sábado, 25 de novembro de 2017

Cascão: HQ "Um beijo, um abraço ou um aperto de mão"

Dia 25 de novembro é aniversário do Cascão. Nessa postagem mostro uma história em que uma mosca tenta convencer o Cascão a tomar banho para receber abraços da turma no seu aniversário. Com 6 páginas no total, foi a história de encerramento de 'Cascão Nº 205' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Cascão Nº 205' (Ed. Globo, 1994)

Começa com o Cascão revoltado e falando palavrões, quando chega a Mônica falando que ele é um boca-suja. Cascão diz que é aniversário dele e a Mônica quando está prestes a abracá-lo desiste por lembrar que vai ficar imunda.


Cascão fica com raiva e diz que o motivo era esse de ninguém querer nem abraçá-lo no aniversário. Nessa hora, surge uma voz falando que era porque ninguém vai querer abraçar um menino sujinho como ele, Cascão pergunta quem falou isso e aí aparece a sua "mosquinha da guarda". Cascão estranha, falando que teria um anjinho da guarda e aí a mosca diz que ele tinha, mas não suportou o cheiro dele e então ela ficou no lugar.


Cascão pergunta para a mosca como fazer com que todos fiquem perto dele, o beije e abrace e a mosca diz que seria ele tomar banho. Cascão fica uma fera e ela diz que só respondeu a pergunta dele. Cascão diz então que o jeito é aceitar a distância dos outros. A mosca fala que é fácil tomar banho, mostra que a água é saudável, as crianças, os peixes, os pássaros e todos os animais adoram, que as plantas precisam dela para sobreviver. Cascão diz que sabe disso tudo, já ouviu isso em quase todas as suas histórias. A mosca diz que conselho nunca é demais e Cascão grita para se calar e faz a mosca parar longe.


Depois, Cascão fica sentado triste em uma pedra por um tempo até que aparece o Humberto chamando para ele ir a algum lugar. Cascão vai com  ele e quando chega era sua casa para uma festa de aniversário surpresa que a turma preparou. Na festa, a turma toda abraça o Cascão, ficando  todos sujos também. Enquanto isso, Mônica fala para a mosquinha que a ideia foi boa, mas da próxima tenta convencê-lo a tomar banho, provando que era um plano entre as duas, terminando assim.


História boa mostrando a consequência do Cascão não tomar banho e os seus amigos se afastarem e ninguém querer abraçá-lo nem no aniversário por causa disso. Interessante o Cascão preferir ficar sem companhia a ter que tomar banho. Hoje em dia não duvido que ele tomaria banho por causa disso.


Era comum histórias com Cascão com suas moscas de estimação, algumas histórias só ficavam em cima dele e em outras falavam sem ter motivo pra isso, como foi nessa história. Eles não deram explicação de como uma mosca ia falar, apenas era uma mosca que falava e pronto. Gostava assim de sem explicar as coisas, sem enrolação e ainda mexe com a fantasia.


Os traços legais, típicos dos anos 90. Os personagens ganharam datas fixas de aniversário em 1994 e as vezes tinham outras histórias de aniversário nos milos dos gibis. Nessa edição 'Cascão Nº 205', as histórias dele foram de aniversário. Além dessa da mosca, tiveram a de abertura, "A festa do Cascão" em que os pais preparam uma festa simples para o Cascão por não terem condições financeiras para bancar uma festa de luxo (capa alusão a essa história) e "Meu melhor amigo e minha namorada" em que o Cascão pensa que Cebolinha e Cascuda estão namorando quando flagra eles conversando de mãos dadas e saindo juntos ás escondidas.

30 comentários:

  1. Capa muito bonita, e a história também. Esse gibi teve só 3 histórias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana mesmo. Nesse gibi foram 7 histórias. Além dessas 3, tiveram histórias do Bidu, Penadinho, além uma de 1 página e tirinha do Cascão normais.

      Excluir
  2. Muito boa a historia,traços e letras feito a mao como deve ser feita uma historia em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo, tudo artesanal era melhor. Adorava as letras assim também.

      Excluir
  3. Nossa o Cascão daquela época nem cogitaria chegar perto de água, já hoje em dia.... fora os palavrões logo no inicio da história rsrs. Essa fase dos anos 90 é a que mais gosto! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, ele passava longe da água e fazia de tudo pra não se molhar. Os palavrões eu aforava.

      Excluir
    2. Eu também amo essa fase! Eu amo a turma da Mônica mas hoje em dia está um pouco difícil ler, devido ao fato de o conteúdo como um todo está muito diferente ... eu sei que as coisas tem que mudar e se adaptar ao quotidiano mas é difícil viu! Certas transições por exemplo, os seriados Chaves e Chapolin com esses novos dubladores! Não dá

      Excluir
    3. Complicado mesmo esses gibis novos, melhor comprar em sebos que ganha mais. Quanto a Chaves, alguns episódios não foram dublados na época, aí ao dublar são outras pessoas e logicamente diferentes. O que eles podiam é procurar dubladores que imitem os dubladores originais. mas nem ligo, importante é ver os episódios nunca mostrados.

