domingo, 16 de abril de 2017

HQ "Cascão de Páscoa"

Em homenagem à Páscoa, compartilho uma história em que o Cascão ficou dentro de um ovo de Pascoa que o Cebolinha ia dar para a Mônica, causando muita confusão. Com 11  páginas no total, foi publicada em 'Cascão Nº 69' (Ed. Abril, 1985).

Capa de 'Cascão Nº 69' (Ed. Abril, 1985)

Cascão e Cebolinha correm da Mônica depois que o Cascão estraga mais um plano infalível. Cascão entra em um buraco de uma parede enquanto Cebolinha continua fugindo da Mônica. 


Cascão fica aliviado por ter escapado, mas não contava que Mônica aparecesse de surpresa. Ela tenta pegá-lo do esconderijo, mas ele acaba caindo e vai parar em uma máquina em movimento. É descoberto que ele estava em uma fábrica de ovos de chocolate "Chocolatol" e ele cai em uma máquina que estavam produzindo os ovos. Ele acaba ficando dentro de um ovo produzido e é levado para ser comercializado em loja.


Enquanto isso, Cebolinha ainda está fugindo da Mônica e consegue despistá-la ao se esconder atras de uma árvore. Ele vê que a Mônica está muito furiosa dessa vez e resolve comprar um ovo de Páscoa para ela esquecer do plano infalível que fez. Cebolinha vai na loja e pega justamente o ovo que está o cascão dentro por ser o maior da loja.


No caminho, Cebolinha acha o ovo pesado e Cascão, dentro dele, acorda com o movimento, sem saber aonde estava e só percebe que o Cebolinha estava do lado de fora por estar cantando mal. Cascão logo percebe que está em uma estrutura de chocolate e pelo formato era um ovo de Páscoa, mas não sabe como foi parar lá.


Cascão tenta abrir o ovo fazendo corte com a sua "tampinha premiada". Quando faz o corte, ele vê a Mônica furiosa, com ela querendo saber como tem coragem de aparecer na casa dela depois do que aprontou. Cascão trata logo de fechar o ovo antes que o vejam. Mônica nem completa a frase e Cebolinha trata logo de falar que está dando um ovo de Páscoa de presente. E Cascão nervoso dentro, pensando que a Mônica vai arrebentar com eles e que não vai acalmá-la com um ovo de Páscoa.


Mônica agradece o Cebolinha pelo ovo de Páscoa e, gentilmente, o convida pra entrar na sua casa, acabando, assim, a raiva de repente. Cebolinha comemora que deu certo a sua ideia. No sofá, Mônica pergunta se o ovo é apra ela mesmo e Cebolinha diz que é como desculpas pelas besteiras que o Cascão aprontou com ela. Mônica e Cascão estranham que foi Cascão que aprontou.


Cebolinha causa discórdia, dizendo que não é ele quem bola todos os planos infalíveis, que é só um pobre inocente sempre envolvido pelo papo do Cascão, que se aproveita da sua ingenuidade e o usa contra ela. Diz que não faria mal nem a uma mosca e muito menos a uma menina tão charmosa como ela. Cascão fica com raiva, sai do ovo, pega o Sansão e bate na Mônica e joga o coelhinho na mão do Cebolinha para ela pensar que foi ele quem bateu.


Mônica quer satisfação do Cebolinha de primeiro dar o ovo e depois bate nela. Cebolinha diz que não foi e ela pergunta quem foi, já que só tem os 2 lá. Na distração dos 2, Cascão dá um tapa na cara do Cebolinha. ele pergunta por que deu tapa se não foi ele quem bateu e que vai pegar o ovo de volta. Na nova distração deles, Cascão imita a voz da Mônica dizendo que é para pegar o Sansão que caiu no chão. nessa hora, Cascão belisca a bunda da Mônica que vai parar no teto e ainda ele empurra o Cebolinha e faz cair no chão.


