terça-feira, 23 de maio de 2017

Tirinha Nº 48: Turma do Penadinho

Diz a lenda que cama de vampiro é uma árvore. Então quando Zé Vampir foi dormir na sua cama de 3 metros de altura, não teve uma agradável surpresa. Uma das tiras de 1986 que fechavam os gibis sem ser com tira do personagem principal da revista,

Tirinha publicada originalmente em 'Mônica Nº 193' (Ed. Abril, 1986).


30 comentários:

  1. Otima tira. Amigo, voce vai comprar o super almanaque turma da monica de 300 paginas? poderia dar uma olhada, tem parte antigas ? sem censuras se tiver analisando o almanaque da panini?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez, depende das histórias. Parece que vai ter histórias de todos os tempos, mas tem que conferir primeiro. Se tiver histórias da Ed. Abril e que eu não tenha ai sim devo comprar.

      Excluir
    2. Pra mim só se tiver histórias muito boas pra eu comprar. por enquanto só boatos mesmo de ter histórias da Ed. Abril.

      Excluir
    3. Eu já ia perguntar sobre esse almanaque. Teremos postagem sobre ele?

      Excluir
    4. Só se eu comprar. Vai depender das histórias.

      Excluir
    5. mesmo que tenha histórias boas, vai ter muita alteração. Sempre que eu folheio um almanaque atual, tem um alteração, como por exemplo na história em que o Cebolinha nasceu, não me lembro a edição, um homem oferece um cigarro ao seu Cebola e ele tosse por causa da fumaça, mas agora substituíram por balas e ele engasga, fora os cartazes nos muros que aparecem do nada e ficam lá um tempão, como na história em que o Cascão se disfarça de porco de pelúcia e a Mônica ve um cartaz colado no muro colocado pelo Cebolinha dias atras zoando ela e a Mônica não o retirou do muro.

      Excluir
    6. Mudam muito, isso que estraga. Se até na Coleção Histórica mudavam, não tem dúvida que nesse Superalmanaque também. O Almanaque Temático do Chico Folclore foi cheio. Tiraram cachimbo do saci em tudo, colocaram estilingue no lugar de arma, pau de madeira no lugar do trabuco do Nhô Lau, etc. Já tiveram coragem mudar palavra "perereca" pra "sapinho" em toda a história "No meio do caminho havia uma perereca" em Um Grande Almanaque de Férias recente. Ou seja, a paranoia é grande e nesse novo não seria diferente.

      Excluir
  2. Novidade para mim vampiro dormir em árvore!A não ser que esteja transformado em morcego!

    Sempre soube que vampiro dormia era no caixão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para eles as 2 coisas, já tiveram capas com o Zé Vampir em árvore como vampiro. Ou então quando ele tava na árvore, ele tava como morcego e se transformou em vampiro quando caiu no chão.

      Excluir
    2. Na verdade era comum desenharem o Zé Vampir normal dormindo pendurado em árvores como se ele fosse mesmo um morcego. Outros vampiros também eram desenhados fazendo isso ocasionalmente. Acho que era pra brincar com a associação entre vampiros e morcegos, mesmo que não tenha lógica afinal dormindo a céu aberto, com o sol na cara, ele viraria um monte de cinzas (se bem que tem coisas que variam de história pra história no tocante às fraquezas dos vampiros). Muito raramente era desenhado o Zé Vampir dormindo em um caixão.

      Excluir
  3. Olá Marcos! faz uns dois meses que descobri o seu blog e desde então venho entrando nele direto. Parabéns pelo ótimo trabalho e seleção de histórias, capas, tirinhas, além de todas as curiosidades, seu blog é o que de melhor encontro de informações sobre a turma da mônica na internet! incluindo nessa conta o próprio site oficial rs.

