terça-feira, 24 de outubro de 2017

Mônica e Cebolinha: HQ "Surpresa atrás da cortina"

Dia 24 de outubro é aniversário do Cebolinha. Então, mostro uma história de quando ele aprontou com a Mônica, deixando ela só de calcinha atrás da cortina na sua festa de aniversário. Com 9 páginas no total, saiu originalmente como história de encerramento de 'Mônica Nº 179' (Ed. Abril, 1985) e republicada também no encerramento de 'Almanaque da Mônica Nº 45' (Ed. Globo, 1994).

Capa de 'Almanaque da Mônica Nº 45' (Ed. Globo, 1994)

Nela, Cebolinha recebe a mônica na sua casa para a festa de aniversário dele e sem perceber que a Mônica estava segurando um copo de suco, Cebolinha faz molhar todo o vestido da Mônica quando a abraça.  Ele até pensa que a Mônica estava suando quando ele a abraça, mas quando sai de perto e vê a cara de braba dela, fica sem graça e tenta contornar a situação.


Cebolinha puxa a toalha da mesa com intenção de limpar o vestido da Mônica, mas, distraído, esquece que estava cheia de comida da festa e tudo vai parar em cima da Mônica. Ela fica uma fera e ao tentar avançar nele para bater, Cebolinha tira o vestido dela, falando que ia dar um jeito, que conhece uma lavanderia rápida.


Logo em seguida, lembra que ao tirar o vestido da Mônica, ela estava pelada só de calcinha, e como já estava braba por ter estragado o vestido, imagine como estava sem roupa. Cebolinha fica desesperado, com maior medo de apanhar, e grita que fez aquilo na afobação. Logo vê que a Mônica estava atrás da cortina, ordenando que ele entregue o vestido dela e falando que quando pegá-lo vai acabar com ele.


Cebolinha se recusa a entregar por ela ter falado que vai acabar com ele e Mônica começa a fingir que está tudo bem, que falou só brincando, passa a tratá-lo com amores pedindo para ele entregar o vestido gentilmente. Quando Cebolinha vai entregar, com ela se preparando para bater nele, a campainha toca e o braço dela vai pro chão e ele pensa que é um trovão. Cebolinha vai atender a porta e era Ronaldinho, o garoto mais fofo da rua, por quem Mônica era apaixonada e só na festa por saber que ele ia lá também. Ela tinha saído da cortina para bater nele e quando vê o Ronaldinho fica desesperada.


Ronaldinho pergunta se era o primeiro a chegar e Cebolinha diz que a Mônica chegou primeiro. Logo Cebolinha vê a Mônica atrás da cortina, implorando para ele dar o vestido. Aí, Cebolinha faz cara de  que está bolando plano infalível e fala par ao Ronaldinho que se enganou, que a Mõnica não apareceu, só se estivesse atrás da cortina e dá uns tapas na cortina falando que seria muito burra, gorda, dentuça e bobona se ficasse lá. Toa a campainha e cebolinha vai atender, prometendo falar mais da cortid apor ter gostado da brincadeira e que vai ser a festa mais divertida da vida dele.


Cebolinha atende a porta e eram os seus amigos chegando para a festa e fala para eles verem a cortina dele para mostrar uma surpresa. Antes deles chegarem, Mônica fica desesperada e foge pela janela antes de ser vista lá. Ela se enconde em uma moita, anda, encontra um grandalhão , fala algo pra ele para se dirigir à casa do Cebolinha. Na festa, a turma fica ansiosa pela surpresa e Cebolinha bate na cortina e ao puxar pensando que ia mostrar a Mônica, viu que bateu no Grandalhão.


Ele puxa o Cebolinha com força e diz que uma menina falou para ficar atrás da janela que iam dar bolo para ele e acaba é recebendo monte de bolacha na cara. Enquanto isso, Mônica bate na porta e Ronaldinho atende. Ele diz que chegou bem a tempo da surpresa que o cebolinha preparou para eles. Um show de luta livre, com Cebolinha sendo surrado pelo grandalhão no lado de fora.



História muito engraçada com o Cebolinha aprontando com a Mônica após ter estragado o vestido acidentalmente. No início até que ele não teve intenção de aprontar, foi tudo por acaso, mas á medida que viu que teve a oportunidade, não perdeu chance de mexer com ela. Antigamente, ele e os meninos eram bem perversos com a Mônica, mas também tinham um final se dando muito mal  à altura do que aprontavam.


Quando eles não tinham obrigação de ter todo ano histórias de aniversário e saía só de vez em quando sem data definida, aí as histórias com esse tema saíam mais soltas e mais criativas. O Grandalhão, não teve nome e nas histórias sempre aparecia um ou outro garoto mais velho e valentão a fim de briga a cada história. Hoje em dia padronizam esse garoto em um personagem único, o Tonhão da Rua de Baixo. Assim como o "menino mais fofo da rua" em cada história ser um diferente, embora prevalecia na Editora Abril o Reinaldinho, versão mirim do roteirista Reinaldo Waismann, até ele sair da MSP.