Mônica e Cebolinha ficam com muita raiva, agem como inimigos como gata e cachorro e avançam um no outro e brigam muito pelo que supostamente fizeram um com o outro. Na cozinha, Dona Luísa, mãe da Mônica, ouve o barulho e vai na sala conferir e Cascão diz que na opinião dele deviam comer chocolate porque estão fraquinhos, com os 2 nocauteados no chão, terminando assim.


Essa história é muito engraçada, uma situação foi puxando outra, dando um enredo muito bom. De um plano infalível fracassado, puxou do Cascão ficar dentro de um ovo de Páscoa, depois levou a discórdia dos seus amigos como vingança  depois do Cebolinha inventar coisas a seu respeito. No final, acabaram se dando mal e não descobriram que era o Cascão que estava por trás disso tudo. Se quisessem podiam ter feito um final alternativo com eles descobrindo e o cascão se dando mal.E ainda fica a imaginação do leitor como foi o plano infalível fracassado.


Nela, o Cebolinha pensou errado, trocando o "R" pelo "L"como prevalecia na época. Ultimamente gostam de colocá-lo pensando certo, sem trocar letras. Interessante também a marca do do ovo de Páscoa "Chocolatol", eram bem criativos com os nomes. 


Os traços muito bons e caprichados. bem típicos dos anos 80. Na postagem a coloquei completa. Na capa do gibi, apesar de fazer piadinha, acabaram citando o nome da história de abertura nela. Outra curiosidade que essa história nunca foi republicada té hoje, podia ter sido em algum almanaque do Cascão a partir de 1995, o que não aconteceu. Então, se torna uma história rara e só quem tem ou teve esse gibi que a conhece. 

44 comentários:

  1. Eu nunca tinha lido essa. História muito boa,com um roteiro bem bolado. Pena não ter sido republicada, hoje em dia que não vai ser mesmo porque é incorreta pros padrões atuais da MSP.

    Só uma correção: Quem pensa "Incrível! Funcionou!" é o Cascão de dentro do ovo.

    Obrigado pela postagem e feliz Páscoa, Marcos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, Fábio. Uma republicação dessa HQ na época certa seria na Editora Globo, se tivesse uma edição do "Um Tema Só" (conhece?) tratando de festas e comemorações. Com certeza, se fosse lançada entre 1994 e 1997, estaria perfeito, não acha?

      Abraço!!!

      Excluir
    2. Fábio, se não foi republicada na época certa, agora muito menos. Eles estão muito perversos ai, iam implicar hoje em dia.

      Daniel, ou republicariam em Almanaque do Cascão ou em um Um Tema Só específico. Como não teve, ai ficou de lado. Uma pena.

      Excluir
    3. Fábio, verdade, foi o Cascão que pensou. Então, cebolinha pensou errado normalmente como era na época. Alterei no texto.

      Excluir
  2. Mas com essa capa não parece especial de Páscoa e sim,de Natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se não for de Páscoa e nem de Natal, talvez pode ser capa de aniversário do Cascão ou vai ver pode não ter sido aniversário dele, mas com certeza ganhou um presente de grego.

      Excluir
    2. Dá mais como capa de aniversário. Ou que ganhou presente de alguém sem motivo especial. A capa não é de Páscoa, só colocaram o título da história de abertura.

      Excluir
  3. história legal,merece sim ser republicada,mas se republicassem fariam alterações ridículas,como a parte que a monica fala ``DROGA´´.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não seria republicada hoje ou fariam alterações.

      Excluir
  4. Uau, então essa é mais uma HQ raríssima de Páscoa e que nunca foi republicada? Se é assim, muito obrigado pela postagem, Marcos! Adorei a história!

    E eu não sei por quê, mas o estilo da história me lembrou desenhos antigos, tipo Looney Tunes, Pica-Pau e Tom e Jerry. Sei lá, acho que a equipe da MSP gostava de desenhos assim e costumavam fazer histórias com comédia bem pastelão, típica de desenhos insanos.

