terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Tirinha Nº 46: Cascão

Uma tirinha com o Cascão sendo confundido com um lata de lixo. Nela, ele está ao lado da lata de lixo e o gari acaba levando o Cascão por ser mais sujo que uma lata de lixo.

Tirinha publicada originalmente em 'Cascão Nº 107' (Ed. Globo, 1991).


24 comentários:

  1. Pena que hoje em dia o Cascão não tenha tanta referência com lixo/lixôes. Esse Cascão porquinho era espetacular. O Cascão atual é bem sem graça.

    Marcos eu fiz a compra de um lote no Mercado Livre de pouco mais de 200 gibis, compreendidos entre 1987 e 1993. Consegui tanta raridade e todos em perfeito estado de conservação. Dentre eles o Cebolinha nº 1, Cascão nº 1, Mônica 2 à 5, entre outros. Tõ extasiado com essa aquisição, inclusive muitos deles já apareceram aqui no blog, como por exemplo a Mônica nº 40.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente não tem referência a lixeiras e lixões e muito menos Cascão ser comparado a pior que um lixo. Uma pena mesmo.

      Parabéns pela aquisição, esses primeiros anos da Globo foram excelentes. Quanto vs pagou por esse lote todo, incluindo frete?

      Excluir
  2. Paguei 570,00 e veio 60 edições do cascão, 55 da Magali, 57 do Cebolinha, 60 da Mônica e 55 do Chico Bento. No total 287 edições. Compensou muito pelas edições antigas e raras, que você não acha por menos de 15 reais. E o melhor é que era de um colecionador que estava desesperado em vender. Todos vieram bem embalados, 90% está com estado de conservação de banca, novíssimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Saiu barato mesmo. E melhor que foi de uma fase de ouro. Boa leitura e que aumente a sua coleção com esses antigos.

      Excluir
    2. To invejando muito aqui!!
      Imagina, gibis antigos com aparência de novos?

      Excluir
    3. Cecília eu tô bem extasiado com essa aquisição. Foi um achado e tanto.

      Excluir
  3. Muito boa esta tira com uma piada classica do cascao. Uma coisa que me fazia comprar os gibis da turminha era isso,as piadas classicas e os famosos exageros da turma da monica, uma pena a msp nao enxergar as burradas de hoje. Nao sei se vc reparou o horacio ta meio sumido dos gibis atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostava de piadas com absurdos e explorando as personalidades dos personagens. Essas eram as melhores. Horácio tá sumido mesmo, desde que Mauricio parou de escrever histórias dele, raramente aparece nos gibis.

      Excluir
    2. Mas sempre achei Horácio tãaaao chato...
      Quanto à qualidade das histórias, acho que é possível fazê-las mesmo com o politicamente correto presente.
      Tá faltando um feeling nos roteiristas.

      Excluir
    3. Acho q nao ,o horacio ficou marcado com histirias filosoficas e tanto quanto incorretas,como uma hq onde os napoes deixam ele varios dias sem comer ou quando ele discute sobre a vida e a morte,sem contar suas hqs do super horacio q eram realmente otimas .Bem questao de gosto,pq eu detesto hqs da tina.Agora sobre esses roteiristas,so um milagre mesmo

      Excluir
    4. Horácio teve as suas incorretas, assim como filosóficas. Quando não misturavam as 2 coisas na mesma história

      Excluir
  4. excelente tirinha e incorreta(triste o cascão perder a essencia assim)

    ResponderExcluir
  5. Muito boa mesmo essa tirinha. Eu não gosto do Cascão atual, não tem mais sujeira, ele entrando em lata d elixo, indo a lixão, perde completamente a graça.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana a tirinha. Agrada muito. O Cascão de hoje não é nem sombra do que foi um dia. Hoje as histórias dele são quase sempre com aventuras imaginárias ou ele concertando brinquedos e só. Esse tipo de característica qualquer outro personagem de menor importância poderia ter. Não precisavam ter "desfigurado" um personagem consagrado e muito querido pelo público pra isso. Outra que perdeu o brilho foi a Magali. Hoje até nos almanaques so as maçantes histórias com o Mingau. Muito difícil histórias com a fome exagerada dela. E inacreditável que uma empresa tenha capacidade de destruir características que consagraram seus personagens perante o público. Morro de velho mas não me conformo com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eles estão completamente descaracterizados. Cascão pra mim é outro personagem, não é aquele que conhecemos. Magali tá apagada, assim como Chico também. O que menos mudou foi o Cebolinha, que é o que dá pra aceitar ainda. E bem lembrado que almanaques dela nem colocam histórias da sua fome exagerada. Na verdade, quase não tem histórias dela em seu próprio almanaque.

      Excluir
  7. Essa coloração dos gibis de 1991 era muito bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim foi uma das melhores cores da Globo. O papel era oleoso e as cores ficavam bacanas assim com esse papel. pena que durou pouco, a Globo adorava mudar o papel e cores o temo todo.

      Excluir
  8. Eu queria ter contato com o pessoal antigo do gibi turma da monica e o mauricio. queria falar parar eles recriarem gibis como eram antes. sem censuras.Marcos voce desenha bem? parecido com os antigos gibis? já pensou recriar e colocar para vender? ou em PDF para ler pelo computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desenho, mas muitos com certeza fazem desenhos melhores do que saem atualmente nos gibis. Seria melhor gibis sem censura e preocupações bobas.

      Excluir