Traços muito bons, do início do estilo que ficou consagrado nos anos 80 e que marcou a Turma da Mônica. Na postagem a coloquei completa. Incorreta, além do cebolinha ser perverso demais para os padrões atuais, e também por Mônica aparecer sem top ao perder o vestido. Era bem raro as meninas aparecerem sem top, com exceção das meninas índias da Turma do Papa-Capim, mas uma vez ou outra aparecia, como foi nessa. Se republicassem de novo, na certa teria alteração e colocariam um sutiã na Mônica ou até uma tarja preta.

19 comentários:

  1. Com certeza a violência nesse nível não fariam. Não mostrariam o termo "luta livre" e nem mostraria o Cebolinha apanhando do Grandalhão, colocariam umas onomatopeias só. Tudo é mais amenizado hoje, quando aprovam isso.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, ri muito com esse final! Ótima história! Engraçado ver o Cebolinha todo inocente no começo e depois percebe que é uma chance de zoar com a Mônica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ele gostava de se aproveitar das situações pra aprontar com a Mônica. Era legal.

      Excluir
  3. Que boa essa..nunca tinha lido antes..valeu marcos! ;) haha :D

    ResponderExcluir
  4. kkkkk, coitado do Cebolinha. No começo nada foi cupa dele, ele sujou o vestido da Mônica "sem querer querendo" como diria o Chaves. Foi só ele querer ser um pouco cruel que a Mônica soube ser cruel ao quadrado. Se a Mônica não fosse tão invocada talvez nada disso teria acontecido, no início o Cebolinha só estava com medo de apanhar por causa do "acidente" com os doces e o refrigerante e tentando arrumar a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Mônica não ficasse tão braba talvez não dado motivo pra ele aprontar com ela. Muito legal essa história.

      Excluir
    2. Pura verdade. O Cebolinha deve ficar é com raiva do jeito tirano dela e por isso apronta, só por pirraça.

      Excluir
  5. Excelente história. E o pior é que o Cebolinha nem se importou de ter derrubado todos os doces da festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até também do medo de apanhar da Mônica preocupá-lo mais. Muito engraçada.

      Excluir
  6. História muito boa! Essa eu não conhecia. Interessante o detalhe do Grandalhão falando uma variante do "caipirês". Por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até por isso, se esse Grandalhão fosse personagem fixo, eu diria que ocorreu um crossover nessa história, pois ele se encaixaria na turma do Chico Bento! Já li pelo menos quatro histórias com o Chico sendo surrado por garotos valentões - altos, gordos e mais velhos que ele -, a Vila Abobrinha também tinha muito disso... KKKKKKKKKKKKK! E o Maurício com certeza se divertia com histórias desse tipo, onde personagens de dois ou até mais núcleos se encontravam!

      Excluir
    2. Parece que foi pra dar uma ideia de que ele não tinha instruções de estudos, que era burro. Ou por ter vindo do interior há pouco tempo. Muito bem bolado, fica na imaginação de cada um, eles gostavam disso de colocar situações cada um imaginasse o que quiser.

      Sempre aparecia valentões mais velhos que os personagens tanto na Turma da Mônica quanto na do Chico Bento, mas nunca eram fixos, cada história era um garoto diferente. Só depois nos anos 2000 que padronizaram sempre o Tonhão da Rua de Baixo.

      Excluir
  7. é por causa de merdas assim que as historinhas tão ficando cada vez mais zzzzzz

    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/vereadores-diversidade-turma-da-monica/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável essas coisas aconteceram, muito mimimi bobo

      Excluir
  8. Muito boa a história, como, afinal, muitas das que foram publicadas nos anos 1980. Por falar em década de 1980, você já publicou no blog a história de abertura do Cascóquio (Cascão n.º 68)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eram ótimas as histórias daquela década. Cascóquio não mostrei aqui, muito boa também

      Excluir
  9. Marcos, não por acaso, eu consegui encontrar o gibi da publicação original dessa história. Ela fora originalmente publicada em Mônica nº 179 (Ed. Abril, março/1985), o que acabou sendo coincidência ou não, pois essa é a 3ª edição dela na Abril que traz uma daquelas HQs anuais de aniversário dos personagens, e por incrível que pareça, essa da postagem veio junto na edição.

    Outra coisa que eu percebi é que ela foi lançada como história de encerramento daquela edição, tal qual como aconteceu nessa republicação de 1994. Ou seja, podem ter chances dessa ser outra coincidência ou não.

    Então, se quiser atualizar essa informação na postagem, pode ficar a vontade, e qualquer ajuda minha quanto as publicações originais de outras histórias da Abril que você for postando ao longo dos tempos será sempre muito bem vinda.

    Enfim, espero ter te ajudado bastante. Um grande abraço!!

    P.S. Pra ser mais preciso, eu contei com a ajuda desse vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wyXBb0BsY4c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela informação, Daniel. Eu não tenho essa edição, aí não sabia. Pelo menos o ano eu acertei rs. Abraço

      Excluir