      Excluir
  4. OLÁ GOSTARIA QUE ME RESPONDESSE.tem duas histórias antigas que sempre tive vontade de ler novamente. Uma do cascão que ele encontra o gênio do sabonete. E uma história da magali que ela tenta fazer pastéis sozinha, e os pastéis criam vida, eu acho que é assim... Por favor se puder publicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço essas, muito boas. A do gênio do sabonete é de 'Cascão Nº 235', de 1996 e Os pasteis da Magali é de 'Magali nº 121', de 1994. Aí procure por esses gibis. Se der, eu posto aqui.

      Excluir
    2. Nossa, muito obrigada pela atenção. Essas histórias que citei ficou marcado na minha memória de infância, Eu li quando ainda era criança e nunca mais li de novo, tenho maior vontade de ler de novo essas duas histórias. Já procurei na Internet, mas não encontrei nada. Inclusive, eu achava que essa história da magali dos pastéis vivos
      era coisa da minha cabeça, porque uma vez quando criança tentei eu mesma recriar essa historinha dos pastéis, da minha cabeça, fazendo minha própria historinha, porque nunca mais vi o danado daquele gibi da magali com essa história, nem sei de quem era, só sei que tentei criar iguAl kkkkkk.Por isso tinha duvidas se realmente existiu Se puder publicar aqui, agradeço. Vai matar minha curiosidade RS

      Excluir
    3. Sim, existe a história rsrs. Inclusive hoje em dia MSP deve achar traumatizante os pasteis comerem a turminha, não faria história assim hoje. Se der eu posto aqui.

      Excluir
    4. Os pastéis comem a turma??? Caramba, não Lembrava nada disso, não lembro quase nada dessa história. Não entendo porque houve essas mudanças nos gibis da turma. As crianças de hoje em dia estão muito mais expostas a tantas coisas ruins na mídia, Internet e etc. Até os próprios desenhos animados de hoje tem bandidos,histórias absurdas que só vendo, então porque só os gibis tem que seguir o politicamente correto??? As histórias de antigamente não vejo nada demais nelas, para proibir. Ah, Queria agradecer sua ajuda, consegui achar os gibis no mercado livre, se não fosse sua ajuda nunca conseguiria saber a edição. Valeu mesmo. Muito obrigada!!!!

      Excluir
    5. Sim, eles comem. Hoje eles acham que tudo traumatiza e aí não fazem histórias assim. Podem pensar que as crianças teriam pesadelos com os pastéis gigantes comendo a turma. Uma pena. De nada! Que bom que conseguiu os gibis.

      Excluir
    6. Olá! Tudo bem!Eu li o seu comentário e adorei! Você é das minhas, eu também tenho paixão por essa história do Gênio do sabonete! Achei ela ontem aqui na internet em um vídeo no YouTube você acredita? Fiquei emocionada! Eu sabia até algumas falas de cor! Isso é normal? Kkkkk é que eu li essa história em 1996, eu tinha 10 anos! Já faz mais de 20 anos! Mas como eu lia e relia, por que amava muito (e também por que eu não tinha muitos gibis na época kkk), eu memorizei a história! Eu também gostaria muito de rever as histórias de uma outra edição de 1996, no caso um almanaque da Mônica, ou era da turma eu não lembro mas seu conteúdo todo era acerca de teatro! Eu não sei como reagiria se encontrasse um exemplar dela novamente!

      Excluir
    7. Ana Paula, normal sim, quando a gente lê ou vê alguma coisa muitas vezes repetidas. Um exemplo disso é ver Chaves, que pode ficar bom tempo sem ver e quando ver de novo ainda lembra das falas.

      Essa do teatro é "Mônica, não mande... peça" de Mônica Nº 113 de 1996. Se der eu mostro aqui no Blog.

      Excluir
  5. HEIN?
    https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1011072609056527&id=160144840815979

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou a livia , como vocês estão eu sou aqui de São Paulo como eu disse que não é uma das maiores empresas do setor na minha vida. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo comentário de vocês, vocês são demais o yuji está em casa comigo com as olimpíadas de Tóquio

    ResponderExcluir
  8. A história não é incorreta, só iriam tirar a parte em que o Cascão fala palavrões logo no início, coisa que a patrulha do politicamente correto não aprova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavrões no início era certo tirar. Cascão com moscas ao redor também não são bem vindas.

      Excluir
    2. Por quê? Por que as moscas vivem no lixão, e isso podia fazer apologia à sujeira?

      Excluir
    3. Isso, moscas são sujas e que são mais presentes em locais com sujeira e tratar Cascão como um lixo.

      Excluir
    4. Não sei se a palavra "Credo" também está abolida na MSP.

      Excluir
    5. Eu acho que sim, parece que já vi mudarem essa palavra em almanaques.

      Excluir
    6. Por que a palavra "Credo" está abolida na MSP?

      Excluir
    7. Também a palavra "Louco" está na lista de alterações.

      Excluir
    8. Julio Cesar, acho que proíbem "Credo!" porque tem a ver com religião, tem até oração com esse nome, e não querem associar religiões nas histórias, seja qual for. Isso de "Louco" proibirem é coisa desse ano, aí qualquer história até que recente vão mudar. Já vi 2 histórias em almanaques nesse ano que mudaram a palavra "Louco". Ridículo.

      Excluir