser 2 pronomes juntos e está ensinando errado ou por causa de religião por remeter à Nossa Senhora. Sempre que os personagens falavam essa expressão de espanto, agora eles mudam para "Meu Deus!" ou algo semelhante. Alterações que não dá para entender.

Tirinha publicada originalmente em 'Cascão Nº 40' (Ed. Globo, 1988).


24 comentários:

  1. Hehe, muito boa tira!
    Não sabia do "minha nossa". Quanta bobagem!

    Obs: É Cascão nº 40 da Editora Globo, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira legal rs. Corrigido o erro, é editora Globo sim.

      Essas alterações sempre bobagens. Essa da "Minha Nossa" nada a ver mesmo. Já foi falado isso aqui nessa postagem:

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/11/almanaque-tematico-n-36-mauricio-com.html

      Excluir
  2. 1. Cheguei rápido pq sempre vejo td dia se tem post novo seu.

    2. Felizmente, Minha Nossa não foi mudada nessa tirinha no Almanaque do Cascão Nº 46 da Panini.

    3. Você digitou Editora Abril, sendo q eh Globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, então essa foi republicada na Panini. menos mal que não mudaram, porém esse Almanaque do Cascão nº 46 é de 2014 e quando alteraram foi no ano passado em Almanaque Temático nº 36 - Mauricio com a turma, e cada ano que passa a paranoia de mudarem o conteúdo das história é maior.

      Excluir
  3. Fiquei besta com esse tipo de proibição. Ainda bem que essa não interfere no sentido da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos não interfere, só é chato do roteirista ter colocado uma coisa e aí muda por outra palavra, sem mais nem menos. Não tinham que mudar nada.

      Excluir
  4. Muito legal, época que a sujeira do Cascão era retratada de modo exagerado! O que hoje também não pode!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, assim que era legal o cascão envolvido com a sujeira

      Excluir
  5. Até a expressão Minha Nossa está proibida? Que exagero. Eu até entendo adaptar as histórias para a nova geração, mas tem certas coisas que são exageradas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais alteram as coisas sem sentido nenhum. Paranoia já.

      Excluir
  6. O Curioso é que ele tirou parte da sujeira e continuou sujo, mas existem várias histórias em que quando ele tira a sujeira assim, ficava limpo logo depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse ainda ficou sujo. Foi só uma pouco da sujeira dele. Quando ele fica limpo mostra que tirou toda a sujeira

      Excluir
    2. Sim, a Editora Globo publicou uma tirinha semelhante a essa, em Cascão nº 164 (abril/1993): Nela, depois que o Cascão subiu na balança e viu que estava bem pesado, ele desceu e se sacudiu, levantando muito mais poeira que nessa versão publicada aqui, e ficou todo limpo, tirou até a sua marca registrada, as sujeirinhas do rosto. Subiu de novo na balança e viu que estava mais leve, deixando atrás de si mesmo um monte de sujeira exatamente da sua altura!

      Excluir
  7. Vc tem a história que o Cebolinha tá segurando o bandeirão do São Paulo?

    ResponderExcluir
  8. fala dessa imagem: https://imgur.com/a/Tkhyq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho esse gibi, é de 1993 ou 1994, mas não lembro a edição exata dela.

      Excluir
    2. Marcos, você conhece todas as histórias sobre futebol envolvendo os meninos do Limoeiro (a maioria publicada em gibis do Cascão) e os times pelos quais eles supostamente torcem? É impressionante como os roteiristas trocavam esses times a cada história! Já li, por exemplo, uma história em que o Titi era são-paulino e, em outra, ele era palmeirense; a mesma coisa aconteceu com o Zé Luís; o Franjinha, numa história, era corintiano, e em outra, são-paulino; o Xaveco já apareceu como são-paulino, depois santista, e depois com a camisa do Sport do Recife; o Titi, depois de se passar por são-paulino e por palmeirense, em outro episódio disse que torcia pela Portuguesa; naquela história em que o Cascão ganhou do Seu Antenor uma camisa nova do Corinthians e estava ansioso pra estreá-la num jogo com os amigos, o Cebolinha apareceu originalmente como palmeirense e, num almanaque temático da Panini, na mesma história, virou flamenguista; ainda na mesma história, o Jeremias, que na versão original era santista, na republicação da Panini apareceu como palmeirense. E o mesmo Jeremias já tinha se declarado corintiano na história em que o Cascão estava ouvindo pelo rádio um jogo do Corinthians contra o Santos e, ao saber que o Timão perdeu de goleada para o Peixe, desandou a chorar, tanto que, ao encontrar o Jeremias e saber que ele também era corintiano e não estava chorando também por causa do resultado do jogo, chamou-o de torcedor desnaturado! E o Cebolinha também foi visto como são-paulino na mesma história em que o Titi virou palmeirense! Parece que, de todos os meninos do Limoeiro, eu poderia dizer que o único que nunca mudou de time foi o Cascão, eterno corintiano fanático... Se eu já não tivesse descoberto, no site oficial da Turma da Mônica, que, nas tiras de jornal dos anos 60, nosso amigo sujinho era santista! Você é capaz de explicar por que os diversos roteiristas que passaram pela MSP fizeram esses meninos "virarem a casaca" tantas vezes?

      Excluir
    3. Raul, é porque na MSP os roteiristas não ligam para coerência, tudo é mudado a cada história, como os times que você já citou e datas de aniversário por exemplo.

      Excluir
  9. Chocada com a proibição do "minha nossa"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de impressionar mesmo essa proibição, nada a ver isso

      Excluir
  10. Que horror. Até o "minha nossa" virou alvo do politicamente correto. Quanto exagero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo mesmo, não dá pra acreditar. A prova que aconteceu aqui nesse link:

      http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2015/11/almanaque-tematico-n-36-mauricio-com.html

      Excluir
  11. https://prnt.sc/hcgn1d






    CASA DO CAPETA. SÉRIO ISSO KKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir