quarta-feira, 7 de junho de 2017

Bidu: HQ "Sem roteiristas"


Mostro uma história simples com o Bidu com problema de não ter nenhum roteirista para escrever a sua história. Com 4  páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 48' (Ed. Globo, 1988).


Capa de 'Cascão Nº 48' (Ed. Globo, 1988)

Nela, Bidu entra na sua história. Ele fica parado e não acontece nada, só uma borboleta voando. Ele chama Manfredo para saber que acabou a primeira página e nada havia acontecido.



Manfredo avisa que não tem roteirista na firma: Rubão está doente, mais para lá do que para cá, Robson estava de férias e a Rosana se casou e estava em Lua-de-Mel. Bidu sugere apelar para o Mauricio para escrever uma história ao estilo à moda antiga e Manfredo diz que o Mauricio está viajando a negócios. 

Bidu diz que eles vão ter duas alternativas. Ou devolver o dinheiro que os leitores pagaram na revista ou então improvisar. Manfredo sugere outra alternativa e chama o Bugu pra entrar na história. Bidu recebe de braços abertos dessa vez e fala para ele começar logo com suas imitações sensacionais. Bugu diz que não vai dar porque não tem nada preparado já que não encontrou nenhum roteirista e são eles que ajudam no texto. 



Manfredo traz um livro de antologia para ver se inspiram alguma coisa, mas as ideias são tudo fora do estilo deles e velhas, voltados para maiores de 90 anos. Bidu implora que alguém ajude com uma piada e tacam uma pia quebrada em cima da cabela dele. Bidu resolve conversar com Dona Pedra, mas ela não tinha nenhuma inspiração pra conversar. De repente aparecem de volta o Mauricio e os outros roteiristas já com seus problemas resolvidos e prontos para criar uma história para o Bidu, mas já era tarde porque a história estava no final e não dava mais pra fazer mais nada.



Muito legal essa história envolvendo metalinguagem e brincando como seria uma história se não tivesse nenhum roteirista. Na verdade, algum roteirista criou essa história brincando com essa possibilidade e ainda encaixou fatos que aconteceu como a Rosana Munhoz ter se casado na época de verdade e ter ficado em Lua-de-Mel. O casamento dela também foi retratado na história "O casamento da roteirista",de 'Mônica Nº 18' , de 1988. 

Tem os lances engraçados como Manfredo dizer que o Rubão estava mais pra lá do que pra cá, ter que devolver o dinheiro da revista para os leitores por não terem produzido história nenhuma e uma pia cair na cabeça do Bidu do nada. Coisas assim se tornou mais engraçada ainda. Os traços muito bons e umas cores bacanas com o rosa com tom voltado para o roxo como acontecia algumas vezes na época.


Rubão (Rubens Kyiomura), Robson Lacerda e Rosana Munhoz eram os roteiristas que faziam brilhantemente as histórias nos gibis do final dos anos 80. Com a saída do Reinaldo Waisman para produzir os gibis da Xuxa, ficaram só esses 3 roteiristas na MSP e ficou claro que Mauricio de Sousa não escrevia mais as histórias, só em ocasiões especiais. No início dos anos 90 que começaram a parecer outros roteiristas na MSP aos poucos, mas eles continuaram ainda por um bom tempo nos anos 90, sendo que Rubão ficou até por volta de 1997, Rosana infelizmente faleceu encerrando sua linda trajetória e o Robson continua até hoje lá.

16 comentários:

  1. Gostava muito das histórias do Bidu com o Manfredo, esse lado dele "artista de histórias em quadrinhos ", sempre muito divertidas! Se não me engano, li essa história em algum almanaque. Já estava com saudade das pastagens rsrs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostava dessas histórias do Bidu com bastidores dos quadrinhos, eram engraçadas.

      Excluir
  2. Os roteiristas tenham uma criatividade incrível nessa época! Essa história é excelente em roteiro, traços, cores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Criatividade era alta. Sempre tinha coisa bacana de se ver. Eu também gostava dos traços e cores assim.

      Excluir
  3. Oi, Marcos.

    Volto com mais um pedido. Você sabe qual é uma historinha, do Chico Bento, em que uma benzedeira velha diz que "vai voltar para a África" ou algo assim, mas quer ensinar os encantamentos pro Chico antes? Aí ela diz para ele só usar quando ficar mais velho, "esquece isso por uns tempos".

    Só que o Chico usa de mal jeito, faz um feitiço que deixa a Rosinha toda estranha. Aí para desfazer a magia ele tem que fazer o encanto de trás para frente.

    No final da historinha a benzedeira disse que o Chico tinha aprendido a só usar os feitiços quanto ficasse mais velho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é a história "O rezador" e já falei dela aqui no Blog. É de Chico Bento Nº 67 (Ed. Abril, 1985). Aqui o link:

      https://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/09/hq-chico-bento-o-rezador.html

      Excluir
    2. Muito obrigado! Você é fera!

      Inimaginável publicarem uma história dessas hoje em dia... A negra benzedeira, tema "pesado", etc.

      Valeu!

      Excluir
    3. Valeu Philipe!!! Completamente impublicável, sem condições mesmo

      Excluir
  4. Olha só, o Bugu não foi chutado na hora do "Tchau, mamãe" kkkkk. Eu também gosto dessas histórias do Bidu com os bastidores dos quadrinhos. Essa piada da pia pareça coisa do Louco tipo quando o Cebolinha pergunta "Como tem passado"e o Louco aparece com um ferro de passar.

    Agora queria fazer um pedido (dois na verdade0. Se der pra publicar a história "O Guarda Goiaba" do Chico Bento e uma história do Bidu e Bugu que eu não lembro o nome que o Bidu vai começar uma historinha e todo mundo trata ele como Bugu e no final descobrem que todos os personagens da história eram parentes do Bugu vestidos como o pessoa do elenco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez o Bidu tava camarada com o Bugu e não chutou. O Bugu saiu por vontade própria. Se der, eu coloco essa história "O Guarda goiaba" do Chico. Já a do Bugu não lembro se já li ou tenho aqui.

      Excluir
  5. Adoro esse tipo de histórias meio nonsense!As que lideram esse estilo são as do Bidu(sem os humanos)e as do Louco!

    E nonsense também foi a (saudosa) Rosana voltar da lua-de-mel vestida de noiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias nonsenses assim eram muito legais. Melhor que eram sem exagero, na medida certa. Gostava também.

      Excluir
  6. apesar de eu não gostar muito do excesso de metalinguagem nas histórias da turma da Mônica, abro exceção para o Bidu, pois nas história dele ficava legal, engraçado e divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Bidu fica engraçado. Até gosto das histórias de metalinguagem, mas sem o exagero.

      Excluir
  7. Pelo menos essa história, mesmo sem roteiro, ainda teve uma "piada" pra salvá-la! E o Bugu sem nenhuma ideia de imitação... Poderia ele mesmo fazer as vezes de roteirista, mas nem isso? Deixou os fãs desiludidos - sim, esse cachorro que parece um ovo também tinha seus fãs, não era odiado por todo o mundo -, pensando que ele bolava tudo aquilo sozinho pra tomar o lugar do Bidu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tudo que o Bugu queria era ficar no lugar do Bidu, er ao maior sonho dele.

      Excluir