    Eu nasci em 1987 e por alguns anos da década de 90 (mais ou menos de 1993 a 1999) meus pais assinavam as os gibis da turma da mônica pra mim. Lembro até hoje, eles chegavam quinzenalmente, sempre vinham os gibis do Chico Bento, Magali e Cascão e alternava os da Mônica com os do Cebolinha, que eram mensais. Vinham os cinco embrulhados num plástico, rapaz, aquilo era felicidade! hehe...e hoje vejo como aquela época da turma da mônica foi boa, histórias muito criativas, ótimos traços..bate uma saudade! ainda mais que a gente relaciona essa memória com toda uma época da vida de inocência e sem preocupações que não volta mais né. Eu tinha muitos gibis, porque além de assinar também comprava direto os almanaques na banca, tanto os normais como o almanacão de férias, o almanacão turma da mônica, e o gibizinho, o gibizão, a coleção um tema só...os manuais da turma da mônica! vc tinha?? um bom tema pra um post, fica a dica rs. E vendo suas postagens vejo q vc pegou mais ou menos a mesma fase q eu (imagino q tenha mais ou menos a minha idade) porque lembro de várias coisas! tenho procurado algumas histórias pra ler online ultimamente e ando pensando em voltar a colecionar gibis, comprando em sebo porque esses atuais realmente raramente eu gosto, uma pena. Se a MSP quisesse me contratar como roteirista juro q eu fazia melhor hahaha, posso dizer q conheço os personagens.

    É uma pena q eu não tenha mais os gibis daquela época, nem sei q fim levaram...só tenho um ou outro q comprei depois. Aqui em São Paulo tem uma gibiteca no centro cultural da Vergueiro com bastante coisa antiga, qualquer dia vou lá dar umas lidas hehe.

    Depois eu comento de novo sugerindo uns posts :)

    Valeu Marcos, parabéns de novo e um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, seja bem vindo ao blog. Essa fase que eu comento aqui no blog foi excelente, pena que mudaram tanto. Chato que vc se desfez dos gibis, tinha uma relíquia boa hoje. Mas quem sabe dá pra recuperar boa parte que teve em sebos. Os manuais nunca tive nenhum, ai fica difícil fazer post deles. Continue comentando e dando sugestões. Abraços

      Excluir
  4. deveria ter variações assim hoje nos gibis,vc não acha autor

    ResponderExcluir
  5. Eram legais tiras de personagens diferentes, para sair da mesmice. Pena que hoje isso raramente acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, também gostava. Mas até que de vez em quando tem, mas bem raro. Já teve gibi do Chico com tirinha da Turma da Mata e inclusive a edição nº 700 foi com o Papa-Capim. Sendo que é mais fácil acontecer de ter tiras de outros personagens no título Turma da Mônica.

      Excluir
  6. MARCOS,já viu a novidade na praça?
    É um livro que acabou de ser lançado,a autobiografia do Maurício!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não vi isso desse livro

      Excluir
    2. Pois verá!E podes ter certeza que ele o autografará na Bienal,em setembro,no Riocentro!

      Excluir
  7. Olá, Marcos, tudo bom? Tem como saber em que edição um tirinha determinada foi publicada? É para um trabalho acadêmico. É essa tirinha: https://profnadialacerda.files.wordpress.com/2013/05/aliterac3a7c3a3o.jpg - muito obrigado pela atenção. ^_^

    ResponderExcluir
  8. Preciso da foto tirinha do penadinho com o Zé vapor, em que o Zé fala que ama pé de moleque(segurando o pé de um garoto). Alguém sabe o número dessa tirinha ou tem ela pra me mandar, foi de 2016.

    ResponderExcluir
  9. há uma tirinha do Chico Bento da época da Globo onde ele tá nadando no rio e a dona Marocas o flagra e sem aviso, dá meia volta, parecendo que o Chico se safou, mas ela volta de biquíni e mergulha no rio com uma lousa pequena, ensinando o Chico a somar dois mais dois. Sei que essa tira é da edição 100 pra cima, mas não lembro o número certo. Alguém chegou a ver essa tirinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi na internet. Essa tira é de 2001 pra cima, já perto da edição 400 dele e não tenho pra confirmar a edição exata.

      Excluir
    2. Foi por acaso procurando alguma coisa no Google, mas não lembro qual o site. Já faz tempo quando vi.

      Excluir