    Seja o que for, sua homenagem á Páscoa desse ano foi espetacular! Se um dia for lançado um almanaque temático (estilo "Um Tema Só") de datas comemorativas, espero que republiquem essa da postagem, porque o tamanho da raridade é infinito.

    Uma Feliz Páscoa pra você, pra sua família e seus amigos! Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esquece o tinha dito antes! Eu acho que essa história não seria publicada, porque acredito que o Maurício não aprovaria mais histórias malucas assim, fora que a cena do Cascão entrando na máquina de fazer ovos poderia ser uma cena chocante para o público infantil.

      Ou seja, eu acho que uma republicação dessa história só seria perfeita na época da Editora Globo, se tivessem lançado uma edição do "Um Tema Só" sobre comemorações. Provavelmente, se fosse entre 1995 e 1997, seria ótimo, na minha opinião.

      Portanto, me desculpe pela gafe que eu tinha dito antes.

      Excluir
    2. Verdade, lembra desenhos animados, tanto do cascão entrar entrar na máquina e também na parte da discórdia, do Cascão estar dentro do ovo provocando os amigos escondido. Muito legal.

      Não seria republicada pelos absurdos e as maldades que o cascão fez com eles e ainda ter se dado bem no final. Nesse caso era pra ele ter se dado mal. Feliz Páscoa pra você também

      Excluir
    3. Parece que o Cascão só levou a melhor no fim da história, apesar dessa maldade toda com os seus amigos, porque o gibi é dele, e todo protagonista, por mais que sofra numa trama, sempre tem um final feliz (embora o Cascão não tenha sofrido tanto por ter caído numa máquina ligada e parado dentro de um ovo fechado e tenha se saído como vilão em vez de mocinho nessa história)! Estou imaginando como seria o desfecho da trama se ela fosse publicada já na época da Editora Globo e num gibi da Magali, com a Mônica na casa da comilona, brincando com ela para se acalmar depois de correr atrás dos meninos... A Magali comeria o ovo inteiro sozinha ou o jogaria no lixo por causa do cheiro do Cascão? De qualquer forma, ela acabaria com a brincadeira do sujinho e seria a heroína da história, unindo-se à Mônica e ao Cebolinha pra dar uma baita surra nele! Enfim, o apetite exagerado da Magali (que hoje infelizmente foi reduzido), por mais prejuízo que causasse ao Seu Carlito, de vez em quando servia pra fazer justiça!

      Excluir
    4. Numa situação, a Magali comeria o ovo sozinha mesmo com o cheiro do Cascão.

      Excluir
  5. Adoro os traços da época da editora Abril dos anos 80. Que saudades.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa essa história, amigo! Beijos e Feliz Páscoa pra você!

    ResponderExcluir
  7. na vdd a mônica fala depois me bate com o sansão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, vi agora, vou alterar isso. Foi feita normal depois e ter criado o nome.

      Excluir
  8. Excelente HQ..nem sabia que existia..nota DEZ! xD e Feliz Páscoa! ;)

    ResponderExcluir
  9. Uma observação sobre um diálogo no fim da quarta página: Antes de pegar o ovo que está com o Cascão dentro, o Cebolinha imagina a cena em que ele o dá para a Mônica. Dentro do pensamento, o Cebolinha dá o ovo e a Mônica fala: "Puxa, Cebolinha! Um ovo de Páscoa 'pla' mim?" (primeiro balão) "Até vou esquecer o que você fez comigo!" Foi uma pequena distração do letrista, suponho... Como a Mônica e o Cebolinha estavam, nesse pensamento, bem perto um do outro, ele fez confusão no primeiro balão, que, apesar de estar sobre a cabeça do Cebolinha, corresponde à fala da Mônica para ele (o primeiro balão é direcionado à Mõnica por uma ligadura com o segundo balão sobre a cabeça dela), não é o Cebolinha falando consigo mesmo. Ou seja, nessa breve cena na imaginação do Cebolinha, a Mônica falou errado como ele. Já li duas historinhas em que a Mônica fala igual ao Cebolinha (e duas ou três em que por um instante o Cebolinha fala certo), mas não é o caso dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E na página seguinte aparece uma palavra que não existe no nosso vocabulário. Quando o Cascão acorda já dentro do ovo e no colo do Cebolinha, ao escutar a voz do seu amigo cantarolando, pensa: "Que escuridão! E essa voz 'horrorível' que estou escutando?" (primeiro balão); "Só pode ser o Cebolinha! Ele é o único que canta mal assim!" (segundo balão). "Horrorível"? KKKKKKKKKKKKKKK! De novo, foi distração do letrista ou pressa para terminar a revista e entregá-la à editora! É claro que o Cascão quis dizer que a voz do Cebolinha cantando é "horrível" ou "horrorosa", e não, uma mistura dos dois!

      Excluir
    2. Nem reparei nesses detalhes, legal. Fica a dúvida mesmo. No caso da Mônica no pensamento deve erro do letrista e do cascão falando horrorível, talvez ele quis falar horrorosa ou até mesmo quiseram colocar essa expressão mesmo, brincar que a voz dele era péssima ao extremo.

      Excluir
    3. Pelo menos aqui em casa às vezes a gente diz que quando uma coisa muito ruim, ela é "horrorível", essa junção de termos

      Excluir
    4. Pois é, deve ter sido proposital esse termo pra fazer brincadeira.

      Excluir
  10. Que história maravilhosa! Essas histórias cheias de movimento da Abril eram geniais!

    ResponderExcluir
  11. Off:vi hoje,na Livraria Cultura no Centro do Rio,revistas(?)"Como atravessar a sala",com a Mônica no banho nua,de costas,com o bumbum aparecendo!

    Que bom que a paranóia politicamente correta não venceu desta vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah esse livro é antigo e relançaram com a mesma capa. Já tem até um tempo desse relançamento. pelo menos preservaram a capa e conteúdos originais.

      Excluir
  12. Respostas
    1. É só clicar em cada imagem com o botão direito do mouse e salvar.

      Excluir
  13. Oi Marcos! Otimo seu blog sempre acompanho! Traz uma nostagila enorme ja q tive muitos dos gibis q vc posta aqui!

    Gostaria de aproveitar e perguntar a vc ou a alguem aqui q le seu blog o por que da retirada dos gibis da Turminha do app ISSUU! So tem monica jovem agora! Eh coisa do Mauricio? Eu que moro no exterior lia sempre os gibis pelo app mas nao tem mais nenhum da turma da monica!

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por estar gostando do blog, Babi.

      Olha, só to sabendo agora que vc falou. Vi agora pelo computador. Realmente sumiram mesmo. Com certeza é coisa do Mauricio. Há um tempo ele estava fazendo caça a blogues e retirando do ar os que faziam downloads de gibis completos. Ele não quer scans de gibis dele. o que tava sobrevivendo era o Issuu, até agora. Uma pena.

      Excluir
    2. Obrigada por responder Marcos! Poxa q pena! Por que sera q ele nao tira a Monica Jovem tb? Estranho! Pelo menos temos seu blog maravilhoso! :)

      Excluir
    3. Talvez porque não viu senão tirar a Jovem também. Aqui dá pra ver algumas hqs boas também. Obrigado.

      Excluir
  14. O operário da fábrica é o seu Juca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pareceu mesmo, mas acho que não é, só desenhado parecido.

      Excluir
  15. A Mônica até que ficou bem como gata na última página. Só não sei por quê o Cebolinha cachorro é gordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja pra chamar atenção ou demonstrar que ele tava com mais raiva que a Mônica.

      Excluir
  16. Traços ótimos.
    Pena que a impressão da abril era ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A impressão da Abril não era lá essas coisas mesmo. Adorava esses traços.

      Excluir